VDJPedia



 

Se você observa que VirtualDJ tenta sincronizar automaticamente suas músicas a cada vez que você aperta PLAY ou as mudanças de pitch são ignoradas (se você usa um controlador) , então possivelmente você ativou o "smart play". Trata-se do botão com a figura de um pequeno "cadeado" localizado logo acima do botão PLAY nas skins padrão do VirtualDJ. Se está ativo (cor laranja) clique novamente nele para desativar.

Ou talvez então a função beatlock esteja ativa (o botão SYNC está acesso permanentemente na skin padrão). Em versões mais antigas do programa, esta função estava mapeada à tecla "B" e por isso era muito fácil ativar por acidente. Atualmente está associada ao combo SHIFT+B. Se estiver ativo, desligue-o apertando o referido atalho de teclado. Se a função ainda estiver mapeada à tecla "B" então mude o atalho de teclado acessando CONFIG -> Mappers -> Keyboard e altere o campo "Key" para SHIFT+B de modo a prevenir que você o ative novamente por acidente.

Ao carregar uma música, por padrão o BPM irá se equiparar automaticamente ao outro deck. Se você está usando um controlador MIDI, isso significa que o deslizante de pitch não irá funcionar até que você o mova até a posição indicada na tela. Se você prefere ajustar o pitch manualmente, desabilite este comportamento acessando CONFIG -> Options / Opções: Auto Pitch Matching / Equiparar Pitch Automático e também Pitch Reset on Load / Zerar Pitch ao carregar

Você pode também desabilitar smart play, smart cue e beatlock criando um atalho de teclado com a seguinte action/função:

KEY = ONINIT
ACTION = deck left smart_play off & deck left smart_cue off & deck left beatlock off & deck right smart_play off & deck right smart_cue off & deck right beatlock off

Este comando irá desabilitar os recursos de equiparação automática de batidas (SYNC) para os decks direito e esquerdo, assim que o programa iniciar (on init). Se você está usando controladores, por favor verifique se já existe alguma ação relacionada ao key "ONINIT", e se positivo, utilize outra tecla do teclado para atribuir a referida função. Por favor verifique instruções sobre mapeamento de teclado em Como mapear um atalho de teclado.

Para VirtualDJ 8 e mais recentes, acesse o menu de configurações, em OPTIONS selecione a opção ALL SETTINGS no campo "Search" e na árvore de opções localize a opção autoBPMmatch sob a guia AUDIO, assim alterando a definição para "NO". No VirtualDJ 8.2 e superiores é possível buscar a opção, basta digitar a palavra "BPM" no campo "Search". As demais opções de sincronismo automático como smart play, smart cue, smart loop estão no menu de opções do deck.



VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...