Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: duvida sobre scratch - Page: 1

This part of topic is old and might contain outdated or incorrect information

porque precisa mexer o crossfader para fazer scratch???
 

Posted Fri 04 May 12 @ 8:08 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Faz parte da técnica. Scratch é o som produzido pela intensidade no movimento de vai-e-vem do disco sincronizado ao corte de som provocado pelo movimento no crossfader. Essa técnica misturada à agilidade e criatividade produzem bons scratches.
É difícil explicar em texto... veja um vídeo com uma explicação bacana do Eric Jay, feita para iniciantes mesmo, e repare nos movimentos especificamente do crossfader.



 

Posted Fri 04 May 12 @ 8:58 pm
valeu , ajudou muito!!!! :)
 

Posted Sat 05 May 12 @ 11:33 am
E ai Galera blz??
Belo Exemplo de Scratch...
Uma controladora consegue fazer Scratch :??
Obs.: ainda não comprei uma controladora, mais queria saber se elas conseguem fazer isso, por exemplo a hercules 4 MX...
O pessoal que consegue fazer ums scratch´s assim por favor posta ai...
Valew...
 

Posted Mon 07 May 12 @ 2:26 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Um bom scratch é mais mérito do DJ do que propriamente do equipamento.
Certamente existem vídeos no Youtube mostrando scratches com a Hercules 4-MX e do mesmo modo, já assisti pessoas fazendo excelentes scratches com mouse e teclado - acredite!
Portanto, é mais uma questão de se adaptar ao equipamento utilizado. E para isso precisa-se de dedicação, criatividade e muita prática.
Eu por exemplo tenho um par de Technics SL-1210MK2 e meus scratches são de ruins para regulares... porque nunca me dediquei com firmeza a este objetivo.
 

Posted Mon 07 May 12 @ 2:36 pm
Legal...
Speedy53 mais vc acredita que vai ter a mesma qualidade ??
Tipow da pra tirar o mesmo som??com a mesma técnica, tipow se o cara do video pegar uma copntroladora o mesmo efeito vc acha que sairia o mesmo som??
Abraço
 

Posted Mon 07 May 12 @ 2:47 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Não creio em 100% de fidelidade, mas em algo entre 90 e 95%. É o mesmo que usar sistemas timecodes: por mais próximo que seja, a sensação nunca será a mesma de usar um vinil verdadeiro. Um controlador é um simulador e pode ter problemas de resposta, mas podem ser corrigidos com alguns ajustes.
Clique aqui e leia um tópico (em inglês) sobre esta questão. Há dicas sobre ajustes do Dj Phatso, staff do suporte da Hercules, e a solução proposta pelo beatbreaker1 que utilza Numark Mixdeck que se aplica a qualquer controlador que trabalhe em modo jogwheel/touchweel.
 

Posted Mon 07 May 12 @ 6:51 pm
Valew Speed57 é bom saber que existem muitos recursos de configuração isso anima para ir mexendo mais...
Te agradeço de coração.... abraço
 

Posted Mon 07 May 12 @ 9:55 pm
Bom Dia,Galera!

Sou noob ainda no assunto...preciso de ajuda ou opnião de quem tenha controladoras de 2 Decks....
É possivel fazer um scratch com a controladora DJ ergo enquanto toca uma musica de fundo?


Quem souber, por favor me ajude....Obrigado !!!
 

Posted Fri 18 Jan 13 @ 7:31 am
Bom como postei em outro tópico como este segue a minha opinião.

Eu tem uma controladora e faço scratchs nela (RMX Hercules), os faders são bons e tem precisão normal.

Ou seja, se você quiser fazer performances normais elas atendem.

Concordo com o Speedy que depende do DJ também pois existe aptidão da pessoa para executar como qualquer tarefa na vida.

Agora existem equipamentos voltados para ALTA PERFORMANCE em scratchs, eu disse performance de campeonatos, batalhas, apresentações especiais e etc.

O mais utilizado nestas ocasiões são:

- Par de toca discos com Direct Drive (claro que as Technics MK 1200 são as preferidas mas não são regras)
- Um mixer com faders de qualidade e com tecnologia de alta performance de resposta, ex: INNOFADER
- Par de agulhas que não pulem e são próprias para performance, ex: Shure M44-7 que eu utilizo, mas tem outras marcas.
- Calibração do toca discos, ex: DJ de RAP coloca o mais pesado possível para não pular mesmo, tem pros e contras em relação a isso, durabilidade da agulhas, desgaste do vinil etc.
- Slipmat por baixo do vinil para uma boa aderência
- Estudo sobre os scratchs, os tipos de corte do fader, momento certo para faze-lo, fazer em cima de efeito, batida (caixa ou bumbo) técnicas avançadas como o back to back etc.

Espero ter contribuído.

Abraços
 

Posted Fri 05 Apr 13 @ 9:17 pm
caro speed,
o cara do video acima ele usa algum tipo de musica apropriada para ter os efeitos??? vc conhece esses tipo de audio ?
 

Posted Tue 25 Jun 13 @ 11:14 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Procure no Google por "scratch samples".
 

Posted Wed 26 Jun 13 @ 6:20 pm
LeoDJ79Home userMember since 2013
desculpae se nao for aqui que se fala sobre isso... nao achei o lugar certo!

to com 1 problema.... quando vou fazer esse movimento de scratch (vai e vem) pra poder encaixar a proxima musica do set de mixagem a musica fica fugindo, sai de sincronia com meu scratch... alguem sabe me dizer como faço pra corrigir esse problema? quando vou e volto com a mao no disco no começo da musica....na tela as vezes a musica atrasa 1 pouco... ae eu tenho que procurar outro ponto no disco pra poder iniciar a musica!!!
 

Posted Thu 04 Jul 13 @ 7:28 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Tenho algumas sugestões, mas por favor, abra um novo tópico e forneça mais detalhes do seu equipamento.
- Configuração de hardware do seu computador
- Se usando controlador, informe marca e modelo
- Plataforma (Home, Pro Basic, Pro Full, Broadcasting) e versão (7.0.5, 6.1.2, 7.2, 7.4, etc.) do VirtualDJ em uso
 

Posted Thu 04 Jul 13 @ 8:19 pm
LeoDJ79Home userMember since 2013
 

Posted Sat 06 Jul 13 @ 4:53 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Amigo, pelo que me consta você já está obtendo ajuda no outro tópico, e de um usuário bastante experiente na utilização de timecodes. Por isso creio que minha intervenção não é necessária ao menos por enquanto.

Mas em geral, estou sempre registrando respostas e ajudando como posso na maior parte dos tópicos.

Mas peço por favor checar o tópico "Novato no fórum? Leia este tópico". Nele, estão registradas algumas boas práticas de participação. Entre elas, há uma informando que "ajuda no fórum é voluntária", portanto não existe de minha parte nenhum compromisso obrigatório com nenhum usuário em responder quaisquer dúvidas relacionadas a quaisquer assuntos no fórum.

Obrigado.
 

Posted Sat 06 Jul 13 @ 5:04 pm
LeoDJ79Home userMember since 2013
aahh ta..... eu sei q nao eh obrigatorio!
 

Posted Sat 06 Jul 13 @ 5:08 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Mas verifique lá, registrei algumas impressões sobre o assunto...
 

Posted Sat 06 Jul 13 @ 5:22 pm
Olá Speedy, minha duvida é com relação à base de música que posso usar para realizar scratch. No comentário acima, informou para procurar no google como "scratch sample", mas so aparecem samples normais. Para a base do scratch deve ter uma música específica? Ou melhor, existe alguma música específica ou devo procurar alguma no meu repertório que de uma boa sonoridade? Abraço
 

Posted Thu 08 May 14 @ 7:16 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Não sei se você entende como "base" o sample usado para scratch, ou o trecho com batidas que gera o áudio sobre o qual você realiza o scratch - toca-disco 1 com o sample do scratch que você manipula, e toca disco 2 com a música rolando sobre a qual você insere o efeito. Tudo que escrevo abaixo refere-se à primeira definição.

A base de qualquer scratch é um "sample" ou amostra ou trecho de qualquer música. A base consiste basicamente e na maioria dos casos de um trecho sem batidas, sem instrumental, muitas vezes só um vocal que pode ter efeitos ou não. Em exemplo clássico é a frase inicial de "Gonna make you sweat" do C+C Music Factory, um vocal feminino e forte dizendo "Everybody dance now!".

Mas não necessariamente uma base se resume a vocais, veja outro exemplo: o sinal timecode - um "beeeeep" interminável - pode ser usado como base para um scratch do tipo "transformer" ou "transforming".

Certamente você tem no seu repertório centenas de trechos de tracks que dariam boas bases, mas a seleção é você quem faz - o que é uma habilidade básica do DJ, certo?

Já existem algumas bases "manjadas" para scratch, que podem ser obtidas em várias fontes da internet. É muito fácil achar compilações com várias bases em um só arquivo. Por exemplo, entre no Beatport e procure por "scratch samples" e você saberá o tipo de arquivo que estou me referindo.

Mas a base é só o começo da história. O bom scratrch dependerá de sua coordenação motora, e muito treino.
 

Posted Thu 08 May 14 @ 9:53 pm
87%