Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: CONFIGURAR PRÉ-ESCUTA COM VDJ 5 HOME E WINDOWS 7 - Notebook Dell XPS-15 e Pré-escuta 4.1 card (SUCESSO!!) - Page: 1

This part of topic is old and might contain outdated or incorrect information

Sou DJ amador e tenho pouco conhecimento técnico. Como desejava efetuar pré-escuta, li nos posts e manuais que eu só conseguiria fazer isso se meu notebook tivesse mais de uma saída de audio, coisa que o meu Dell Vostro não possui. Para resolver esse problema, acabei de adquirir um Dell XPS 15 com duas saídas de áudio, o qual veio com Windows 7. Feito isso, passei o dia ontem tentando configurar a pré-escuta e não consegui, em princípio por conta do fato de que os tutoriais que eu vi aqui no forum (salvo erro de minha parte) são todos baseados em versões anteriores do Windows e, como tal, não me foi possível efetuar algumas configurações, a começar pelo ajuste do volume de alto-falantes dianteiro e traseiro pois não encontrei essa divisão mesmo tendo configurado para sistema quadrifônico. Agradeceria então se me respondesse o seguinte: a) tem algum tutorial sobre o assunto baseado no Windows 7? b) em caso negativo, vai ser feito em futuro próximo? e, c) em caso negativo, que informações adicionais eu precisaria postar para tentar resolver meu problema no chat, ou, se não for possível no chat, onde seria possível ? Desde já agradeço pela ajuda.
 

Posted Mon 23 May 11 @ 3:36 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Primeiramente, o VirtualDJ 5 não é compatível com Windows 7. Recomendo que você instale a versão gratuita do programa (clique aqui para baixar) e utilize-a.

Se você está usando versões PRO ilegais, cabe uma ressalva que estas versões não tem garantia de funcionamento com nenhum sistema operacional e por consequencia, problams são esperados.

Para usuários PRO, tenho um tutorial sobre o tema, o “Guia detalhado para pré-escuta” (neste link). Nele tenho uma nota sobre uso de notebooks no guia “Conhecendo sua placa de som”, que é de leitura obrigatória, e abaixo reproduzo pra você.

[Nota: Após as ocorrências descritas neste tópico, alterei o tutorial acima ctado. Abaixo, o trecho original. Speedy53 22/09/11]

Outro FATO: Com placas de som de notebooks/laptops/netbooks, NÃO IMPORTA O FABRICANTE/MODELO, não é possível obter uma pré escuta através da configuração de alto falantes quadrifônicos. Mesmo para aqueles que tem 2 saídas para fone de ouvido. Isso, pois a grande maioria não possui a capacidade de simular som tridimensional de modo analógico, somente digital. Na verdade, até hoje não conheço NENHUM MODELO de notebook/neetbook/laptop com placa que tenha 3D analógico. Mas não se desespere, até o fiim deste tutorial você ira descobrir como obter sua pré escuta ou saídas para mixer usando seu notebook/laptop/netbook. E se vc não entendeu nada sobre “som tridimensional”, “modo analógico e digital”, tudo bem. Continue lendo o tutorial que isso será explicado.



Respondendo as perguntas:

a) tem algum tutorial sobre o assunto baseado no Windows 7?
No guia existe um tutorial para definir sistema 4.1 usando Windows Vista/Windows 7 (é idêntico nos 2 sistremas, para ver o tutorial clique aqui) mas pra você não vai resolver seu problema porque seu notebook não tem placa de som que suporte este recurso.

b) em caso negativo, vai ser feito em futuro próximo?
Respondido na pergunta acima.

c) em caso negativo, que informações adicionais eu precisaria postar para tentar resolver meu problema no chat, ou, se não for possível no chat, onde seria possível ?
Caso você queira insistir com versões PRO, já te passei o link do guia detalhado para pré-escuta. Leia-o com atenção e paciência, certamente você tera sucesso na empreitada.
Para pré-escuta com a versão Home, clique aqui, temos boas dicas neste tópico.
 

Posted Mon 23 May 11 @ 8:55 am
Realmente o detalhe (importantíssimo) me passou despercebido. Agradeço pela gentileza de sua resposta e por chamar minha atenção para esse quesito.
Vou retornar ao tutorial e tentar resolver o problema sem utilizar a configuração quadrifônica. Darei notícia sobre meu progresso na questão.
 

Posted Mon 23 May 11 @ 10:17 am
Apenas a título de registro, meu VDJ 5 eu adquiri em fev/2010 por US$ 49.90
 

Posted Mon 23 May 11 @ 10:21 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Perdão, citei sobre uso da versão Pro somente para alerta, e que quando criei os tutoriais, me baseei nos recursos disponíveis na versão Pro, para alertar que caso você tenha algum problema no setup por ausência do recurso.
 

Posted Mon 23 May 11 @ 11:27 am
Não há o que perdoar.

Eu entendi perfeitamente seu objetivo. Só fiz a ressalva para que você pudesse estar certo de que estava orientando alguém que realmente adquiriu o programa. Nem de longe me senti ofendido.

Estou fazendo progressos. Li de novo a questão da placa, que é uma "Realtec High Definition Audio" e, notei que ela tem a opção quadrifônica, o que se confirmou pois eu escolhi essa opção e ao efetuar o teste que existe na mesma janela, pude constatar que o sinal sai devidamente distribuído: alto-falante frontal esquerdo - sai na caixa esquerda do aparelho de som; alto-falante frontal direito - sai na caixa esquerda do aparelho de som; alto-falante traseiro esquerdo - sai no lado esquerdo do fone de ouvido e, finalmente, o sinal do alto-falante traseiro direito - sai no lado direito do fone de ouvido.

Apesar de meu pouco conhecimento técnico, estou empenhado em conseguir essa configuração "fone de ouvido - Alto falantes" e, como o VDJ Home Free que eu havia instalado me notificou que eu não poderia alterar as necessárias configurações, optei por comprar um "full pro" e vou mais uma vez tentar sucesso nessa minha empreitada.

Provavelmente ainda vou precisar de seu auxílio. Mesmo que não necessite (coisa da qual eu duvido muito), vou entrar em contato ao menos para lhe informar e agradecer por sua ajuda.
 

Posted Mon 23 May 11 @ 3:05 pm
Prezado:

Apanhei bastante mas finalmente consegui o que eu queria: consigo escutar no fone de ouvido a música que está tocando no "DECK 2 (vermelhol)" , ao passo que nas caixas de som está rolando a música que é executada no "DECK 1 (azul)".

Como eu disse anteriormente, usei a configuração quadrifônica de alto-falantes na placa de som Realtek High Definition Audio.

A partir de amanhã o que tenho que fazer é treinar, treinar e treinar para poder me habituar a efetuar as mixagens.

Mais uma vez agradeço por sua ajuda.
 

Posted Mon 23 May 11 @ 5:54 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Ok, parabéns por solucionar o prolema. E bem vindo ao clube de usuários Pro VirtualDJ. Para saber como funciona o mixer interno do VirtualDJ para pré-escuta, leia este outro tutorial.

Sempre recomendo o uso do VirtualDJ Home antes de adquirir a versão Pro ainda pois ele tem os recursos da versão Pro liberados por 10 minutos, mais que suficiente para se definir a configuração e realizar testes.

Peço mais detalhes sobre o Dell XPS-15. Todos os reviews que li até agora definem que a placa de som tem somente uma saída 2.1 com fones de ouvido independentes. É possivel ter pré-escuta com esta placa em modo 2 cards ou modo 4.1 card (depende da construção do hardware) mas o equipamento não atenderia para uso profissional pois não é possível ligar a saída MASTER (que sai nos alto-falantes) em um sistema de amplificação externo.

 

Posted Tue 24 May 11 @ 11:29 am
Parceiro: Posso lhe dizer que ao abrir a tela que permite configurar os alto-falantes, as opções que aparecem são: a) estéreo; b) quadrifônico e; c) Surround 5.1 Se isso responde à sua dúvida sobre saída 2.1 ou não, ótimo. Caso não responda, favor me indicar como eu localizo essa informação no notebook. No meu caso, escolhi a opção quadrifônica. A seguir, inseri na primeira saída de áudio o plug P2 que conecta ao aparelho de som que uso para amplificar o sinal sonoro quando estou trabalhando em casa. Ao inserir esse plug, apareceu uma janela indagando qual dispositivo eu conectei e me ofereceu duas opções: a) fone de ouvido ou; b) saída de alto-falante frontal . Escolhi essa última. A seguir, conectei o plug do fone de ouvido na saída de áudio 2 e abriu-se uma tela para eu informar qual dispositivo havia sido conectado, sendo que as opções eram as que seguem: a) fone de ouvido; b) Saída de alto-falante frontal; c) Saída de alto-falante traseiro (que foi a minha escolha); d) Saída do alto-falante central/subwoofer e, finalmente; e) Saída S/PDIF.
No VDJ, escolhi as configurações recomendadas em seu tutorial para computadores que possuem placa de som com opção quadrifônica.
Caso você necessite de mais alguma informação, não exite em indagar.
 

Posted Tue 24 May 11 @ 4:33 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Obrigado pelo detalhamento no retorno. Em lugar nenhum achei este nível de detalhe sobre a placa do seu note.

Fico feliz em conhecer o primeiro notebook com possibilidade de configuração em sistema quadrifônico analógico.

Anotem: Dell XPS-15
 

Posted Tue 24 May 11 @ 10:28 pm
Parceiro:

Fico feliz em haver contribuído de alguma forma para ampliar as possibilidades de uso do VDJ.

Entretanto, cabe ressaltar que há uma restrição para a qual não encontrei solução até o momento. Deixa eu tentar explicar.

Uma vez configurados os alto-falantes e o VDJ conforme descrito nos posts anteriores, e, admitindo-se que os controles deslizantes de volume (faders) do VDJ estejam - digamos - no máximo, ponho uma música para tocar no deck 1 (azul) e, em o fazendo, o som sai tanto nas caixas acústicas quanto no fone de ouvido. A seguir, ponho uma outra música para tocar no deck 2 (vermelho) e o som sai apenas no fone de ouvido, porém misturado com o som proveniente do deck 1. Para resolver essa questão, eu trago a zero o fader do deck 1, ação que faz com que no fone de ouvido fique apenas o som emanado do deck2, sendo que essa atitude não causa qualquer alteração no volume de som que está rolando nas caixas acústicas. Ou seja, a restrição a que eu me referia é que o fader do VDJ não mais me permite controlar o nível de volume de som do deck 1 que vai para as caixas acústicas. Quando estou atuando em bailes (sou DJ de dança de salão), posso atenuar essa questão através do uso do fader do mixer ao qual conecto o notebook. Entretanto, é óbvio, sem poder monitorar o volume dos decks 1 e 2 individualmente.

Se você ou algum outro parceiro lograr obter uma solução para isso, ficarei muito agradecido.
 

Posted Wed 25 May 11 @ 9:26 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Eu acho que você não está sabendo operar o mixer interno do VirtualDJ.
Já te disse o que fazer um pouco acima, mas acho que vc não atentou.

Speedy53 wrote :
Para saber como funciona o mixer interno do VirtualDJ para pré-escuta, leia este outro tutorial.
 

Posted Wed 25 May 11 @ 4:12 pm
Parceiro: Fico feliz com suas observações, já que elas sugerem que o problema por mim relatado só existe por conta do fato de que eu não estou operando e/ou configurando corretamente o VDJ. Não tome esse aspecto por descaso de minha parte em relação às suas orientações. Trata-se apenas de mais uma evidência de minha pouca intimidade com os aspectos técnicos da atividade de DJ. Na semana que vem vou me dedicar à leitura e aplicação desse capítulo e lhe darei notícias assim que as tiver. Obrigado, uma vez mais.
 

Posted Fri 27 May 11 @ 6:08 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Caro, quando você me relata um problema, um determinado comportamento do programa, me cabe tentar indicar qual situação pode levar a este comportamento. Ao te indicar como solução uma verificação do modo de operação, isso é baseado no seu relato. Muitas vezes, estes relatos não são completos, e a falta de algumas informações me leva a presumir certos detalhes, por isso minhas soluções não são 100% corretas. Às vezes, meus objetivos vão um pouco além do "resolver o problema". Ao fim deste post você me entenderá...

Em 99% dos casos, os problemas relatados por todos aqui no fórum se resumem a estas duas frases: erro de operação ou erro de configuração. Você não é único, e eu aprendo com os problemas que vocês relatam pois vocês acham soluções que para mim são novidade. O caso da pré com seu note foi uma grata surpresa, por isso eu também agradeço o retorno que vocês me dão.

Não tomei como descaso seu em nenhum momento, longe disso. Por favor, não me interprete mal. Todos deixamos passar uma coisa ou outra de vez em quando, só chamei atenção para isso quando citei meu post anterior.

Também não interprete este post, ou nenhum outro post meu, como algum tipo de "puxão de orelhas". Não tenho esta autoridade, não posso ser arrogante com ninguém a este ponto, pois também sou usuário, e estamos aqui no mesmo nível, um tentando ajudar o outro.

Eu acho que neste momento, é importante que eu comente seu post anterior, para que você entenda minha linha de raciocínio. Ao fim, você entenderá minhas razões para te indicar a solução que propus no meu post anterior.

gafieira wrote :
Uma vez configurados os alto-falantes e o VDJ conforme descrito nos posts anteriores, e, admitindo-se que os controles deslizantes de volume (faders) do VDJ estejam - digamos - no máximo, ponho uma música para tocar no deck 1 (azul) e, em o fazendo, o som sai tanto nas caixas acústicas quanto no fone de ouvido.

Perfeitamente normal. A situação inicial do VirtualDJ é a seguinte: crossfader no meio, volume do fone no máximo e chave CUE-MIX em CUE, e ao carregar a música automaticamente o VirtualDJ define o deck carregado como selecionado para pré-escuta. Por isso você ouve a mesma música nas duas saídas.

gafieira wrote :
A seguir, ponho uma outra música para tocar no deck 2 (vermelho) e o som sai apenas no fone de ouvido, porém misturado com o som proveniente do deck 1.

Aqui, em situação normal, com o crossfader na posição central, você ouvirá deck 1 e deck 2 ao mesmo tempo na saída MASTER, e passará a ouvir somente o deck 2 nos fones. Como ocorreu exatamente o contrário, denota-se que você está ouvindo a saída MASTER no headphone. Uma inversão de saídas, que pode ser resolvida facilmente invertendo os plugs nas duas saídas. Ao carregar a música no deck 2, se o PFL estiver em automático, a saída que hoje você ouve nos alto-falantes ficaria muda, e só teria som ao dar play no deck 2. Você não citou isso, mas estou deduzindo que isso esteja ocorrendo e você não relatou.

gafieira wrote :
Para resolver essa questão, eu trago a zero o fader do deck 1, ação que faz com que no fone de ouvido fique apenas o som emanado do deck2, sendo que essa atitude não causa qualquer alteração no volume de som que está rolando nas caixas acústicas.

Mais um ponto para inversão de saídas, pois o volume da saída HEADPHONE só muda se você alterar o ganho específico para o headphone, se o botão CUE-MIX estiver ainda totalmente voltado para a posição CUE. Como você mexeu no deslizante do canal, ele somente tem ação na saída MASTER. Se o som no fone diminuiu, eis novamente o MASTER saindo nos headphones.

gafieira wrote :
Ou seja, a restrição a que eu me referia é que o fader do VDJ não mais me permite controlar o nível de volume de som do deck 1 que vai para as caixas acústicas.

Isso é porque, como já disse, as saídas estão invertidas e por consequência, os controles de volume também. Não há nenhum problema com o VirtualDJ, ele está operando normalmente. Mas você, como muitos usuários iniciantes, ainda não domina totalmente o programa e ainda não fez analogia com a operação de um mixer real - o VirtualDJ imita um mixer real perfeitamente - por isso não chegou sozinho a esta conclusão. Num mixer real, é mais difícil errar isso pois os plugs de fone e master são diferentes, mas no seu note, ambas conexões são idênticas, daí é comum ocorrer inversão.

gafieira wrote :
Quando estou atuando em bailes (sou DJ de dança de salão), posso atenuar essa questão através do uso do fader do mixer ao qual conecto o notebook. Entretanto, é óbvio, sem poder monitorar o volume dos decks 1 e 2 individualmente.

Ao inverter as saídas, você fará isso normalmente.

Como eu disse, precisei presumir algumas coisas, mas seu relato me indicou uma inversão de saídas. Eu espero que seja realmente isso que esteja ocorrendo, mas não vou aqui te dizer que esta é a solução e que tudo está resolvido. Tudo que é presumido, se baseia numa condição inicial de funcionamento, pois você pode não ter modificado algumas posições de botões e faders no programa. Mas se você mudou uma chave sequer no programa, isso pode levar a comportamento diferente do presumido. Faça testes, verifique minhas dicas, se elas derem resultado, teremos chegado à solução.

Ao indicar que você verificasse o funcionamento do mixer do VirtualDJ, meu objetivo era te dar informação para que você chegasse sozinho a esta conclusão, e assim, ao conhecer mais o programa, você passa a achar as próprias soluções. Ainda incentivo você a fazer isso. Temos o manual do programa em português aqui no fórum, com ele você consegue entender muito bem todos os recursos do programa e fazer análises de defeito.

Abraços, tenha um bom fim de semana.
 

Posted Fri 27 May 11 @ 6:35 am
Parceiro:

Obrigado pela gentileza de postar uma explicação tão detalhada.

Agradeço também pela forma gentil com que você acata as dúvidas dos participantes do fórum, tendo um cuidado extremo para não ser rude ou descortês.

Fique tranquilo pois entendo perfeitamente suas observações e nunca me senti desconfortável com qualquer uma delas.

Amanhã deverei fazer as modificações e testes por você sugeridos e voltarei a lhe escrever a respeito.

Abração.

 

Posted Mon 30 May 11 @ 5:13 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Ah, e seja muito bem-vindo à família de usuários VirrtualDJ PRO.
Fico feliz que sua satisfação com o programa o tenha levado a esta decisão.
 

Posted Mon 30 May 11 @ 7:04 pm
Parceiro: Como bem apontado por você, os problemas que eu estava encontrando eram derivados primordialmente do fato de que os plugs estavam trocados. Além disso, sua explicação me fez passar a utilizar o "cue mix" e, com isso, consigo ouvir muito melhor o fone de ouvido. Portanto, creio que agora já posso dizer que tenho de fato condições de fazer a pré escuta usando apenas o VDJ. Quero - uma vez mais - agradecer por sua enorme paciência e gentileza em me fornecer toda a ajuda que necessitei. Receba meus parabéns e um forte abraço. Milton
 

Posted Tue 31 May 11 @ 3:34 pm
Prezado Gafieira,

TODOS os modelos de notebook XPS 15 da DELL possuem este Realtek High Definition drive?
 

Posted Thu 22 Sep 11 @ 1:57 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Segue o link pra página do XPS-15 (mas eles não falam o fabricante da placa de som, só que os falantes são JBL).
http://www.dell.com/br/p/xps-l502x/pd?ST=Dell%20xps%2015&dgc=ST&cid=65275&lid=1637248

Vi que no site de downloads de drivers, só tem UM driver de áudio Realtek (Windows 7 64 bit), então TODOS os modelos XPS-15 são com placa Realtek, mesmo.
http://support.dell.com/support/downloads/driverslist.aspx?os=W764&catid=-1&dateid=-1&impid=-1&osl=BP&typeid=-1&formatid=-1&servicetag=&SystemID=XPS_L502X&hidos=WV64&hidlang=bp&TabIndex=&scanSupported=False&scanConsent=False
 

Posted Thu 22 Sep 11 @ 2:09 pm
Isso mesmo Speedy,

Eu vi, de qualquer forma lendo o manual do XPS, me parece que confirmou o recurso de 5.1.

Quando ele menciona as saídas de audio, que são 3: 1 como Conector de saída de áudio/fone de ouvido, 1 como Conector combo de fone de ouvido/digital S/PDIF e 1 como Conector de entrada de áudio/microfone, em uma nota de rodapé ele informa: "Você também pode configurar alto-falantes de sistemas de 5.1 canais com o uso dos 3 conectores de áudio ou apenas utilizando o conector S/PDIF".

Em outra parte do manual, informa que ele utiliza o driver Realtek ALC665, pesquisando no Google, definem este driver como HDA 5.1. channel, portanto....

link para o manual:
http://support.dell.com/support/edocs/systems/xpsL502X/pb/index.htm
 

Posted Thu 22 Sep 11 @ 4:59 pm
77%