Pré-escuta – Como usar o fone de ouvido (headphone) no VirtualDJ sem auxílio de controladores

Mon 21 Dec 09 @ 7:58 pm

Neste tutorial, explicarei como utilizar os fones de ouvido para monitoração e mixagem. É super fácil e uma vez que você aprenda os controles básicos, com um pouco de prática rapidamente você dominará os processos de monitoração e transição entre músicas sem perder tempo.

Antes de qualquer outra coisa: se você chegou aqui e não usa controladores, é porque teve sucesso na configuração da sua pré-escuta. Caso negativo, clique aqui para retornar ao tutorial de configuração e siga os passos necessários até obter sucesso.

Se você usa controladores, este tutorial também é válido caso seu controlador controle o mixer interno do VirtualDJ. A diferença neste caso é que você não usará mouse e teclado para ativar os botões do mixer, e sim os botões do seu controlador. Será preciso que você já tenha feito as configurações de áudio necessárias para seu controlador e que o mesmo utilize a opção “Headphones” no box “Outputs”. Porém, caso seu controlador trabalhe como “external mixer” - definido no box Outputs na aba Sound Setup do VirtualDJ - sua pré escuta será feita como em um mixer comum.

Utilizarei como referência a skin VirtualDJ 6 Pro, a versão 6.0.5 e o language “Português para VirtualDJ 6.0.x”.

Primeiramente, explicarei como usar a saída MASTER do programa. A saída MASTER é ouvida quando você abre o canal do deck respectvo, e volta o crossfader totalmente para o lado que você quer que a pista ouça. Caso você não use crossfader, desabilite-o, mas esteja sempre atento para mandar somente um sinal de áudio por vez para saída MASTER, exceto no momento da transição.

Para executar a transição, você precisa ouvir antes a música que está rolando no outro deck (deck ativo). Você seleciona o deck a ser escutado previamente com o botão “PFL”. “PFL “ significa pré-fade listen ou pré-escuta . Existe um botão “PFL” para cada deck. E quando pressionado, este botão “ativa” o deck, permitindo a você monitorar o áudio do deck 1 ou do deck 2.



Em conjunto com os botões “PFL” também utilizaremos o botão CUE e os botões de HOT CUE para esta tarefa. Os botões CUE e HOT CUE servem para definir os pontos de entrada da sua transição. Para saber melhor como usá-los, leia o manual do programa (faça o download em português aqui)



Após configurado o fone de ouvido conforme tutorial anterior, você tem duas opções:
1 – Apertar o botão “PFL” cada vez que você carregar uma música no deck, para poder ouví-la no fone de ouvido.
2 – No menu de “configurações”, na aba “opções”, localize a opção “fone de ouvido automático”. Nesta caixa existem 3 modos de uso: “sempre”, “desativado” e “ao carregar”. Ao selecionar a opção “ao carregar”, então a cada vez que você carregar um dos decks, o canal do fone irá ser alterado automaticamente para o deck carregado, permitindo a você monitorar este deck rapidamente.



Sugiro que você faça testes para definir o melhor modo de utilização.

Bom, neste momento você já deve ter seus fones configurados e uma música tocando neles. Muito bom!

Você já deve ter percebido também que a monitoração é individual. Você só ouve uma música de cada vez. Então, como fazer pra comparar as duas músicas e equiparar seus BPM’s?

Isso é o macete mais velho do DJ. Basta retirar o fone de um dos ouvidos, para permitir que você ouça a saída MASTER ao mesmo tempo que no outro ouvido, está rolando a música no deck selecionado para pré-escuta. Feita a equiparação, basta remover totalmente o fone dos ouvidos e realizar a transição ouvindo somente a saída MASTER.

* NOTA 1 - Em algumas skins, não temos botão “PFL”. Ao invés dele, basta localizar o botão com o número do deck e clicar sobre ele.



* NOTA 2 – Em algumas skins, no topo existe um pequeno deslizante chamado “CUE/MIX”. Do mesmo modo, é um controle comum em controladores. Este deslizante serve para definir o que se ouve na saída de FONE DE OUVIDO. Ele é muito útil pois permite que se ouça tanto o deck selecionado quanto a saída MASTER de uma só vez, no fone de ouvido, deixando o deslizante na posição central. Isso permite uma melhor comparação e ajuste das faixas para mixagem. E durante a transição, pode mover o deslizante totalmente para o lado MIX, então você estará ouvindo a saída MASTER e poderá melhorar sua transição.



Uma vez que o VirtualDJ simula um mixer real, também possui um deslizante “CUE/MIX”. Este deslizante permite uma transição entre o que se ouve na saída de pré-escuta (CUE) com o que se ouve na saída master (MIX). O objetivo é permitir ao DJ no fone uma audição mais limpa, sem interferências e com controle de intensidade das duas saídas ao mesmo tempo e diretamente no fone de ouvido, o que facilita a comparação entre ambas para fins de igualar BPM e equalização. Este botão é uma alternativa para o método convencional de remover um dos lados do fone de uma das orelhas, o que também permite ouvir ambas saídas ao mesmo tempo.

O “CUE/MIX” é um “crossfader para o fone”, em termos mais simples, mas com uma diferença: ao invés de alternar entre deck 1 e deck 2, ele serve para alternar entre o áudio que você ouve na pré-escuta, e o áudio que você ouve no master.

O deslizante “CUE/MIX” pode ser origem de alguns problemas para usuários inexperientes. Quando o mesmo está na posição central, você ouve o som das saídas Master e Headphones ao mesmo tempo no fone. Isso significa que se você estiver com o crossfader principal do mixer virado para deck A e o botão “PFL” do deck B apertado (deck B ativo), você ouvirá os dois decks ao mesmo tempo no seu fone. Isso é uma situação normal, mas já vi muito desavisado cair de gaiato pensando que o programa parou de funcionar bem por causa deste comportamento que citei.


Adaptação do guia do DJ Blulite.
Acesse o original clicando aqui.