Login :       Password :       Remember me

Speedy53

Apaixonado por música eletrônica desde a adolescência, acompanha a evolução da arte de discotecar há mais de 20 anos. Teve como inspiração principal o DJ carioca Marcelo “Memê” Mansur, foi autodidata no aprendizado das técnicas de discotecagem, tendo como base sets mixados por este grande DJ em seus programas de rádio no fim dos anos 80 e início dos 90.
Desde o primeiro setup no fim dos anos 80 ainda com tape-decks com controles de pitch improvisados, passando pelo aprendizado com vinil nas Technics SL-1210MK2 e pela entrada da era digital com o advento dos CDJ’ s Pioneer, até o atual equipamento com controle de software à base de timecodes, tem procurado manter-se antenado com o que há de melhor no mercado para DJ´s.
A vivência com programas para DJ´s o introduziram ao VirtualDJ, e a curiosidade sobre o tema o fez desenvolver manuais, tutoriais e traduções, divulgando este material em redes sociais com Orkut e Facebook, e que com o tempo culminaram em sua participação no site oficial VirtualDJ como Teamer e avaliador de versões BETA do programa. Foi neste ambiente que ganhou o apelido SPEEDY.
A pouca experiência ao trabalhar em rádios FM deu-lhe motivação para encarar o desafio de transmitir ao vivo um programa semanal de duas horas pela internet em áudio e vídeo, de modo independente. Até que a convite, juntou-se à família da web-rádio VDJ. Seu show pela web, o SPEEDY [[AO VIVO]], teve 42 apresentações entre 2010 até 2011, e alguns deles estão disponíveis no canal Vimeo.
PAZ SEMPRE, FÉ SEMPRE, MUSICA SEMPRE!

justin.tv/speedy53
vimeo.com/speedyaovivo

A music-lover since his teenage, Speedy has been following the DJing evolution from over 20 years. Inspired by the DJ Marcelo “Memê” Mansur, he was self-educated in the mixing techniques based on Meme’s radio sessions on last ‘80s and early ‘90s.
Since his first DJ setup in the late 80's still with tape-decks with improvised pitch control, through learning old-school methods with his Technics SL-1210MK2 and the begining of the digital age with the advent of Pioneer CDJ's, until his current setup with a timecode-controlled software, he always sought to keep tuned with the best on DJ's industry.
The experience with DJ's softwares introduced him to VirtualDJ, and the curiosity about this software led him to the development of Portuguese-translated guides, tutorials and the software translation itself, sharing this knowledgement at social networks such as Orkut and Facebook, culminating to his participation at VirtualDJ’s official website as a Teamer and software BETA tester. Inside the foruns, he founds his nickname: SPEEDY.
A short-time experience working as DJ on a FM radio station in 1994-95, gave him motivation to face the challenge of broadcasting an independent live audio/video two-hour weekly show on the Internet. After four months as independent, he was invited to join the Brazilian VDJ webradio family. The SPEEDY [[LIVE]] webshow had 42 episodes, from aug/2010 to feb/2011, and some of them are available at my Vimeo channel.
PEACE, FAITH AND MUSIC FOREVER!

justin.tv/speedy53
vimeo.com/speedyaovivo



Pré-escuta – Como usar o fone de ouvido (headphone) no VirtualDJ sem auxílio de controladores

Mon 21 Dec 09 @ 7:58 pm


Neste tutorial, explicarei como utilizar os fones de ouvido para monitoração e mixagem. É super fácil e uma vez que você aprenda os controles básicos, com um pouco de prática rapidamente você dominará os processos de monitoração e transição entre músicas sem perder tempo.

Antes de qualquer outra coisa: se você chegou aqui, é porque teve sucesso na configuração da sua pré-escuta. Caso negativo, clique aqui para retornar ao tutorial de configuração e siga os passos necessários até obter sucesso.

Se você usa controladores, este tutorial também é válido caso seu controlador controle o mixer interno do VirtualDJ. A diferença neste caso simplesmente se dará pelo não uso do mouse para ativar os botões do mixer. Porém, se seu controlador trabalha como “external mixer” sua pré escuta será feita como em um mixer comum.

Utilizarei como referência a skin VirtualDJ 6 Pro, a versão 6.0.5 e o language “Português para VirtualDJ 6.0.x”.

Primeiramente, explicarei como usar a saída MASTER do programa. A saída MASTER é ouvida quando você abre o canal do deck respectvo, e volta o crossfader totalmente para o lado que você quer que a pista ouça. Caso você não use crossfader, desabilite-o, mas esteja sempre atento para mandar somente um sinal de áudio por vez para saída MASTER, exceto no momento da transição.

Para executar a transição, você precisa ouvir antes a música que está rolando no outro deck (deck ativo). Você seleciona o deck a ser escutado previamente com o botão “PFL”. “PFL “ significa pré-fade listen ou pré-escuta . Existe um botão “PFL” para cada deck. E quando pressionado, este botão “ativa” o deck, permitindo a você monitorar o áudio do deck 1 ou do deck 2.



Em conjunto com os botões “PFL” também utilizaremos o botão CUE e os botões de HOT CUE para esta tarefa. Os botões CUE e HOT CUE servem para definir os pontos de entrada da sua transição. Para saber melhor como usá-los, leia o manual do programa (faça o download em português aqui)



Após configurado o fone de ouvido conforme tutorial anterior, você tem duas opções:
1 – Apertar o botão “PFL” cada vez que você carregar uma música no deck, para poder ouví-la no fone de ouvido.
2 – No menu de “configurações”, na aba “opções”, localize a opção “fone de ouvido automático”. Nesta caixa existem 3 modos de uso: “sempre”, “desativado” e “ao carregar”. Ao selecionar a opção “ao carregar”, então a cada vez que você carregar um dos decks, o canal do fone irá ser alterado automaticamente para o deck carregado, permitindo a você monitorar este deck rapidamente.



Sugiro que você faça testes para definir o melhor modo de utilização.

Bom, neste momento você já deve ter seus fones configurados e uma música tocando neles. Muito bom!

Você já deve ter percebido também que a monitoração é individual. Você só ouve uma música de cada vez. Então, como fazer pra comparar as duas músicas e equiparar seus BPM’s?

Isso é o macete mais velho do DJ. Basta retirar o fone de um dos ouvidos, para permitir que você ouça a saída MASTER ao mesmo tempo que no outro ouvido, está rolando a música no deck selecionado para pré-escuta. Feita a equiparação, basta remover totalmente o fone dos ouvidos e realizar a transição ouvindo somente a saída MASTER.

* NOTA 1 - Em algumas skins, não temos botão “PFL”. Ao invés dele, basta localizar o botão com o número do deck e clicar sobre ele.



* NOTA 2 – Em algumas skins, no topo existe um pequeno deslizante chamado “CUE/MIX”. Este deslizante serve para definir o que se ouve na saída de FONE DE OUVIDO. Ele é muito útil pois permite que se ouça tanto o deck selecionado quanto a saída MASTER de uma só vez, no fone de ouvido, deixando o deslizante na posição central. Isso permite uma melhor comparação e ajuste das faixas para mixagem. E durante a transição, pode mover o deslizante totalmente para o lado MIX, então você estará ouvindo a saída MASTER e poderá melhorar sua transição.



Uma vez que o VirtualDJ simula um mixer real, também possui um deslizante “CUE/MIX”. Este deslizante permite uma transição entre o que se ouve na saída de pré-escuta (CUE) com o que se ouve na saída master (MIX). O objetivo é permitir ao DJ no fone uma audição mais limpa, sem interferências e com controle de intensidade das duas saídas ao mesmo tempo e diretamente no fone de ouvido, o que facilita a comparação entre ambas para fins de igualar BPM e equalização. Este botão é uma alternativa para o método convencional de remover um dos lados do fone de uma das orelhas, o que também permite ouvir ambas saídas ao mesmo tempo.

O “CUE/MIX” é um "crossfader para o fone", em termos mais simples, mas com uma diferença: ao invés de alternar entre deck 1 e deck 2, ele serve para alternar entre o áudio que você ouve na pré-escuta, e o áudio que você ouve no master.

O deslizante “CUE/MIX” pode ser origem de alguns problemas para usuários inexperientes. Quando o mesmo está na posição central, você ouve o som das saídas Master e Headphones ao mesmo tempo no fone. Isso significa que se você estiver com o crossfader principal do mixer virado para deck A e o botão “PFL” do deck B apertado (deck B ativo), você ouvirá os dois decks ao mesmo tempo no seu fone. Isso é uma situação normal, mas já vi muito desavisado cair de gaiato pensando que o programa parou de funcionar bem por causa deste comportamento que citei.


Adaptação do guia do DJ Blulite.
Acesse o original clicando aqui.


Site map
(C)opyright Atomix Productions 2013

Software
Hardware
ContentUnlimited
Goodies
VirtualDJ Pro Full
VirtualDJ Pro Basic
VirtualDJ Broadcaster
VirtualDJ Home FREE
VirtualDJ LE
Comparison
Numark CUE
VirtualVinyl
VirtualDJ iRemote
AtomixMP3
eJay DJMixStation
DJ-Box
Why VirtualDJ?
Vdj for Video
Vdj for Turntablism
Vdj for Club DJ
Vdj for Mobile DJ
What's new
Features
Screenshots
VirtualDJ Home FREE
User Manuals
Plugins
Software Updates
Press Material
Developer SDK
Timecode CD
Skins
Effects
Controllers
Languages
Samples
Grafx
Tools & Drivers
Forums
Users Network
Wiki & Manuals
Radio
Magazine
Social Web
Create a login
Atomix Productions
Privacy Policy
VIP DJs
Ask a question
View your tickets
Wiki & Manuals