VDJPedia



 

VirtualDJ Home FREE e VirtualDJ Broadcaster são programas com recursos limitados e somente permitem as configurações a seguir para pré-escuta com fones de ouvido:

  • Caso você esteja usando um computador desktop com placa de som interna surround 4.1, 5.1, 6.1 ou 7.1, você poderá usar as saídas frontal e traseira para MASTER e HEADPHONES. Conecte suas caixas ativas no conector frontal e seu fone de ouvido na conexão traseira.

    NOTA: A maioria dos notebooks e laptops tem uma única saída para fone de ouvido. Caso exista um segundo conector, normalmente é uma entrada de microfone ou entrada line. Em alguns casos podem existir duas saídas para fone de ouvido, mas ambas propiciam o mesmo sinal de áudio, portanto não podem ser alteradas para pré-escuta no VirtualDJ. É muito raro que existam duas saídas separadas em laptops e notebooks.


  • Caso você esteja usando um laptop / notebook (ou um computador desktop com uma placa de som com uma única saída estéreo), você pode acrescentar ao sistema uma placa de som estéreo USB para utilizar com seu fone de ouvido. A placa de som interna do seu computador será usada para saída MASTER e a placa de som USB para a saída HEADPHONES (conecte seu fone de ouvido na saída da placa de som USB).

    NOTA: No Mac, tanto a placa USB quanto a placa de som interna do computador deverão ser configuradas para a mesma taxa de amostragem / sample rate – bit rate (recomendamos 44100Hz, 16-bit), de outro modo poderá ocorrer distorção e outros problemas de áudio. Utilize o utilitário Audio/MIDI do Mac OS para exibir e alterar estas configurações. Por favor, veja Problemas de desempenho comuns em Mac para mais informações.


  • Você pode usar só uma placa de som e a opção de separação monofônica / mono separated, entretanto você terá som MONO o que não é ideal e não recomendado para utilização em eventos ao vivo. Você precisará de um cabo divisor Y para separar os canais esquerdo e direito – Procure no Google por divisor P2 estéreo para mono. Conecte seu fone de ouvido em uma das saídas do divisor (talvez você necessite um adaptador para isso) e conecte a outra saída à entrada do seu amplificador, caixa ativa ou mixer.


Para escolher qual deck realizar pré-escuta, pressione a tecla TAB ou clique no botão PFL na skin do programa. Use o crossfader e/ou deslizantes de volume para controlar qual deck terá o áudio direcionado à saída MASTER.

Utilize o botão HEADPHONE MIX localizado na skin padrão de 4 decks para ajustar a relação de entre o som do deck em pré-escuta e o som do deck que está na saída MASTER que será ouvida em seu fone. Por exemplo, na posição CUE (totalmente à esquerda) você ouvirá somente o deck em pré-escuta, e na posição MIX (totalmente à direita) você ouvirá somente a saída MASTER. Nas posições intermediárias, será ouvido ambos sons misturados, porém o som do lado mais próximo ao indicador do botão será mais alto.

Para mais configurações avançadas de audio tais como usando duas placas de som ou uma placa de som externas multicanal para DJs, você precisará adquirir VirtualDJ Pro Basic ou VirtualDJ Pro Full.

Configurações avançadas de áudio e outros recursos da versão Pro (como suporte para controladores MIDI) somente poderão ser testadas por um período de 10 minutos, após os quais o programa retornará às configurações definidas para a versão gratuita com limites.

NOTA: VirtualDJ Home FREE é um programa destinado a uso não-comercial, feito para que somente sejam utilizados estritamente mouse e teclado para mixar. Este programa não pode ser utilizado em eventos nos quais você é remunerado por seu trabalho.

Para tocar em eventos ao vivo, recomendamos intensamente a utilização de VirtualDJ Basic ou VirtualDJ Pro Full com uma placa de som dedicada multicanal para DJs, como a Numark DJIO.


VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...