VDJPedia



 

A utilização de vídeo com VirtualDJ requer uma placa gráfica de alto desempenho, preferencialmente com memória de vídeo dedicada. Por favor, veja os requisitos de sistema especificados no fim da seguinte página: : http://www.virtualdj.com/products/virtualdj/index.html

Não se esqueça de manter marcado em CONFIG -> Video a opção usar aceleração de hardware / use hardware acceleration. Uma vez que o VirtualDJ com vídeo utiliza severamente os recursos da sua placa gráfica, esta opção deve ser marcada por padrão para que o programa tenha acesso livre a todos os recursos da mesma.

Em alguns casos, podem ocorrer falhas de reprodução caso o arquivo não carregue totalmente no deck do VirtualDJ. A reprodução direta a partir do HD pode ter travamentos como consequencia, portanto volte ao FAQ e consulte as dicas da seção "Carregamento de Músicas".

O VirtualDJ tem um "decodificador próprio" para vídeo, que você tem acesso em CONFIG -> Codecs. Porém, este decodificador do VirtualDJ utiliza codecs que já estejam instalados em sua máquina durante a reprodução. Problemas durante a reprodução do vídeo podem ser relacionados à falta de codecs, ou codecs inapropriados, portanto tenha sempre instalado em sua máquina um bom pack de codecs. Para Windows, temos entre outros o CCCP e o K-Lite, e para Mac OS entre outros o Perian (complemento do Quicktime).

Esteja atento também para atualização de drivers. Em alguns casos, as atualizações do VirtualDJ levam em consideração implementos adicionados em atualização de drivers de vídeo, portanto é sempre recomendável manter os drivers de vídeo de seu sistema (Mac ou Widows) devidamente atualizados. Procure as páginas de suporte do seu equipamento, lá você terá os drivers mais atualizados recomendados pelo fabricante.

Se você tem um computador com uma boa configuração, não existam erros de carregamento no deck, tenha bons codecs instalados, com drivers atualizados e esteja com VirtualDJ devidamente configurado, mas mesmo assim o vídeo está travando, picotando ou com lentidão, então este problema talvez esteja ocorrendo porque seu computador tenha duas placas de vídeo, sendo uma para alto desempenho e outra de baixo a desempenho, usada para diminuir o consumo de energia da bateria. Seu computador provavelmente está usando a placa de vídeo de baixo desempenho para VirtualDJ, tendo como resultado um desempenho ruim com vídeo.

Este comportamento é rotineiro em computadores com processadores Intel Graphics i3, i5 e i7 pois no núcleo destes processadores existe um processador gráfico integrado, chamado Intel Graphics HD-3000 ou HD-4000, que pode apresentar o comportamento acima descrito.
Caso você não tenha opção de uma segunda placa de vídeo melhor, utilize a ferramenta abaixo para corrigir alguns ajustes que melhorarão o desempenho do seu processador gráfico Intel (somente para usuários registrados).
http://www.virtualdj.com/addons/15870/Fix_Intel_HD_graphics.html

No Windows, em geral você pode escolher qual placa gráfica usar com VirtualDJ clicando com botão direito no ícone do programa localizado na área de trabalho e escolhendo a placa a partir do menu pop-up. Certifique-se também que o computador esteja configurado para alto desempenho em Painel de ControleOpções de Energia.


Com MacOS, certifique-se que a placa de video de alto desempenho esteja habilitada em Preferências do Sistema -> Economizador de Energia e escolhendo Desempenho do Processador: -> Máximo e desabilitando Troca de gráficos automática, escolhendo a opção Gráficos > Alto Desempenho

Por favor verifique seu computador para garantir que o mesmo esteja otimizado para rodar VirtualDJ.



NOTA: Caso seu PC Windows esteja equipado com uma placa de video NVIDIA e a opção para escolher não esteja disponível, talvez você necessite habilitar o painel de controle NVIDIA:

  • Clique em Iniciar e então em Painel de Controle. Selecione a opção Modo Clássico no lado esquerdo da janela.

  • Duplo clique em Painel de Controle NVIDIA

  • Clique Exibir e depois Adicionar opção “Executar com processador gráfico” ao menu de contexto. Feche o Painel de Controle NVIDIA

  • Clique com botão direito no ícone VirtualDJ e selecione Executar com processador gráfico. Então, escolha Processador NVIDIA de alto desempenho.



VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...