Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: File info no usando Mac

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

lexan13PRO InfinityMember since 2014
Pessoal tenho Virtual DJ LE que veio com a minha xdj r1 pionner usando windows quando não aparece o nome do arquivo clico com direito do mouse e aparece file info consigo copiar e colar e aplicar e o nome da música aparece certinho no play list do VIRTUALDJ, porém instalei em um mac pro e algumas músicas só aparecem o Artist, o Title não (nome da música, a pergunta é, como faço para fazer aparecer o nome certinho usando mac ???como faço para acessar file info e editar usando mac, pois faço isso facilmente usando o windows, agradeço quem puder me ajudar.
 

Posted Thu 16 Jul 15 @ 8:20 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Percebi que você criou o tópico e poucas horas depois, citou o próprio post inicial.
Por favor, não use táticas de visualização de tópicos para obter resposta rápida. TODA ajuda no fórum é voluntária, portanto não existe obrigatoriedade de resposta ou imposição de rapidez para retorno. Seu segundo post foi moderado. Leia sobre comportamentos inadequados nas regras do fórum.
Relativo ao problema, peço que aguarde alguns dias. Estou verificando junto ao time de suporte, e eles demoram um pouco a dar resposta nestes casos.
Mas claro, está sempre aberto que outro usuário possa registrar aqui a solução, caso saiba.
 

Posted Thu 16 Jul 15 @ 6:16 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
OK, recebi retorno.

Primeiramente, recomendo entender o que é o database, caso você não conheça isso no VirtualDJ ou conheça pouco.

Agora, vamos entender o processo utilizado pelo VirtualDJ v7.

Para acessar a guia FILE INFO no Windows, você clica com botão direito. Mas principalmente no Macbook não existe botão direito, então o movimento similar ao clique com botão direito, é o CTRL+click ou então o clique com dois dedos. Nota: isso não tem nada a ver com VirtualDJ, trata-se de navegação básica usando Mac.

Só que existe uma qustão: será que você precisa realmente refazer todo o processo de inclusão de título manualmente via File Info? Existem algumas alternativas mais interessantes...

1 - Não usar os campos Artist e Title (ou não usar ID3TAGs)

Basta ocultar estas colunas do navegador, e exibir a coluna "Name" ou "Filename", então você passa a usar o nome do arquivo. E também, nas opções de busca, clique no botão "lupa" ao lado do campo de busca e selecione o campo "Name" ou "Filename", assim ele passará a ser pesquisado cada vez que você digitar algo no campo de busca.

2 - Usar os ID3TAGS das músicas

Neste caso, você terá que aprender a gerenciar os ID3TAGs dos seus arquivos. Quando as informações próprias do arquivo estão armazenadas nos ID3TAGs, você não depende tanto do database, exceto informações analisadas ou criadas especificamente pelo VirtualDJ e não disponibilizadas em TAGs.
Além disso, a utilização de ID3TAGs habilita recursos fantásticos do VirtualDJ, como seleção automática de sugestões para playlist. Exemplo: se você tem o tag "year" preenchido em toda sua biblioteca e precisa fazer uma seleção somente de músicas dos anos 80, basta criar uma Pasta Filtro e delimitar os resultados desta pasta a arquivos cujo ano estiver entre 1980 e 1989.
Hoje em dia, o uso de ID3TAgs para organização da biblioteca é quase que uma obrigatoriedade, pois todos os programas para DJs se baseiam nestas informações.

3 - Extrair os campos "Artist" e "Title" diretamente do nome do arquivo

Se os seus arquivos são nomeados no padrão [artist] - [title] (ex. David Guetta feat. SIA - Titanium; Florence + The Machine - Sweet Nothing) então você pode usar o programa para preencher automaticamente os campos artista e título através do nome do arquivo. Basta selecionar as músicas que quiser aplicar o procedimento (CTRL+CLICK ou SHIFT+CLICK) e então clicar com botão direito, opção Batch > Title from filename

4 - Usando o FILE INFO para alterar os ID3TAGS, ou transferir em bloco as informações do Database para o ID3TAG

Claro, ao realizar a edição via FILE INFO você tem opção de transferir a informação editada para o ID3TAG. Você pode fazer isso de modo individual arquivo por arquivo, clicando no botão com o símbolo " > " localizado embaixo de cada campo da guia FILE INFO.

Você pode usar também ferramentas auxiliares como o VirtualDJ Database Manager para transferir estas informações em bloco para os ID3TAGs das músicas.
Nota 1: o Gerenciador de Database é uma ferramenta que talvez esteja disponível somente para usuários VirtualDJ Pro Full.
Nota 2: apesar de possuir somente versão para Windows, você pode usar a ferramenta para transferir os dados do database para os ID3TAGs normalmente. O Mac lê ID3TAGS sem problema algum, pois é algo inerente ao arquivo de mídia (.mp3, .mp4, .flac, etc.).

5 - Transferir dados do Database junto com o arquivo

É um pouco mais complexo, mas viável...

Para VirtualDJ v7, quando você atualiza o título usando a guia File Info, o VirtualDJ não atualiza o ID3TAG do arquivo, e sim atualiza no seu banco de dados interno. Portanto, ao mudar este arquivo de local - copiando em um flash drive para uso em outro sistema - a informação editada não estará disponível exceto você leve as informações do database junto.

Portanto, eu recomendo sempre que você necessitar transferir ou copiar arquivos do seu HD principal para um dispositivo secundário, que o faça através do VirtualDJ. O navegador do programa possui algumas funções básicas de alteração, como renomear, copiar, mover... Assim, automaticamente o programa atualiza o database e caso você copie a música para outra unidade, ele carregará junto todas as informações do database principal para seu dispositivo secundário, e você terá as informações editadas disponibilizadas normalmente. Assista este vídeo para maiores detalhes do procedimento.

No seu caso, há uma particularidade que pode tornar o processo de disponibilização das informações do database um pouco mais complicado: você está fazendo uma transferência de sistema, de Windows para Mac usando o VirtualDJ v7, consequentemente haverão alterações significativas no database que dificultarão para que você possa usar estas informações em sistemas diferentes.

Então, mesmo após a montagem do seu flash drive usando as operações de mover/copiar do VirtualDJ, será necessário um passo adicional para que estas informações sejam lidas no Mac. Será necessário atentar para o formato do drive que você está usando no Mac (Mac não altera dados em drives NTFS) e também realizar algumas edições no database (nos endereços Windows, pastas são separadas por barras "/", e no Mac, são contrabarras "\"). Clique aqui para procedimentos de transferência de database de uma máquina para outra.
 

Posted Fri 17 Jul 15 @ 9:27 pm
lexan13PRO InfinityMember since 2014
obrigado pela atenção.
 

Posted Sun 09 Aug 15 @ 3:26 pm


(Old topics and forums are automatically closed)