Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Denon DN-MC6000 + Denon DN-S1200 + VirtualDJ mixando áudio e vídeo. Como configurar? - Page: 1

This part of topic is old and might contain outdated or incorrect information

Moçada, adquiri o Denon DN-MC6000 e também o Virtual DJ Pro 7.0.4. Qual a configuração ideal para eu rodar minhas DN-S1200 nos decks 1 e 4 e o Virtual DJ nos decks 2 e 3 mixando áudio e vídeo? Qualquer ajuda é bem vinda. Abraços.
 

Posted Thu 26 May 11 @ 12:27 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Mudei o título do tópico. Se fosse só pra te dar dicas sobre "VirtualDJ com Denon MC-6000" seria bem mais fácil.

Vou ficar devendo os detalhes, pois é uma configuração avançada e personalizada, consequentemente um pouco complicada, e exigirá de você bastante dedicação, e mais ainda se vc for leigo em uso de software. Eu somente conseguria ajudar detalhadamente se tivesse o mesmo setup aqui na minha frente.

Existem muitos meios de se fazer isso, eu concebi um aqui, mas você terá que quebrar a cabeça pra botar em prática. Pode ser que durante o processo você perceba que hajam meios diferentes de fazê-lo.

Considerando que estamos falando de Windows, seguem algumas dicas:
  • É importantíssimo vc colocar na cabeça que TODO controlador é divido em 2 módulos, um de controle (associe a drivers MIDI) e outro de áudio (associe a drivers ASIO). Tendo isso em mente, será mais fácil entender o desenrolar do processo. O grau de complexidade neste caso é alto pois você tem 3 controladores em mãos pra brincar, e quer que eles se juntem num só programa - se com um já é meio complicado pra funcionar, imagine com 3. Mas nada é impossível, só vai exigir cabeça fria e dedicação.

  • Atualize firmwares e drivers dos 2 equipamentos (essencial). Visite o site Denon para baixar e obter detalhes do procedimento de atualização, que talvez também esteja escrito no manual dos equipamentos.

  • Entenda como configurar os equipamentos separadamente, eles precisam funcionar sozinhos isoladamante antes de tentar juntar todos eles. Clique aqui e você tem dicas para configurar o DN-MC6000 (em inglês) e clique aqui para dicas sobre DN-S1200. Somente siga em frente após conseguir botar esses caras pra funcionar separadamente, e sobretudo entender como foi feita a configuração de ambos. Se você não compreender isso talvez não consiga concluir o processo.

  • A chave de tudo está no mixer da MC-6000, ele vai operar parte em modo digital, e parte em modo analógico. Você usará os canais 2&3 em modo totalmente digital, controlando os canais 2&3 do mixer interno do VirtualDJ e processando áudio dos decks 1&2, que serão controlados pelos decks da MC6000. E os canais 1&4 ficarão em modo analógico, eles serão desassociados do mixer interno do VDJ - por isso não haverá controle dos canais do mixer (as chaves não vão mexer, como ocorrerá nos canais 2&3). Os canais 1&4 receberão áudio das placas de som do S1200, porém cada um dos CDJs controlará separadamente os decks 3&4 do VirtualDJ.

  • Configure sua MC-6000 para usar somente canais 2&3 em MIDI, eles serão os caras que controlarão os decks 1&2. Os canais 1&4 irão receber som das 1200, e elas controlarão os decks 3&4 do VirtualDJ.

  • Mude o mapeamento do crossfader da MC-6000 para atuar no crossfader de vídeo do VirtualDJ. Assim, você poderá fazer a transição de áudio somente com os deslizantes de volume de cada canal, separadamente das transições de vídeo, que será feita via crossfader. Selecionando decks (botões em cada lado do crossfader) você poderá definir por exemplo, os decks 2&3 para mixar somente vídeo, e os decks 1&4 para mixar somente áudio.

  • Após configurar as S1200 conforme dicas no link, ligue-as nos canais traseiros LINE 1 e LINE 2 observando chaveamento line/phono e as chaves dos canais 1 para LINE 1 e canal 4 para LINE 2.

  • O sound setup terá que ser em modo advanced audio config. Defina os decks 3&4 para usar os drivers ASIO da S1200 e os decks 1&2 para usar os drivers ASIO da MC6000. Saiba mais sobre advanced audio config lendo o manual do programa, temos em português nos primeiros tópicos da comunidade.

  • Na aba mappers, selecione o mapper da S1200 e em opções dos mappers, defina para atuar somente nos decks 3&4, e para o MC6000, defina para atuarem somente nos decks `1&2. Preferencialmente, não use os botões "deck change" da MC-6000.

  • Bom, como disse, há vários modos de se configurar. Um modo mais fácil consiste em configurar a MC6000 normalmente para 4 decks, e deixar as S1200 sem áudio, somente como controlador, controlando 2 decks paralelamente à MC6000 (os decks obedecerão comandos tanto da MC-6000 quanto da DN-S1200). Isso irá acontecer se você simplesmente configurar o programa para usar a MC6000, normalmente, e somente conectar as S1200 ao computador. Mas deste modo que te passei, você tem uma separação de funções mais clara, e poderá tocar CDs comuns em suas 1200, basta retirá-las do modo PC.

Como eu falei, não tenho como responder sobre minúcias do procedimento. Só posso tentar traçar uma rota, pra você seguir. E se você tiver problemas, será muito difícil que eu consiga te dar dicas de como resolvê-los.

Por isso, espero ter te ajudado, e desejo boa sorte!
 

Posted Thu 26 May 11 @ 8:19 pm
Speedy53, eu já tinha feito grande parte do que vc escreveu, pois mesmo sendo leigo na controladora, já cheguei a usar as dn-s1200 como placa de áudio. Mesmo assim não há palavras para agradecer sua dedicação. Consegui configurar do jeito que eu queria. Estou usando as dn-s1200 nos canais 1 e 4 analogicamente, independente do software e controlando os canais 2 e 3 pelo DN-MC6000 c/ o Virtual DJ.

Espero um dia ter o conhecimento suficiente para poder retribuir essa ajuda.

Mais uma vez obrigado. Sucesso sempre!!!!!!
 

Posted Thu 26 May 11 @ 9:58 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Ótimo saber que pra você foi fácil, espero que para outros também o seja.
Minhas dicas tinham por objetivo ter o VirtualDJ em trabalhando com 4 decks, sendo 2 controlados pelas S1200 e 2 controlados pela MC6000.
Pelo que entendi, você manteve o VirtualDJ em 2 decks controlados pela 6000 e os 1200 trabalhando com "cds comuns". Estou certo?
 

Posted Thu 26 May 11 @ 10:10 pm
Perfeito Speedy53, pelo menos até eu confiar totalmente na controladora.

Grande abraço.

Xande
 

Posted Thu 26 May 11 @ 10:12 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Só para fins de registro, se você decidir usar as DN-S1200 também como controladoras para os decks 3&4, você pode tirar as duas do "PC MODE" a qualquer momento e usar como back-up em caso de falha do software. Uma vez que os canais 1&4 estão em analog, o mixer da 6000 continuará funcionando para estes canais, mesmo se houver crash do programa.
 

Posted Thu 26 May 11 @ 10:18 pm
Obrigado pela dica.

Grande abraço.
 

Posted Thu 26 May 11 @ 10:33 pm
Olá, Acabei de adquirir a Denon-MC6000.
Pelo jeito vou precisa de muita ajuda. Gostaria de saber o que me pode falar dos primeiros passos, primeiramente sobre configurações.
Preciso comprar alguma outra edição do Virtual? A que vem com o Denon não supre as necessidades básicas?.
Não consigo configurar a saída de som no fone. Sistema Windows 7. Só consigo ouvir a própria musica da saída Máster. Mesmo girando o botão para Cue.
Pode me fornecer algumas dicas.
Obrigado
 

Posted Thu 09 Jun 11 @ 8:38 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Logo acima, eu postei um link para um blog do JP Boggis para configuração do Denon MC-6000. Mas decidi traduzir as dicas dele para facilitar para você e outros que necessitarem. Repetindo o link: http://www.virtualdj.com/homepage/jpboggis/blogs/4365/Denon_DN-MC6000_Configuration_And_Troubleshooting.html

Lembro que as melhores dicas de configuração estão no manual do seu equipamento. As dicas abaixo são preciosas, mas geralmente tudo que precisa ser feito para colocar o equipamento para funcionar estão no manual.

O autor cita que a atualização de drivers, firmware e programa devem ser feitas somente se você tiver problemas. Eu recomendo que, antes de mais nada, você execute estes procedimentos de atualização:
  • Registre o número de série do seu VirtualDJ LE, clique aqui e digite-o na parte LICENSES
  • Após registrar-se, baixe a última versão disponível no seu centro de downloads (clique aqui)
  • Atualize firmware e drivers do seu equipamento, baixando e instalando conforme orientações do fabricante (clique aqui).

jpboggis wrote :
Configuração para uso do mixer interno e 4 decks:

Para mixar áudio por software usando 4 decks e o mixer interno do VirtualDJ através dos 4 deslizantes de canal, defina o seguinte:

  • Coloque o interruptor localizado na parte traseira do DN MC6000 para PC MIX

  • Selecione MIDI como fonte (source) para cada canal.

  • Pressione CF Mode para escolher ambas opções AUDIO e VIDEO (ou se você preferir usar o crossfader somente para VÍDEO, escolha VÍDEO.)

  • No VirtualDJ, vá para CONFIG > SOUND SETUP e defina suas configurações de som da seguinte forma:

    INPUTS: LINE INS
    OUTPUTS: HEADPHONES
    SOUNDCARD:
    Windows: ASIO > Denon Driver ASIO
    Mac: 4-CARD > DN MC6000

  • Clique em APPLY

Configuração para uso de mixer externo e 2 decks:

Para mixar áudio por hardware usando 2 decks (esquerdo /direito) usando os recursos do mixer do DN-MC6000, através dos 2 canais centrais, ajuste o seguinte:

  • Coloque o interruptor localizado na parte traseira do DN MC6000 em INT MIX

  • Selecione USB /MIDI como fonte (source) para os dois canais.

  • Pressione CF Mode a escolha VÍDEO.

    IMPORTANTE: Certifique-se que a luz indicadora AUDIO esteja apagada, caso contrário, você também irá controlar o mixer interno do VirtualDJ e não será capaz de executar pré-escuta pelo mixer do MC6000. Isso ocorre porque o áudio é suprimido pelo VirtualDJ antes que ele atinja a placa de som do MC6000 e seu mixer físico. Certifique-se que o crossfader no software VirtualDJ esteja sempre no centro.

    Alternativamente, no VirtualDJ Pro você pode desativar o crossfader de áudio do programa, acessando CONFIG > OPTIONS e ajustando Crossfader para DISABLE.

  • No VirtualDJ, vá para CONFIG > SOUND SETUP e defina suas configurações de som da seguinte forma:

    INPUTS: LINE INS
    OUTPUTS: EXTERNAL MIXER
    SOUNDCARSDS:
    Windows: ASIO > Denon Driver ASIO
    Mac: 4-card > DN MC6000

  • Clique em APPLY

  • Quando escrevi este tutorial, há um bug no firmware DN MC6000 que ainda envia a posição do crossfader, controles de volume e botões do EQ no VirtualDJ ao iniciar o programa, em modo INT MIX , o que pode resultar em todos estes não estejam em suas posições padrão, afetando a mixagem de áudio através do mixer real no DN-MC6000.

    Para resolver, acesse CONFIG > MAPPERS, escolha a opção DN MC6000 no menu drop-down e clique em[ + ] (ADD). Escolha ON INIT no menu drop-down seguinte e digite o seguinte na janela ACTION:

    crossfader 50% e 100% em volume e 50% eq_low & eq_mid 50% e 50% eq_high


Somente aplicável no VirtualDJ Pro: Se você quiser alterar a ordem dos canais do mixer MIDI do software (somente no modo PC MIX) para 3 > 1 > 2 > 4 em vez de 1 > 2 > 3 > 4:

  • Acesse CONFIG > MAPPERS e escolha a opção Denon DN-MC6000 no menu drop-down.

  • Encontre o mapeamento para VOLUME

  • Alterar o mapeamento na caixa ACTION: para o seguinte:

    action_deck 1? volume_slider deck 3: action_deck 2? volume_slider deck 1: action_deck 3? volume_slider deck 2: baralho de 4 volume_slider

  • Repita os passos acima para os seguintes itens, substituindo onde estiver escrito volume_slider pelo verbo adequado, como indicado abaixo:

    PFL: pfl
    EQ_LOW: eq_low
    EQ_MID: eq_mid
    EQ_HIGH: eq_high
    ganhar: gain_slider

NOTA: mapeamento personalizado só é possível em VirtualDJ Pro Full. Se você estiver usando o VirtualDJ LE (Limited Edition) que vem com o DN MC6000, você precisará atualizar, acessando http://www.virtualdj.com/buy/index.html. Lembre-se que você terá um desconto na atualização.


Usando drivers WDM ao invés de ASIO

Somente aplicável no VirtualDJ Pro e Windows PC: se você quiser usar drivers WDM em vez de ASIO, você pode fazer isso através do “Advanced Audio Setup”. Drivers WDM não permitem áudio em baixa latência (Importante para a resposta rápida ao fazer scratch), mas são mais simples e menos suscetíveis a problemas como paradas no som, cortes no som, etc

  • Acesse CONFIG > SOUND SETUP e selecione OUTPUTS: Advanced Config

  • Seguida, clique em [ + ] e adicione o seguinte:

    Master | Speakers (MC6000) | Output 7&8
    Headphones | Speakers (MC6000) | Output 3&4

  • Clique em APPLY.

NOTA: Se você tiver problemas com paradas no som, cortes no som, etc, quando usando o driver ASIO, você pode ter problemas de desempenho com o seu computador e /ou configuração incorreta no VirtualDJ. Por favor, veja http://www.virtualdj.com/homepage/jpboggis/blogs/4094/Common_performance_issues_and_solutions.html para uma lista de causas comuns e suas soluções (em inglês).

[Nota de tradução: você pode também obter dicas de desempenho no link http://www.virtualdj.com/homepage/Speedy53/blogs/4023/Dicas_para_melhoria_de_desempenho_em_NOTEBOOKS_LAPTOPS_-_Sistema_Operacional_Windows_XP_e_Windows_Vista.html


Solução de problemas:

  • Se você tiver problemas com congelamento do controlador DN MC6000, faça o download e instale os drivers e o firmware mais recentes, obtenha no endereço http://www.denondj.com

  • Se o botão LOAD B não funciona, isso significa que você está usando uma versão desatualizada do VirtualDJ. Por favor, atualize para a última versão (v7.0.2 ou posterior), registando o seu número de série na página http://www.virtualdj.com/users/edit.html (Se você não tiver feito isso) e depois acessando seu Centro de Downloads (Download Center): http://www.virtualdj.com/download/updates.html

  • Se ocorrer falha na instalação do driver ASIO, verifique se você está logado no Windows com permissões de administrador e se o UAC (User Account Control) no Windows Vista ou 7 esteja desabilitado. Para obter instruções sobre como desabilitar o UAC, por favor, procure no Google: desabilitar o UAC

  • Se o DN MC6000 se recuse a trabalhar como um controlador MIDI, ou só aparece no CONFIG > MAPPERS como Simple MIDI Wrapper, então você pode ter modificado acidentalmente o canal MIDI ao apertar SHIFT + SAMPLER /EFFECTS/RECORD. Para corrigir esse problema, pressione SHIFT + BROWSE para redefinir os canais MIDI padrão.

  • Se um jogwheel não faz scratch, pressione SHIFT + << para ativar o modo de “scratching” (Vinyl Mode).

  • Se você prefere desligar o scratch, pressione SHIFT +>> para desativar o modo de “scratching” (o jogwheel sempre realizará “pitch bend” quando a música estiver tocando.)
 

Posted Fri 10 Jun 11 @ 8:09 am
Estou com grande dificuldade em configurar minha MC 6000. Meu maior problema esta sendo a escolha do lado do crossfader... Os dois estão ocando do mesmo lado e ainda por cima no mesmo canal! Gostaria q os decks 2 & 3 fossem programados para a MC 6000 e os outros dois (1 & 4) ficasse apenas no sisema line (eu ligaria 2 cdjotas no mesmo). Estou tendo outras dificuldades (trabalho com a versão 7.0.3) mas me orientando em especial isso partimos para uma possivel solução! Muito obrigado desde já!
 

Posted Sun 12 Jun 11 @ 4:07 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
As coisas são um pouco complicadas para mim pois não tenho uma MC-6000 para ajudar e fazer testes... o que posso orientar baseia-se unicamente em instruções dadas por outras pessoas.
Mesmo assim, para mim a solução não é difícil e já foi escrita nos posts acima.
  • Os lados A e B e curva do X-fader são definidos pelas chaves no painel frontal da 6000, basta definí-los conforme sua necessidade.
  • Siga as orientações do post logo acima do seu, para configuração da M6000 controlando 2 decks do VirtualDJ, que serão comandados nos canais 2 e 3. Não me parece difícil executá-las.
  • Mantenha os canais 1 e 4 com a chave SOURCE (seletor localizado próximo ao logotipo DENON) voltados para LINE IN 1 e 2 respectivamente, e conecte os CD players nestas entradas localizadas na traseira do controlador.
 

Posted Sun 12 Jun 11 @ 9:22 pm
Estou apanhando um pouco ainda mas vou tentar ajudar.

O Speedy já começou a dar o caminho das pedras. Os canais 1 e 4 devem estar em line 1 (1) e line 2 (4). A chave na parte traseira deve estar para INT MIX.

As chaves do crossfader frontais tem que estar:

Olhando de frente a dn-mc6000 as chaves 1 e 2 voltadas para A e as chaves 3 e 4 voltadas para B.

Essas etapas já vão ajudar um pouco.

O que eu for descobrindo postarei aqui também para ajudar.



 

Posted Sun 12 Jun 11 @ 11:45 pm
olá galera , adiquiri uma denon dn mc6000 e gostaria de saber para que serve aqules botões de parametro? afinal não achei nenhuma funcão pra eles no virtual dj.
 

Posted Thu 21 Jul 11 @ 6:41 am
Sua dúvida não está relacionanda à DN-MC6000 e o Virtual DJ como o tópico está sendo tratado. Então seria interesante abrir um novo tópico com a sua dúvida umas vez que voce enfrenta problema com o traktor. Mas sinceramente, dúvidas de como fazer a sua controladora funcionar com o traktor no fórum do Virtual DJ seria um pouco pesado não acha. Mas vai la, não custa tentar.
 

Posted Thu 21 Jul 11 @ 7:03 am
outra coisa, por duas vezes quando usei efeitos o virtual deu erro e fechou. estou usando a versão 7.4 para mac.
 

Posted Thu 21 Jul 11 @ 7:14 am
Ola pessoal trabalho com sonorização e temos as cdj da denon dn-s1200 eu preciso comprar o virtual dj para elas poderem funcionar corretamente com o programa, qual versão nós precisamo ter para trabalharmos com este conjunto e como faço.Se puderem me ajudar desde ja agradeço.OBRIGADO.

 

Posted Sun 31 Jul 11 @ 7:24 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Somente Virtual DJ Pro Full tem recursos MIDI necessários para uso deste CD player como controlador, e se vc adquirir hj será a versão 7.0.4.
Procure no fórum, temos vários tópicos com dicas específicas sobre funcionamento da DN-S1200 com VirtualDJ.
Bem como vários tópiicos com instruções para compra do programa.
Recomendo testar com VirtualDJ Home, que tem MIDI liberado por 10 minutos, para avaliar resultados antes da compra.
 

Posted Sun 31 Jul 11 @ 10:20 pm
Ola amigos, Estou com problemas e não sei como resolver. Comprei uma controladora DENOD DN-MC6000 e, com ela veio o cd do VIRTUAL DJ DE LIMITED EDITION, só que quando estalei ele no meu notebook fica incompleto, vem de uma forma faltando recursos e, me força a comprar DJ VIRTUAL PRO 7 e, me da uma opção de usar por 20 dias e depois expira, alguém poderia me dar uma ajuda, Se é dessa forma ou o que devo fazer para resolver esse problema. De sde já obrigado a quem me der uma resposta.

[Por favor, PARE de floodar o fórum... você já foi respondido
http://www.virtualdj.com/forums/147741/Portuguese_Forum/Licen_a_Virtual_DJ.html
Speedy53]
 

Posted Mon 23 Jan 12 @ 3:00 pm
Bom dia,

Como faço para usar meus toca discos Technics com o Denon - DN-MC 6000? Preciso de outra versão do Virtual Dj.

Grato
 

Posted Mon 30 Jul 12 @ 6:51 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Depende de como você quer usar seu toca-discos.
Caso seja simplesmente usar seu controlador como mixer, use as conexões traseiras line 1 e line 2, vire a chave traseira para "phono", e selecione a respectiva entrada nos botões de seleção de cada canal. Veja mais sobre isso no manual do proprietário.
Caso você queira controlar decks do VirtualDJ via sistema timecodes, você realmente precisará do VirtualDJ Pro Full e de uma placa com suporte para timecodes, pois o card interno da MC6000 não tem este recurso.
 

Posted Mon 30 Jul 12 @ 7:31 pm
65%