Speedy53
Sou Frank Speedy, membro do time de suporte VirtualDJ em língua portuguesa. Entre em contato, envie uma mensagem particular, ou faça uma postagem no mural público. Por favor use as ferramentas apropriadas para problemas e dúvidas com VirtualDJ. Veja os playlists dos meus sets, e fique ligado no meu blog, onde você pode ver vídeos meus discotecando - transmitindo ao vivo desde 2010.
I am Frank Speedy, member of VirtualDJ Support Team for portuguese speaking users. Contact me by private messages, or posting at the wall. Please use the appropriate tools if you have any issues regarding VirtualDJ. Check my sets, and stay tunned to my blog, where you can see my DJing videos - live streaming since 2010.
 Dicas para melhoria de desempenho em NOTEBOOKS/LAPTOPS - Sistema Operacional Windows XP e Windows Vista

Mon 08 Feb 10 @ 8:45 pm

Primeiro: se você chegou até aqui e não tem problemas de desempenho com VirtualDJ, você não precisa fazer nada que escrevi abaixo. E se você decidir mexer, procurar "chifre em cabeça de cavalo", CUIDADO pois você irá achar...

Segundo: se você chegou aqui porque está com problemas MAS utiliza versões ilegais/pirata de VirtualDJ, muito provavelmente o motivo do problema resume-se unicamente ao uso de versões modificadas e hackeadas do programa. Não estou aqui para julgá-lo por nada, mas é notoriamente conhecido que versões ilegais são prejudiciais ao funcionamento do seu sistema. Utilize versões autorizadas e legais do programa, o VirtualDJ Home é gratuito e pode ser usado para pessoas que requerem aplicações simples, ou para testar aplicações profissionais por 10 minutos. Você simplesmente pode ignorar este segundo parágrafo e seguir em frente, mas não me culpe caso nada do que escrevi abaixo funcione e você não resolva sua situação...

Terceiro: inicialmente, o sistema não é o primeiro culpado pelos seus problemas. Procure analisar como estão as configurações do programa. Antes de alterar coisas no seu sistema operacional, procure confirmar:

  1. Seu sistema atende os requisitos mínimos exigido pela Atomix para rodar o programa?
    Clique aqui para saber como deve ser seu sistema para que o VirtualDJ funcioone com tranquilidade.

  2. Você adaptou o VirtualDJ ao seu sistema?
    Em alguns casos, é preciso configurar o programa para que ele rode o mais leve possível, de acordo com as limitações de hardware do seu computador. O que escreverei abaixo é básico, todos os usuários de VirtualDJ devem fazer isso para adaptar o programa ao sistema. Se você não fez, FAÇA!

    • Cerifique-se que o programa está dimensionado para usar o máximo possível de memória pra carregar seus arquivos. Para VirtualDJ 6 e anteriores, em configurações > opções, procure a opção tempo carregamento máximo e defina em sempre. Para VirtualDJ 7, escreva "infinite" no campo de memória, nesta mesma aba.

    • Para vídeo, é fundamental que na aba configurações > vídeo a opção para usar aceleração hardware esteja marcada.

    • Em geral, na versão 6 e anteriores o programa apresenta algumas travadas de som quando na aba configurações > desempenho, as opções "safe mode/modo seguro" e "overclock" estão marcadas. Desmarque estas opções e faça testes com seu equipamento caso deseje marcá-las novamente. Para saber mais sobre a função desta e de qualquer outro item de configuração do programa, leia o manual em português aqui. Para VirtualDJ 7 basta desmarcar "safe mode / modo seguro" pois não existe a opção "overclock" na aba.

    • Se usando VirtualDJ v.6.1.2 ou inferior, faça em configurações > desempenho os testes básicos para adaptar o programa ao seu sistema. O teste é assim: começar em + rápido, testar, se deu certo deslocar gradativamente sentido + qualidade, testar, se deu certo deslocar de novo, testar, até o programa dar falha. Quando falhar, o ponto anterior da régua é o ideal para seu sistema. Após isso, desmarque as opções safe mode e overclock e só remarque caso trabalhando com baixa latência (timecodes), mesmo assim executando testes de performance ao remarcar.

    • Se usando VirtualDJ v.7.0 ou superior, na guia configurações > desempenho defina o VirtualDJ para rodar o mais leve possível. todas as opções deta guia devem ser definidas para que o programa ocupe pouco os recursos do processador. Clique aqui para baixar o manual do VirtualDJ em portugues para saber quais opções exigem mais ou exigem menos do computador.

    • Latência Numa definição simples, latência é o "tempo de resposta" do hardware a um comando de software. Seria algo do tipo, tempo que leva desde que você apertou o botão PLAY até a hora que a música começou a tocar.

      Todo hardware tem latência, o tamanho dela dependerá do sistema operacional e tipo de driver utilizado.
      Wndows > Hardware que trabalha com driver WDM costumam ter latência alta, e esta latência não pode ser modificada por software. Já em hardware que trabalha com drivers ASIO a latência é bem menor e pode ser ajustada, por isso que em muitos painéis gerenciadores vemos a latência descrita como ASIO BUFFER SIZE ou tamanho do buffer ASIO.
      MAC OS > O Mac trabalha com uma filosofia chamada Core Audio, onde os componentes sempre trabalham com latências reduzidíssimas, não há ajuste.

      Ao ajustar, o ideal é trabalhar com as menores latências possíveis, mas alguns sistemas não são potentes o suficiente para lidar com isso, é por este motivo que há o ajuste, que é simples.

      Basicamente, no painel de configuração do VirtualDJ mantenha o valor "auto", assim o programa não irá forçar latência no seu componente de hardware.

      Já no gerenciador do componente, ajuste o tamanho do buffer ASIO para os menores valores até perceber que a resposta de áudio está insatisfatória. Quanto maior for o número de componentes estiverem "pendurados" em seu sistema, mais difícil será para que seu processador lide com baixas latências.

      Sempre faça o ajuste de latência no gerenciador de seu controlador com o VirtualDJ fechado, assim o programa se ajustará automaticamente ao novo valor durante o start up. Com VirtualDJ aberto, a placa de som estará em uso então o novo valor de latência não será aplicado.

      Caso exista uma opção no VirtualDJ chamada Ultra-latency ASIO, mantenha sempre marcada. Esta opção habilita o programa para uso de latências reduzidas.

      Você pode alternativamente, após ajustar no gerenciador do componente, definir no VirtualDJ o mesmo valor de latência ajustado no gerenciador.

      Por exemplo: eu tenho um controlador MK2, que trabalha sempre com o menor valor de latência possível que é 2ms no meu caso, porém ao utilizá-lo para mixar vídeo e controle por timecodes ao mesmo tempo, a resposta fica ruim e eu preciso alterar a latência para 6ms ou 8ms.

Problemas Comuns de Desempenho (para PC)

As dicas da Wikipage em português do VirtualDJ são o segundo ponto a ser checado ANTES de proceder alterações de sistema. Clique no Link abaixo e verifique todos os pontos antes de seguir as orientações do guia Hercules, que envolve alterações no sistema operacional.

http://www.virtualdj.com/wiki/Problemas%20de%20desempenho%20comuns%20em%20PC.html


Guia HERCULES para Melhoria de desempenho de Sistema (para PC)

NOTA DO TRADUTOR: Caso seja realmente necessário mudanças no seu sistema, saiba que a maior parte das dicas a seguir foram retiradas deste artigo, encontrado no site de suporte técnico da Hercules. As minhas dicas pessoais estão destacadas sob a observação Nota do tradutor.


As alterações a seguir são sugestões, cabe ao usuário ler o material e avaliar a necessidade de utilização ou não destas alterações. Em nenhum momento assumirei responsabilidade sobre quaisquer erros de sitema inerentes a estas modificações.

Configurações para PC laptop & Otimizações do Windows

Um processador rápido e uma boa quantidade de memória são importantes, mas não necessariamente garantem um bom desempenho do computador ao utilizar aplicações para áudio/DJ, que podem ser muito exigentes.
Este documento irá cobrir muitas mudanças e modificações que poderão ser aplicadas ao seu computador para melhorar performances, e esperançosamente propiciar uma experiência mais satisfatória ao utilizar seu Hercules DJ Console.

  • USB
  • Configurações de Energia
  • Ajuste do Processador (CPU)
  • Discos rígidos (HDs) e partições
  • Internet e Antivírus
  • Programas e aplicativos
  • Melhorias de performance para Windows


USB

a) Uma vez que todos os computadores são construídos diferentes uns dos outros, algumas portas USB podem não ser fornecidas com a mesma capacidade elétrica e podem compartilhar recursos com outros componentes. Isso pode criar problemas como interrupções no audio e/ou falhas nos samples. Tente usar portas USB diferentes do seu computador até achar uma que funcione bem.

b) É recomendável desabilitar o gerenciador de energia para portas USB através do Gerenciador de Dispositivos:
- Clique com botão direito no ícone MEU COMPUTADOR localizado na área de trabalho e selecione Propriedades.
- Selecione a guia Hardware (Windows XP), ou no painel esquerdo (Windows Vista/7), clique em Gerenciador de Dispositivos.
- Sob a opção Controladores USB (barramento serial universal), de um duplo-clique em USB root hub.
- Na aba Gerenciamento de Energia, desmarque a opção O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia.
- Repita o processo para todos os USB root hub.

c) Sobre hubs USB:
Somente hubs USB com alimentação de qualidade podem ser usados. Entretanto, é recomendado NÃO usar um hub USB durante a instalação de drivers e/ou atualizações de firmware. Uma vez que os drivers estiverem instalados e você estiver certo que o Hercules DJ Console funciona conforme esperado quando conectado diretamente à porta USB do computador, então faça um teste com o hub USB.
Do mesmo modo, ao conectar vários dispositivos ao mesmo hub (como HDs externos), tenha em mente que todos irão compartilhar a largura de banda da porta USB. Isso significa que é muito provável ter problemas ao alcançar o limite da largura de banda da porta USB.

Configurações de Energia

Originalmente, laptops são configurados para usar a menor quantidade de energia possível, de modo a operar através da bateria. Isto, entretanto, não é desejável ao trabalhar com aplicações de áudio.
Então, é preferível usar a fonte de alimentação do seu computador e configurar seu laptop para rodar como um desktop comum.
Iniciar > Painel de Controle > Opções de Energia
a) Para Windows XP

- Esquemas de Energia deverá ser definido em Sempre ligado
- Todas as outras opções deverão ser definidas em Nunca

b) Para Windows Vista/7
- Sob Selecionar plano de energia, escolha Alto desempenho
Seu computador possivelmente possui opções de energia específicas na BIOS que poderão necessitar alterações. Consulte a documentação do seu computador ou o website do fabricante para mais detalhes.

Ajustes do Processador (CPU)

Laptops mais novos incorporaram um recurso que reduz a velocidade do processador. Isso permite economizar energia, porém novamente é indesejável para propostas de áudio, pois podem induzir a chiados.
Este recurso, conhecido como CPU Throttling, SpeedStep ou SmartCPU, normalmente é DESLIGADO quando o esquema de energia é definido em Sempre ligado/Alto desempenho, mas pode requerer alteração na BIOS.
E também, caso seu computador use processador Intel Pentium IV 3Ghz (ou superior). É recomendável desativar o HyperThreading na BIOS do computador.
A respeito destes recursos e suas possibilidades, por favor verifique a documentação de seu computador ou o website do fabricante para detalhes.

Discos Rígidos (HDs) e Partições

Idealmente, você deveria usar vários discos rígidos quando trabalhando com aplicações de áudio e vídeo; sendo um deles referente ao sistema operacional e programas, enquanto o(s) outro(s) seria(m) usado(s) para arquivos a serem utilizados e armazenamento/back-up.
Se isso não for possível, a próxima solução seria a criação de várias partições no mesmo disco rígido, que pode levar a resultados parecidos, e preferivelmente em discos mais velozes (7200 RPM).
Ao utilizar HDs externos USB, por favor verifique as recomendações sobre USB, previamente mencionadas.

Internet e Antivírus

O ideal seria que seu computador fosse exclusivo para performance como DJ, e deste modo não precisaria conexão com a internet. Sob estas circunstancias, programas de proteção como antivirus, firewall e outros similares não deveriam ser instalados, uma vez que os mesmos podem criar problemas durante a reprodução de áudio por escanearem continuamente os discos rígidos.
Entretanto, se você usa seu computador para internet e obviamente necessita que programas de proteção estejam atuando, você pode seguir os passos seguintes para reduzir o risco de distúrbios durante sua performance.
- Desative seus programas de proteção (Antivírus, Firewall, etc.)
- Desative todas as conexões de rede ou sem fio (wireless)
- Desative todos os programas de comunicação (Messenger, Skype, etc.)
- Feche todos os aplicativos usados para download (Torrents, etc.)

Programas e Aplicações

Sempre é melhor realizar uma instalação “limpa” de qualquer sistema operacional, mas frequentemente, como é o caso para muitos fabricantes, seu computador provavelmente veio com Windows pré-instalado e foi fornecido a você um meio de restaurar seu sistema em caso de problemas.
O lado ruim deste método é que o fabricante também instala muitos programas e aplicações que você talvez nunca use, mas que podem utilizar recursos preciosos de processador e memória mesmo se não estiverem rodando.
- Utilize Adicionar ou remover programas (Win XP) ou Programas e recursos (Vista/7) no painel de controle do Windows para desinstalar aplicações e programas que você não precisa usar.
- Na barra de tarefas (próxima ao relógio), clique com botão direito em cada ícone presente. Alguns programas podem lhe permitir acesso a um menu de opções ou preferências que podem permitir a você prevenir que algumas delas sejam executadas durante o start-up.

NOTA DO TRADUTOR: Existem alguns aplicativos que podem ajudar você a lidar com estes programas indesejáveis. Um deles é o DECRAPIFIER, que analisa seu sistema e remove os programas-lixo mais comuns. Você pode baixar este programa aqui.

Outro aplicativo que bloqueia programas que não estejam em uso durante a utilização de um programa específico é o GAME BOOSTER, que você pode fazer o download aqui.

Lembrando: Apesar de se tratarem de auxiliares na melhoria de desempenho, os programas acima são sugestões que usei e em alguns casos específicos, uso no meu sistema. Toda e qualquer ação feita por estes programas é configurada e determinada pelo usuário, e por consequência qualquer problema inerente a desinstalação de softwares “úteis” ou travamentos inerentes ao uso destes programas será responsabilidade do usuário do sistema.


Melhorias de performance para Windows

As modificações a seguir são coisas simples que podem ser feitas no Windows para melhorar o desempenho do sistema operacional, e consequentemente, no modo como as aplicações irão funcionar.
A maioria destas modificações será feita através do Painel de Controle.
Uma vez aberto, clique em modo de exibição clássico na coluna esquerda, e acesse os seguintes ícones:

a) Sistema
- Em Configurações Remotas, desmarque Permitir conexões de assistência remota para este computador.
- Em Restauração do sistema (XP), marque Desligar restauração do sistema.
Para Proteção do sistema (Vista/7), desmarque todos os discos exibidos.
- Em Configurações avançadas do sistema; clique em Configurações no quadro Desempenho.
_ Na aba Efeitos visuais, selecione Ajustar para obter melhor desempenho e clique Aplicar.
_ Na aba Avançado, defina o Agendamento do processador para Serviços em segundo plano.

b) Sons e dispositivos de áudio (XP) / Som (Vista/7)
- Na aba Sons, defina Nenhum som no menu Esquemas de som.

c) Vídeo (XP) / Personalização (Vista/7)
- Como Tema, escolha Tema clássico do windows.
- Como plano de fundo da área de trabalho, escolha Nenhum (XP) ou Cores sólidas (Vista/7)
- Como Proteção de tela, escolha Nenhum

d) Desative o Controle de contas de usuário (somente Win Vista/7)
- Iniciar > Iniciar pesquisa, digite msconfig e dê duplo clique sobre o ícone que for exibido no menu
- Na aba Ferramentas, role para baixo até achar a opção Desabilitar UAC.
- Clique sobre a linha, e aperte o botão Iniciar.
- Uma vez que a operação estiver completa, feche o msconfig e reinicie o computador para que as mudanças sejam efetivadas.