VDJPedia



 Software Take-Over ou Mixer sem MIDI

Quando utilizando um controlador MIDI ou um mixer externo para DJs talvez você observe que o crossfader, controle de pitch, deslizante de volume e/ou botão de ganho exibidos na skin VirtualDJ não respondem ou funcionam de modo intermitente.

Isso pode acontecer porque você não está usando um mixer real para DJs ser recursos MIDI (ex.: Pioneer DJM-300) ou um controlador MIDI que tem um mixer verdadeiro internamente (ex.: Numark MixDeck.)

De outro modo, se você está usando somente um controlador MIDI (ex.: Hercules DJ Console, Numark MixTrack, etc.) isso pode ser casao pelo 'soft take-over', que é aplicado por padrão aos seguintes controles na maioria dos controaldores MIDI:

  • Crossfader
  • Deslizante de Pitch
  • Deslizante de Volume
  • Botão de Ganho


Mixer de Áudio

A maioria dos mixers de áudio para DJs não tem recursos MIDI. A seção do mixer de alguns controladores como Numark MixDeck também não tem recursos MIDI.

Isso significa que não é possível para estes equipamentos atualizar a posição dos controles exibidos na tela do VirtualDJ. Para um mixer externo de áudio, não existe necessidade disso - para ver onde estão os controles, basta olhar para os botões e deslizantes do seu mixer real.

Se o seu mixer tem recursos MIDI mas não é mapeado, verifique a seção Mapeamento MIDI para mixer externo.


O que é 'soft take-over'?

Soft take-over é um recurso de segurança que previne a ocorrência de mudanças nos valores enquanto o deslizante ou botão não for corretamente posicionado conforme indicado pelos botões/deslizantes exibidos na skin do VirtualDJ.

Isso serve para prevenir uma mudança repentina do pitch, volume ou ganho que (conforme o caso), o que fatalmente aconteceria de outro modo.

Uma incompatibilidade entre os botões/sliders do programa e do controlador podem acontecer devido aos recursos do programa para ajuste automático do BPM ou ajuste automático de ganho.

NOTA: em alguns controladores, o soft-takeover pode ser implantado no próprio firmware do controlador. Isso geralmente é o caso de controladores de 4 decks com duas camadas (botões para alternar entre decks 1&3 e 2&4.) Alguns controladores podem permitir desabilitar opcionalmente caso você queira. Para mais informações, por favor consulte o manual do equipamento e/ou faça contato com o fabricante do controlador.


Pitch

Se você prefere equiparar manualmente as batidas antes de realizar suas mixagens, para prevenir uma incompatibilidade de pitch cada vez que você carrega uma nova música acesse CONFIG -> Options/Opções e desabilite Auto Pitch Matching/Equipara Pitch Automático e Pitch Reset on Load/Zerar Pitch ao Carregar. Ambas opções irão mudar automaticamente a posição do deslizante de pitch quando a música for carregada, resultando em uma incompatibilidade entre físico e programa.

Do mesmo modo, se você utilizar o botão SYNC ou o recurso AUTOMIX então isso irá mudar o pitch da música para equiparar o BPM apropriadamente, resultando em uma incompatibilidade de pitch.


Ganho

O valor do ganho irá alterar de uma múaica para outra, dependendo do que for determinado pelo VirtualDJ quando analisar uma música.

Na maior parte dos casaos, o ganho definido pelo VirtualDJ será correto e não haverá necessidade de realizar ajustes manuais.

Ao carregar uma música pela primeira vez, não inicie a reprodução até que a música seja completamente carregada, caso contrário o valor do ganho poderá ser muito alto/baixo no início do processo e poderá mudar repentinamente para o nível correto determinado automaticamente uma vez que a música carregue por completo e VirtualDJ possa detetar o valor correto.

Para prevenir isso, recomendamos que você faça uma pré-analise da sua coleção de músicas. Por favor veja a seção: Pré-análise da coleção de músicas


Desabilitando o soft take-over

Desde que o soft take-over seja executado pelo VirtualDJ e não pelo formware do controlador MIDI, então você pode opcionalmente desabilitá-lo editando o mapeamento para os referidos controles.

PITCH - Mude o mapeamento para pitch ou pitch_relative (para executar ajustes relativos à atual posição do deslizante).
GAIN - Mude o mapeamento para gain ou gain_relative
VOLUME - Mude o mapeamento para volume ou volume_relative
CROSSFADER - Mude o mapeamento paracrossfader ou crossfader_relative
EQ_HIGH - Mude o mapeamento para eq_high
EQ_MID - Mude o mapeamento para: eq_mid
EQ_LOW - Mude o mapeamento para eq_low

Se estas alterações não desabilitarem o soft take-over significa que o mesmo é implantado pelo firmware do controlador MIDI. Alguns controladores permitem desabilitar isso. Por favor verifique o manual do equipamento para detalhes.




VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...

VOLTAR para Configurações para controladores e Problemas comuns...