VDJPedia



 

Para utilizar um mixer de áudio externo para DJs com VirtualDJ, primeiramente você vai precisar do VirtualDJ Pro Full ou VirtualDJ Pro Basic. VirtualDJ Home FREE, LE (Limited Edition) e Console Edition não tem recursos para utilização de mixer externo, entretanto esta configuração pode ser testada por 10 minutos no VirtualDJ Home FREE.

NOTA: VirtualDJ Basic não tem recursos para uso de controladores MIDI, ex.: Hercules DJ Console, etc. Se você também precisa usar um controlador MIDI, então a única alternativa é adquirir o VirtualDJ Pro Full.

Você também precisará duas placas de som, ou uma placa de som com saídas múltiplas, como placas de som surround 5.1 ou preferivelmente uma placa de som dedicada para DJs com ao menos duas saídas estéreo, como a Numark DJ I/O. Isso irá possibilitar que você separe o áudio de cada deck do VirtualDJ e enviá-los separadamente a um canal diferente do mixer. Se você está usando um computador desktop PC, na grande maioria dos casos este já possui uma placa de som interna 5.1 (ou 6.1 / 7.1).

Uma vez que você já tenha a(s) placa(s) de som adequada(s), então acesse CONFIG -> Sound Setup, escolha Outputs: External Mixer e selecione a(s) placa(s) de som apropriada(s). Então, conecte as saídas de sua(s) placa(s) de som à entradas dos dois canais do seu mixer com cabos aproprados.

Uma vez configurado, simplesmente conecte seu fone de ouvido ao conector para headphones do seu mixer. Você poderá realizar a pré-escuta apertando em seu mixer o botão PFL ou CUE do respectivo canal (por favor, verifique o manual do mixer para mais informações).

Certifique-se que o crossfader do VirtualDJ (exibido na tela, em sua skin) está na posição central e os deslizantes de volume estão totalmente para cima (no máximo), caso contrário o áudio não será direcionado ao mixer e você não poderá realizar pré-escuta. Você precisa utilizar os elementos reais do seu mixer (crossfader, deslizantes, equalizadores), e não os controles do mixer do VirtualDJ.

Para separar saídas de 4 decks, você precisará de uma placa de som 8-out (4 estéreo). Somente usando configuração de áudio avançada (Advanced Sound Config) é possível separar as saídas dos 4 decks. Em CONFIG -> Sound Setup/Config.Áudio, escolha Outputs: Advanced Config então defina o seguinte:



Click APPLY/APLICAR.


NOTA: O VirtualDJ permite utilizar mais de uma placa de som em suas configurações de áudio, portanto se você não tiver uma única placa de som com 8 saídas (4 estéreo), você poderá usar duas placas de som com 4 saídas cada (2 estéreo) e quatro placas de som com somente 2 saídas (1 estéreo). Altere o nome da placa de som e os canais de saída (outputs) no Advanced Audio Config, acima exibido.


NOTA: Um controlador MIDI tudo-em-um como Hercules DJ Console, Numark MixTrack, etc. não é um mixer. Tratam-se de controladores MIDI baseados em programas, projetados para replicar o lay-out de um mixer tradicional para DJs. Entretanto, estes controladores geralmente não tem recursos para realização de mixagens via hardware e não funcionam se não forem conectados a um programa para DJs como VirtualDJ. Se você está usando um controlador como estes, mantenha sempre algum tipo de plano B ou solução reserva pronta para usar em caso de emergência. Alguns controladores tudo-em-um mais avançados e com alimentação independente possuem uma opção de emergência, uma entrada de hardware para conexão de uma outra fonte de reprodução, ou até mesmo recursos para mixagem via hardware.




VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...