VDJPedia



 

Versão original by Mora Max

COMO GRAVAR VÍDEO NO VIRTUALDJ VERSÃO 7 (WINDOWS PC)

Este tutorial explica como configurar VirtualDJ para gravar vídeo através dos codecs mais utilizados.
Não existe somente uma configuração de vídeo possível em razão da variedade dos codecs existentes e podemos obter inúmeras combinações. Porém as combinações de hardware são importantes e não pode ser matematicamente comprovado que uma determinada configuração em um sistema propicie o mesmo resultado em um novo sistema. Somente o teste final da configuração confirmará boa ou má qualidade.

A configuração abaixo explicada mira o seguinte objetivo:

  • boa qualidade de vídeo
  • estabilidade e baixo nível de utilização de CPU
  • eliminar problemas de sincronia entre imagem e som

Existem diversas soluções tais como utilização dos codecs Dvix, h264, xvid, mpeg e vários outros, mas com alguns deles ocorrem problemas com diferenças de tempo entre áudio/vídeo ou alta alocação de CPU que causa falhas (pulos) de frames de vídeo. A solução proposta é baseada nos codecs MPEG2 e MPEG4. Esta escolha é indicada não somente pelos motivos descritos, mas também através da experiência no desenvolvimento do programa e na coleção de informações prestadas por usuários. Então, no presente estas são as configurações recomendadas e também as mais populares e confiáveis.


Siga o seguinte procedimento:

  1. Instale ffdshow (use os ajustes padrão) e reinicie o sistema. Sugeri o ffdshow pois propicia bom desempenho com baixo consumo de CPU. Utilize a versão 32-bit, mesmo se seu sistema operacional fo 64-bit.

    Para baixar clique aqui.

    NOTA: alguns packs de codecs como o CCCP e K-Lite já possuem o ffdshow, não sendo necessário sua instalação. Acesse as pastas destes aplicativos e localize o ícone apropriado. Se não obter bom resultado, considere reproduzir os ajustes citados na versão 64-bit (algumas vezes instalada automaticamente) ou apagar a versão 64-bit (se instalada) do codec.

  2. Abra a página de configuração de gravação e defina o bit rate (taxa de bits) para o áudio.



    Clique em “config” e escolha o bit rate. É recomendado um valor entre 192 a 320 Kbs para uma boa qualidade de áudio.



  3. Agora, a configuração de vídeo:



    Clique em "CONFIG" e escolha no menu drop-down a opção ffdshow Video Codec, então clique em "Configure"



    Agora, vamos configurar o codec MP4V:



    Mas se você prefere MPG2:



As imagens exibem ajustes que darão bom resultado para ambos codecs. Se você quiser economizar espaço no disco rígido, você poderá escolher outros ajustes através dos parâmetros do codec, em particular baixando o valor do bit rate.

Esta solução não é a mais econômica em termos de espaço utilizado no disco rígido, mas isso hoje em dia não é um grande problema. Usualmente esta configuração é muitop estável, não sobrecarrega a CPU e resulta em áudio e vídeo de boa qualidade.

Agora, que tal gravar alguns vídeos?



VOLTAR ao Indice