Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: unificar database de varios discos - VDJ8

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Boa noite amigos,
Toquei muito tempo do fim dos anos 80 aos 90, meados de 2000... Tenho uma coleção incrível de 12" e mp3, muitos dos 12 já ripados e utilizo o vdj acho que desde a 1a versão... Resumindo, hj para brincar uso uma pionner RR com VDJ8, em um cpu Xeon bi-processado 16vproc 2.8ghz, 32gb memoria, sistema 64 bits Windows, 3 telas para áreas de trabalho diferentes, varios hds fisicamente na maquina (12tb), 2 externos de 1gb cada, e um storage externo ligado a rede de 3gb...

Sempre usei um dos hds externos para tocar no vdj, e isto funcionou bem durante muito tempo... quando quero usar fora de casa levo o note que tem o vdj instalado plugo o HD com as confs copiadas do micro master e tudo da certo.. POREM, AQUI VEM O PROBLEMA:

ate a versão 7, existia um arquivo criado no root do disco externo (VAMOS CHAMAR DE DISCO 1) chamado "virtual dj local database.xml"... ate aqui tudo legal... mudei para o vdj8 a anos já e não dei muita importância para entender a estrutura de diretórios. Faco uns backups de tempos em tempos deste externo para o hd storage (VAMOS CHAMAR DE DISCO 2) de rede, para tentar manter um banco com as mp3 ripadas etc.

O que aconteceu: A uns 2 meses, "perdi" o hd externo (DISCO1) e utilizei o VDJ apenas com o disco storage (DISCO2). O sistema subiu, faltando muito coisa mas deu para usar. Encontrei este hd (DISCO1) e ao utilizar ele, apesar de ter copiado conteúdo novo que foi enserido no hd do storage (DISCO2) o conteúdo não subiu... analisei os discos, arquivos do sistema, arquivos que poderiam estar no disco e não achei nada de db do vdj8 neles.

<<< IMPORTANTE >>> hoje so tenho acesso a todo playlist no vdj8 se os dois discos estiverem ligados ao cpu.


O QUE PRECISO:

- UNIFICAR O CONTEUDO DE MP3 DO DISCO1 E DO DISCO2 EM UM TERCEIRO DRIVE, NOVO;
- ALTERAR AS CONFS DE DATABASE EXISTENTES PARA QUE TODO CONTEUDO SEJA ACESSADO A PARTIR DESTE DISCO.
- COPIAR O SISTEMA INTEIRO VDJ8 (BACKUP DO VDJ COM PLAYLIST, CUES, BITMAPS, ETC ETC ETC) PARA GUARDAR E USAR EM CASO DE REINSTALACAO E PARA REPASSAR AS MESMAS CONFS PARA O NOTEBOOK.


Sistema:
- vdj pro infinity 8 (migrado de minha conta vdj de 6 para 7 e de 7 para 8);
- Windows 64 bits;
- Pionner DDJ RR, Pionner DDJ RB2, Pionner WEGO
- 1 disco externo master;
- 1 storage rede slave;

Alguem sabe o caminho para unificar os discos e o playlist em um novo disco?

Aguardo, obrigado,.

Andre
 

Posted Sun 18 Nov 18 @ 9:17 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Vamos ver se entendi.
O disco 1 está desatualizado, o disco 2 não tem todas as músicas do disco 1 mas está atualizado com músicas inseridas durante o tempo em que o disco 1 estava perdido. Você quer migrar este conteúdo dos dois discos para um outro disco, chamado disco 3, mas não quer perder suas infos VirtualDJ 8 (Cues, BPMs, Keys, etc.)

Em primeiro lugar, se não tivesse um database VirtualDJ em ambos discos você não teria músicas com infos VirtualDJ 8. O database local fica em (exemplo) J:\VirtualDJ\database.xml

Sobre a criação do disco 3, existem duas maneiras de se fazer isso, uma "sem usar VirtualDJ" e outra "usando VirtualDJ".
Se você não quer usar o programa, ao atualizar o dicso 3 você precisará manter exatamente a mesma estrutura de disco (sequencia de pastas, nome de pastas, nome de músicas) que você tem no disco 1 e 2 e criar um database.xml mesclado com os dois discos. Este processo é um pouco mais complicado pois se você alterar as estruturas de disco por uma vírgula sequer ou errar uma linha na criação do databse mesclado, você perde seu trabalho (mas não perde as infos VDJ que estarão sãs e salvas nos outros 2 discos).
O método que eu recomendo é usando o VirtualDJ. O programa tem funções no navegador via rightclick que permitem copiar, renomear, deletar, mover arquivos entre unidades de armazenagem e o que é melhor o database é atualizado imediatamente. O método de seleção é o mesmo do windows (CTRL+click para selecionar vários arquivos um a um, SHIFT+click para selecionar lista de vários arquivos). Portanto, usando este método basta copiar seus arquivos dos discos 1 e 2 para o disco 3. Você pode criar novas estruturas de pasta, alterar nomes, e o programa se atualiza imediatamente. Clique aqui para assistir um vídeo onde eu faço uma operação destas, mas ainda com VirtualDJ 7 (no VirtualDJ 8 não muda nada). Este método é mais lento, porém mais fácil.
Assim que tiver criado o disco 3, recomendo fazer um backup mensalmente dos seus dados em outra unidade (pode até usar os discos 1 ou 2), para evitar problemas. Uma vez por mês eu formato meu disco de backup e atualizo o mesmo com as informações do meu disco principal. Neste caso você não precisa fazer o backup por dentro do VirtualDJ pois os discos serão "cópias espelho" um do outro.

Sobre playlists, é bom entender o conceito que você está usando. Muitos usuários chamam suas bibliotecas de playlists (por exemplo, o conjunto de arquivos que existe dentro de uma pasta) mas no VirtualDJ eu entendo por playlist as listas de músicas que você elabora usando o programa, são arquivos .m3u e estão armazenadas em "Lists & Advice > Playlists". Estas playlists ficam originalmente na pasta Documentos\VirtualDJ\Playlists. Você pode usar o mesmo sistema de cópia basta clicar com botão direitos no arquivo .m3u dentro do browser VDJ e escolher a opção.

Sobre configurações, é bom entender também o conceito. Muitos usuários acreditam que atualização de database seja feito por configuração. Para databases já conversamos sobre o método. Mas eu entendo por configuração as opções de programa que você define (são centenas atualmente). Por exemplo, se você definiu usar os decks com pitch range en 10% e quer que isso esteja disponível durante as próximas utilizações de VirtualDJ. Estas opções são gravadas em documentos/virtualdj/settings.xml e podem ser gravadas em backup, mas é importante que se faça backup diário pois todos os dias você muda alguma coisa no programa. Dica: se você usa algum sistema de armazenamento em nuvem (GDrive, OneDrive, etc.) você pode configurar a pasta documentos/VirtualDJ para backup em nuvem assim você sempre terá estes dados atualizados.
 

Posted Mon 19 Nov 18 @ 12:56 pm


(Old topics and forums are automatically closed)