Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Timecode e funções de uma controladora

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

DJCRDHome userMember since 2013
Pessoal,
Antes de mais nada, parabéns a todos pelo compartilhamento de informações do fórum.

Sou, ou fui, DJ desde 1993, toquei com tudo quanto é equipamento analógico, desde 1200MK2 à fitas k7, deck de rolo a LD 12" (nossa esse poucos lembram ou viram).
Mas enfim, já faz um bom tempo que estou não estou na ativa, mas o bichinho que nos contamina nunca nos deixa, então quero voltar.

Há alguns anos (acho que 7) comprei um par de numark CDX e um Mixer Behringer VMX200. De lá pra cá fiz pouquíssimos eventos, mas sempre estou brincando com o equipamento em casa.

Bom, demorou pra eu me interessar completamente pelos softwares e controladores. No passado remoto eu até toquei com um desktop em duas festas usando o PCDJ Red e depois o PCDJFX, mas sem controladoras.
O fato é que agora eu quero uma controladora.
Minhas dúvidas não são se essa ou aquela é melhor, sei como se comporta o setor de equipamentos de som, o mais barato não é o melhor, nem o mais caro também, o que manda é a necessidade de cada um.

Por isso preciso de uma grande ajuda.
O meu interesse é fazer timecode com as numark CDX usando uma controladora, isso porque eu teria o charme e a sensação dos vinis rodando aliados aos recursos de software, além de poder usar somente a controladora em alguns casos.
Com isso já andei um bom caminho na escolha, certo?

A dúvida é a sequinte:
Usando timecodes eu consigo utilizar os recursos da controladora, como por exemplo, cues, samples, efeitos, etc.?


Em relação a qual controladora, de antemão fiquei muito interessado nos seguintes produtos:
Voxoa C60
Stanton DJ4.C
Amarican Audio VMS4.1 ou VMS2
Numark N4

Observando a quantidade de recursos descrito por cada fabricante eu ficaria com a Voxoa C60, mas não sei se com timecode a C60 se comportaria como um "mixer+placa" sem acesso aos recursos.

Não sei se consegui explicar, mas muito obrigado pela ajuda.
Abraços...
 

Posted Mon 20 May 13 @ 4:51 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Relativo a usar o CDX simultaneamente com a controladora, depende unicamente do modo que você decidir usar timecodes.
Por exemplo, em modo "smart" é possível, mas já em modo "absolute" não dá.

Veja detalhes sobre sistemas DVS no link abaixo, creio que poderá te ajudar inclusive na decisão sobre o controlador.

http://www.virtualdj.com/homepage/Speedy53/blogs/4302/Entendendo_e_Configurando_TIMECODES.html

Observei que a CDX tem MIDI, mas não achei referências da mesma para controle direto do VirtualDJ.
 

Posted Mon 20 May 13 @ 8:00 pm
DJCRDHome userMember since 2013
Speedy53, obrigado pela resposta!
Dei uma boa lida no material que você indicou, muito bom! Parabéns!

Desculpe por tantas perguntas, mas antigamente era fácil, um mixer razoável e duas technics MK2, mas hoje com tantas opções a gente acaba ficando muito confuso, principalmente pra mim, que nunca usei timecodes ou mesmo controladora.

Então vou pedir mais ajuda, tudo bem?
Certo, posso usar o modo Smart. E o modo relativo, tbm? É possível fazer scratch nesse setup que estou querendo montar?

Uma coisa acho que não entendi, até porque nunca usei timecodes ou controladora:
Em DVS é possível utilizar os efeitos e recursos da controladora como cues, samples, etc... ao mesmo tempo em que se manipula o vinil ou a cdx que é o meu caso?


Sobre o midi da CDX, é uma pena, mas essa interface é "Musical Instrument Digital Interface".
Até existe um blog onde o cara usou o arduino para fazer uma interface direta em midi com o traktor, mas não consegui muitas informações, afinal se esse projeto trabalha por midi com o traktor, acho que poderia trabalhar também com o Virtual DJ.
http://blog.hackmat.com/posts/proyecto-1-scratch-decoder-convierte-tu-viejo-equipo-en-un-controlador-midi-para-scratch/
 

Posted Tue 21 May 13 @ 9:15 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Sobre o melhor modo a usar (smart, absolute ou relative), instale o sistema e faça testes inclusive com scratch para descobrir qual melhor se adapta à sua aplicação. É muito fáciul mudar de um modo para outro e comparar os resultados. Mas fique atento a variáveis como a latência da sua interface, que influenciam diretamente no tempo de resposta dos comandos dados via DVS.

Sim, é possível usar efeitos, cues, loops, etc. acionando-os através do controlador, pois o controlador "conversa" com o sistema operacional através de outra linguagem, o MIDI (usando em grande parte deles), portanto é possível os 2 coexistirem pacificamente e enviar comando para os mesmos elementos do software. Caso em dúvida, procure no Youtube vídeos com o controlador Novation DICER, ele existe unicamente para auxiliar DJ turnablistas adeptos de software nessa parte de Cues, Loops, samples, etc.

Como informei acima, quase trodo controlador usa MIDI (que é o mesmo protocolo usado pelo se CDX) mas de algum modo não há nada "pronto para uso" no que tange VirtualDJ. Seria necessário um pouco de pesquisa e desenvolvimento para confirmar se é possível a aplicação e viabilidade por análise de resultados.
 

Posted Tue 21 May 13 @ 10:10 pm


(Old topics and forums are automatically closed)