Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Quanto cobrar

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

orphusHome userMember since 2009
Creio que para a maioria dos dj's iniciantes e até mais experientes seja uma questão que complica muito a vida de um dj.

Eu toco em festas de todos os tipos e muitas vezes não sei como montar um preço que seja bom para o cliente e que também seja satisfatório para mim.

Já perdi festa porque o cliente achou alguém que cobrava mais barato e eu não abaixei meu preço. Sei que devo me valorizar pois não é um trabalho fácil para cobrar pouco mais fico com isso na cabeça quanto será esse preço justo que devo cobrar para tocar em uma festa ?
(tenho consciência que o preço varia de acordo com tamanho do evento, local e tempo) Digamos uma festa de 5 h perto de casa para umas 30 a 35 pessoas quanto achariam que seria o certo cobrar ??


Desde já agradeço.
 

Posted Wed 05 Sep 12 @ 1:54 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Fato 1: acho que ninguém vai chegar aqui e escrever o valor do cachê.

Fato 2: sempre haverá o Dj que toca por coxinha-e-guaraná.

Não se baseie pelo número de pessoas, e sim pelo equipamento que você mobilizará para a festa e custos inerentes. Se você mobilizar uma estrutura de R$ 2000 ela continuará custando pra você o mesmo se fossem 1 ou 500 pessoas na festa.

Segmente seu produto, faça packs com valores variados conforme estrutura mobilizada. Assim você oferece mais opções aos clientes, com custos mais acessíveis. Observe o mercado (oferta e procura de DJs) onde você mora e cobre valores compatíveis com a qualidade do seu trabalho e o equipamento que você mobiliza.

Sobre preço justo... eu não conheço seu trabalho, não sei o que você tem a oferecer pra minha festa, como vou saber se o que você cobra é justo ou não? Monte um portfólio com seu trabalho e mostre ao cliente, assim ele saberá o que você tem a oferecer e poderá comparar com o que seu concorrente fornece. Tenha vídeos de festas, fotos do equipamento em uso e apenas montado, com boa iluminação. No mercado "não especializado" (festas e eventos particulares), raramente um cliente procura um Dj por sua técnica, apenas pelo impacto visual provocado por seu equipamento e acessórios.
 

Posted Wed 05 Sep 12 @ 3:18 pm
"sempre haverá "dj" que toca por coxinha e guaraná"

Triste mais verdadeiro.
 

Posted Wed 05 Sep 12 @ 8:48 pm
orphus wrote :
Creio que para a maioria dos dj's iniciantes e até mais experientes seja uma questão que complica muito a vida de um dj.

Eu toco em festas de todos os tipos e muitas vezes não sei como montar um preço que seja bom para o cliente e que também seja satisfatório para mim.

Já perdi festa porque o cliente achou alguém que cobrava mais barato e eu não abaixei meu preço. Sei que devo me valorizar pois não é um trabalho fácil para cobrar pouco mais fico com isso na cabeça quanto será esse preço justo que devo cobrar para tocar em uma festa ?
(tenho consciência que o preço varia de acordo com tamanho do evento, local e tempo) Digamos uma festa de 5 h perto de casa para umas 30 a 35 pessoas quanto achariam que seria o certo cobrar ??


Desde já agradeço.


É como o Speedy escreveu: tudo depende.

No inicio, vc terá que cobrar um preço mais modesto e ate fazer umas festas "demo" pra mostrar seu trabalho. Faça seu publico, seja conhecido, divulgue seu trabalho.

Eu comecei como DJ há 18 anos em uma época em que os equipos eram carissimos e precarios aqui no Brasil. Parei por um tempo, recomecei há 6 anos e no incio, foi dificil como foi quando comecei minha carreira. As pessoas não me conheciam mais, tive que fazer meu publico, conquistar clientes, ser novamente conhecido e isto levou tempo! Uma vez um amigo me disse: -"Leva quase 4 anos pra você ser conhecido e fazer seu publico". Eu não acreditei na época e justamente foi o que aconteceu. Graças aos meus esforços, duvulgação, etc fui "descoberto" por uma grande empresa de eventos aqui da minha cidade no qual trabalhamos juntos há mais de 4 anos!

Por isso que o valor do cachê depende muito. Claro, como o colega disse: existem "DJs" que fazem som em troca de coxinha e guaraná... estes nem considero DJs, nada mais são do que "o cara do som". Não é meu concorrente! O cliente que "contrata" gente assim, não merece nem que eu pise na festa dele!

Hj eu valorizo meu trabalho. Faço meu preço baseado no que o cliente quer. Trabalho basicamente com 3 kits: SOM, SOM+LUZ e SOM+LUZ+PROJEÇÃO. cada um tem seu preço e por um periodo de até 6 horas de evento. Tanto faz ser diurno ou noturno. Anexo a este preço, tem o deslocamento, pedágios, frete, etc que será agregado ao preço final. Não esqueça de formular um contrato de prestação de serviço, é importante. E emita um recibo ao receber o pagamento. Isto, caso vc não tenha firma aberta.

Não pense em quantidade de festas, mas sim, qualidade para que seu trabalho seja valorizado. E cobre o justo! faça uma pesquisa de preços!

Bom, é isso aí!!
Boa sorte.

[]s
 

Posted Thu 06 Sep 12 @ 3:51 pm


(Old topics and forums are automatically closed)