Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Sobre broadcast

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Galera eu to fazendo uma radio via listen2 pelo virtual Dj coloquei 32KPS e tem pessoas que não consegue ouvir

e tem outras que conseguem.

Eu acho que é a internet delas que é muito ruim

Eu uso banda larga de 15 mega eles tem via radio que deve ser uns 100 kps


o que pode ser?
 

Posted Sun 22 Jul 12 @ 7:38 pm
E as vezes chega muito atrazado em alguns locais


tanto que em um lugar no interior demorou uma hora


eu já tinha parado de trasmitir e depois foi começar lá
 

Posted Sun 22 Jul 12 @ 7:56 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Amigo, fiquei em dúvida sobre o "32kps"... talvez você esteja falando de "320Kbps" pois só este valor alto "justifica" - entre haspas - um atraso de 1 hora no stream. Minha resposta abaixo considera este fator, por favor caso esteja errado, desconsidere tudo.

Realmente, você tem largura de banda suficiente para transmitir em 320Kbps, neste caso é a maior qualidade de stream possível usando um decoder mp3. Uma banda larga de 15Mbps deve propiciar a você uma velocidade de upload de 2Mpbs (aproximadamente) e esta deverá ser a velocidade a ser considerada para transmissão de dados. É mais que suficiente para absorver um stream de 320k.

Mas acho que você não entendeu como funciona o stream. Existem mais coisas entre o céu e a terra. Não é só seu computador que está envolvido no processo, a conta então não é simples como você pensa.

Quando você transmite de sua máquina para um servidor qualquer a qualidade 320Kbps - no seu caso, o servidor é o "listen2myradio" - significa que você está enviando lotes de dados codificados ao servidor, fazendo upload destes dados. E quanto maior a qualidade, mais dados você terá que mandar para a mesma "quantidade" de áudio.

Quando uma pessoa recebe a transmissão deste servidor, o processo é o mesmo, porém trata-se de um download. Como você sabe, a velocidade de download pode variar de caso a caso, então o recebimento destes mesmos dados poderá variar conforme a qualidade da internet da pessoa que recebe.

Outro fator importante: você está utilizando um servidor gratuito. Um serviço gratuito não te dará a mesma fidelidade de um serviço pago. ou seja, os servidores do "listen" tem limites e certamente estes limites incluem processamento de dados em 320k.

Por isso não existe "stream em tempo real". Sempre haverá um atraso entre quem transmite e quem recebe. O tempo deste "delay" poderá variar conforme a qualdiade da transmissão e a velocidade de banda da internet, entre outros fatores.

Por exemplo: para enviar 1 segundo de música em 64Kbps, você enviaria 64Kbytes, só que para transmitir o mesmo 1 segundo da mesma música em 320Kbps, seriam enviados 320Kbytes (ou seja, 5 vezes mais informação). Estes dados são transmitidos em "pacotes" para o servidor (upload), e estes mesmos "pacotes" de dados são transmitidos do servidor para o computador do receptor (download). Estes pacotes são armazenados em uma memória temporária (buffer) e quando recebidos por completo, são decodificados e os dados são enviados para a placa de áudio e só então serão ouvidos pelo receptor.

O fato de algumas pessoas conseguirem ouvir e outras não, significa que o problema está na recepção de dados. Estes problemas na maioria das vezes são motivados por internet de baixa qualidade (taxa de download baixa), conforme você mesmo desconfiou. Por exemplo, uma internet de 100Kbps nominal tem taxa de download na faixa de 10kbps, então é praticamente impossível que alguém receba 64kbps de stream numa internet dessa qualidade. Se houvessem problemas no servidor ou na sua máquina ou na sua rede internet, ninguém conseguiria te ouvir.

Mesmo assim, um atraso de uma hora de delay é muito estranho. Transmitindo em 64k, geralmente observo 5-10 segundos de delay, em 128k por volta de 20-30 segundos. Mas uma hora é algo fora de padrão. Talvez tenha ocorrido acúmulo de dados no buffer, que só foi liberado após você interromper o fluxo de entrada (parar de transmitir).

Enfim, para que você possa transmitir com delay menor, simplesmente altere a qualidade do seu stream. Caso você transmita entre 64k e 128k será mais que suficiente para que as pessoas te ouçam com boa qualidade e com o menor delay possível. Hoje em dia, estações de rádio web que ainda usam codificação em mp3 transmitem em no máximo 128k. A própria rádio VirtualDJ oficial do programa, usa 128k. E eles usam servidores dedicados pra stream, não é serviço gratuito. www.virtualdjradio.com

Outra maneira é eliminar o servidor externo e transmitir diretamente do seu computador para os outros. Neste caso, a conta é bem mais simples, o número de pessoas que te ouvirão e o tempo de delay irá variar conforme a largura de banda da sua internet, pois o seu computador será o servidor e as pessoas recisarão do seu IP para te ouvir. Mas este processo eu nunca usei, só sei que pode ser feito assim.
 

Posted Mon 23 Jul 12 @ 8:52 am


(Old topics and forums are automatically closed)