Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Qual a diferença entre controlador e mixer?

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Pessoa, comecei a pouco tempo no ramo, e estou querendo me aprofundar um pouco mais na área comprando alguns equipamentos, me indicaram a comprar um controlador.. mas qual é a diferença entre mixer e controlador? E qual é melhor pra quem está começando?

Desde de já agradecido.
 

Posted Sun 06 Nov 11 @ 8:35 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Hoje em dia está cada vez mais difícil estabelecer diferenças entre estes elementos, uma vez que os fabricantes buscam cada vez mais que seus dispositivos possam se comunicar e controlar programas de computador.

Mas basicamente, Controlador é um elemento que interage com computadores, e o Mixer é um elemento que recebe sinais de áudio e possibilita misturá-los. Para saber mais sobre Controladores, clique aqui, e sobre Mixers, clique aqui.

Sobre decisões de compra, analise primeiramente o orçamento que você tem disponível. Em geral os controladores com software são a opção da maioria dos iniciantes por ser opção mais barata. Para mais detalhes, como comparação de preços, ou escolha de controladores, faça buscas no fórum sobre estes temas. Use também o Google, certamente terá alguns artigos bem interessantes pra ler ao realizar buscas.
 

Posted Sun 06 Nov 11 @ 5:55 pm
Ah siim. Valeu amigo

Mas eu dei umas pesquisadas também... e pelo o que eu entendi, o mixer é para ser usado junto com CDJs certo? E os controladores é como eles já tivessem CDJs com ele, porém interagindo com softwares?

Mas se eu comprar um controlador, eu só posso usa-lo junto com um software? Ou da pra usar sem?


Obrigado.
 

Posted Sun 06 Nov 11 @ 8:40 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Sim, você está parcialmente certo sobre uso de mixers e controladores, pois como escrevi, atualmente as fronteiras entre aparelhos convencionais e controladores de software está cada vez menos visível.

Mixers básicos simplesmente recebem sinal de várias fontes de áudio (CDJs, Turntables, MP3players) e podem mesclá-los. Quantas fontes de áudio você terá, dependerá de quantas entradas e canais tem um mixer. os mixers mais simples tem 4 entradas e 2 canais, e os mais complexos... nem vou falar, pois a variedade é enorme. Como exemplo, veja no Google uma foto da traseira de um Pioneer DJM-1000.

Os controladores básicos tem os mesmos elementos de um CDJ e um mixer, em um único console, mas controladores básicos não tocam nenhum tipo de mídia sem auxílio de programas.

De outro lado, também existem CDJs que além de tocar vários tipos de mídia, também possibilitam controle de programas (ex.CDJ-2000). E também existem aparelhos com visual de controladores (tudo-em-um), que além de controlar programas também tocam vários tipos de mídia (ex. Numark Mixdeck).

Alguns modelos de controlador possuem placas de som próprias com entradas de áudio padrão RCA que possibilitam ligar fontes de áudio (CDJs, Turntables, MP3players), e podem ser usados pratcamente como mixers comuns (ex. Hercules 4MX). Mas ainda assim, eles dependem do software. Ao realizar sua pesquisa, tenha isso em mente, e observe se o controlador possui esta característica. Procure ler informações de manual ao focar sobre algum produto, é muito fácil achar manuais de todos na internet e uma boa leitura te coloca por dentro das limitações de cada um.
 

Posted Mon 07 Nov 11 @ 1:28 pm
Amigo primeiramente quero te agradecer pela paciência e pelas explicações. Realmente me ajudaram muito.
Por tanto... Muito obrigado mesmo.

Fechando então com apenas algumas dúvidas..

quando você disse que os controladores não tocam nenhuma tipo de mídia sem auxílo de um software é porque os mais simples, nao possuem nenhum tipo de entrade mídia? Como por exemplo um driver de CD, igual os CDJs tem.

Mas aí você disse que alguns controladores, possuem placas de som, assim possuíndo entradas... por exemplo de usb? Então eu poderia colocar algum tipo de mídia em um pen driver por exemplo. Mas só nao entendo porq ainda sim ele precisaria de um software.

E por final...

Como você disse "as fronteiras entre aparelhos convencionais e controladores de software está cada vez menos visível" , mas ainda existe um pouco de preconceito sobre os controladores não é? Pelo fato do software fazer algumas coisas de "mão beijada", (como automix, sync, contador de bpms.. e etc) . Mas a questão não é essa...Esses recursos realmente ajudam, mas teria como eu usar o controlador , vamos dizer.. meio que desabilitando eles as vezes? Para treinar o ouvido, porque se por acaso um dia eu pegar um mixer, junto com cdjs, eu posso acabar sentindo dificuldades em fazer uma mixagem não é?

Mais uma vez obrigado!
 

Posted Mon 07 Nov 11 @ 8:12 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
brunogava wrote :
quando você disse que os controladores não tocam nenhuma tipo de mídia sem auxílo de um software é porque os mais simples, nao possuem nenhum tipo de entrade mídia? Como por exemplo um driver de CD, igual os CDJs tem.

Exato, controladores básicos não possuem nada que possa ler mídia, como entradas USB para pendrive ou leitores de CD. Não fazem nada sozinhos, são totalmente dependentes de um software específico, como o VirtualDJ.

brunogava wrote :
Mas aí você disse que alguns controladores, possuem placas de som, assim possuíndo entradas... por exemplo de usb? Então eu poderia colocar algum tipo de mídia em um pen driver por exemplo. Mas só nao entendo porq ainda sim ele precisaria de um software.

Refiz a frase: alguns controladores possuem placas de som que tem de entradas de áudio padrão RCA, na qual você pode conectar um equipamento tipo "media player" qualquer (CDJ, toca disco, mp3). Uma vez que trata-se de um hardware, a placa de som deste tipo de controladsor só funciona quando conectada a um computador. Daí a dependência de permanecer ligada a um computador mesmo se for usado somente como mixer.
Porém, existem equipamentos que são totalmente independentes (ex.: Numark Mixdeck), possuem mixers analogicos integrados em sua construção e não necessitam obrigatoriamente um software. Obviamente, no caso deste equipamento em particular, somente será necessário ligá-lo a um computador caso você queira usá-lo como controlador de software.

brunogava wrote :
mas teria como eu usar o controlador , vamos dizer.. meio que desabilitando eles as vezes? Para treinar o ouvido, porque se por acaso um dia eu pegar um mixer, junto com cdjs, eu posso acabar sentindo dificuldades em fazer uma mixagem não é?

Lembre-se sempre: o controlador se destaca e parece ser o elemento principal, mas é só o joystick, é o "coadjuvante", se vc desabilitar ele você não controla o programa, mas o programa poderá ser controlado via teclado com todas as suas funções e recursos independente do controlador. Você pode simplesmente desabilitar as funções automáticas do programa, usar skins que não possuem gráficos e contadores de BPM, e usar de modo convencional. Você sentirá diferença se treinar somente com controladores e um dia pegar uma CDJ, mas se sua técnica estiver apurada o suficiente você passará por este obstáculo em poucos minutos.
 

Posted Mon 07 Nov 11 @ 8:24 pm


(Old topics and forums are automatically closed)