Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: "Batidas no lugar errado"

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Olá.

Tenho um problema com algumas das músicas que pretendo usar nos meus sets. Ao abri-las no deck, os 'traços' que representam a batida (ou deviam), não estão no lugar certo, ou seja, não representam literalmente a batida. Quando faço sync, a música acaba por ficar no lugar errado, e torna-se impossível utilizá-la.

Sei que não me expliquei da melhor forma, mas presumo que alguns de vocês já tenham tido o mesmo problema. Há alguma forma de resolver no próprio programa?

Abraço.

João
 

Posted Tue 05 Jul 11 @ 5:45 pm
Thelema é preciso ajustar o Beat Grid da música manualmente. Tente ler o manual em português do Virtual DJ a partir da página 17, disponível no link abaixo. Caso tenha alguma dúvida volte a postar.

http://www.virtualdj.com/forums/120178/Portuguese_Forum/Baixe_aqui_o_Manual_do_VirtualDJ_em_Portugu_s_(v5__v6__v7)__E_deixe_seu_coment_rio_cr_tica_sobre_o_Manual___.html?page=1

Basicamente, mande analizar o BPM. Caso o tempo 1 da música esteja incorreto, pause a música no tempo 1 correto e clique com o botão esquerdo do mouse no botão BPM.
 

Posted Tue 05 Jul 11 @ 9:11 pm
Obrigado!
 

Posted Tue 05 Jul 11 @ 9:23 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Um jeito muito fácil de acertar as batidas é usando um recurso chamado beat tap.
É semelhante a bater os pés acompanhando o ritmo das batidas - quase todo mundo faz isso... rs
Nas skins que possuem o botão BPM, basta executar os procedimentos abaixo clicando com botão esquerdo do mouse.
O modo mais fácil é atribuindo um atalho de teclado para a função beat_tap, pode ser a letra B. Você utiliza o atalho enquanto a música está tocando, e funcionará assim:
  • Situação 1 - O sistema errou ao calcular o BPM
    Se você apertar a tecla B seguindo o ritmo das batidas, o sitema irá definir o espaço entre cada batida, ou cada quadrado do beatgrid, de acordo com o tempo entre cada aperto na tecla, e calcular o BPM sozinho com base nesse espaço. Se você notar que o beatgrid está errado, basta continuar acompanhando as batidas com apertos da tecla até que se dê por satisfeito. Para ficar preciso exige um pouco de treino, mas é rápido e simples.

  • Situação 2 - O sistema acertou o cálculo do BPM, mas errou o downbeat
    Se você apertar a tecla B uma só vez, ela define a primeira batida do compasso, o quadrado grande do beatgrid, o downbeat. Se você errar o downbeat, espere mais 3 segundos e aperte novamente, e repita até acertar. O tempo de 3 segundos é importante para que o programa entenda que não é uma coisa contínua, como um acompanhamento de batidas. Se você esperar pouco tempo, ele irá se comportar como na situação 1, o que irá estragar o BPM deteminado anteriormente.
 

Posted Thu 07 Jul 11 @ 3:16 pm
garioliHome userMember since 2011
Olá Speedy,

Tudo bem ?

Pegando um gancho em sua exposição acima.

Partindo do princípio que as midis com BPM marcadas com astericos, são caracterizados para uma melhor mixagem, passagem de uma track para outra, e considerando as midi não marcadas com astericos como não favoráveis a tal, teríamos como ajustar as batidas destas midis conforme vc explanou acima, através do Beat Tap ?

Sería interessante se pudéssemos igualar as batidas, pois é um "parto" a passagem de uma track para outra, mesmo com igualdade de BPM's, mas com batidas não sincronizadas !

O que vc tem a dizer ?

Forte abraço
 

Posted Fri 08 Jul 11 @ 1:48 pm
Vou dar uma viajada no assunto, se não for isso por favor corrijam.

O fato de terem asterisco significa que os BPMs estão próximos da musica que está tocando, o que facilitaria a mixagem, mas não tem relação com o o BeatGrid estar incorreto. O Beat Tap não vai fazer as musicas ficarem com o asterisco se houver uma variacao muito grande dos BPMs.

Ao mandar analizar automaticamente o BPM das musicas pode acontecer do Downbeat ou tempo 1 não estar no lugar correto, ou seja, aquele quadrado maior, na wafeform está no lugar incorreto e o ajuste do beatgrid serve para colocar o downbeat no lugar correto, além de re-ajustar o BPM caso esteja incorreto. O Beat Tap é a forma manual de ajustar o BPM e o downbeat.

Quando voce diz midi, são arquivos midi mesmo? Eu acho que o procedimento não altera de midi para musica em mp3 ou wav.

Compliquei? rs.
 

Posted Fri 08 Jul 11 @ 2:49 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Temos que lembrar que o asterisco próximo ao BPM significa que a música tem permissivo para uso de automix do tipo TEMPO. A música ganha este asterisco em duas condições:
1 - Quando você insere uma música no playlist e define automix do tipo "smart", após a transição automaticamente a música ganha o tal asterisco.
2 - Quando você acessa a guia ADJUST BPM VALUES > EDIT AUTOMIX e marca manualmente a música para automix TEMPO e define os pontos de entrada e saída.

Então, o asterisco não significa obrigatoriamente que uma música que esteja com este permissivo marcado estará com beatgrid perfeito e BPM correto.

É bom lembrar também que o programa ajusta o beatgrid linearmente, mesmo os algoritmos mais avançados de cálculo de BPM não permitem que haja uma variação, eles servem para melhor determinar as batidas fortes da track (por isso que músicas com batidas quebradas calculadas com algoritmo mais simples tem muitos erros de BPM).

Isso significa que se você define manualmente ou o programa define automaticamente que entre cada batida existe um espaço de 0,6s, o programa considerará este espaço para determinar o beatgrid até o fim da música, e definir o BPM.

Caso a música tenha uma virada irregular, um erro na gravação (um simples "glip" num arquivo mp3), ou não tenha uma métrica exata (músicas produzidas antes do uso de computação nos estúdios), consequentemente nunca será possível definir um grid perfeito para estas tracks.



 

Posted Fri 08 Jul 11 @ 3:22 pm
Vlw Speedy, sem o manual por perto não me veio a definição correta do asterisco.

Quem sabe um dia poderemos ver um algoritmo mais avançado para BPMs variáveis.
 

Posted Fri 08 Jul 11 @ 3:36 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Eu acredito que o ouvido ainda é a melhor ferramenta para beatmatching. Acredito que errar a transição tentando acertar manualmente é mais válido que uma transição perfeita usando automix e sync. Acredito que o BPM calculado pelo VirtualDJ deve ser usado como referência, mas que não seja uma referência absoluta e este número calculado nunca passe por cima da habilidade de ajuste do DJ. Eu acredito na técnica, no DJ que além de manter a pista cheia com criatividade - músicas certas nas horas certas - também sabe ajustar um pitch naqueles equipamentos que não tem contadores de BPM.

Sim, a tecnologia está aí para ajudar, o algoritmo de batidas variáveis talvez apareça cedo ou tarde, mas depender muito da tecnologia pode fazer do DJ um refém dela. Por isso creio na busca da independência, usar a ferramenta como ferramenta mesmo, não deixar que a ferramenta tome lugar do artista.

Mas é só uma opinião pessoal, nada mais. Me chamem de antigo, tudo bem...rs
 

Posted Fri 08 Jul 11 @ 9:30 pm
AlenmkaHome userMember since 2014
ola speed! para faser as viradas de um déck pro outro, pósso ajustar o bpm manualmente direto na faixa, e deixar todas as minha musicas num só bpm por exemplo todas em 120.03 ou 99.04 e faser as mixagens.
 

Posted Mon 07 Jul 14 @ 9:57 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
A regra básica de ajuste de pitch é não realizar mixagens entre músicas cujo BPM ORIGINAL seja muito diferente uma da outra, por exemplo, mixar uma musica de 99BPM com outra de 120BPM (ok é um exagero, mas você entendeu). Transições estre músicas com variações muito grandes podem "dramatizar" muito seu set. Ao realizar transições, procure subir o BPM escalonadamente, música por música, de modo que as músicas fluam suavemente de músicas com menor BPM para outras de BPM altíssimo naturalmente, aumentando a energia da pista aos poucos. Sempre no flow, entende?
 

Posted Mon 07 Jul 14 @ 10:22 pm
AlenmkaHome userMember since 2014
é que ja ajustei o bpm de varias musicas! como fasso para normalizar no virtual dj8?
ou se posso deixar assim mesmo!
e como fasso para mixar musicas remixadas e virar de um deck pro outro na mesma batida?
 

Posted Tue 08 Jul 14 @ 9:14 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Primeiro me conte COMO você ajustou as músicas. Se eu souber como você fez o ajuste, posso sugerir normalização.
Sobre transição de uma música para outra, você realmente quer instruções por escrito para aprender a tocar como DJ? Se positivo, clique aqui.
 

Posted Thu 10 Jul 14 @ 9:51 pm
AlenmkaHome userMember since 2014
ola! nao quero dicas por escrito como tocar! pois ja toco algum tempo, é que no virtual 8 tem o ajute de bpm que complica um pouco! tem musicas que quando carregam no deck vazio ela é automaticamente sincronizada com o bpm da musica do outro deck e quando a musica é largada a velocidade aumenta ou diminui, causando uma musica imprópria pra toca. pra isso nao acontecer quando tivér num evento ajustei o bpm das musicas que toco num só bpm todos bpm120 pois conheco todas minhas musicas e sei a hora de largar élas!!! possó tocar com esse procedimento? ou voce tem um um outro procedimento pra tocar. i a questao de virar uma musica para outra, ja vi no post acima a dica que voce deu das batidas erradas de como acertar a batida. obrigado
 

Posted Sun 13 Jul 14 @ 3:48 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
 

Posted Sat 19 Jul 14 @ 5:20 pm


(Old topics and forums are automatically closed)