Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Jogwheels para a esquerda e direita

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

SpozzyHome userMember since 2011
Boas, estou com duvidas em configurar as minhas jobwheels, alguém me podia ajudar e indicar me qual é o comando de quando eu girar a jogwheels para a esquerda ir para a esquerda e direita para a direita?
neste momento tenho : "deck 1 Jogwheel +0.1" e roda sempre para o mesmo lado, mesmo se eu girar para a direita ou esquerda :s
 

Posted Mon 04 Apr 11 @ 7:40 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
É simples e complicado ao mesmo tempo.

O motivo é simples: isso acontece porque o programa não sabe a diferença entre rodar o jog pra esquerda e rodar o jog pra direita. Independente do lado q vc rodar, ele sempre realizará o mesmo movimento definido pela ação que vc escreveu.

O complicado é ensinar para o programa que ele tem q fazer coisas diferentes quando vc roda o jog pra esquerda ou pra direita.

Pra funcionar, TODO controlador necessita 2 arquivos que na verdade são pequenos programas. Um é o MAPPER, que é este arquivo que você está criando através do simple midi wrapper. O outro é o CONTROLLER DEFINITION. Ambos associam elementos físicos do controlador a ações do programa, porém de maneiras diferentes.

O simple midi wrapper é uma ferramenta para criação de MAPPERS que suporta apenas elementos MIDI básicos (por isso se chama “simple”) como botões liga/desliga, potenciomatros deslizantes e giratórios com pontos mínimo e máximo definidos. Esta ferramenta permite que seu equipamento controlador, independente do fabricante, tenha suas funções básicas PLENAMENTE ATENDIDAS.

Outros recursos como LEDs, potenciômetros giratórios sem pontos mínimo e máximo (jogwheels estão nessa classe), que são elementos complexos do controlador, necessitam deste arquivo CONTROLLER DEFINITION, ou definições de controle. É nele que você explicará que o jogwheel roda pra direita e esquerda. Porém, não me pergunte COMO fazer isso.

Os CONTROLLER DEFINITIONS são criados pelos fabricantes do equipamento que enviam à Atomix Productions. Porém, também é possível ao usuário que tenha um bom domínio de linguagem de programação XML criar este arquivo. Vide este link com dicas pra criação destes tipo de arquivo usando protocolo MIDI (para protocolo HID é bem diferente).

Para usuários licenciados, ao se fazer o download do add-on, recebemos também o arquivo de definições que permite o pleno funcionamento do controlador. Já ao usuário não-licenciado, por não ter suporte pleno, tem facilidade para criar o MAPPER, porém não tem a mesma para o CONTROLLER DEFINITION.

Em resumo, seu Jogwheel somente irá funcionar plenamente com o CONTROLLER DEFINITION. Após criado, este arquivo deverá ser arquivado na pasta Documentos/VirtualDJ/Devices
 

Posted Mon 04 Apr 11 @ 9:36 am


(Old topics and forums are automatically closed)