Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: por favor me ajudem - VirtualDJ + Timecode + CDJ-100S + Versaport - Page: 1

This part of topic is old and might contain outdated or incorrect information

comprei uma interface versaport tenho um par de 100s + nao to consseguindo usar varias funcoes nao funcionaum virtual dj 6.0
o prato do cdj nao mexe o vinil do vdj
o cue do cdj nao volta a musica do vdj apenas da pause
e qndo aperto qq botao do cdj da play na musica
todas as funcoes do cdj nao estao funcionando

por favor me ajudem
grato
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 12:13 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Observei que você é um usuário não licenciado com acesso a recursos de timecode, então possivelmente está utilizando uma versão ilegal. Não recomendo este tipo de versão e não garanto que nenhuma dica dada neste fórum funcione, pois a versão pirata por si só é um problema pois não terá os mesmor resultados de uma versão original, e também pode levar a pane no seu sistema. Ou seja, tudo que está acontecendo é perfeitamente compreensível neste caso. Desinstale sua versão ilegal e faça testes utilizando a versão 7 Home Free, ela tem os recursos da versão PRO liberados por 10 minutos.

Controle MIDI e controle por TIMECODE são coisas muito diferentes. Mas em ambos casos, você está transferindo a responsabilidade de gerenciamento do áudio para o PROGRAMA e os equipamentos perdem suas funções. No caso do timecode, somente as funções de transport funcionam (PLAY, PAUSE, CUE, PITCH, SEARCH - REW, FF) e o jog somente serve para BEND.

Dicas
- Certifique-se de que esteja usando o sinal timecode correto, pois o sinal do VirtualDJ tem duas versões para CDJs.
- Reduza a latênca da Versaport ao mínimo (em torno de 2ms) e defina no VirtualDJ a latência em AUTO, desmarcando safe mode e overclock. Possivelmente assim a resposta aos comandos do CDJ melhorará significativamente.
- Reveja as configurações de timecode para obter 100% de fidelidade.
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 2:11 pm
boa tarde speed vou tentar fazer + antes algumas explicacoes
realmante nao sou um usuario licenciado sou dj a + 15 anos e eh a primeira vez q estou tentando trabalhar com o virtual
nao vejo problema em comprar o programa original desde q ele funcione para o q eu quero
entaum para testar peguei um cd emprestado com um amigo e estou tentando fazer funcionar
com todo respeito + ate agora o virtual nao me serviu de nada.
funcionando vc pode ter certeza q irei comprar afinal nao vale apena arriscar travar no meio do baile

qnto ao time code baixei desse site onde tem a foto de um cdj 100s

mtu obrigado por hora volto a postar
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 3:19 pm
bom vamus la fiz os testes melhorou um pouco + assim como vc faz para colocar a musica no ponto pq o jog nao funciona
so acelera a musica
e depois vamus supor vc deu play ai quer voltar a musica ao ponto do cue como faz se eu aperto o cue ele apenas para a musica

grato pela forca
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 3:47 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Bem, a compra do programa é uma opção, bem como também é uma opção continuar operando com versões piratas. Não estou aqui para julgar suas escolhas, eu somente alerto sobre as questões envolvidas com versões ilegais, pois é muito comum que usuários destas versões tenham problemas como o seu. Por isso recomendo ainda fazer testes com a versão Home, você pode até ter sucesso momentâneo com uma versão ilegal, mas se durante uma festa vc experimentar um black-out de sistema, fique ciente que o programa não tem culpa nenhuma...

Com todo o respeito, até agora vc não me disse nada que não seja falha de usuário. Se o VirtualDJ não te serviu de nada até agora, pode ser por 2 motivos:
- sua versão é ilegal
- você ainda não sabe fazê-lo funcionar
Por isso estamos aqui, certo?

Como voltar a música ao ponto original? Bom, segue uma dica de operação da CDJ-100S que não tem nada a ver com sistema timecode ou programa VirtualDJ - basta marcar um ponto de CUE, deste modo: carregue o CD timecode e dê PLAY, ao começar a tocar a música aperte o PAUSE. Com o PAUSE apertado, você notará que um trecho de alguns mili-segundos da música se repetirá constantemente (se isso não acontecer, veja a latência conforme orientei, abaixo tem mais detalhes). Retorne com o jogwheel até o primeiro downbeat, você pode até mesmo usar o gráfico do VirtualDJ para identificar a primeira batida. Feito isso aperte a tecla CUE. Pronto. Sempre que você apertar a tecla CUE novamente, o programa retorna até o ponto marcado.

Nota: por isso é importante a latência no menor valor possível, senão a marcação do CUE não funcionará porque o tempo de resposta do programa será maior que o intervalo de repetição durante o PAUSE. Olhei algumas figuras do painel de controle da Versaport e não localizei opção de configuração da latência ASIO. Caso não exista mesmo, ao invés de usar a opção AUTO no VirtualDJ como indiquei, defina a latência em 2ms, assim o programa forçará esta latência na Versaport.

Outro ponto importante para que esta marcação de CUE funcione, é o aumento do LEAD TIME no timecode config. Este é o tempo em que a música começa após a detecção do sinal timecode. O ideal é trabalhar com lead time mais alto possível. Se vc deixar este lead time em zero, a marcação de ponto de CUE também não funcionará direito.
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 5:11 pm
acho q me interpretou mal nao to falando mau do virtual por favor, ao contrario disso estou comecando a usar pq tds me falao mtu bem
entao essa dica do cue eh o q estou fazendo + nao ta funcionando + como vc disse pode ser por ser pirata vou baixar uma versao para teste
ai volto a postar

mtu obrigado
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 5:36 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Eu editei minha resposta, coloquei alguns detalhes pra entender rmelhor... releia meu post acima, por favor. Especialmente a questão da latência e lead time.

Eu observei que a marcação do CUE não funciona com valores de latência altos durante alguns testes que fiz em um sistema timecode com CDJ-100S, porém com uma placa Hercules que tem no seu painel gerenciador a definição da latência.

E neste momento, realizei alguns testes aqui em casa com meu CDJ pré histórico CDJ-500II e realmente estes dois detalhes contam mesmo no quesito de marcação do ponto de CUE.
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 5:39 pm
entao fiz agora estou consseguindo acertar a musica no ponto + depois q dou play se quero voltar naquele ponto apertando o cue nao funciona

como se fosse um cdj vamus supor
coloquei o cd aperto o play a musica toca aperto o pause volto a musica ate o ponto aperto o cue
toda vez q quizer volta a musica naquele ponto aperto o cue certo, isso nao conssigo fazer
toda vez q aperto o cue a musica para e volta d onde parou

o cue nao fica marcado
valeu
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 6:18 pm
me responde uma coisa nao pode trocar telefone aqui

se puder me passa o seu q te ligo pra t explicar
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 6:32 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Não é permitido passar dados no fórum para nenhum tipo de contato pessoal. Não faça isso ou terei que moderar...

Reitero a necessidade de vc acertar a latência e o lead time, vc até agora não confirmou se fez ou não fez isso.

Após testar com meu CDJ-500II vi que te passei um detalhe errado, ele funciona assim:
- Vc dá PLAY e depois PAUSE pra acertar o CUE, vc ouve a música repetindo, o gráfico e o disco do deck do VDJ tbm ficam "tremendo"
- Vc volta com o jog até o ponto de CUE e aperta CUE
- Vc dá PLAY, a música inicia a partir do ponto de CUE. Vc vê isso normalmente no gráfico do programa
- Vc aperta CUE de novo, e a música pára (no gráfico de VDJ dá um pause, no gráfico a música não volta ao ponto de CUE nessa hora, mas no display do CDJ retorna ao ponto de CUE)
- Vc dá PLAY de novo e a música toca a partir no ponto de CUE que vc definiu (no gráfico do VDJ, assim q vc aperta o PLAY a música volta e passa a tocar exatamente do ponto q vc defniu como CUE).

Isso acontece porque o VirtualDJ precisa "ouvir" o sinal timecode pra só a partir disso endereçar o sinal ao deteminado ponto que corresponde ao tempo definido da música pelo timecode.
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 6:54 pm
bom vamus la td isso conssegui fazer + qndo dou play novamente a musica continua de onde parou nao do ponto de cue
o disco do virtual sim comeca comeca do ponto de cue + a musica comeca onde parou mesmo

entendeu
valeu
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 7:03 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Após fazer um post espere eu responder... leia meu post anterior por favor. ;^)
Qual valor vc definiu na latência? Definiu no programa ou no gerenciador da placa?
Qual valor vc definiu pro lead time?
Outro detalhe > estou operando em modo timecode SMART, vc prrecisa defnir o timecode em SMART ou RELATIVE, se vc ficar em modo ABSOLUTE tbm não dá cerrto.
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 7:07 pm
bom vamus la desculpe a demora tava fazendo ums testes

se eu coloco o valor de latencia do virtual esta em 64 (1ms)
ja o do asio se eu ponho ele baixo nao funciona qnto + alto funciona melhor estou no painer de config da asio no system performance
ai a melhor opcao q conssigo trabalhar eh na relaxed q fica com a latency + alta
estou operando em modo relative os outros nao funcionao
o valor do lead time eh o maximo q tem 1999.8ms

bom ta queze td funcionando o unico problema eh o q eu expliquei anteriormente do cue

so perguntei a respeito de dados pessoais por curiosidade me desculpe

valeu
 

Posted Sun 16 Jan 11 @ 8:07 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Fique atento quanto à questão que eu expliquei sobre o comportamento do programa quando marca o CUE.

Se vc trabalhar com latência alta a resposta será pior. Eu testei aqui na minha CDJ e observei que valores de latências maiores que 13ms o CUE não funciona, ele não marca o ponto e funciona como se fosse um PAUSE. Mas não posso afirmar se outros modelos de placas ASIO é possível trabalhar com latências mais altas.

A qualidade de sinal timecode está em 100%?

Quando você diz que os modos SMART e ABSOLUTE não funcionam, eu entendo que se vc toca o sinal no CDJ o programa não responde. Isso me preocupa. Normalmente, os 3 modos funcionam, só que existem umas diferenças de operação de um para outro que limitam o uso de algumas funções no programa, por exemplo LOOP e CUE não funcionam em modo ABSOLUTE. O SMART é o mais interessante, pois é mais abrangente e é o modo que eu utilizo tanto com vinil quanto com CD timecode. Tente fazer o programa funcionar em modo SMART, por favor.

Se a Versaport tiver ajuste de latência no gerenciador da placa, tem que ser definido em valores até 4ms, e em config > performaces no VirtualDJ tem que ficar no valor AUTO.

Verifique no site da American Audio, acho que vc pode tentar atualziar o driver da placa para melhorar a resposta.
 

Posted Mon 17 Jan 11 @ 8:09 am
ivanrmHome userMember since 2011
Estou com esse mesmo problema (do pause/cue). Uso XP + BCD3000 + CDJ200. Segui todas as recomendações sugeridas no post com relação as configurações de performance, timecode e versão Home Free. A única coisa que não consegui deixar igual foi a qualidade... no VirtualDJ CD não saiu de 0%. Já no Serato CD, oscilou entre 2 e 4%. Alguma dica de como resolver? Grato.
 

Posted Wed 23 Feb 11 @ 4:53 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Primeiramente, se vc não obtém 100% de timecode, não se preocupe com funcionamento do PAUSE/CUE. É claro que não funcionará a contento se vc não obtiver uma fidelidade máxima de timecode. Foque seus esforços em resolver o problema da fidelidade do sinal, depois pense em pause/cue.

Atente para isso: a BCD-3000/2000 não foi feita para receber sinal de 2 CDJs pois possui somente UMA entrada line. NUNCA ligue CDJs nas entradas PHONO do equipamento, pois além do risco de danificá-lo, caso você esteja fazendo isso o nível de sinal será alto demais e mesmo reduzindo totalmente o ganho, não será possível obter fidelidade 100%. Voce consegue, porém, controlar os 2 decks com somente um timecode, basta escolher em inputs a opção SINGLE TIMECODE.

Considerando que vc fez o sound setup corretamente, seguem algumas dicas retiradas da Wikipage para ajuste de timecodes. Clique aqui para ver os originais. Estas dicas estão no meu Guia completo para timecodes, clique aqui para vê-lo.

JeremK (translated by Speedy) wrote :
Guia de Configuração de Timecode

O timecode engine VirtualDJ normalmente funciona muito bem, independente do sinal timecode utilizado.
Porém, algumas vezes pequenos ajustes podem aprimorar a precisão de detecção do sinal timecode.
A seguir, algumas dicas de como definir as configurações de timecode de modo a obter o melhor de seus vinis e CDs.

Timecode Engine

Primeiramente, é preciso saber qual sinal timecode você está utilizando, e definir o “timecode engine” corretamente.
  • O mas recente (e mais preciso) engine é o do tipo “Noisemap”.Face algumas questões envolvendo patentes, Atomix Productions não vende vinis/CDs Noisemap com o logotipo VirtualDJ, mas você pode acha-los facilmente em lojas para DJs, ou comprar on-line na seção de hardware deste website. Nós recomendamos o Noisemap Serato.
  • Caso queira utilizar discos da marca VirtualDJ, será preciso usar o “timecode engine” do tipo “Linear”.
  • Caso queira usar outra marca de vinil/CD, será preciso que o mesmo esteja na lista de “engines” do programa.
    Mas para uso prolongado, recomendamos discos Serato Noisemap ou VirtualDJ.

Configuração do Sinal

Primeiramente, lembre-se que um sinal timecode é um sinal de áudio com qualidade estéreo, então você precisa ao menos uma entrada estéreo, normalmente sendo do tipo line para CDs e phono para vinis.

Nota: este tipo de entrada é recomendável, porém talvez seja possível através dos ajustes internos do programa, utilizar somente entradas do tipo line para receber os 2 tipos de sinal. Porém nunca utilize entradas phono para conectar CDJs.

Uma vez definido o engine, você precisará certificar-se que os sinais estejam sendo lidos e analisados adequadamente pelo programa. Estas etapas são diferentes conforme usando discos Noisemap ou Lineares:

Configuração de Sinal - Noisemap (Serato)


O primeiro passo é certificar-se que o sinal de entrada tenha uma aparência limpa e apropriada.
Para isso será preciso que a primeira janela exiba dois círculos perfeitos se juntando no quadrante inferior direito, como mostra a imagem.
Use o botão de “Gain” para ajustar o tamanho do sinal para que ele caiba dentro da janela.
Use os botões “Stereo” e “Phase” para que a forma do sinal aparente círculos perfeitos.
Se o seu sinal for extremamente “barulhento”, você poderá usar o “RIAA phono filter” e “noise LP filter” para deixar ele limpo.
Caso você observe uma velocidade igual a -200% (o disco no programa estará rodando ao contrário) será preciso alterar o ajuste “invert signal stereo”.
Uma vez que obtenha um sinal “limpo”, o indicador de velocidade (dígitos no canto superior direito) exibirá o valor correto, e você terá um comportamento ideal quando usar pitch ou scratch (modo “relative”).

O segundo passo é fazer com que o VirtualDJ possa interpretar 100% do sinal timecode.
Para isso, será preciso obter na segunda janela quatro fileiras de pontos brancos, separadas em dois grupos por uma linha verde.
Caso alguma das fileiras por vezes corte a linha verde, você perderá 100% de detecção do timecode.
Uma vez que você obtenha uma separação clara entre as fileiras, o indicadores “position” (dígitos no canto superior esquerdo) e “timecode quality” (dígitos no canto inferior direito) exibirão os valores corretos, e você terá um comportamento perfeito ao fazer o “needle drop” (modo “absolute”).
Nota de tradução: “Needle drop” é o nome do movimento que realizamos ao levantar e posicionar a agulha do toca-discos em outra posição do vinil. É o mesmo comportamento obtido ao usaer as teclas “search” dos CDJs.

O terceiro passo é certificar-se que VirtualDJ detectará a interrupção de movimento do vinil ou interrupção do sinal.
Para isso, aperte a tecla STOP ou levante o braço do toca-discos.
Então, ajuste o botão “silence” até que o círculo verde no centro da primeira imagem cubra toda a área alcançada pelo sinal verde proveniente do chiado gerado pelo equipamento (esse chiado é normal, principalemte para toca-discos).
Tenha cuidado para que o círculo cinza não fique muito grande. Ele nunca deverá encostar nos círculos verdes quando o disco estiver tocando.

Configuraçã0 do Sinal - Linear (VirtualDJ)


O primeiro passo é confirmar que os cabos do CDJ/toca-disco não tenham sido invertidos ao conectar na interface.
Para isso, observe que a terceira janela deverá exibir duas ondas,sendo a verde antes da vermelha, e também a verde tem uma altura constante, mas a vermelha tem variações na altura, conforme a figura.
Caso a onda vermelha apareça antes da verde, altere o ajuste “invert signal stereo”.
Caso a onda vermelha tenha altura constante e a verde tenha altura variável, altere o ajuste “invert signal phase”.

O segundo passo é certificar-se que o sinal de entrada tenha uma aparência limpa e apropriada.
Para isso, você precisará que a primeira janela exiba uma forma parecida com um “olho”, consistindo de um círculo perfeito formado de pequenas linhas horizontais, e dentro deste círculo uma forma oval também composta de pequenas linhas horizontais, e as duas formas se juntando nas partes centrais, no topo e na extremidade, conforme figura.
Use o botão de “Gain” para ajustar o tamanho do sinal para que ele caiba dentro da janela.
Use os botões “Stereo” e “Phase” para que a forma do sinal externo aparente um círculo perfeito.
Se o seu sinal for extremamente “barulhento”, você poderá usar o “RIAA phono filter” e “noise LP filter” para deixar ele limpo.
Uma vez que obtenha um sinal “limpo”, o indicador de velocidade (dígitos no canto superior direito) exibirá o valor correto, e você terá um comportamento ideal quando usar pitch ou scratch (modo “relative”).

O terceiro passo é fazer com que o VirtualDJ possa interpretar 100% do sinal timecode.
Para isso, será preciso obter na segunda janela três fileiras de pontos brancos, separadas em três grupos, um acima da área cinza, um dentro na área cinza, e um abaixo da área cinza, conforme figura.
Caso alguma das fileiras por vezes corte a área cinza, você perderá 100% de detecção do timecode.
Uma vez que você obtenha uma separação clara entre as fileiras, e a fileira central dentro da área cinza e sob a linha verde, o indicadores “position” (dígitos no canto superior esquerdo) e “timecode quality” (dígitos no canto inferior direito) exibirão os valores corretos, e você terá um comportamento perfeito ao fazer o “needle drop” (modo “absolute”).

O quarto passo é certificar-se que VirtualDJ detectará a interrupção de movimento do vinil ou interrupção do sinal.
Para isso, aperte a tecla STOP ou levante o braço do toca-discos.
Então, ajuste o botão “silence” até que o círculo verde no centro da primeira imagem cubra toda a área alcançada pelo sinal verde proveniente do chiado gerado pelo equipamento (o chiado é normal, principalmente para toca-discos).
Tenha cuidado para que o círculo cinza não fique muito grande. Ele nunca deverá encostar nos círculos verdes quando o disco estiver tocando.

Opções

Uma vez obtido 100% de detecção do timecode, você poderá ajustar algumas opções para customizar o timecode engine conforme seu gosto.
  • Adjust for 45 RPM: selecione isso caso prefira fazer scratch com seu toca-discos na velocidade de 45 RPM (todos os discos timecode são normalmente em 33 RPM).
  • Disable Pitch / Pitch sensibility / Smooth: por padrão, VirtualDJ irá interpreter os movimentos do deslizante de pitch do toca-discos e traduzir isso através de movimento do pitch da tela do programa.
    Isso possibilitará que você use recursos como KeyLock ou BeatSync automático.
    Porém, face natureza intrínseca da tecnologia timecode, o programa não pode diferenciar claramente uma mudança de pitch de um movimento de scratch, portanto a mudança no pitch será instantânea.
    Estas opções te darão controle da sensibilidade de detecção de pitch. Ajuste-as conforme seu gosto.
  • ClearSound: ClearSound era uma tecnologia utilizada em versões antigas do engine linear VirtualDJ, para suprimir um efeito de “som debaixo d’água” que era inerente a estes engines em particular, quando usando baixas latências. Uma vez que este problema não está mais presente nos novos engines, ClearSound é desativado por padrão, mas você pode ativá-lo se usando engines antigos e perceba esta distorção.
  • AntiSkip: AntiSkip é uma tecnologia que permite ao programa faça uma compensação automática para ignorar “pulos” da agulha para outro sulco do vinil quando fazendo scratch de modo mais “violento” (ou se seu toca-discos estiver muito suscetível a fontes de vibração). Por padrão, esta opção está ativa.
  • LeadTime: LeadTime é a quantidade de “espaço vazio” ou silêncio no início do sinal timecode, para assegurar que o começo do seu MP3 esteja em uma posição do seu disco timecode onde o sinal esteja forte e plenamente identificável.
 

Posted Wed 23 Feb 11 @ 8:01 pm
boa tarde.nas configuracoes do virtual dj eu nao acho na lista a cdj 100s..baixei o time code da cdj 100s que estava no site mais nao deu certo. o programa nao comunica com o computador. uso um par de cdj 100s e um versaport da american audio para passar o sinal pro meu pc mais nao estou tendo sucesso...sera questao de versao de programa ou algo do genero? minha versao do virtualdj pode nao ser das melhores,mais gostaria de ver ela funcionando para poder fazer os devidos registros...
 

Posted Thu 31 Mar 11 @ 2:25 pm
A CDJ 100s não aparece na lista do Virtual DJ porque ela não é uma controladora MIDI. No entanto é possivel fazer o Virtual DJ funcionar com a CDJ utilizando timecode. Para isso leia completamente o tópico exatamente acima do seu post e realize a correta configuração do Virtual DJ. Atente-se para os links fornecidos pelo Speedy53. Você esqueceu de informar a versão do seu Virtual DJ.
 

Posted Thu 31 Mar 11 @ 3:10 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
A Pioneer-CDJ100S não é um dispositivo de controle, por isso ela não está na lista de hardwarwe compatível com o programa.
Existem muitos motivos para que você não consiga executar as configurações.
Uma vez que você pensou que a CDJ fosse o elemento controlador, acredito que você está ainda muito confuso sobre como funciona um sistema timecode.
Portanto o mais provável é que vc esteja com dificuldades em executar as configurações apropriadamente, face este pouco entendimento.
Entenda um pouco mais sobre timecode, leia este tutorial, ajudará um pouco.
Depois, verifique as conexões entre seu equipamento, a interface e o VirtualDJ.
Se sua versão não é das melhores, faça testes usando a v.7.0.3 Home, você pode usar os recursos da Pro Full por 10min para este fim.
Faça o sound setup do VirtualDJ corretamente, ajuste a latência da sua placa de som, e tente ajustar o sinal timecode conforme instruções mostradas acima.
É preciso paciência, certamente você conseguirá.
 

Posted Thu 31 Mar 11 @ 3:15 pm
Tenho uma Versaport que funcionava bem com meu notebook toshiba. Comprei um macbook 4gb processador i7, instalei os drives da versaport mas nao dá sinal nenhum nos timecodes. Se alguem puder me ajudar eu agradeceria muito. Obs.: meu virtual é original.
 

Posted Sun 23 Oct 11 @ 4:59 pm
71%