Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Hercules DJ Console MK4 - Page: 1

This part of topic is old and might contain outdated or incorrect information

Olá a todos. Estou criando este tópico depois de ler diversos outros relacionados tanto em português como ingles, mas mesmo assim, até o momento não ter obtido nenhum sucesso na utilização do meu console MK4. Utilizo um notebook HP com processador AMD Turion X2 Dual Core Mobile RM72 2.10GHz, 2Gb de memória RAM, HD de 160GB e sistema windows7 ultimate de 64bits. No momento uso o Software VDJ 6.1.2 DJCEdition, porém já testei com outras versões mais completas. O Software da MK4 atual é 3.HDJS.2010 - Firmware 1.0.3.19 e Driver 5.1.9.0!
Já realizei as mais diversas alterações em meu notebook seguindo as instruções de manuais e, ou tutoriais encontrados nos fóruns, mas sigo com problemas de ruídos e chiados na execução de aúdio com a utilização da controladora. Como última alternativa estou imaginando instalar uma placa de áudio externa como a Behringer Uca222. Será que essa é uma solução viável?
 

Posted Wed 01 Dec 10 @ 8:10 am
rrrdjHome userMember since 2010
Também comprei uma Mk4 essa semana, mas ainda não recebi!

Também tenho um notebook HP e eu estava tendo o mesmo problema de ruidos e chiados usando uma Uca 200, espero que nao aconteça isso com a mk4!
 

Posted Wed 01 Dec 10 @ 8:46 am
Olá rrrdj, boa tarde!

Quanto a controladora, do meu ponto de vista é realmente um equipamento muito bom, de fácil interatividade com respostas precisas. Infelizmente no meu caso não obtive ainda sucesso no uso devido aos problemas acima apresentados. Em último caso estou averigando a possibilidade de investir em placa de som para a correção deste problema, mas até o momento não tenho a certeza de que será viável.
Mesmo porque com o investimento feito em uma controladora para utilização com PC ou Notebook, se for analisar bem, com um pouco mais de investimento é possível adquirir equipamentos no mercado que oferecem suporte USB e através de um simples pen drive é possível executar a tarefa de Djing sem o estress pelo qual estou passando com controladora, notebook e software.

Qualquer novidade que você tenha ou sugestões com possíveis soluções, por favor me informe antes que eu venda minha controladora.

Abraços,
 

Posted Wed 01 Dec 10 @ 9:52 am
Ja fizeram o teste de utilizar a controladora sem o notebook estar ligado na tomada? Ja tive um problema parecido com o note HP de um amigo meu com uma RMX que ficava dando um ruido no PA. So parava quando a gente tirava ele da tomada, como se houvesse um problema de aterramento.
 

Posted Wed 01 Dec 10 @ 10:33 am
rrrdjHome userMember since 2010
Boa Tarde!

Ainda nao pude testar, mas caso o problema seja aterramento, qual seria a solução? Pois a bateria do note não aguenta mais que uma hora desconetada, ai não resolve...

Essa historia do aterramento é muuito comum nas BCD 3000 da vida...
 

Posted Wed 01 Dec 10 @ 10:55 am
Olá blueeyesdf,

Fiz os testes conforme sua sugestão porém não obtive resultado satisfatório pois não houve alteração positiva. Existe claramente algum conflito entre notebook e controladora MK4 que não pude indentificar até o momento. Quando utilizo a saída normal da placa de som do meu notebook diretamente para o PA, chega a ser humilhante a qualidade de som em comparação a MK4. De qualquer maneira lhe agradeço pela dica! Abraços!
 

Posted Wed 01 Dec 10 @ 12:24 pm
 

Posted Wed 01 Dec 10 @ 2:40 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Traduzi o manual citado pelo Blue, e postei no meu blog. Clique aqui para ler.
 

Posted Wed 01 Dec 10 @ 4:05 pm
Speedy53 e blueeyesdf, agradeço pelas dicas. Algumas delas eu já havia ajustado aqui e outras complementei agora, porém não obtive resultado satisfatório. Uma coisa pelo menos está muito evidente para mim: o problema está na controladora MK4 que por motivos desconhecidos não casou bem com o mue notebook. Porém antes de me desfazer definitivamente dessa bomba, vou tentar por último instalar em outros PC´s de amigos que trabalham com diferentes configurações de hardware e sistemas operacionais. De qualquer maneira desde já perdi o interesse nesse equipamento.

A única maneira que o mesmo funciona relativamente bem como auxiliar é:
- Plugar a saída de som do notebook na entrada da MK4 input 1-2 através de cabo c/ terminal RCA de um lado e plug 3,5mm no outro
- Plugar a saída de som da MK-4 output 1-2 através de cabo c/ terminal RCA dos dois lados e ligar direto a PA ou System
- Configurar o Software Hercules para trabalhar com a placa de som do notebook utilizando o WDM como Audio Mode
Mas aí entra o "ponto negativo" da situação. Nesse sistema perde-se a pré-escuta nos fones de ouvido. Se for para trabalhar sem pré-escuta não preciso de controladora.

Outrossim gostaria de deixar registrado aqui que o software VirtualDJ trabalha excelentemente bem, não ocasionando qualquer problema de performance ou conflito com meu equipamento.
Já rodei o VDJ em várias festas com total êxito, sendo que a última no mês de Novembro passado durou mais de 10 horas initerruptas.
Portanto meu problema não é software DJing nem equipamento, mas claramente um acessório que ao adquirir imaginei que poderia agregar algum benefício, o que não aconteceu.

Abraços a todos!
 

Posted Thu 02 Dec 10 @ 10:22 am
Acho que a ultima tentativa eh totalmente válida, teste em diversos outros computadores antes de realmente se desfazer da controladora.

Mas uma coisa eu não entendi. Qual a razão para ligar o notebook na controladora e ligar a controladora no PA. Se você não vai usar a placa de som da controladora, e sim a placa de som do note, porque nao ligar ela diretamente no PA e utilizar a controladora, neste caso, apenas como controle remoto?

Com esta configuração que funcionou, como está configurado o Virtual DJ?

Eu tive problemas no meu Mac com Windows utilizando ASIO, so ficou bom usando WDM. Mas como uso o Mac OSX, nem me preocupei muito na solução do problema.

Poste um vídeo se possivel com o problema.

 

Posted Thu 02 Dec 10 @ 2:54 pm
rrrdjHome userMember since 2010
Putz, que chato...

Faça o que foi citado acima, simplesmente nao use o som dela, use ela como uma controladora comum, talvez de pra usar o som dela como pré-escuta configurando...

Qual o modelo do seu notebook?

O meu é um HP DV5-1240br, espero não ter problemas assim, mas já estou me preocupando pelo fato da UCA 200 ter tido um problema semelhante...
 

Posted Thu 02 Dec 10 @ 5:31 pm
Speedy53, blueesyesdf e rrrdj:

Demorei um pouco para voltar postar, mas é porque procurei seguir as dicas de vocês todos. Lí muito mais do que já tinha lido até aqui e fiz testes de todas as maneiras possíveis e imagináveis. Conversei também com um amigo que é programador e algumas dicas dele me foram válidas.

Enfim juntando todos os testes com diversas configurações finalmente resolvi a questão seguindo as últimas dicas do blueesyesdf e rrrdj.
Eu não tinha me dado conta de que era possível utilizar a MK4 sem precisar da saída de sua placa de som. Mudei e configurei tudo para usar minha saída da placa do notebook que tem uma qualidade de áudio excelente. Passei a utilizar a MK4 apenas para controlar o VirtualDJ e definitivamente aposentei a placa ASIO. Agora rodo com o WDM. Inclusive quero desculpar-me com todos pelo meu stress, mas imaginem como DJ, a festa começando, convidados chegando e você soltando um som distorcido, estourando e sem o mínimo de qualidade depois de ter investido uma grana razoável num equipamento como a MK4. Foi o que aconteceu comigo recentemente e naquele momento a solução foi simplesmente esquecer a controladora. Prá mim a festa acabou, né? rs

rrrdj: no início do post tem a configuração do meu HP. É um DV5-1220br. Não se preocupe pois o seu irá dar conta do recado.

Apenas para deixar registrado irei colocar abaixo as configurações que tenho utilizado para trabalhar com a MK4 e VDJ com êxito:

Utilizo o Windows7 Ultimate - 64Bits - Hoje dobrei a memória de 2Gb para 4Gb e houve uma considerável melhora na performance. Antes a memória comprometida era de +/- 1,2Gb - 58% e agora estou com 28% com os mesmos +/- 1,2Gb. Mesmo antes de aumentar a memória a performance já estava excelente usando o WDM.

Meu HD é de 160Gb e tenho aproximadamente 48% de área livre. Monitorando pelo "gerenciador de tarefas" é possível observar que na maior parte do tempo o HD trabalha entre 5 a 25%, mantendo-se estável enquanto trabalho com o VDJ e a MK4. Apenas no momento do carregamento da próxima faixa no deck vazio é que o HD chega próximo de 60 a 70%, voltando ao normal imediatamente depois da faixa carregada. Desta maneira não houve em momento algum nenhum pique de travamento o que ocasionaria cortes na faixa executada.

Outra observação é que com o aumento de memória o carregamento ficou mais rápido fazendo com que o HD fique menos tempo no pico de 60 a 70% o que auxiliará na contenção de aquecimento do notebbok.

Testei com todos os serviços, aprimoramentos e programas carregados normalmente no Windows 7 e percebi que trabalha bem depois do acréscimo de memória, porém tenho desligado o "anti-vírus", "rede wi-fi", "conexão de rede", "firewall do windows" e "aparência da área de trabalho" onde mudo para "tema clássico do windows" e assim desativo o " aero" e suas melhorias. Desativo também o login através do 'digital persona" que utiliza nossas digitais para logar no windows. Depois de logado e ao trabalhar com o VDJ e a MK4 ele fica desligado. Quanto mais sofisticação de apresentação, mais recursos são utilizados sem a devida necessidade.

Uma outra coisa muito importante, mas muito importante mesmo e aqui valeu a dica do speedy53 que me fez ler novamente o MANUAL é ao instalar a controladora e os drivers "NÃO CLICAR EM NENHUM MOMENTO UTILIZANDO O MOUSE". Não me perguntem o que acontece porque não sei explicar, mas depois que instalei apenas clicando nas SETAS e ENTER sem o "mouse" a instalação ficou perfeita.

Bom, por enquanto é isso. Mais uma vez obrigado pela colaboração de todos e espero que esta nossa interação sirva de ajuda a outros que por ventura venham passar pelos mesmos problemas que eu. Quase um mês de sofrimento, mas finalmente posso rolar a pista de maneira "no stress"... risos

Qualquer necessidade estou por aqui, basta mandar um alô!

Forte abraço á todos e muito obrigado!
 

Posted Sat 04 Dec 10 @ 5:17 pm
Complementando:

É possível configurar a pré escuta na MK4!
 

Posted Sat 04 Dec 10 @ 5:19 pm
Que bom Paulo que voce consegiu resolver o seu problema, vejo que a dica foi válida, mas fiquei curioso quanto a configuração do Virtual DJ que você utilizou. Pelo que entendi você esta usando a controladora apenas como controle do Virtual DJ, certo? Se for isso você está utilizando a placa de som onboard para o PA e a placa de som da Hercules para pré-escuta? Fiquei na dúvida quando você diz que está utilizando o WDM.

Posta a sua configuração do Virtual DJ que está funcionando perfeitamente, se possivel. Abraço.
 

Posted Sat 04 Dec 10 @ 6:23 pm
rrrdjHome userMember since 2010
Recebi minha MK4, estou muuito contente e um tanto desapontado...

De fato, notebooks HP NÃO SÃO COMPATIVEIS COM PLACAS DE SOM USB.

Já fiz todas configurações possiveis, e o melhor foi deixar o Master no som onboard do notebook e usar a controladora pros fones, o unico problema é que nessa configuração se perde o microfone e as entradas line.

Usando a saida master o som fica bom, mas com uns estalidos, pelo menos é melhor que a UCA, pois não tem chiado, apenas uns estalidos, tipo de vinis antigos, duas portas usb do notebook deixam o som terrivel, uma delas melhora e deixa ''aceitavel'' porem em alguma musicas e trecho com volume mais baixo ou sem a batida fica um tanto quando perceptivel os estalidos, preciso testar direito num PA a possibilidade de usar a saida da placa.

Já testei com wifi, antivirus, bluetooh, enfim, tentei desligar tudo, quanto mais se desativa melhor o som, mas não achei mais nada que pudesse ser desativado para melhorar ainda mais, a impressão que fica é que os notebooks hp não tem uma taxa de transferencia alta no usb, ou algo do tipo, não saberia explicar ao certo...

Gostei muuito da controladora, precisão muito grande, comandos suaves, os botões são bons, cumpre o que promete, exeto no som, é beeem pequena, facilita bem...

Ontem pude usar ela num evento, como eu estava com pressa acabei usando o som da controladora, não ficou feio, porque não distorce nem um pouco o som, mas podia ter sido melhor por conta dos estalidos chatos.

Ainda não consegui fazer funcionar as entradas de audio da controladora, quando é pressionado o botão de seleção de sinal, o deck do virtual dj fica com Timecode Bypass no lugar do nome da faixa, mas não sai nenhum som.

Alguem tem alguma dica para algum dos problemas?
 

Posted Sun 05 Dec 10 @ 10:48 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Sempre usei notebooks HP, o mais antigo é um Pavillion DV-9335NR e o mais novo um DV5-1099NR, ambos rodando Windows 32bit sendo XP no mais antigo e Seven no mais novo. Tenho um controlador Hercules MK2 e a placa de som teoricamente é inferior à MK4, absolutamente normal aqui. No dia que eu precisar atualizar meu hardware, será um HP.

Não entendo a afirmação sobre INCOMPATIBILIDADE DE COMPUTADORES HP COM PLACAS USB sendo que sempre usei sem maiores problemas.

Sobre chiados:
O que escreverei abaixo é algo comum, já alertado diversas vezes no fórum, e nos posts acima não li sobre estes procedimentos. Mas é comum ler "já fiz de tudo, impossível e possível"... Por isso vou chamar atenção mais uma vez, caso vocês já tenham feito isso, me perdoem. Estou considerando que ambos estão com drivers das placas da MK4 atualizados.

Caso haja aba de desempenho/performace na versão LE/OEM, deixe a latência em AUTO, desmarque o safe mode e o overclock, use a régua em fastest depois aumente gradativamente no sentido quality até que note o melhor desempenho possível. Este é o primeiro motivo mais comum de chiados com VirtualDJ.

O segundo motivo mais comum de chiados no caso de drivers ASIO é a latência. Faça testes com a latência da placa usando diretamente o gerenciador da MK4, não faça ajustes de latência no VirtualDJ. Como o ideal é trabalhar com o menor valor possível, comece com valores baixos e aumente gradativamente se apresentar chiado. Atualmente trabalho com latência 96 (2ms) em minha placa.

Sobre entradas externas:
Lembre-se que as versões LE/OEM são limitadas, elas não tem recursos para timecodes (hmmm) mas não achei registro explícito sobre limitação de uso das entradas externas em versões LE... haja visto que versões LE/OEM não aceitam sinais timecodes, se o timecode by-pass não funciona, há uma lógica nisso, então procure trabalhar com esta hipótese da versão limitada. Leia o manual do seu controlador para maiores detalhes, lá você encontrará informações sobre uso das entradas externas.
 

Posted Sun 05 Dec 10 @ 1:17 pm
rrrdjHome userMember since 2010
Speedy

Já testei os drivers que vieram com a placa, procurei um mais novo e mesmo assim o problema persistiu, inicialmente instalei o Virtual DJ LE 6.0.7 que veio junto com a controladora, o mesmo nao possui nenhuma opção, a barra de configurações não existe, tentei ativa-lo para PRO por 20 dias, mas nada aconteceu,cheguei a tentar usar o 7 ativado por crack, nele foi desmarcado o safe mode (overclock não existia), latencia tanto em auto como em 1ms ou mais e acontecia o mesmo problema, não existia essa regua que você citou.

Usando asio fica muuito pior, diriamos que o WDM está quaase aceitavel, ainda ficaram estalidos...

Minha esperança seria ativar o LE por 20 dias para PRO pra tirar a duvida se o problema é software ou incompatibilidade de hardware, mas recebi uma mensagem dizendo que os 20 dias já teriam sido utilizados, não entendi =(
 

Posted Sun 05 Dec 10 @ 1:47 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Só pra complementar, veja aqui o guia para uso de saídas externas de sua Hercules MK4 (em inglês).
 

Posted Sun 05 Dec 10 @ 7:42 pm
rrrdjHome userMember since 2010
Vamo lá...

Fiz minha hercules mk4 funcionar definitivamente! Testei em vááários computadores, todos funcionaram apenas instalando os drivers, sem precisar nenhum detalhe adicional, mas como a lei de murphy está presente, o unico computador que teria que funcionar não tava ajudando muito.

Notebook Hp dv5-1240br

Provavelmente isso aconteça com outras controladoras e/ou placas de som usb nos notebooks hp.

Com as dicas do speedy, tentei de tudo, eu já tava quase formatando o pc e instalando windows xp para ver se funcionava, quando achei um jeito de fazer a placa de som funcionar com som limpo, sem chiados ou ruidos. x))

1 - Desativar wireless, antivirus e outros programas que não estão sendo usados.

2 - Testar o direct x 9.

3- Testar um drive de correção de para placas de som, este pode ser encontrado junto com os drivers do notebook no site da hp.

4 - Testar latencias no software da placa que variem entre 2ms e 12ms.

5- Deixar a regua de performance ou fastest o mais proximo de fastest o possivel, overclock e safe mode desmarcados.

6- Dentro do painel de controle, no gerenciador de dispositivos de audio, deixar aberta a aba gravação.


Cada item vai tem a tendencia de ir diminuindo os problemas, e este ultimo no meu caso acabou de vez com o problema, não me perguntem porque, foi a coisa mais estranha que eu já vi, mas deu resultado, apenas mantenham a aba de gravação aberta, minimizada enquanto usam o som da controladora.

Resultado... Cliente satisfeito, som perfeito! Recomendo!

Muito obrigado ao speedy, agradeço pelas dicas e deixo a merito dele estas dicas ai em cima que eu citei!

Valeu!
 

Posted Wed 08 Dec 10 @ 6:39 pm
No link abaixo tem um programa que mostra se o seu computador esta apto ou não a rodar sistemas de audio e/ou video em tempo real. Não entendi muito bem como funciona, mas li que um sistema bom tem que ficar com a linha toda verde... quando tive problema de dropout na minha RMX usei ele. No entanto eu não consegui resolver o problema com as dicas que ele deu. Mas descobri que um serviço da Apple gerava um um bug que comprometia a latencia. Esse bug deixava o meu sistema com resposta acima de 8000ms.

http://www.thesycon.de/dpclat/dpclat.exe
 

Posted Wed 08 Dec 10 @ 7:28 pm
29%