VDJPedia



 

Se você tem um atraso ao tentar acessar um disco rígido externo e/ou carregar uma música a partir deste disco rígido, isso pode acontecer porque o disco rígido está hibernando por falta de atividade. Em alguns computadores isso também pode acontecer com músicas armazenadas no disco rígido interno, caso este tenha sido configurado para hibernar nas configurações de gerenciamento de energia do seu computador.

A maioria das músicas são carregadas na memória pelo VirtualDJ, resultando em baixa atividade do disco rígido, então o tempo entre o carregamento de uma música e outra pode ser suficiente para que o disco rígido entre em modo de conservação de energia.

Neste caso, ao tentar carregar um novo arquivo ocorrerá um pequeno atraso e a interface do usuário (skin) irá congelar enquanto o disco rígido retorna à atividade, recuperando a velocidade normal. Este tempo dependerá do disco rígido e do fabricante.

Infelizmente na maioria dos discos rígidos externos este recurso muitas vezes é codificado e não pode ser desligado. Entretanto, para alguns discos rígidos, pode existir um utilitário do fabricante para ajustar o tempo antes que o disco entre em hibernação. Para mais detalhes, por favor entre em contato com o fabricante do disco rígido ou visite seu website.

No caso de atrasos longos (mais do que alguns poucos segundos), então isso possivelmente se deve a a um disco rígido mal projetado, ou a um disco rígido 'verde' que realmente não é destinado a aplicações de alto desempenho. Considere substituí-lo por um disco rígido melhor, que retorne mais rapidamente à atividade normal.

Outra opção é usar algum aplicativo que grave regularmente um pequeno arquivo no disco rígido, somente para mantê-lo fora do estado de hibernação, mas isso aumentará o desgaste do disco rígido, reduzindo seu tempo de vida - procure no Google por: prevenir hibernação em discos rígidos externos.

Atraos ao acessar e/ou carregar uma música podem indicar que o disco rígido com defeito. Se um disco que estava trabalhando previamente sem nenhum problema começar a apresentar atraso, esta é uma indicação de uma possível falha iminente. Faça uma cópia de segurança backup imediatamente e utilize ferramentas como o scandisk, etc. para verificar como está seu disco rígido. Certifique-se de fazer sempre uma cópia de segurança backup completa de sua coleção de músicas, e também do database VirtualDJ.

NOTA: Dependendo do desempenho do seu disco rígido, você pode também ter um congelamento na interface do usuário ao carregar um arquivo grande, como um show completo em vídeo, e/ou possuir um database com um grande número de músicas. Isso acontece porque a interface do usuário está ocupada aguardando o acesso inicial ao arquivo no disco. É algo normal e não há nada com que se preocupar, exceto aconteçam interrupções no som ao tocar o arquivo (neste caso, por favor verifique se seu computador está otimizado para uso de aplicativos para DJ). Um melhor desempenho do disco rígido pode minimizar o atraso.



VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...