VDJPedia



 Recurso Automix

Automix

O VirtualDJ possui um recurso chamado "automix" que automaticamente fará a transição de uma música para outra a partir de um playlist elaborado previamente.

Para utilizá-lo, simplesmente adicione músicas com características similares (que sejam "mixáveis" entre si) no painel de playlist, localizado à direita no browser do programa, então clique no botão com ícone de um relâmpago localizado na parte superior esquerda deste painel para ativar o automix. Você também poderá clicar no botão de opções localizado abaixo deste outro de modo a definir as várias opções de automix.

NOTA: por padrão, o painel de playlist é retrátil e você pode se confundir ao tentar localizá-lo pela primeira vez. Mas basta posicionar o cursor do mouse sobre a inscrição PLAYLIST no browser do programa e ele se abrirá. Caso necessite manter o painel aberto, clique no botão com um ícone de cadeado localizado na parte inferior esquerda deste painel.

Você pode editar os marcadores de pontos automix exibidos no painel de forma de onda do deck, para definir pontos de saída para a música em reprodução, e de entrada para a música que será tocada a seguir.

Para mais informações sobre utilização do automix, por favor verifique a seção PLAYLIST & AUTOMIX no Manual do Usuário VirtualDJ.

NOTA: Se você esá usando VirtualDJ LE ou Console Edition, saiba que trata-se de um programa com limites de recursos e não possui painel de playlist e recurso automix. Para utilizar o recurso automix com seu controlador, será necessário que você faça o upgrade para VirtualDJ Pro Full. Normalmente usuários LE possuem desconto caso queiram realizar o upgrade.


Mix Now / Mixar agora

Dependendo da skin que você está usando, possivelmente estará disponível o recurso "mix now/mixar agora" que permitirá a realização automática da transição para a música carregada no outro deck quado você clicar neste botão.

Se a skin que você estiver utilizando não possuir este recurso, você poderá alternativamente mapear um atalho de teclado ou um botão do seu controlador MIDI para isso, utilizando a função (ou action) mix_now.


Automix com duplo deck (Fora de uso)

Se voce está procurando o velho automix com duplo deck, no qual a transição era feita automaticamente de um deck para outro, saiba que este recurso está fora de uso desde o VirtualDJ v4 e desde então foi substituído pelo sistema com um só deck que é mais poderoso e possui opções de automix mais flexíveis.

Entretanto, você pode mapear um atalho de teclado ou um botão do seu controlador MIDI para isso, utilizando a função (action) automix_dualdeck que permitirá a você reativar a função automix em duplo deck, mas saiba que esta função está fora de uso e não é recomendada. Ao apertar a tecla/botão você ativará o recurso, e apertando novamente você o desligará, reativando o automix em deck único.

A única vantagem real do método automix em deck duplo é que permite que o DJ engane os outros, fingindo que está realizando uma transição que na verdade é executada automaticamente pelo programa. Esse tipo de comportamento deprecia tanto o DJ quanto o VirtualDJ junto aos proprietários de clubes e bares.

Com o método de deck único, os pontos de saída e entrada das músicas podem ser vistos facilmente no painel de forma de onda do deck. Algumas skins personalizadas podem até mostrar detalhes da música que será tocada. Caso necessite aditar os pontos de entrada e saída com maior precisão, basta carregar a música em um deck livre e clique com botão direito do mouse sobre o botão BPM para acessar as opções de edição de pontos.

O método de deck único é muito melhor que o antigo métdo de deck duplo para DJs de karaokê. Ele permite que você tenha um playlist reserva tocando em um deck enquanto outro deck está livre para carregar músicas, então você poderá realizar transição para este deck quando o cantor estiver pronto, e então voltar para o playlist reserva após ele terminar de cantar.



VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...