VDJPedia



 DJ de verdade

Quando em uma apresentação ou discutindo sobre DJ'ing em geral, seja em pessoa ou on-line em fóruns da internet, possivelmente alguém já lhe disse que você não é um DJ de verdade ou 'fake' porque você está enganando as pessoas por usar um programa para DJ como VirtualDJ ao invés de usar toca-discos, CDJs, ou outro programa para DJs.

Primeiramente, cada pessoa que toca músicas pré-gravadas para um público é um DJ de verdade não importa qual equipamento esteja utilizando ou se está realizando beatmatch ou scratch manualmente. E não importa se você está usando toca-discos, CDJ's, programas para DJ ou até mesmo um iPod! E complementado, se você está tocando música para um público e está sendo pago para isso, não só você é um DJ de verdade, como é um DJ profissional também.

Em segundo lugar, as únicas pessoas que se importam com qual equipamento você está tocando e/ou programa que você está usando normalmente são outros DJs ou pretensos candidatos a DJ. A maioria do seu público não liga a mínima para qual equipamento você está usando ou como você está mixando suas músicas. Todos eles se importam em como se divertir e em ouvir músicas que gostam para que possam dançar.

Você pode ser acusado de "mentiroso" ou "fake" por usar programas para DJ ou especificamente VirtualDJ. Normalmente por causa da existência de recursos de sincronização automática como o botão SYNC e/ou automix.

Entretanto, estas são apenas ferramentas à sua disposição para fazer com que a tarefa mundana de equiparar as batidas de duas músicas seja mais rápida e fácil. O fato destes recursos estarem disponíveis não significa que você tenha que utilizá-los. Muitos CD players 'profissionais' incluem contadores de BPM e até mesmo botões SYNC em modelos mais recentes que podem ser normalmente usados para "mentir". Também existem "DJs de CDJ" que compram ou fazem um CD de mixagens pré-gravadas em casa, então tocam o CD nas apresentações enquanto fingem mixar cada música.

E como acima, a maioria do seu público não liga a mínima se você está equiparando as batidas das músicas manualmente ou usando o botão SYNC para realizar a mesma tarefa.

Equiparar as batidas manualmente é uma habilidade que quase todo mundo pode aprender e dominar com prática, e fazer scratches em excesso pode ser uma coisa chata para seu público que simplesmente está tentando dançar a música.

"Ler o público" para ser capaz de selecionar e tocar a música certa é considerada a habilidade mais importante do DJ e é muito mais difícil de realizar. Um DJ que não tem esta habilidade será detestado pelo seu público quer esteja fazendo beatmatching manual, usando botão SYNC ou até mesmo usando automix durante toda a festa. Os recursos automáticos do VirtuaDJ não podem magicamente transformar um DJ ruim em um DJ bom. Do mesmo modo, comprar um CDJ ou outro equipamento 'top' não fará instantaneamente que um DJ ruim se torne bom. Somente prática e experiência transformarão um DJ ruim em um bom DJ.

Claro, beatmatching manual pode ser mais divertido e recompensador, e muitos DJs que utilizam VirtualDJ escolhem isso ao invés do botão SYNC e automix. Os recursos automáticos podem ser efetivamente desabilitados nas configurações do programa, ou usando uma skin customizada sem os mesmos, e/ou alterando os mapeamentos de botões com estas funções em seu controlador MIDI.

Você descobrirá que a maioria dos outros DJs que o acusam de "mentiroso" ou "fake", ou de não ser um DJ de verdade, farão críticas ao encontrarem você realizando uma apresentação sexta ou sábado à noite na qual você está sendo pago para tocar, enquanto eles estão bebendo no bar. Você pode perguntar se eles são tão bons assim, porque então não estão em sua própria festa/evento. Você descobrirá que a maioria deles são DJs de quarto ou pretensos candidatos a DJs.

Você irá se deparar com DJs que já definiram seus caminhos e não estão preparados para mudar com o tempo e os avanços tecnológicos. Eles irão menosprezar quem não faça as coisas do jeito que eles fazem e vão achar melhor arrastar cases pesadas de vinil e caixas de CDs ao invés de um laptop e controlador que podem lhes permitir realizar a mesma tarefa com uma disponibilidade maior de músicas, e também lhes acene a possibilidade de tocar vídeo clipes.

Ignore e não se importe com estes comentários sobre não ser um DJ de verdade ou ser um "mentiroso" ou "fake". Use os equipamentos e programas de SUA ESCOLHA e que funcionam melhor para VOCÊ.

Quando alguém fizer comentários como este, dê uma olhada para a pista de dança. As pessoas ali presentes estão se divertindo? É só isso que importa e é o aspecto mais importante da arte de discotecar.

Também, tenha em mente que quando apareceram os primeiros CD players para DJ, DJs que usavam vinil também acusavam DJs de CDJ de serem "mentirosos", "fake" ou não serem "DJs de verdade".




VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...