VDJPedia



 

Primeiramente, verifique se seu controlador MIDI ou HID tem suporte no VirtualDJ. Uma lista de controladores com suporte de fábrica pode ser localizada na seguinte página: Lista de Controladores com suporte de fábrica no VirtualDJ.

Certifique-se de ter os drivers e firmware mais recentes instalados a partir do site do fabricante do equipamento. Links para baixar drivers e firmware para controladores comumente utilizados com VirtualDJ podem ser localizados na página Divers para Dispositivos Comuns.

Também certifique-se que possui instalada a versão mais recente de VirtualDJ. Registre seu número de série caso ainda não tenha feito e então acesse seu Centro de Download. Lembrando que para VirtualDJ 8 as atualizações são automáticas e não ficam disponibilizadas no Centro de Download.

Se seu controlador não é fornecido com VirtualDJ LE, então você precisará adquirir uma licença VirtualDJ que lhe permita utilizar controladores MIDI ou HID. Você poderá testar qualquer controlador com suporte de fábrica no VirtualDJ em seções de 10 minutos utilizando VirtualDJ Home FREE.

Então, considerando o que foi escrito até aqui, façamos um breve checklist:

  1. Você já instalou os drivers/firmware mais recentes?
  2. Os drivers instalados são COMPROVADAMENTE compatíveis pelo fabricante com o sistema operacional que você está usando?
  3. Você possui uma licença que permita utilizar seu controlador com VirtualDJ?
  4. Seu controlador tem suporte de fábrica no VirtualDJ, ou você instalou mapeamento disponível na seção de downloads?


Se a resposta for "sim" para todas as perguntas, continue...

Verifique se o controlador foi apropriadamente reconhecido pelo seu sistema operacional. Você pode checar isso acessando o gerenciador de dispositivos (Windows) ou o utilitário Áudio/MIDI (Mac) e observar se o seu dispositivo aparece normalmente na lista exibida.

Se o controlador foi normalmente reconhecido pelo sistema operacional mas ainda assim não funciona, então talvez exista algum problema de configuração. Verifique a seção Configuração de Controladores e Solução de Problemas para instruções específicas de configuração para seu controlador.

Ainda, você pode verificar se não mudou acidentalmente o(s) canal(is) MIDI que seu controlador usa para operação. Alguns controladores podem ter opção para trabalhar em canais diferentes, de modo a serem configurados em programa que exigem esta característica. Por favor, verifique o manual do seu equipamento para informação sobre alteração de canal MIDI. E certifique-se de usar o canal MIDI padrão definido no manual. Em geral, os controladores conectados ao VirtualDJ utilizam sempre o canal MIDI numero 1 da interface MIDI do seu controlador.

Se você está usando Windows, talvez um conflito MIDI de sistema esteja impedindo seu controlador de funcionar. Ou talvez seu controlador simplesmente não é reconhecido pelo sistema operacional. Nestes casos verifique a seção Controlador MIDI não detectado para mais informações.

Também, experimente usar um outro cabo USB e/ou uma porta USB diferente do seu computador. O controlador deve ser conectado diretamente ao computador, e não através de um hub USB (NOTA: hub USB sem fonte de alimentação própria pode não fornecer energia suficiente para alimentar um controlador que não tem fonte de alimentação própria e depende exclusivamente da energia fornecida pela porta USB.).

Caso seu computador tenha portas USB 3.0 (normalmente identificadas pela cor azul, tente então usar uma porta 2.0 (talvez o controlador não seja compatível com portas USB 3.0). E se seu computador somente tem portas USB 3.0, tente então usar um hub 2.0 com fonte de alimentação própria, e conecte seu controlador ao hub.

Você pode também verificar se o controlador está funcionando através das ferramentas MIDItrace, para controladores MIDI ou HIDtrace, apropriada para controladores HID.
Feche todos os programas incluindo ViurtualDJ antes de usar estas ferramentas. Escolha seu controlador nas seções INPUT e OUTPUT e então pressione alguns botões. Você verá mensagens MIDI na janela OUTPUT cada vez que pressionar algum botão. Para a ferramenta HIDtrace, você verá alterações nos dados HID cada vez que pressionar algum botão.
Caso não tenha nenhuma resposta, então existem duas suspeitas: falha de hardware do controlador, ausência de drivers apropriados (sim, você se equivocou ao responder as perguntas 1 me 2), ou então algum conflito de sistema impedindo o funcionamento do controlador.

NOTA: Caso você conecte um teclado MIDI (como Roland A-800 Pro) este pode funcionar quando conectado diretamente ao notebook, mas não funciona se conectado ao hub USB. Isso é desconcertante, porque teclados MIDI fuincionam bem com outros programas (como VSTHost) mesmo através do hub. Mas VirtualDJ requer que esteja conectado diretamente caso enfrentando problemas de funcionamento.



VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...

VOLTAR para Configurações para controladores e Problemas comuns...