VDJPedia



 

Fonte do artigo - http://www.vyzor.com/support/viewtopic.php?f=45&t=186 -- transcrito aqui para rápido acesso.
Posts originais por PsicraftTony » Domingo, 16 de Novembro de 2008 no site Vyzor.com

Interface MIDI não aparece no Windows. E agora?

Texto adaptado para referência ao programa VirtualDJ.

Causa mais provável #1: Conflito com Driver USB Logitech (ou outro driver USB de terceiro)

Se sua interface USB é exibida com a denominação USB Audio Device (no Windows XP) e/ou não requer drivers específicos do fabricante para instalação, são indicadores que sua interface é englobada na classe de dispositivos que utilizam drivers MIDI USB class-compliant do Windows e consequentemente são suscetíveis a este problema. Para nosso conhecimento, somente o driver MIDI USB Windows é vulnerável a este problema, então é algo que pode ocorrer em máquinas com sistemas operacionais XP e Vista, dependendo de quais outros dispositivos USB estão instalados.

Se você está conectando seu dispositivo a um computador que usa Windows XP ou Vista mas não consegue ver nenhuma porta na caixa de diálogo MIDI IN do VirtualDJ, então possivelmente existe uma webcam, mouse ótico ou mouse sem-fio Logitech (ou de outro fabricante) que esteja em conflito com o driver USB MIDI class-compliant do WIndows.

O problema do driver Logitech se chama LVUSBSTA.SYS. A seguir um procedimento para reconfigurar este driver no Windows XP para prevenir conflitos com o driver USB MIDI class-compliant, mas tenha em mente que o procedimento envolve edição do registro, o que requer extremo cuidado. Psicraft Designs e Atomix Produtions não se responsabilizarão caso você danifique a instalação do Windows ao seguir estas instruções, então se tiver alguma dúvida procure um amigo tecnicamente qualificado para seguir estes passos!

Antes de prosseguir, faça um back-up do registro do sistema, e tenha certeza de que sabe como restaurar o registro caso ocorra algum problema. Para maiores informações, leia o artigo MIcrosoft https://support.microsoft.com/pt-br/kb/256986

Passos 3-6 são opcionais, e são para sua segurança.

  1. Clique no menu Iniciar e selecione Executar

  2. Digite REGEDIT e clique OK.

  3. Clique no menu Arquivo, e selecione Exportar.

  4. Salve o arquivo de registro na área de trabalho (desktop) do seu computador.

  5. Digite qualquer nome para o arquivo, e verifique se a opção Tudo está selecionada.

  6. Clique SALVAR, e verifique se o arquivo de back-up foi criado na sua área de trabalho.

  7. Navegue até a seguinte chave de registro:
    HKEY LOCAL MACHINE /SYSTEM /CurrentControlset /Control /Class / {6BDD1FC6-810F-11DO-BEC7-08002BE2092F}

  8. Clique nesta chave e apague o item LowerFilters.

  9. Navegue até a seguinte chave de registro:
    HKEY LOCAL MACHINE /SYSTEM /CurrentControlset /Control /Class / {6BDD1FC5-810F-11DO-BEC7-08002BE2092F}

  10. Clique nesta chave e apague o item UpperFilters.

  11. Volte até a raiz HKEY LOCAL /MACHINE /SYSTEM /CurrentControlset /Control /Class/

  12. Execute uma Busca (nota do tradutor: CTRL-F com opção de busca em "Data") e digite LVUSBSTA. Cada vez que localizar na área "Control/Class" do registro, apague somente o item LowerFilters (que é onde LVUSBSTA está localizado).


Agora, seu driver de porta USB-MIDI class compliant deve estar operacional. Caso negativo, talvez esteja com problemas relacionados ao Limite de Dispositivos Windows, descrito a seguir.

Causa #2: Problema de Limite de Dispositivos MIDI do Windows

Quando um certo número de dispositivos MIDI é instalado no Windows XP, o sistema operacional se recusa a exibir novos dispositivos até você deletar alguns que já existem. A pegadinha neste caso é que o Windows considera TODOS os dispositivos que alguma vez você tenha conectado como um dispositivo válido instalado, e não exibe estes dispositivos MIDI (mesmo que atualmente fora de uso) no Gerenciador de Dispositivos MESMO SE você escolher a opção 'Exibir Dispositivos Ocultos'.

Afortunadamente existe um modo de forçar o Windows a ser honesto contigo, mas é necessário alterar uma chave de registro.

NOTA: Edição de registro requer grande atenção - você pode impedir o funcionamento correto do Windows caso cometa algum engano. Psicraft Designs e Atomix Productions não se responsabilizam caso você danifique sua instalação do Windows ao seguir as instruções a seguir, então tenha cuidado ou solicite ajuda de um amigo qualificado para executar esta operação em caso de dúvida.

Então, comece verificando em seu computador com Windows para certificar-se que os problemas não ocorrem por causa do atingimento do limite de dispositivos conectados: Primeiramente, desconecte do computador o cabo USB do seu controlador MIDI, e siga os 10 passos seguintes...

Here is how you can check your Windows XP machine out to make sure your issues are not because of the device limit being reached: First, unplug your MIDI Interface’s USB cable from the computer, then follow these 10 steps...

Antes de prosseguir, faça um back-up do registro do sistema, e tenha certeza de que sabe como restaurar o registro caso ocorra algum problema. Para maiores informações, leia o artigo MIcrosoft https://support.microsoft.com/pt-br/kb/256986

Passos 3-6 são opcionais, e são para sua segurança.

  1. Clique no menu Iniciar e selecione Executar

  2. Digite REGEDIT e clique OK.

  3. Clique no menu Arquivo, e selecione Exportar.

  4. Salve o arquivo de registro na área de trabalho (desktop) do seu computador.

  5. Digite qualquer nome para o arquivo, e verifique se a opção Tudo está selecionada.

  6. Clique SALVAR, e verifique se o arquivo de back-up foi criado na sua área de trabalho.

  7. Navegue até a seguinte chave de registro:
    HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Environment

  8. Caso já existe neste local exista uma entrada de registro chamada DEVMGR_SHOW_NONPRESENT_DEVICES, certifique-se que o valor esteja definido em 1. Caso o valor não exista na chave de registro, clique com botão direito sobre qualquer trecho vazio da tabela de registros e escolha NOVO > Valor da Cadeia de Caracteres a partir do menu pop-up exibido.

  9. Renomeie o novo REG_SZ (Valor da Cadeia de Caracteres) para DEVMGR_SHOW_NONPRESENT_DEVICES e defina o valor em 1 (1 = exibir todos os dispositivos ocultos).

  10. Feche o REGEDIT e reinicie seu computador.

  11. Ao reiniciar, abra o Painel de Controle, selecione Sistema, selecione a guia Dispositivos na caixa de diálogo Propriedades de Sistema e pressione o botão Gerenciador de Dispositivos. E agora, o truque de mágica: abra o menu Exibir do Gerenciador de Dispositivos e marque a opção Exibir dispositivos ocultos.

  12. Com o novo registro já em ação, o Gerenciador de Dispositivos irá fazer algo novo quando esta opção for selecionada. Clique agora no ícone Controladores de Som, Vídeo e Jogos e você verá todos os dispositivos MIDI fantasmas instalados no Windows.

  13. Delete todos os ícones USB Audio Device que forem exibidos. Caso veja drivers para interfaces MIDI de controladores que você não possui mais, aproveite para apagar também. Caso você apague por engano o driver de algum dispositivo que você ainda possua, isso não causará nenhum problema, mas você precisará reinstalar os drivers da próxima vez que conectar o dispositivo MIDI.

  14. Como boa prática, clique no ícone Controladores USB (Barramento Serial Universal) e delete também dispositivos compostos USB fantasma (USB composite devices) que encontrar, especialmente caso hajam muitos deles: isto exigirá reinstalação de drivers pelo WIndows na próxima vez que usar algum periférico que use pouco, mas não necessariamente será um problema.

  15. Certifique-se que não existam drivers de câmera Logitech passeando por ali em forma de fantasma! Apague-os caso ache algum.

  16. Agora, reinicie o computador e reconecte seu controlador MIDI. Uma vez que o Windows informar que o dispositivo está pronto para uso, inicie o VirtualDJ e verifique se a interface MIDI é exibida.




VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...

VOLTAR para Configurações para controladores e Problemas comuns...