Gravar VIDEO com VirtualDJ - ERROR: VIDEO CODEC NOT FOUND

Sat 20 Mar 10 @ 11:17 pm

Olá, bem-vindos a mais um tutorial.

Este tutorial é um dos mais antigos que já fiz, está registrado em comunidades não oficiais do programa. Utilizei o pseudônimo YDEEPS na oportunidade.

Uma vez que isto foi escrito quando foi lançado o recurso de gravação de vídeo (versão 5.2.1) pode ser que a qualidade de gravação tenha melhorado, uma vez que que o desenvolvimento é contínuo e os hardwares hoje estão mais poderosos e acessíveis, portanto, antes de usar o passo 5, faça testes de desempenho do programa.

Importante: a versão do VirtualDJ para Mac não possui este recurso. Portanto somente no futruro usuários Mac poderão gravar vídeo utilizando VirtualDJ.

A) SOBRE O ERRO: VIDEO CODEC NOT FOUND
Codec é um programa utilizado para codificar e decodificar (daí o nome codec) arquivos de mídia, compactados ou não. Cada formato de mídia necessita um codec específico para esta tarefa. O manual do programa cita que o codec usado pra gravação de vídeo é o Microsoft MPEG-4, utilizado pelo Windows Media Player para reproduzir e gravar arquivos em formato avi. Este codec é nativo do WMP, por isso foi escolhido para esta tarefa, porém algumas vezes o VirtualDJ não acha esse codec, e por consequência fica impossível gravar vídeos.
Os métodos abaixo somente cumprem este papel, ou seja, indicam ao VirtualDJ um codec que possa ser utilizado para gravação de vídeos.
Pesquisando durante semanas, achei algumas maneiras de resolver:

B) USANDO VIRTUALDJ PRO FULL VERSÃO 7.0 OU SUPERIORES
  1. Alterando o codec através do VirtualDJ Pro Fulll versão 7.0 ou superior
    A partir da versão citada, o VirtualDJ incorporou a ferramenta de alteração do codec no próprio programa, antes esta ferramenta só existia no Registry Tool - como abaixo ainda é citado.
    Basta acessar o RECORD CONFIG e dentro da própria janela, proceder conforme a figura abaixo, que é muito parecida com a figura seguinte, mostrada na ferramenta Registry Tool.
    Se você não tem a versão 7 ou superior, siga para o passo 2.


    Modificando o codec no próprio VirtualDJ

C) USANDO VIRTUALDJ PRO FULL VERSÃO 6.1.2 E ANTERIORES
  1. Usando o Registry Tool do VirtualDJ
    Com essa ferramenta (versões 1.7 ou mais recente) é possível mudar o codec usado pelo programa pra gravar vídeo.
    Basta executar o Registry Tool e, na parte inerente a VideoCodec, escolher o codec acima citado.
    O Registry tool pode ser baixado neste link, porém somente pode ser feito por usuários licenciados.
    Se você não tem acesso ao Registry Tool, siga para o passo 3.


    Usando o VirtualDJ Registry Tool

  2. Alterando manualmente o nome do codec
    Este método não é muito confiável, pois depende se você terá a sorte de ter os codecs DIVX ou XVID instalados na sua máquina. Se tiver, basta ir em RECORD VIDEO > CONFIG e mudar o nome do codec, de MPEG4 para XVID ou DIVX.
    Mas se você fizer isso e der o mesmo erro, você tem 2 saídas: corra atrás do codec na internet e instale na sua máquina, ou vá pro passo 4.


    Mudando o nome. Só Deus sabe se vai dar certo...

  3. Remover o nome do codec e deixar “ “ (em branco)
    Também pouco confiável, com este método deixamos o programa localizar o melhor codec para gravação. Se não funcionar, vá para o passo 5.

  4. Instalar o Microsoft MPEG4
    Eu já escrevi acima que o codec está no WMP. Isso está correto. Se não tivessse, o WMP não leria nenhum arquivo de vídeo MPG.
    Mas ainda assim baixei uma versão velha do codec, reinstalei e funcionou. Depois de instalar, é só deixar no config do VDJ o nome do tal codec MPEG4.
    Achei o COdEC neste link
    Tradução do método para instalar
    - Descompacte o conteudo da pasta MicrosoftMPEG4.zip, clique com o botão direito no arquivo MPG4VKI.INF e escolha “instalar”.
    - Pode aparecer uma mensagem dizendo que “O programa que você está instalando...não passou no teste de logotipo do Windows”. Clique em “continuar assim mesmo”.
    - você pode achar outra mensagem (se você tiver WMP11) dizendo que “a versão que você vai instalar é mais velha que a que já tem no micro”, instale assim mesmo. Isso não vai prejudicar o WMP de ler seus arquivos MPGs.


D) CONSEGUI GRAVAR VÍDEO. TEVE BOM RESULTADO?

Bom, eu escrevi que consegui gravar vídeo...

O VirtualDJ grava em formato avi. O caminho e nome do arquivo que será gravado, você define também no config (path). A resolução é proporcional ao tamanho da saída de vídeo que você estiver usando, por exemplo: se usar o codec MPEG4 e a saída de vídeo auxiliar, fullscreen, ele grava em tamanho 1280x768, se for na janelinha do windows, vai sair do mesmo tamanho da mesma telinha de visualização.

Porém, o resultado para mim não foi bom. O som defasa do vídeo, o vídeo fica tremido. Foi um resultado um pouco decepcionante após batalhar tanto para gravar vídeo.

Após ler alguns posts antigos no forum oficial, vi que somente uma pessoa conseguiu um bom resultado. Cabe observar que não tenho a mínima idéia da configuração de vídeo deste usuário. Outros usuário como eu tiverem problemas e somente ficaram felizes ao fazer o que está escrito a seguir.

Cabe observar que estes resultados foram obtidos na versão 5.2.1, e já estamos na v.7.0.3 (em 17/04/2011), portanto se conseguiu resolver o probelma com codec, faça testes antes de usar o recurso abaixo. É muito provável que a gravação de vídeo tenha melhorado sensivelmente, uma vez que o desenvolvimento de hardware e software é contínuo e a passos largos (especialmente hardware).

E) GRAVANDO VÍDEO SEM USAR VIRTUALDJ

Conheço 2 métodos alternativos para se gravar vídeos mixados com VirtualDJ:
1 - Use outro programa.
2 - ligua a saída de vídeo da sua placa em uma placa de captura de outro computador.

A mais barata, claro, é a primeira. Pesquisando um pouco, descobri um programinha que os gamers usam pra gravar suas jogadas, o FRAPS (baixe uma versão demo neste link. Baixei, instalei, rodei vídeo no VirtualDJ..... E gravou com perfeição, sem delay de áudio ou vídeo.


Este é o FRAPS

Para usar o FRAPS
  1. Execute o programa.
  2. Abra na guia “movies”
  3. Escolha o caminho e nome do arquivo que será gravado no campo “folder to save your movies in” , a saída também é em formato avi.
  4. Se você abrir o VirtualDJ e rodar um vídeo qualquer, note que irá aparecer um número AMARELO na janela do vídeo, que mostra o fps definido no FRAPS. Esse número não sai na gravação.
  5. Ao apertar o F9, a gravação inicia e a cor do número passa pra VERMELHO.
  6. Ao acabar de gravar, aperte F9 de novo e pronto, o vídeo está gravado.
  7. Caso queira fazer sumir aquele número colorido de fps, é só apertar F12. Ele muda de lugar até desaparecer da tela.

Problemas: o tamanho do arquivo que você grava é grande (parece que não é compactado, ou o tamanho é proporcional ao fps e resolução, sei lá)... Mas se você tiver um conversor bom na máquina, é só converter pra outro formato.

Outra coisa: eu não gravei arquivos maiores que 3 minutos, mas acho que não deve dar problemas. Se alguém tiver algum problema, faz um post no fórum, OK?[/list]