VDJPedia



 Problemas de desempenho comuns em PC

Ao seguir as dicas abaixo, procure averiguar a informação, avaliar como está seu sistema, e se não estiver de acordo com o sugerido, corrigir a situação ANTES de partir para o próximo ponto. Assim, você eliminará as possibilidades de problemas uma a uma e ao fim terá todas as possibilidades de falha analisadas e corrigidas.

Estão inclusas entre as causas mais comuns de problemas de desempenho que podem causar falhas no áudio (skipping, stuttering, distorções e outras falhas) os seguintes problemas:


  1. O computador não é potente o bastante ou não tem memória suficiente (RAM) – os requisitos recomendados para rodar o VirtualDJ podem ser achados no link a seguir (o ideal seria que seu computador fosse bem superior ao especificado): Requisitos Mínimos de Sistema para utilizar VirtualDJ

    NOTA: Mesmo que seu computador esteja acima dos requisitos recomendados, pode não ter um bom desempenho enquanto não for otimizado para demandas de aplicativos de áudio de baixa latência tais como VirtualDJ. Isso se deve ao fato de muitos computadores serem projetados e testados pelo fabricante pensando somente em usuários que utilizarão o computador em casa e/ou escritório, portanto estas máquinas não são configuradas adequadamente para suportar aplicativos de áudio como VirtualDJ. Este guia irá ajudá-lo a otimizar seu computador para VirtualDJ.


  2. Uso de versões ilegais do VirtualDJ. Versões ilegais (pirata) são alteradas por hackers e portanto, passíveis de falha e de nenhuma confiabilidade por natureza. Além de trazerem problemas ao seu sistema como addwares, spywares e outros malwares, o funcionamento das mesmas é marcado por instabilidade. Se for este o caso, faça uma reinstalação limpa utilizando VirtualDJ Home FREE. Se gosta do VirtualDJ e precisa de recursos somente disponíveis nas versões PRO, reveja sua posição e apoie o desenvolvimento futuro do programa comprando uma licença original.


  3. Drivers, BIOS ou firmwares desatualizados. Por favor, visite o website do fabricante do seu computador e certifique-se de ter no sistema ou últimos drivers de qualquer hardware para DJ (placas de som externas, controladores MIDI, etc.) que você esteja usando. Links para downloads dos dispositivos mais utilizados com VirtualDJ podem ser localizados na página http://www.virtualdj.com/wiki/Common_Device_Drivers.html

  4. Portas USB com limitação de fornecimento de energia. Em alguns casos de uso de hardware periféricos (controladoras, placas de som externas, etc.), basta ligar o equipamento em outra porta USB e já se alcançam melhores resultados. Do mesmo modo, caso esteja usando divisores USB (Hubs) elimine-o e faça um teste com o equipamento diretamente conectado à porta. Caso nenhuma porta apresente desempenho, tente a dica de configuração contida no artigo sobre Dicas para Melhoria de desempenho Notebooks/Laptops

  5. Caso você tenha decidido usar o algoritmo de master tempo mais rápido (“Rápido / Fast stretching”) ao invés da opção “Avançado / Advanced Stretching” em CONFIG -> Desempenho / Performances. “Advanced stretching” é altamente recomendado para obter melhor som se você usa keylock/master tempo.


  6. Sobreaquecimento - Certifique-se que seu computador tenha ventilação adequada, que os ventiladores de resfriamento estejam funcionando e as saídas/entradas de ar não estejam bloqueadas. Na maioria dos computadores a CPU trabalhará mais devagar se sobreaquecer, reduzindo consideravelmente o desempenho. O sobreaquecimento também provocará crashes ou travamentos. Para um laptop, um suporte de laptop para DJs é recomendado para permitir uma ventilação periférica adequada.


  7. (Somente VirtualDJ v5/v6) As configurações de desempenho no VirtualDj Pro estão ajustadas para além da capacidade de processamento do seu computador. Acesse CONFIG -> Performances / Desempenho e mova o deslizante de performace ao máximo para a esquerda no sentido “Fastest / Mais Rápido”.


  8. Rede Wireless. Alguns drivers para adaptadores de rede sem-fio são porcamente projetados e podem causar problemas de latência. Tente desligar ou desabilitar o adaptador de rede sem-fio. Também, verifique se o driver está atualizado, consultando o website do fabricante do seu computador.

    NOTA: Se você necessita acesso a redes sem fio (por exemplo, para NetSearch), mas não consegue resolver os problemas causados pelo adaptador interno de rede sem-fio do seu computador, você pode comprar um adaptador externo de rede Ethernet sem-fio (por exemplo, NetGear WNCE2001.) Uma vez que seu computador se conectará a este dispositivo através de um cabo de rede Ethernet normal, você poderá deixar seu adaptador interno de rede sem-fio desabilitado, prevenindo-se dos problemas que ele possa causar.


  9. Em alguns laptops a interface de configuração avançada e Energia para Bateria (ACPI) pode ocasionar problemas com latência. Para confirmar, remova a bateria do laptop. Caso resolva o problema, desabilite o ACPI para a bateria, no gerenciador de dispositivos do Windows.


  10. ASIO buffer defnido em valor muito baixo – Caso esteja usando uma placa de som ASIO, por favor verifique em CONFIG > Performances / Desempenho > Latency / Latência está definida em Auto e tente aumentar o tamanho do ASIO buffer em CONFIG -> Sound Setup -> ASIO Config (Você precisará reiniciar o VirtualDJ entre cada alteração do buffer para que a mesma tenha efeito). Repita até que ache o melhor ajuste para seu computador.

    Do mesmo modo, caso você esteja experimentando pequenos atrasos ao acionar seu controlador, verifique se o valor do ASIO buffer está alto demais.

    Caso esteja utilizando VirtualDJ LE, localize o gerenciador de sua placa ASIO no painel de controle ou no menu Iniciar, para ajustar o tamanho do buffer ASIO. Para usuários Hercules, clique no ícone DJ localizado na barra de tarefas do Windows para abrir o painel de controle.

    Tenha em mente que o ideal é trabalhar com valores de latência ou buffer ASIO menores possíveis. Faça os ajustes necessários de forma que seu sistema responda adequadamente ao menor valor possível.


  11. De outro modo, se você não está usando ASIO, verifique se CONFIG > Performances (Desempenho > Latency (Latência) está definida em Auto e tente habilitar ou desabilitar Safe Mode (Modo Seguro).


  12. Caso você esteja usando um controlador MIDI com placa de som interna, ou esteja usando uma placa de som externa para DJs (por exemplo Numark DJIO), então o Windows talvez esteja tentando usá-la como dispositivo padrão de reprodução, que em alguns casos pode causar conflito. Certifique-se que o Windows esteja configurado para utilizar a placa de som interna do seu computador (Realtek, IDT, Soundmax, Creative, etc.) como dispositivo padrão (Iniciar -> Painel de Controle -> Hardware e Som -> Som -> Gerenciador de Dispositivos).


  13. Versões desatualizadas do programa. Por favor, certifique-se de ter no seu sistema a última versão disponível no centro de downloads http://www.virtualdj.com/download/updates.html ou a última versão de teste http://www.virtualdj.com/download/trial.html


  14. Vírus e spyware no seu sistema – Por favor, certifique-se que seu programa anti-vírus esteja completamente atualizado e faça um scan completo do seu sistema. Caso sejam encontrados novos vírus, remova-os, reinicie seu computador e faça um novo scan. Repita o procedimento até que nenhum vírus seja localizado.


  15. Programas desnecessários rodando em Segundo plano. Fabricantes costumam instalar programas desnecessários (Bloatware) em seus computadores, o que pode causar problemas de desempenho. Remova-os, existem aplicativos na internet destinados a localizar e desinstalar este tipo de “software lixo”.

    NOTA: De modo a parecer “valer o quanto custam”, novos computadores algumas vezes estão cheios de programas inúteis (Bloatware) que o usuário possivelmente nunca irá precisar, mas que também podem causar problemas de desempenho. Uma reinstalação limpa do sistema operacional a partir do CD Microsoft original é recomendada caso esta opção esteja disponível para você. Certifique-se primeiramente de fazer back-up de todos os arquivos importantes.

    Para usuários registrados, há a opção de baixar a ferramenta PC Optimizer, que avalia e interrompe os programas rodando em segundo plano de modo a melhorar o desempenho da sua máquina


  16. Tarefas complexas agendadas para o Processador (CPU) ou para a memória (RAM) acabam utilizando muitos recursos de sistema (por exemplo, um scan completo para localizar vírus sempre que você liga o computador). Tenha atenção particular no fato que varreduras de programas anti-vírus podem ser configuradas tendo como padrão iniciar de madrugada, justamente ao mesmo tempo em que você pode estar tocando; e também varreduras incompletas podem ser reagendadas para 10-15 minutos após a próxima vez que você ligar o computador. Modifique este comportamento diretamente no seu programa anti-vírus, através do Gerenciador de Tarefas (Scheduler).


  17. Programas anti-vírus podem ter efeito contrário em computadores lentos. Caso não esteja conectado à internet, desligue-o temporariamente enquanto estiver usando VirtualDJ. Também, certifique-se que seu programa anti-vírus não tenha agendado para realizar um scan completo ao mesmo tempo que você esteja tocando em um evento (normalmente, de madrugada).


  18. Laptop ajustado para aumentar autonomia de bateria ou economia de energia ao invés de alto desempenho – Acesse o Painel de controle do Windows > Opções de Energia e certifique-se que seu computador esteja ajustado para desempenho máximo. IMPORTANTE: Esteja certo que seu computador tenha ventilação adequada (para laptops, um suporte para DJ é recomendado para permitir uma ventilação periférica total).


  19. A skin (interface do usuário) está redimensionada ou maximizada. Em alguns sistemas, isso pode aumentar o nível de utilização da CPU – dependendo da capacidade da placa gráfica e se foi escolhido Redimensionamento rápido ou com qualidade em CONFIG -> Performances / Desempenho. (Maior qualidade irá resultar em gráficos redimensionados bem melhores, mas consequentemente exigirá mais da CPU). Por favor, utilize a skin na resolução original, ou baixe uma skin que melhor se ajuste à resolução do seu monitor em http://www.virtualdj.com/addons/skins.html (Somente para usuários licenciados).


  20. UAC (Controle de Conta do Usuário) no Windows Vista / Windows 7 pode causar problemas e deve ser desabilitado. Para instruções sobre como desabilitar, clique no link a seguir desabilitar UAC


  21. Caso usando Windows Vista / Windows 7, tente mudar o tema da area de trabalho para Tema Básico do Windows. Clique com botão direito na área de trabalho, escolha Personalizar e escolha qualquer tema básico da lista de temas exibida.


  22. Caso você esteja usando Windows 8, tente desabilitar cada Live Tile na tela Iniciar. Para fazer isso, clique com botão em cada um deles e escolha a opção “Desligar Live Tile” caso a mesma seja exibida.


  23. Se você tem um computador com uma boa configuração e acha que o vídeo está travando, picotando ou com lentidão, então este problema talvez esteja ocorrendo porque seu computador tenha duas placas de vídeo, sendo uma para alto desempenho e outra de baixo desempenho, usada para diminuir o consumo de energia da bateria. Seu computador provavelmente está usando a placa de vídeo de baixo desempenho para VirtualDJ, tendo como resultado um desempenho ruim com vídeo.

    Em geral você pode escolher qual placa gráfica usar com VirtualDJ clicando com botão direito no ícone do programa localizado na área de trabalho e escolhendo a placa a partir do menu pop-up. Certifique-se também que o computador esteja configurado para alto desempenho em Painel de ControleOpções de Energia – Veja mais em: O vídeo está travando, picotando ou com lentidão.

    Usuários registrados que possuem máquinas com processadores Intel i3, i5 e i7 e não tem em suas máquinas uma segunda placa de vídeo de alto desempenho podem utilizar a ferramenta Intel HD Graphics Fix para resolver situações de travamentos de vídeo.


  24. Algumas placas de vídeo podem causar problemas motivados por drivers ruins, especialmente em computadores novos. Isso é provocado por drivers que reportam incorretamente mais memória do que a fisicamente disponível atualmente na placa. Caso esteja experimentando problemas com seu computador reportando falta de memória ou congelamentos ao rodar vídeo, tente instalar versões atualizadas do seu driver. Normalmente podem ser obtidos na área de suporte/download de drivers no website do fabricante do seu computador.

    NOTA: Em alguns casos, o fabricante pode ainda não ter lançado uma atualização que resolva o problema. Neste caso, tente instalar versões antigas do driver se disponíveis, ou seja, uma versão anterior à introdução do bug.

    Caso isso não resolva o problema, você pode usar o Registry Tool para ajustar o tamanho máximo de memória que pode ser usada pelo VirtualDJ (VideoMemMaxUse) para um valor mais plausível, por exemplo: 128


O DPC Latency checker pode ser utilizado para detectar problemas de desempenho em seu computador: http://www.thesycon.de/deu/latency_check.shtml

Se seu computador tiver problemas de latência DPC (Red spikes ou Big Yellows) então o LatencyMon (somente Windows Vista ou 7) podem ajudá-lo a identificar o processo causador do problema: http://www.resplendence.com/latencymon - Ou se usando Windows XP, pode usar o RATT: http://www.microsoft.com/whdc/devtools/tools/ratt.mspx

Por favor, veja o guia abaixo (em inglês) para mais processos de melhoria (necessita Adobre Acrobat Reader):
http://ts.hercules.com/faqs/eng/her_eng_00364.pdf

O guia acima citado encontra-se traduzido para o português no link abaixo
Dicas para Melhoria de desempenho Notebooks/Laptops

Caso você realize as verificações propostas e ainda assim não há melhora, tente os mesmos procedimentos em outro computador. Assim você conseguirá identificar se há um problema de sistema, ou no hardware periférico que você está usando (muito comum defeito em controladores, por exemplo).

VOLTAR ao menu anterior...

VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...

VOLTAR para Configurações para controladores e Problemas comuns...