VDJPedia



 Karaoke_pt

Olá, seja bem vindo a mais um tutorial.

A exemplo do tutorial de vídeo, este também é um dos primeiros que escrevi na internet. Ainda está disponível em diversas comunidades do Orkut.

O objetivo deste tutorial é explicar sobre como funciona o plug-in de karaokê para VirtualDJ. Neste tutorial, não daremos dicas específicas sobre configuração com seu sistema ou controlador - seja ele qual for - ou sobre exibição da janela de vídeo do VirtualDJ em full-screen. É extremamente recomendável que você utilize este plugin se trabalhando com VirtualDJ usando um projetor, tela LCD ou plasma, etc. Veja mais informações na seção Vídeo em tela cheia

Sobre karaokê, é bom que se registre que achei essa função um pouco desalinhada com o objetivo do programa, mas seguem algumas dicas a respeito.


Plug-in de Karaoke VirtualDJ em ação!

O VirtualDJ - a partir da versão 5 - passou a reproduzir arquivos de karaokê, já que é uma diversão muito popular mundo afora e também no Brasil. Os formatos aceitos são CDG, MP3+G, WMA+G, OGG+G, e pastas zipadas, que contem arquivos compostos pelo playback (formato de áudio mp3, wma, etc) e o arquivo gráfico (CDG) - similar ao que acontece numa pasta com skin, que também é zipada e tem no interior um arquivo .bmp e um arquivo .xml.

Sobre pastas zipadas: a versão 6.0 do VirtualDJ por algum motivo deixou de reconhecer algumas pastas quando contendo arquivos de karaokê, portanto tomei a decisão de deixar tanto o playback quanto o arquivo gráfico descompactados, como você vê logo abaixo. Não fiz testes em versões posteriores.

Também arquivos de vídeo comuns podem ser utilizados pelo programa (.avi, .mpg, .mkv, .vob, .mp4, etc), do mesmo modo que os arquivos compostos G+X (gráfico+música) acima citados. Eles podem ser também gerenciados pelo plug-in de karaokê que abaixo ensino a manusear.


Alguns arquivos de karaoke usados pelo VirtualDJ

A partir da versão 5.1 foi inserida a funcionalidade de mixagem no tom que permite alterar o tom das músicas e vídeos que sejam tocadas pelo VirtualDJDJ . Esta função atende uma demanda mundial crescente de DJs que, para aprimorar seu set, trabalham também a harmonia da música mantendo as músicas do set no mesmo tom, e é extrememente útil para reprodução de karaokê pois permite alteração do tom da música conforme capacidade vocal do cantor. Também nesta versão foi disponibilizado o plugin Karaoke, que pode ser utilizado para gerenciamento da lista de participantes. Para mais detalhes, vide o manual do programa neste outro blog.

Para reproduzir o karaokê, o processo é o mesmo já utilizado, é só clicar e arrastar pro deck.

Para usar a lista de gerenciamento de músicas acima mostrada, inicie o plug-in em "video effects > Karaoke", e depois basta clicar na música no browser e ao invés de arrastar a música para o deck, arrastea-a para o gerenciador.

Imediatamente o gerenciador perguntará o nome do cantor, escreva-o. O gerenciador utilizará este nome para chamar o cantor quanto chegar sua vez. Para que esta chamada aconteça, clique no botão "CONFIG" do gerenciador e observe que haverá uma frase em inglês para esta chamada, você poderá trocá-la para português conforme abaixo:

Campo "NEAR END" ou próximo ao final da música: Ei, prepare-se para Cantar!\n %NEXTSINGER - %NEXTSONG

Campo "BETWEEN SONGS" ou entre uma música e outra: Sua vez, agora!\n Musica: %NEXTSONG\n Interprete(s): %NEXTSINGER

Cada campo destes possui um padrão de coordenadas X e Y que pode ser usado para alterar a posição do texto na tela.

No painel de configuração, temos também um espaço para incluir o logotipo do DJ ou qualquer outra imagem como fundo nas chamadas de cantores.

Um detalhe negativo do gerenciador na versão 6: ele não foi programado em UniCode. Isso significa que palavras com acento, til, trema, serão desconfiguradas ao serem exibidas pelo gerenciador. Para VirtualDJ 7 em diante, o gerenciador foi reprogramado e já não há problemas com sinais e símbolos gráficos.

A maior parte dos arquivos G+X (gráfico+música) é feito a partir de playbacks profissionais, muitos deles produzidos por companhias de karaoke profissional e que seguem o arranjo fiel da música original, o que resulta em uma qualidade quase igual às músicas originais. É muito superior aos formatos mais populares, e muito diferente se comparado ao padrão nacional mais popular, as músicas com pianinho moog da RAF Electronics.

Problemas:

  1. O VirtualDJ não reproduz os formatos KAR e ST3, que são utilizados por programas mais populares (como o Karafun e RealOrche).

  2. Os arquivos para karaoke costmam vir com fundo azul que é substituído pelos programas específicos de karaoke, por imagens ou videos. Por enquanto o VDJ não tem este recurso, mas pode ser utilizado o plugin Sonique para gerar imagem de fundo, e ajustar a transparência do efeito para q apareça a letra da música.

  3. Não há possibilidade de avaliação automática (nota), recurso muito popular nos aparelhos de karaoke do Brasil.

  4. A maioria do material pra baixar é de música estrangeira, e disparado o inglês é o idioma mais usado.

  5. Existem programas que lhe permitem fazer um arquivo CDG, eu mesmo já baixei um playback e sincronizei uma música. É EXTREMAMENTE trabalhoso. Na comunidade do Orkut abaixo temos tópicos para pessoas que quiserem se aventurar no assunto. De minha parte, utilizei o programa Karaoke CD+G Creator, é bem mais fácil de usar que o Karaoke Builder Studio (KBS), o mais difundido em comunidades de karaoke pelo mundo afora.


Karaoke CD+G Creator. Vai encarar?


Alguns endereços pra baixar músicas em CDG

  • Fórum da comunidade Karaoke Brasil

  • Site Minus Fanera (em russo, acione o tradutor do seu navegador para utilizar)

  • Programas P2P (exemplos.: E-mule, Dreamule, etc.) - Procure coleções de grandes fabricantes de karaokê CDG, como a Sunfly, Chartbuster, Music Maestro, Sound Choice, Legend Series, Billboard, Pocket Songs, e tantos outros. Obviamente, só música estrangeira.

  • Sites destes mesmos fabricantes, com músicas disponíveis para VENDA.




VOLTAR ao Indice