Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Slide de Fotos
Olá pessoal, quando estou passando o slide de fotos e caso a foto não preencher todo o espaço do monitor fica uma tarja preta nas laterais, até ok. Mas caso eu esteja tocando um video clipe em algum deck o slide de fotos esteja ativado o clipe fica por baixo das fotos e quando a foto é menor aparece duas imagens, e nas transições das fotos também aparece o video que esá no deck. Antes não era assim. o que fazer pra solucionar esse problema?
 

Posted Sat 15 Jan 22 @ 2:48 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Pela sua descrição, estou partindo do pressuposto que você esteja usando o efeito SLIDESHOW para exibir suas fotos, e que todo o escrito decorre de uma combinação de uso de videoclipes no deck e uso do slideshow. Simulei aqui em casa esta combinação e tive o mesmo resultado. Mas se por acaso estiver errado na minha suposição, desconsidere a resposta abaixo e me dê mais detalhes.

Bom eu não vejo como um problema pois desta forma parece que há um "defeito" gerando uma consequencia indesejável, mas na verdade é só mais um desafio pra gente se adaptar e aprender coisas novas quando as coisas mudam (e isso sempre acontece).

Houveram algumas melhoras no efeito slideshow, a mudança mais sensível foi nas barras laterais superiores e inferiores, que normalmente são exibidas quando a imagem não se encaixa perfeitamente na tela. No slideshow antigo eram exibidas barras pretas que completavam a área não tomada pela foto, hoje essas barras são transparentes. E com a transparência, tudo isso que você escreveu referente a sobreposição de imagem durante a transição ou no fundo de tela realmente acontece.
Em geral as mudanças no VirtualDJ vem pra melhorar e nunca piorar, como ocorre nesta mudança do efeito dá pra fazer tudo que se fazia antes, mas agora de outra forma. Mas a mudança abre novas possibilidades de "sair da mesmice" que era o efeito antes.

Abaixo, existem várias sugestões que podem ser utilizadas, umas mais fáceis e outras mais difíceis, cabe a você definir o que melhor se aplica no seu caso.

Sobre o fato das barras transparentes durante um slideshow de fotos, você pode optar por outros formatos na opção letterBoxing no menu Config > Options do VirtualDJ - use "crop" ou "zoom" para eliminar as barras. Pessoalmente eu prefiro a opção "crop" pois o "zoom" distorce muito a imagem exibida.

Mas isso tem um efeito colateral, pode acontecer de fotos mal centralizadas ou tiradas em retrato (com celular em pé) serem cortadas e exibidas de forma errada. Uma forma de resolver isso é editar as fotos "retrato" e padronizar todas elas em formato "paisagem", mas adicionando uma imagem de fundo como hoje acontece quando as pessoas fazem filmagens com celular em pé pra depois postar no YouTube, veja o exemplo abaixo de imagem. Desta forma você mantém a imagem original que será exibida sem cortes durante o slideshow. Qualquer editor de imagem minimamente razoável pode ser usado pra fazer o que fiz no exemplo abaixo.

Sobre a exibição do clipe de vídeo no fundo da imagem, como já dito acontece pois as "barras" na verdade são pontos de transparência. Ao usar as opções "crop" e "zoom" ou de edição de imagem conforme acima expliquei não acontece da imagem do clipe aparecer no lugar das barras, mas continuará acontecendo durante a transição. Para eliminar isso acesse o menu de configurações do efeito slideshow e mude o tipo de transição, possivelmente vc está usando a transição "fade", e no modo antigo a transição era "cut". Existem outras opções de transição bem melhores, isso foi um ponto de melhoria considerável no efeito slideshow possibilitando uso de transições múltiplas e até mesmo randomizar a transição utilizada durante o slideshow.

Ainda, se você quiser manter a opção letterBoxxing em "bars" e não editar fotos, durante o slideshow você pode aplicar o efeito "blur" no deck que estiver tocando o clipe, e você terá exatamente o mesmo efeito da imagem de praia exibida acima, com a diferença que a imagem desfocada será do clipe que estiver tocando. Ao terminar o slideshow você pode desativar manualmente o efeito "blur" aplicado no deck. Adicionado isso ao procedimento de mudança de transição, você terá um resultado muito bom.

Mas se você é um cara purista e está sentindo falta das barras pretas no slideshow, ao invés de usar o efeito "blur" basta usar o efeito "Colorize" no deck, acessar as configurações do efeito e colocar o brightness em -100% assim a imagem do clipe simplesmente vai ficar toda preta consequentemente não irá aparecer nada nem nas transições e nem em volta da foto do slideshow, e pra voltar ao normal é só desativar o efeito.
Outra forma de fazer isso adicionado um deslizante personalizado no deck com uma função que fará "fade out" na imagem do deck, clique aqui e veja o tópico inteiro, tem até um vídeo ensinando a fazer.

E como opção avançada, possivelmente dá pra escrever uma ação VDJscript ensinando o programa aplicar automaticamente o efeito "blur" ou "colorize" nos decks quando ativar o efeito "slideshow" (mas isso requer mais estudo pra saber como fazer, por enquanto as dicas dadas já ajudam bem).
 

Posted Sun 16 Jan 22 @ 3:07 am