Sign In:     

Forum: Portuguese Forum

Topic: É possivel criar atalhos no teclado do note para "efeitos" e "samples"?

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

É possivel eu criar atalhos para facilitar o acesso e controle dos "efeitos" e "samples" no proprio teclado do note?? Eu não faço o uso de controladoras, eu uso 2 cdjs 350 e um mixer djm 350.... não sei se existe a possibilidade da criação de atalhos para facilitar o controle com agilidade e segurança atraves do teclado do note... eu uso um Dell XPS... grato !!!!

Posted Fri 30 Dec 11 @ 6:44 pm
Sim, você pode criar atalhos de teclados com diversas funções para efeitos e samples. Eis as funções disponíveis para efeitos e sampler, e o que faz cada uma. Não vou te sugerir o que fazer, pois "personalização" é algo que você deve fazer para te atender da melhor maneira possível. Estas descrições estão disponíveis na aba "mapper" do VirtualDJ, basta selecionar a função desejada e a descrição da mesma aprece na tela.

Para que os atalhos funcionem, os efeitos e samples devem permanecer nas pastas principais do VirtualDJ, localizadas em /documentos/virtualdj/plugins/soundeffect e /documents/virtualdj/sampler.

effect_active
Inicia ou interrompe efeito. Você pode também especificar efeitos pelo nome ('effect "meu_efeito" active on'), ou usar um slot de efeito diferente ('effect 3 active').

effect_select
Seleciona novo efeito. Você pode especificar efeitos pelo nome ('effect select "meu_efeito"'), ou relativo ao efeito atual ('effect select +1'). Sem parâmetros ('effect select'), abrirá uma lista popup abaixo do mouse com a lista de efeitos disponíveis. Você pode também especificar um slot de efeito diferente ('effect 4 select "my_effect"').

effect_select_multi
seleciona um novo efeito sem interromper o prévio (no caso de efeitos em cadeia).

effect_slider
Move o deslizante “n” do respectivo efeito

effect_button
Aperta o botão “n” do respectivo efeito

sampler_play
Reproduz sample selecionado. Sintaxe: 'sampler play' reproduz sample default; 'sampler 4 play' reproduz o quarto slot do sampler.

sampler_play_stutter
Reproduz o sample selecionado. Se já em uso, reinicia reprodução.

sampler_play_stop
Reproduz o sample selecionado caso não esteja em uso, ou interrompe se estiver em uso.

sampler_stop
Interrompe reprodução do sample selecionado. Sintaxe: 'sampler stop' interrompe o sample default; 'sampler 4 stop' interrompe o quarto slot do sampler; 'sampler all stop' interrompe todos os samples.

sampler_volume
Mudar volume do sample selecionado.

sampler_rec
Ao pressionar pela primeira vez, inicia gravação de novo sample no slot selecionado. E na segunda vez, interrompe a gravação.

sampler_start_rec
Inicia gravação de sample no slot selecionado.

sampler_stop_rec
Interrompe a gravação do novo sample.

sampler_abort_rec
Aborta gravação do sample.

sampler_loop
Coloca sample em loop, ou muda a duração do loop: 'sampler default loop on' ou 'sampler default loop 50%'.

sampler_pitched
Trava ou destrava apuração do pitch do sample referenciando à música atual.

sampler_beatlock
Trava ou destrava a fase do sample referenciado à música atual.

sampler_options
Abre menu popup do sample.

sampler_select
Seleciona qual sample é o slot do sampler default para um deck. Sintaxe: 'sampler select 5' seleciona o quinto slot de sampler; 'sampler select +1' faz rolagem pelos slots do sampler; 'sampler select' abre menu popup para selecionar novo slot do sampler default.

sampler_load
Carrega novo sampler no slot selecionado. 'sampler load "meu_sample.vdj"' carrega um arquivo especificado. 'sampler load' abre uma janela de seleção.

sampler_save
Grava sample atual em arquivo. 'sampler save "meu_sample.vdj"' grava um arquivo especificado. 'sampler_save' abre uma janela de seleção.

sampler_position

Apura posição atual do sample.

Olá a todos, sou novo aqui.
Queria saber como que eu faço para criar um atalho no teclado, para ativar o efeito no Deck desejado.
Por exemplo: G ativa efeito no Deck 1, H ativa efeito no Deck 2.
Tem como?

A sintaxe é deck [X] effect_active onde [X] é o número do deck.

Boa noite, estou comecando a usar o virtual dj agora, então eu gostaria de saber se existe alguma forma de criar um atalho para um determinado efeito, entretanto, ajustando ja o seu set. Por exemplo, com o comando (deck 1 effect_ative "BrakeStart" atribuido a uma tecla, funciona perfeitamente, mas queria colocar junto com esse comando o tempo do efeito, tipo: 3.00 s. Tem como fazer isso?

Não, pois o VDJScript não tem funções que fazem referência ao tempo de efeito ativo.

Vale, obrigado speedy 53

Galera, sei que o amigo me informou que nao tenho como ajustar o tempo no atalho do efeito. Entretanto, consegui ajustar a posicao do knob e estartar o efeito com o comando "deck 1 effect_slider 50% & effect_active "BrakeStart", porém ai volto a me questionar. Quando coloco o mouse em cima do botao ele me da a informacao "FX Param Lenght -x.xx s". Então vai a questão se consigo ajustar o percentual do botão e ele me retorna sempre o parametro em tempo. Não teria como então eu informar o tempo pelo comando "param"

Não sei se a galera vai responder esta, mas seguem mais informações para esclarecimento de meu posicionamento e explicando um pouco mais sobre efeitos especialmente o que originou sua descrença em minha resposta e consequente clamor à comunidade.

Os parâmetros de efeito são ajustes numa escala de zero a 100% para algumas variáveis do efeito. Estes parâmetros não são fixos, eles mudam conforme efeito escolhido.

Por exemplo, citando efeitos de áudio:
o efeito phaser possuir 5 parâmetros, "strenght", "speed", "LFO", "depth" e "steps";
o efeito reverb também tem 5 parâmetros "streght", "room size", "difusion", "damping" e "brightness";
o efeito brake start que é o motivo da controvérsia possui somente um parâmetro, que se chama "lenght", ao pé da letra "comprimento" mas traduzindo aproximadamente, podemos definir como "duração"

O efeito "brake start", se não me falha a memória, realiza a função parecida com a do botão "release start" do CDJ-2000, que em resumo é uma simulação de como o vinil se comporta em um toca-disco acionado por motor. Todo motor tem uma característica técnica chamada torque, ou força de acionamento, que é o causador deste comportamento que citei. O parâmetro "lenght" simula o intervalo de tempo em que leva para o vinil sair do repouso total até alcançar a velocidade definida pelo controle de velocidade do equipamento (Start time), ou que levará para alcançar o repouso a partir da velocidade nominal (Stop Time). DJs mais antigos certamente já experimentaram isso com toca-discos cujo torque do motor era muito baixo, que levavam vários segundos para alcançar a velocidade nominal... como os antigos Garrard, CCE, Panasonic e outros fabricados na década de 70 e 80. Mesmo nas famosas Technics SL-1200MK2 este efeito é usado, pois o "stop time" do equipamento não é assim tão rápido, mas se o stop for acionado exatamente no momento de um beat peak, isso causa uma alteração no áudio bem interessante. No caso do CDJ-2000 o release/start define o tempo que irá levar para alcançar a velocidade nominal de reprodução quando o touchwheel da CDJ é liberado.

Mas voltando ao assunto, no caso para o efeito brake start o parâmetro não controla diretamente o tempo em que o efeito fica acionado, que se não me engano é o seu objetivo, mas sim trata-se de um controle da curva velocidade x tempo do efeito, ou tempo de inércia, que é o tempo que para o "objeto" sair do repouso até a velocidade nominal; ou tempo que o "objeto" levara para alcançar o repouso a partir da velocidade nominal. Visualmente, realmente é o tempo em que o efeito permanece ativo, mas são coisas diferentes. Por exemplo, se você ajustasse o tempo de "duração" 3s e tempo de efeito ativo 6s, possivelmente o efeito ficaria ativo além do tempo de duração, ou assumiria o comportamento inverso após os 3s iniciais pós ativação (executaria o "start time" e o "stop time" - ou vice-versa - seguidamente até desativação do efeito).

A função deck 1 effect_slider 50% & effect_active "BrakeStart" irá mapear um botão de acionamento de efeito do deck 1 para ativar o brake start com uma duração de 50% do tempo de inércia da escala do parâmetro, que varia de 0,10s até 12s e não é linear (50% corresponde a 3s se não me engano). Com o deck em reprodução, ao acionar o efeito a música levará 3s para parar, bem como com o deck em repouso, ao acionar o efeito a música levará 3s para atingir a velocidade nominal de reprodução.

É bem provável que você escolha outros efeitos em que o parâmetro "tempo" exista, porém em um conceito diferente do que você procura. Neste caso, eu recomendo procurar mais informações sobre o funcionamento do efeito, haja visto que "cada um é cada um".

Por isso, ainda reforço que até o momento não existe um modo de mapear de modo automático o tempo em que um efeito fica acionado.

Mas uma vez agradeco Speed53 pela sua bela explicação, mas nao era descrença em sua resposta anterior, a dúvida surgiu por sim, quando aprendi a tocar foi em uma techinics SL1200, como também sou programador, daí a junção dos parametros, informações visuais etc. Fato esse que como estou começando a utilizar o virtual DJ agora, anteriormente ou utilizava um equipamento fisico (SL1200) outrora programas como BPM Studio e VMix. Entretanto, estou gostando bastante do Virtual, por isso a minha busca para compreender a fundo cada recurso.

(Old topics and forums are automatically closed)