VDJPedia



 Sonique_pt

Nota: Este plugin não foi atualizado para VirtualDJ 8, este tutorial somente é valido para VirtualDJ 7 e anteriores. Para VirtualDJ 8 você pode usar o plugin Milkdrop, que tem a mesma função.

http://www.virtualdj.com/addons/16711/Milkdrop8.html

Olá, bem vindos a mais um tutorial.

Neste tutorial, você aprenderá um pouco mais sobre recursos pouco utilizados do VirtualDJ. Mais especificamente sobre o efeito de visualização SONIQUE. É um pouco antigo, mas pouco mudou nos últimos anos.

1 - EFEITO DE VISUALIZAÇÃO

Efeito de visualização é um programa gráfico que distorce uma determinada fonte visual conforme o ritmo da música que se houve.

Como qualquer outro player de mídia, o VDJ também tem a possibilidade de rodar visualizações – como o Winamp e o Windows Media Player.

Para proceder isso, o VirtualDJ utiliza arquivos de um player descontinuado, o Sonique. Os arquivos de visualização do Sonique são de formato SVP (Sonique Visualizations Plugin) e estão disponíveis em alguns sites da web, em versões do player ainda disponíveis para download via aplicativos P2P (Emule, Kaazaa, etc.) ou na seção de add-ons deste site (clique aqui para baixar, mas download disponível somente para usuários PRO).

Este tutorial irá dar algumas dicas de como configurar o programa.

2 – ANTES DE COMEÇAR

O VirtualDJ não foi projetado para rodar vídeo como um player comum. Em um player comum, você visualiza e escuta os sinais de vídeo e áudio no próprio player. O VDJ separa estes sinais de áudio e vídeo, para que os sejam tratados conforme a conveniência do usuário. O áudio pode ser enviado para um mixer, por exemplo, e os sinais de vídeo podem ser tratados separadamente. Ele faz isso para que você possa enviar um segundo sinal de vídeo – originado pelos seus videoclipes ou pelos efeitos de vídeo – através de placa de vídeo (saídas SVGA, video-out ou Supervideo) para qualquer equipamento compatível.

Com isso, você fica com o skin original na tela do seu monitor, enquanto o segundo sinal é processado independentemente e exibido em uma janela no seu monitor, em sua TV ou projetor, por exemplo.

Para mais detalhes sobre configurar o VirtualDJ para isto, veja a seção Vídeo em Tela Cheia.

Por isso é extremamente importante que o driver da sua placa de vídeo esteja atualizado. Se você tem uma placa de vídeo funcionando há mais de um ano, procure descobrir o modelo e o fabricante, entre no site deste fabricante e procure o driver mais recente. Para placas on-board, os drivers podem ser encontrados no site do fabricante da placa mãe.

Sem o driver atualizado há possibilidade que sua placa não reconheça os algoritmos vetoriais utilizados nos arquivos SVP e conseqüentemente, os efeitos de visualização não rodem – mesmo se você já estiver utilizando o VDJ para rodar videoclipes com sucesso.

3 – CONFIGURANDO O VirtualDJ

A figura abaixo é do VirtualDJ v.6.0.1 skin VirtualDJPro:full e ilustra o processo.


O bom e velho VirtualDJ...

Siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Abra o programa e acesse EFFECTS > VIDEO EFFECTS

  2. Selecione SONIQUE e clique em OPEN.

  3. Acesse a pasta que você acabou de salvar com os efeitos e carregue qualquer um deles (aorta.svp, por exemplo) e clique em abrir.

  4. Se a janela de visualização não abrir imediatamente, clique em ACTIVATE. O botão ACTIVATE ativa ou desativa qualquer efeito visual – o SONIQUE tem um, o STROBE tem outro – pois é possível ativar mais de um efeito simultaneamente.

  5. Se você botar uma música pra rolar, poderá observar a visualização em ação.

  6. Botão SLIDESHOW – se habilitado, o VirtualDJ faz transição automática entre os efeitos disponíveis na pasta SONIQUE VISUALIZATIONS. O tempo de exibição de cada efeito é controlado pela régua SLIDESHOW DELAY.

  7. Régua TRANSPARENCY – controla a transparência do efeito visual. Parece esquisito, mas o efeito de visualização SONIQUE sobrepuja as imagens dos seus videoclipes, pois são exibidos na mesma tela. Se você aumentar ou diminuir a transparência do SONIQUE enquanto estiver rolando um clipe, vai parecer que você está fazendo a transição entre um e outro. No meu caso, não rolo clipes e o SONIQUE simultaneamente: mantenho o SONIQUE ativo enquanto uso áudio e, quando uso vídeo, desativo o efeito.

Abaixo, o VirtualDJ reproduzindo um efeito SONIQUE em janela independente.


Se você achou essa figura legal, imagine num telão de plasma HD?!?!

4 – SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Não consegui baixar os efeitos - Torne-se um usuário Pro VirtualDJ e seja mais um usuário que apoia o programa.
    Dica: Você pode acessar o Emule e baixar uma versão beta do Sonique 1.96 (o player com plugins tem mais ou menos 12MB). Depois de baixar, instalar e usar os efeitos que estarão na pasta Visuals.

  • Carreguei o efeito de vídeo e pressionei ACTIVATE, mas a janela do efeito não abriu - Acesse CONFIG guia VIDEO
    Em vídeo output, confirme se em “TV OUTPUT” está selecionada a opção WINDOW (nota: se nesta opção estiver escrito o nome da sua placa de vídeo, a saída está direcionada à placa - projetor ou TV externos).
    Desmarque e marque a opção ACTIVATE. Neste processo, a janela do efeito irá se ativar.

  • A janela aparece, mas não tem nada na tela - Você atualizou o driver da sua placa de vídeo, como pedi inicialmente? Você carregou o efeito na pasta Sonique Visualizations?
    Se a resposta for sim às duas perguntas, não sei te responder o que está acontecendo na sua máquina – putz, também tenho direito de não saber alguma coisa, né...



VOLTAR ao Indice