VDJPedia



 

Os recursos automix e sincronização automática de batidas dependem da apuração precisa do BPM e de alinhamento exato do Grid Computadorizado de Batidas (CBG).

Nenhum programa é 100% exato o tempo todo. O analisador de BPM do VirtualDJ é muito bom e acerta a análise da maioria das músicas populares que possuem batidas proeminentes.

Entretanto, para ritmos mais complexos ou batidas nem tão evidentes, é mais difícil para um computador fazer o trabalho sozinho. Geralmente nestes casos o resultado da análise do VirtualDJ irá resultar em valores duas vezes maiores que o BPM real, ou em valores que correspondem à metade do BPM real. Isso pode ser corrigido facilmente clicando com botão direito sobre a música e escolhendo a opção BPM > Edit manually / Editar manualmente ou clicando no botão BPM do respectivo deck carregado, e então clicar no botão que irá dobrar o valor analisado ou diminuir este valor pela metade.

De outro modo, você pode acompanhar a batida clicando no botão BPM no ritmo da música por um tempo (isso se chama "beat tap") e o programa fará o cálculo do BPM usando como referência o tempo entre um clique e outro.

Se você estiver usando os recursos de mixagem automática (automix) ou sincronização automática (SYNC), certifique-se que o Grid Computadorizado de Batidas (CBG) - os pequenos quadrados exibidos na janela de forma de onda principal - estejam alinhados com as batidas e que o primeiro quadrado grande esteja alinhado com a primeira batida "1" da música. Caso os quadrados e as batidas não estejam alinhados ou o BPM pareça incorreto, realize o procedimento de "beat tap" certificando-se que o primeiro clique seja dado da batida "1" do compasso 4/4 da música.

NOTA: Para músicas mais antigas, gravadas com bateristas ao vivo e instrumentos reais, não será possível alinhar os quadrados perfeitamente com as batidas da música em função de variações no andamento da música. Isso também acontecerá para qualquer música que comece com ritmo mais lento e termine com ritmo mais acelerado ou vice versa, por exemplo faixas de uma compilação pré mixada gravada em CD. Músicas como estas não são apropriadas para mixagem automática ou uso do botão SYNC. Você terá que comparar as batidas manualmente usando sua audição, ou visualmente tendo a forma de onda como referência (use o deslizante de pitch e/ou botões +/- de "pitch bend" para ajustar o andamento e equiparar as batidas das duas músicas manualmente).

Para informações adicionas sobre equiparação manual de batidas e ajuda/tutoriais sobre DJing em geral, por favor veja o fórum Mix Lessons (em inglês) ou use o Fórum em Português.

NOTA: Se você está usando mais de 2 decks, verifique qual deck está definido atualmente como Master. O master deck ou deck mestre é o deck que servirá de referência para os outros decks quando você pressionar o botão SYNC. Caso o deck mestre seja o mesmo no qual você aperta o botão SYNC, obviamente nada acontecerá pois um deck não pode entrar em sincronia com ele mesmo!



VOLTAR para Perguntas Frequentes (F.A.Q.)...