Speedy53
Sou Frank Speedy, membro do time de suporte VirtualDJ em língua portuguesa. Entre em contato, envie uma mensagem particular, ou faça uma postagem no mural público. Por favor use as ferramentas apropriadas para problemas e dúvidas com VirtualDJ. Veja os playlists dos meus sets, e fique ligado no meu blog, onde você pode ver vídeos meus discotecando - transmitindo ao vivo desde 2010.
I am Frank Speedy, member of VirtualDJ Support Team for portuguese speaking users. Contact me by private messages, or posting at the wall. Please use the appropriate tools if you have any issues regarding VirtualDJ. Check my sets, and stay tunned to my blog, where you can see my DJing videos - live streaming since 2010.
 Mantendo várias versões do VirtualDJ rodando na mesma máquina (VirtualDJ 7 e VirtualDJ 8)

Wed 15 Oct 14 @ 11:06 pm

Por experiência, tenho 4 versões do VirtualDJ instaladas na mesma máquina (VirtualDJ 7 versões Home Free, Pro Full e LE; e VirtualDJ 8). Como v7 e v8 são programas com código base diferentes, é importante entender certas particularidades de cada um antes de pensar em instalar ambos na mesma máquina.

DataBase (Banco de Dados): se você ainda não sabe o que é o database do VirtualDJ, antes de tudo clique aqui para entender como ele funciona.
Os databases das versões 7 e 8 são diferentes e não se comunicam entre si. Somente no momento da instalação do VirtualDJ 8 cria seu próprio database usando as mesmas referências (hot cues, BPMs, keys, etc.) que estão no database da versão 7, e a partir deste momento são separados definitivamente. Não se conversam, não trocam dados, cada qual irá trabalhar exclusivamente para a versão para que foi criado.

Plugins: plugins ou add-ons são os efeitos de áudio e vídeo, skins, transições, etc. Via de regra, as versões 7 e 8 não tem compatibilidade entre plugins, isso significa, por exemplo, que uma skin que funciona muito bem na v7 irá apresentar inconsistência se usada na v8, e vice-versa. Esta regra vale para todo tipo de plugin, portanto fique atento. Existem casos de compatibilidade, porém são raríssimos.

É extremamente trabalhoso gerenciar conflitos entre estas versões, bem como exige paciência atualizar separadamente os databases, portanto aos poucos estou focando utilização somente do VirtualDJ 8 - por praticidade e também pois cedo ou tarde o desenvolvimento da v7 será interrompido em definitivo - e mantendo as outras somente para consulta no caso de necessidade de atendimento a algum usuário sobre limites de recursos.

Mas se você quer saber como eu gerencio, segue um roteiro...

Para evitar que alguma coisa que você já tenha tentado fazer por aí atrapalhe o processo de gerenciamento, recomendo recomeçar do zero através de um processo de reinstalação limpa.

http://www.virtualdj.com/wiki/Como%20executar%20uma%20reinstala%C3%A7%C3%A3o%20limpa%20do%20programa.html

OK, VirtualDJ 7 e VirtualDJ 8 são programas diferentes e em teoria não precisam disso, mas será essencial no caso de várias versões do VirtualDJ 7... então instale os programas em pastas diferentes.
Por padrão o VirtualDJ é instalado na pasta \Arquivos de Programas\VirtualDJ, portanto comece usando pastas de instalação diferentes para VirtualDJ 7 e VirtualDJ 8. A definição da pasta a instalar é feita durante o processo de instalação personalizado (CUSTOM) do programa, mas ao escolher esta opção, tenha cuidado para que você por engano deixe de instalar elementos essenciais para o funcionamento do programa.

Se você tem um Mac, este sistema pode não funcionar para você pois o Mac não permite alteração da pasta de instalação, somente do HD... então pelo que sei de Mac (mesmo não tendo um) talvez você tenha que particionar seu HD para isso funcionar.



Além disso, existe uma tendência que os ícones do programa na área de trabalho se sobrescrevam durante o processo de instalação (pois o instalador do programa define o mesmo nome para os ícones do VirtualDJ) portanto sempre ao instalar uma versão, renomeie o ícone de atalho da área de trabalho para algo diferente de "VirtualDJ" ("VirtualDJ Pro 7", "VirtualDJ Home", etc.)

Continuando, não utilize os dois programas ao mesmo tempo. Primeiramente para evitar alocação do mesmo recurso por programas diferentes (por exemplo, sua placa de vídeo não poderá ser usada pelo VirtualDJ 7 e VirtualDJ 8 ao mesmo tempo) e também porque você não pode rodar VirtualDJ simultaneamente, pelo Termo de Licença para Usuário Fim.

Existem outros aspectos a serem observados:

Hardware: você já deve ter concluído que ambos programas irão competir pelo mesmo hardware. Por exemplo, se você tem um controlador, não conseguirá usá-lo ao mesmo tempo em ambos programas, o mesmo vale para outros recursos de hardware. Então, fique atento caso por engano resolva compartilhar o mesmo recurso de hardware com os dois programas.

Database: VirtualDJ 7 e VirtualDJ 8 possuem databases diferentes que não se conversam. Portanto, sempre que inserir novas músicas no seu sistema, será necessário atualizar separadamente os dois databases.

Add-ons: Procure diferenciar de algum modo os add-ons inerentes a cada programa (por exemplo, você pode alterar nomes dos add-ons específicos para v8 inserindo "v8" como inicial do nome, assim as mesmas ficarão ordenadas alfabeticamente em uma região da pasta de effeitos, skins, etc.).



Login: Você só pode se manter "logado" em um programa por vez. Se você logar no 7, invalidará o login do 8, e vice-versa. Mais uma vez por isso é recomendável não usar os programas ao mesmo tempo. Abaixo, o que acontece ao inciar o v7 porém logado no v8... pode parecer tranquilo, mas se você abre ambos programas mais de uma vez por dia, verá que é um saco...