Speedy53
Sou Frank Speedy, membro do time de suporte VirtualDJ em língua portuguesa. Entre em contato, envie uma mensagem particular, ou faça uma postagem no mural público. Por favor use as ferramentas apropriadas para problemas e dúvidas com VirtualDJ. Veja os playlists dos meus sets, e fique ligado no meu blog, onde você pode ver vídeos meus discotecando - transmitindo ao vivo desde 2010.
I am Frank Speedy, member of VirtualDJ Support Team for portuguese speaking users. Contact me by private messages, or posting at the wall. Please use the appropriate tools if you have any issues regarding VirtualDJ. Check my sets, and stay tunned to my blog, where you can see my DJing videos - live streaming since 2010.
 Impressões sobre NETSEARCH e GROOVESHARK

Sun 26 Dec 10 @ 10:43 am

Atualizado em 03/05/2015

Olá, este é mais um artigo do meu blog.

Tenho recebido consultas sobre o tema deste artigo. Farei um relato sincero com prós e contras, e algum histórico sobre este serviço. Sou usuário PRO do VirtualDJ já há algum tempo, venho observando todas as coisas que aconteceram desde a implantação do Netsearch e acredito que este relato seja útil para todos aqueles que como você, tem dúvidas sobre Netsearch, Premimum Membership, Content Unlimited, e sobre os provedores de serviço Grooveshark, VJPro e MegaHits.

HISTÓRICO

Como um dos recursos chave do VirtualDJ v6.0 (lançado em 30/05/2009), foi implementado o Netsearch. O objetivo deste recurso era possibilitar ao DJ realizar pesquisas em catálogos de tracks abertos, online, no caso de necessitar alguma track que não tivesse na biblioteca, e assim este poderia obter a música que falta para, por exemplo, atender um pedido da audiência.

Este recurso manteve-se sem restrições até a versão 6.1 (lançada em 19/05/2010). Possivelmente para antever problemas com direitos autorais envolvendo o conteúdo disponibilizado por Netsearch – pois as buscas poderiam acessar conteúdo ilegal mantido na internet – a Atomix Productions firmou parceria com o serviço de stream Grooveshark, donos de um catálogo com mais de 8 milhões de títulos de áudio. O Grooveshark é uma empresa especializada e tem toda a responsabilidade pela atualização de catálogo de faixas disponibilizadas junto às gravadoras, bem como licenciamento dos direitos de todo este catálogo. Neste momento, a Atomix implanta o serviço Premium Membership, ou Assinatura Premium, e passa a cobrar uma taxa fixa para que os usuários licenciados ou não do VirtualDJ possam ter acesso a este catálogo. O Netsearch sofre uma pequena alteração, e o acesso fica restrito somente aos usuários Premium, porém continua disponível como serviço secundário para os casos em que a busca por faixas no Grooveshark não apresenta nenhum resultado. Nesta fase, os resultados Netsearch basicamente se resumem a arquivos disponíveis no YouTube. Ao acessar o fórum, era possível identificar usuários que pagavam este serviço através de um escudo no avatar com a descrição Premium Member, porém isso foi alterado a partir da implantação do ContentUnlimited.


A partir do VirtualDJ v.7.4 (lançado em 20/03/2013) a Atomix Productions acrescentou outros dois planos similares ao Premium Membership, porém para stream de vídeos, com o serviço VJPro, e stream de faixas de karaokê, com o serviço MegaHits. A partir daí, com horizontes ampliados, o nome do recurso de altera para ContentUnlimited ou "ConteúdoIlimitado". Ainda é mantido o recurso Netsearch nos padrões anteriores.

Em 30/04/2015, foram lançadas atualizações do VirtualDJ v.8 (build 2291) e também do VirtualDJ v.7 (versão 7.4.3) que interrompiam imediatamente o acesso ao plano de áudio ContentUnlimited em razão da cessão das atividades do serviço Grooveshark. Veja mais sobre isso logo abaixo, na seção “Grooveshark”.

COMO USAR?

Este é o NetSearch/ContentUnlimited, basta estar conectado ao serviço, clicar no ícone NetSearch/ContentUnlimited, digitar a busca e dar ENTER

Lembrando que o serviço só funciona para assinantes. Para não-assinantes do serviço, somente é permitido baixar 30 segundos da faixa, como amostra. Mesmo usuários licenciados, que compraram o VirtualDJ, precisam pagar um extra pra acessar este serviço

Para acessar o serviço, você precisa somente de uma conta no site (o que é fácil de fazer, basta clicar aqui caso você não tenha uma conta) e um cartão de crédito internacional (existem outros meios de pagamento, mas o cartão é algo interessante uma vez que você paga o serviço mensalmente). Após se registrar, basta clicar neste link e depois, dentro do quadro MUSIC PLAN, clicar no botão "SUBSCRIBE". Assim, logo que o primeiro pagamento for confirmado, seu acesso está liberado.

As dicas de compra de serviço valem também para os planos VIDEO PLAN e KARAOKE PLAN, mas os valores destes planos são bem diferentes do plano somente para áudio. Fique atento antes de comprar!

A partir deste momento, seu cartão de crédito será debitado mensalmente e automaticamente no valor contratado, devidamente convertido conforme moeda de uso em seu país. A qualquer tempo você pode também cancelar o serviço (veja mais sobre isso na seção de perguntas frequentes sobre o serviço, logo abaixo).

Após adquirir seu plano, fica registrado em sua conta de usuário o direito de acesso, juntamente com as outras licenças VirtualDJ que por ventura você possa ter adquirido ou registrado em seu perfil.

A liberação de acesso é feita dentro do VirtualDJ. Até o VirtualDJ v7.4.3, o acesso é feito em Config > Options > Internet. Já no VirtualDJ v8 em diante, a validação da licença do programa e dos planos de assinatura são simultâneas, feitas no momento de login ou então através de Config > Licenses. Você acessa o serviço utilizando sua conta e senha criadas para acesso ao site www.virtualdj.com.


Pronto! Estou conectado!


Na janela esquerda do navegador VirtualDJ, ou lista de pastas, você conseguirá identificar um conjunto de pastas com os dizeres Netsearch (até a versão 7.3) ou ContentUnlimited (a partir da versão 7.4). O ícone desta pasta pode mudar conforme a versão do programa em uso, ou da skin selecionada, mas em geral envolve a imagem de um globo terrestre.

Ao selecionar esta pasta quando for realizar uma busca no navegador, serão exibidos como resultado prioritário somente faixas disponíveis por stream. No caso do ContentUnlimited, existem 4 subpastas: uma para cada tipo de faixa que precisar localizar nos servidores dos fornecedores parceiros (audio, vídeo e karaokê), uma pasta somente para resultados Netsearch (conteúdo fora dos servidores autorizados); e ainda mais uma pasta que exibirá o conteúdo que você baixou para seu computador e agora faz parte da sua biblioteca de músicas.

Porém, se você realizar a busca selecionando qualquer outra pasta de sua biblioteca, o programa exibirá resultados ContentUnlimited/Netsearch abaixo dos resultados que forem localizados em sua biblioteca particular.

A exibição de resultado da busca pode mudar um pouco dependendo de das opções de busca definidas por você no VirtualDJ. Você pode forçar resultados por tipo de mídia, restringir exibição de resultados Netsearch e Content Unlimited, etc.. Veja mais no manual do VirtualDJ, seções sobre Netsearch e Content Unlimited.

GROOVESHARK

Taí o Grooveshark fora do VirtualDJ. Para conhecer mais acesse www.listen.grooveshark.com

O Grooveshark não hospeda arquivos de vídeo, existe outro fornecedor para dar suporte ao plano de vídeo ContentUnlimited.

Um detalhe importante: possuir uma assinatura de plano de áudio ContentUnlimited não é o mesmo que ter uma conta própria do Grooveshark. Os serviços são independentes apesar da parceria. Ou seja, se você tem uma conta Grooveshark você não conseguirá utilizá-la para acessar o ContentUnlimited, do mesmo modo se você tem um plano de áudio ContentUnlimited você não acessará o serviço Grooveshark diretamente.

Adeus, Grooveshark...
Em 30/04/2015, a Grooveshark anunciou a interrupção de suas atividades. Este anúncio foi resultante de um acordo feito com gravadoras que já vinham processando o serviço há alguns anos por conta de disponibilização de conteúdo não licenciado. Veja mais detalhes sobre o ocorrido aqui.

Com isso, a Atomix Productions suspendeu imediatamente todos os planos de áudio vigentes, para estudar novos contratos com outros fornecedores. Veja mais sobre o andamento desta situação neste link.

IMPRESSÕES PESSOAIS

A realidade é que o VirtualDJ tem um recurso para obter via internet músicas e vídeos que não estão localizados nos dispositivos de armazenagem do usuário, que não estão no sistema do usuário. Mas com uma diferença: o usuário não é dono das músicas obtidas com este recurso.

Ao assinar qualquer dos planos disponibilizados, você paga pelo direito de uso das faixas. Você não está comprando músicas. Tanto que as faixas que você baixa provenientes dos servidores destes provedores, são revalidadas mensalmente. Se por algum motivo o serviço for suspenso – tanto de sua parte, cancelando a assinatura, quando de parte do provedor por suspensão do serviço – os arquivos que estão em seu computador se tornarão inválidos em pouco tempo.

As músicas e vídeos são obtidos através de streaming, pela internet. O streaming é o método utilizado por web rádios e web TVs, e consiste na armazenagem temporária de um arquivo.

Este serviço foi concebido como um “recurso de emergência” para o DJ. Ele serve para aqueles casos em que alguém de repente te pede uma música que você não tem no HD. Então, ao invés de abrir o browser do Internet Explorer e sair catando milho no Google pra baixar a track, você faz isso mais rapidamente através do VirtualDJ. É claro que o serviço não irá propiciar acesso àquela faixa que lançaram ontem, nem àquela canção sertaneja do Victor & Léo, famosíssima no Brasil, mas desconhecida no exterior. As faixas disponíveis são quase todas em língua inglesa, então seguem a lógica cultural de quem mora nos EUA ou Inglaterra. Mas como o serviço Netsearch realiza buscas globais em vários catálogos, possivelmente você terá estes resultados mais difíceis exibidos pelo programa.

Quando você passa a pagar este serviço de streaming, as faixas ficam liberadas. Você baixa a música por completo sim, mas não baixa a música permanentemente, ela fica numa memória temporária, ou buffer, e será apagada logo após o deck seja descarregado. É claro, uma vez que a música fica na memória, é posível resgatá-la e salvá-la, se necessário. Mas é uma coisa meio idiota, já que se você precisar novamente é só refazer o stream. Logicamente, o tempo de carregamento da faixa no deck é muito mais lento que o normal, mas isso é proporcional à velocidade que você contrata no seu provedor da internet e ao tamanho do arquivo. Arquivos de áudio carregam muito mais rapidamente que arquivos de vídeo em alta resolução, como exemplo.

Para pessoas que moram no Brasil e querem testar o NetSearch gratuitamente, usar versões anteriores à 6.1 é uma alternativa, mas já conhecida a restrição para arquivos de áudio, e o risco na liberação do acesso ao programa à internet, para usuários ilegais.

Durante a vigência do Netsearch pago, desde Maio/2010, basicamente o que há disponível nos resultados Netsearch são streams gratuitos, como o YouTube. Sim, é estranho ter que pagar também pelo acesso a streams gratuitos, mas isso será explicado abaixo.

O plano de áudio ContentUnlimited tem um custo, hoje você contrata o serviço por US$ 10 ao mês (para valores em Reais do Brasil, considere a conversão usando o câmbio atual + taxas de administração do cartão internacional por se tratar de compra em moeda estrangeira). A parceria com este serviço de stream foi necessária pois na época em que o serviço pago foi implantado, em diversos países o serviço gratuito Netsearch era bloqueado, pois em sua concepção inicial, o programa buscava arquivos que estavam disponíveis gratuitamente na internet. E isso era considerado um serviço de incentivo à pirataria. Então, para limpar esta suspeita, foi criado o serviço pago.

A implantação do serviço pago, em Maio/2010, ajudou bastante a diminuir o volume de críticas à Atomix Productions vindas dos que a condenam por incentivo à pirataria. Os arquivos obtidos por stream a partir do YouTube, que estão lá gratuitamente, curiosamente entram na ficha de pagamento também pois só podem ser acessados por Netsearch, para dirimir qualquer dúvida.

O dinheiro arrecadado com o NetSearch/ContentUnlimited tinha algumas destinações:

  1. Pagar direitos autorais aos detentores das tracks disponíveis nos servidores Grooveshark, VJPro e MegaHIts;
  2. Entre Maio/2010 e Agost/2014, parte deste dinheiro entrava na conta PayPal de usuários que disponibilizam add-ons para download no site (skins, languages, mappers, etc.). O valor disponibilizado era proporcional ao número de downloads mensais dos adicionais postados. O serviço de recompensa foi suspenso desde então, sem perspectiva de retorno.
  3. Retorno financeiro para as empresas envolvidas.


PERGUNTAS FREQUENTES O SERVIÇO

Como faço pra baixar músicas usando VirtualDJ?
O engano mais recorrente, é que alguns usuários pensam que o VirtualDJ implementou um serviço de download de músicas. Muito embora os resultados obtidos por stream possam realmente ser baixados para o computador do usuário, estas músicas estão sujeitas a uma revalidação periódica, que é feita pela internet. As músicas somente serão reconhecidas pelo VirtualDJ se o usuário estiver com assinatura válida, e então possibilitando a revalidação dos direitos da faixa.
Para baixar conteúdo obtido por stream, basta clicar com botão direito na faixa em questão, e escolher a opção "download to cache". Depos acesse a pasta cache, na lista de pastas do navegador VirtualDJ, e você poderá transferir para qualquer parete do seu HD interno ou externo, usando os recursos de gerenciamento de arquivos do VirtualDJ.

Posso usar Content Unlilmited como fonte principal de minhas músicas e vídeos?
Sim, você pode. Mas não deve.
O serviço foi concebido principalmente como uma "biblioteca reserva online". Ou seja, para te auxiliar quando você precisa de uma determinada faixa que não tem na sua biblioteca principal.
O motivo deste é a instabilidade inerente ao próprio serviço. Por exemplo: você pode um dia fazer um evento em um local sem conexão com a internet, ou então por azar, os servidores dos provedores podem entrar em manutenção. Ou então você pode se esquecer de renovar as autorizações das faixas que baixou para cache.
Neste caso, você ficaria sem alternativa para realizar seu evento.
Portanto, considere sempre este recurso como secundário, e mantenha sua biblioteca principal atualizada.

Tenho assinatura ContentUnlimited. Porque não consigo Baixar Plugins?
Saiba que o acesso a este serviço não permitirá que você faça downloads de plug-ins/add-ons no site VirtualDJ. Você não conseguirá baixar nenhuma skin, mapper, efeito, etc. sendo um usuário de um plano de áudio. Somente proprietários de uma LICENÇA original e paga do programa VirtualDJ tem acesso a downloads.

Porque a música só toca 30 segundos?
Uma vez que o acesso para não assinantes é restrito (somente será carregado no deck um trecho de 30 segundos da faixa obtida por streaming), então você deve ter cuidado para não pensar que está carregando uma música via streaming ao invés de uma música de sua biblioteca. Muitos usuários desavisados costumam perguntar porque a música que carregou no deck só toca 30 segundos. Isso acontece porque ele carregou no deck um conteúdo por stream e não assina o plano de áudio Content Unlimited. Para identificar facilmente quais são os resultados via streaming, basta atentar para o ícone exibido em frente à track - veja mais nos manuais VirtualDJ - ou então, exiba a coluna tipo de arquivo "type" no navegador, e as tracks que aparecerem com a descrição "stream" são externas, da internet.

Qual a diferença entre ContentUnlimited e Netsearch?
A diferença entre Netsearch e Content Unlimited basicamente remete à origem do arquivo obtido via stream. Os resultados Content Unlimited são tracks devidamente licenciadas por um serviço de streaming parceiro da Atomix Productions, já os resultados Netsearch são tracks fora deste catálogo, que podem ser encontradas em outras fontes de stream na internet, como o YouTube.

Tenho acesso a este conteúdo se tiver usando VirtualDJ Pirata?
Mesmo nas versões ilegais mais recentes do VirtualDJ este recurso é bloqueado, pois é algo difícil de ser crackeado dado o modo de acesso e necessidade de renovações periódicas. Nas versões anteriores à 6.1, o recurso funcionava precariamente, pois localizava basicamente conteúdo proveniente do YouTube.
Uma vez que não existe restrição para assinatura do serviço, mesmo com uma cópia ilegal do VirtualDJ você poderá contratar um plano por assinatura.
Obviamente, usar Netsearch e Content Unlimited pode ser um risco para usuários de versões ilegais, pois necessita que o programa seja desbloqueado para acessar a internet. Mas muitos usuários já liberam o acesso do programa à rede, como exemplo usuários que tem uma web-rádio, mas o risco existe.

Como posso cancelar minha assinatura?
Vou relatar minha experiência relativa a este assunto.
Assinei o serviço durante vários meses, mas um dia cheguei à conclusão que não o utilizava muito, e decidi cancelar o serviço.
Então realizei o primeiro dos procedimentos necessários para cancelar (cabe lembrar que até este momento, eu não sabia que havia um segundo procedimento).
Acessei a página de filiação neste link e cliquei no botão "CANCEL MEMBERSHIP". Eu pensei que deste modo, a própria Atomix Productions providenciasse o cancelamento do serviço junto à firma que providencia o débito no seu cartão. Até o dia que recebi um e-mail dizendo que o débito iria ocorrer normalmente.
Então abri um ticket no setor de suporte ao usuário, e descobri o tal segundo procedimento...
Acesse a página do administrador de crédito parceiro da Atomix Productions neste link. Trata-se da página da SWREG. Você precisa ter em mãos o e-mail no qual recebe a informação de débito todo mês, e do número da Ordem de Compra (consta no topo da imagem enviada a você, antes dos seus dados pessoais) OU então, os dados do seu cartão de crédito. Ao acessar a página, clique na opção "I WANT TO CANCEL MY RECURRING PAYMENT" e você será levado a uma página para preenchimento de dados. Logo após este preenchimento, clique "SEND" e aparecerá seu pagamento recorrente, marque-o e clique no botão "CANCEL".
Depois do cancelamento, os débitos foram interrompidos.