Pré-escuta / Mixer externo - uma placa de som dedicada - Hercules DJ Console RMX

Wed 18 Aug 10 @ 8:21 pm

Olá, bem vindo a mais um tutorial. Este aqui foi feito para usuários de Hercules RMX, mas as configurações para Hercules MK2, Hercules MK4 e Hercules 4-MX são idênticas.

Abaixo, você encontrará orientações para utilizar o controlador para pré-escuta (HEADPHONES) e também orientações para utilizá-lo conectado a um mixer externo (EXTERNAL MIXER). Tenha bem claro em sua mente o que você necessita. Atente-se para não se confundir.

Uma recomendação constante em vários de meus tutoriais é a atualização de drivers. Baixe os drivers mais recentes AQUI e instale-os.

Antes de abrir o VirtualDJ, certifique-se que a placa de som do seu controlador não seja o dispositivo padrão de áudio do Windows. Isso fará com que o sistema operacional a ative em modo WDM ao iniciar e você tenha problemas de áudio, ou então o erro clássico “ERROR ON ASIO DRIVERS” ou em outros idiomas “FALLO EN EL CONTROLADOR ASIO” e “ERRO NOS DRIVERS ASIO”. Se isso acabar acontecendo, siga o procedimento abaixo

Speedy53 wrote :
Para Hercules RMX (serve também para MK4, 4-MX, MK2 e AIR), proceda conforme orientação abaixo para remover a causa do erro e habilitar os drivers ASIO da placa de som.
  1. Não use a placa de som Hercules como dispositivo padrão do Windows
    Ao fazer isso, ao abrir o sistema placa de som é automaticamente convertida para modo WDM e ao abrir o VirtualDJ, que trabalha com a placa em modo ASIO, o erro ocorre pois a placa já está em uso pelo Windows. Trata-se de um problema que ocorre durtante a instalação de drivers Hercules, pois o instalador define automaticamente o dispositivo Hercules como dispositivo padrão do Windows.

    • Windows XP
      Acesse painel de controle > sons e dispositivos de áudio e na guia “áudio”, nos quadros “Reprodução de som”, “Gravação de som” e “Dispositivo de música MIDI”, defina como dispositivo padrão qualquer outro que não o Hercules (IDT, Realtek, Ceative, Soundmax, etc.). Deixe a placa Hercules livre de qualquer obrigação para com o Windows. abaixo, um exemplo usando placa Realtek.



    • Windows Vista / Windows 7
      Acesse painel de controle > Hardware e sons > Gerenciar dispositivos de áudio, acessa ambas guias “Dispositivos de reprodução” e “Dispositivos de gravação” uma de cada vez, e clique com botão direito sobre outro dispositivo do seu sistema (IDT, Realtek, Creative, Soundmax, etc.) e clique na opção “definir dispositivo padrão.” e “definir como dispositivo de comunicação”. Deixe a opção relativa à Hercules habilitada, porém sem nenhuma marcação. Abaixo, um exemplo usando placa de som IDT.



  2. Habililte a placa Hercules para trabalhar em ASIO
    Possivelmente o erro já desapareceu ao realizar o procedimento 1, faça isso caso o problema persista.
    • Feche o VirtualDJ
    • Acesse painel de controle > Hardware e sons > Hercules DJ Series para abrir o gerenciador da sua placa de som.
    • Siga orientação da figura abaixo.
    • Sobre o passo 3: o menor valor possível de buffer (latência) poderá variar conforme o sistema que você estiver trabalhando. Vá diminuindo aos poucos e fazendo testes de resposta de áudio.



Para configurar a pré-escuta, abra o VirtualDJ na aba “Config.áudio” do menu “Configurações” e siga conforme a figura abaixo. Conecte um cabo RCA na traseira Output 1-2 e mande pro amplificador. Conecte o Headphone no jack frontal ou no superior. Opere conforme explicado no manual do equipamento.



Uma vez que a Hercules RMX pode agir como mixer, o uso deste equipamento em conjunto com um mixer externo é até redundante. Porém, se você tm esta necessidade, basta proceder conforme a figura abaixo. Logo após, conecte através de cabos RCA comuns as saídas 1-2 ao canal 1 do mixer, e as saidas 3-4 ao canal 2.