Speedy53
Sou Frank Speedy, membro do time de suporte VirtualDJ em língua portuguesa. Entre em contato, envie uma mensagem particular, ou faça uma postagem no mural público. Por favor use as ferramentas apropriadas para problemas e dúvidas com VirtualDJ. Veja os playlists dos meus sets, e fique ligado no meu blog, onde você pode ver vídeos meus discotecando - transmitindo ao vivo desde 2010.
I am Frank Speedy, member of VirtualDJ Support Team for portuguese speaking users. Contact me by private messages, or posting at the wall. Please use the appropriate tools if you have any issues regarding VirtualDJ. Check my sets, and stay tunned to my blog, where you can see my DJing videos - live streaming since 2010.
 Pré-escuta/Mixer externo - uma placa só - Mono separated (Separação monofônica)

Mon 28 Dec 09 @ 8:54 am

Olá, seja bem-vindo a mais um tutorial sobre VirtualDJ.

Tenha em mente seu objetivo antes de ler o tutorial. Aqui, tratamos de pré escuta usando mixer interno do VirtualDJ (e controladores sem placa de som própria) e simultaneamente, configurações para uso de MIXER EXTERNO. Fique atento para não confundir as coisas. Prestar atenção só nas figuras, é caminho certo pro fracasso.

Desta vez, iremos ensinar a configurar o programa em separação monofônica para uso de pré-escuta via mixer interno do programa, ou uso de decks separados em um MIXER EXTERNO. Somente precisamos configurar o programa, pois TODA E QUALQUER placa de som, tanto on-board quando off-board, permite este recurso.

O conceito é simples. Já sabemos que TODA placa de som possui ao menos uma sáida estéreo (L+R ou esquerdo e direito). O VirtualDJ utiliza cada lado do estéreo separadamanete - daí temos 2 sinais monofônicos - sendo um lado para cada saída.

Pensando em pré escuta via mixer interno, o virtualDJ condensa o sinal estéreo das duas saídas MASTER e HEADPHONES do mixer interno em somente um canal monofônico, e utiliza os dois lados do estéreo da saída da placa de som (L+R) para que em um lado tenhamos a saída MASTER (L) e no outro lado, a saída para FONES DE OUVIDO/HEADPHONES (R).

Ou caso necessite usar MIXER EXTERNO, o programa condensa o sinal estéreo das saídas de cada deck (DECK1 e DECK2) em somente um canal monofônico, e utiliza os dois lados do estéreo da saída da placa de som (L+R) para que em um lado tenhamos a saída DECK1 (L) e no outro lado, a saída para DECK2 (R).

Lembrando 1: ao configurar o áudio do VirtualDJ, SEMPRE use nos menus drop-down as opções referentes aos drivers de sua placa. NUNCA utilize a opção driver de som primário, o uso desta opção pode levar a mau funcionamento no áudio, ou o infame “erro no DirectX”. O driver da IDT monstrado nas figuras é SOMENTE ILUSTRATIVO. Use o driver da sua placa de som. Se não souber identificá-lo, reveja este tutorial para conhecer melhor sua placa de som.

Lembrando 2: Alguns efeitos sonoros de simulação de ambiente reproduzem parte do áudio do lado direito no lado esquerdo e vice-versa. Isso provoca um vazamento de áudio da saída MASTER pra saída HEADPHONES (ou do DECK1 no DECK2 no caso de mixer externo), ou o contrário. Para evitar este vazamento, acesse a guia “efeito sonoro” no gerenciador de sua placa de som, e certifique-se que não haja nenhum efeito selecionado.

Para PRÉ-ESCUTA usando o mixer interno do VirtualDJ, abra o programa e configure exatamente como mostra a figura abaixo.


Configurando programa para Pré-escuta usando separação monofônica.

Para usar MIXER EXTERNO, e fazer a pré-escuta via mixer, abra o programa e configure exatamente como mostra a figura abaixo.


Configurando programa para mixer externo usando separação monofônica.

A próxima figura mostra um dos vários modos de conectar seu sistema monofônico e usar pré escuta com mixer interno do VirtualDJ.

Neste ponto, cabe algo importante sobre o cabo Y ou cabo divisor a ser usado. Existem dois tipos de cabos divisores: o primeiro de chama "cabo divisor para headphones", este cabo permite que você transforme somente uma saída stereo para headphones em dias saídas stereo para headphones. Este é o cabo errado e não deve ser usado no esquema de separação monofônica. O cabo correto a ser usado se chama "divisor macho estéreo para duplo fêmea mono", e como não sei se é fácil achar o mesmo para compra, abaixo mostro um esquema de montagem deste tipo de cabo. Na figura, eu utilizei conexões p2, mas você pode usar qualquer tipo de conexão de acordo com sua necessidade.

Caso você queira ver a figura abaixo em tamanho natural, clique na figura para fazer o download.


Se vc não está conseguindo ler as letras menores, clique na figura para fazer o download em tamanho natural.

Para usar um MIXER EXTERNO, não siga a figura acima. Clique aqui para verificar conexões.

Se você está usando pré-escuta via mixer interno, já fez o cabo especial e já confiogurou o programa, clique aqui e siga o tutorial "OPERANDO MIXER INTERNO DO VIRTUALDJ". Ele explica com detalhes como realizar sua pré. Esteja atento a este tutorial, pois muitos usuários não sabem operar o mixer interno do programa, e acham que cometeram algum erro quando ouvem os dois decks no headphone ao invés de somente um.

Nota: este recurso sacrifica a qualidade estéreo, ou seja, ao invés de 2 canais o ouvinte passa a perceber apenas um canal. Para seu uso, cabe levar em conta se há necessidade ou não de que o público alvo em seu ambiente sonorizado tenha ou não percepção sonora espacial. Este é o único problema do sistema de separação monofônica. A qualidade sonora (no que se refere a ouvir todos os elementos que compõem o som) não é afetada.

MAIS DETALHES SOBRE O CABO ESPECIAL ACIMA CITADO...

Abaixo, reproduzi o conteúdo de um post meu do tópico "Guia Detalhado para Pré-escuta" onde explico a diferença entre o cabo especial do desenho, e os cabos normalmente encontrados no mercado. Apesar de eu já ter escrito sobre isso acima, tem gente que só entende se mostrar a figura.

"A configuração interna dos adaptadores e cabos Y encontrados no mercado pode variar.

A figura abaixo mostra como eles podem ser por dentro.



Você já sabe que o VirtualDJ configurado para HEADPHONES em mono-separated utiliza cada lado do stereo para uma saída, sendo o lado direito (L) para master e o lado esquerdo (R) para headphones.

Acompanhe a figura 1. Nela você tem um lado L e um R em cada saída fêmea, portanto você terá master e headphones juntos em cada saída. Se usar um cabo ou adaptador Y com esta configuração, você ouvirá o som dos 2 decks ao mesmo tempo em ambas saídas, sendo cada deck de um lado do fone.

Já na figura 2 você tem uma saída fêmea nos quais os dois pontos estão com a letra L (master) e a outra saída fêmea toda lado R (headphones). Isso na verdade é um "falso estéreo", você terá o mesmo sinal duplicado para os dois lados do fone e do amplificador. Por isso a figura 2 mostra como estes adaptadores e cabos Y deveriam ser para nos atender bem.

O maior problema é que a grande maioria destes adaptadores e cabos Y é fornecida como mostra a figura 1, que não atende para pré-escuta em mono separated no VirtualDJ. Caso você use um cabo confeccionados conforme a figura 1, você ainda ouvirá os 2 decks em cada saída do seu cabo Y, e terá uma falsa impressão de erro de configuração ou do programa.

É por isso que meu tutorial te mostra como confecccionar um cabo ideal para esta aplicação."