Pré-escuta/Mixer externo - uma só placa de som 3D 4.0 ou superior - Configurando placa de som via Windows XP

Sun 27 Dec 09 @ 5:02 pm

Olá, bem-vindo a mais um tutorial sobre VirtualDJ.

Este tutorial foi feito para você quem tem uma placa de som 3D 4.0 ou superior, porém não tem um gerenciador próprio para sua placa de som no painel de controle. Então, utilizaremos o gerenciador do sistema operacional, neste caso o Windows XP.

Particularmente, este modo foi o melhor que já experimentei para controle de placas de som múltiplas. A opção que fiz por instalar somente os drivers de todas as minhas placas (tanto PCI quanto on-board) sem instalar os softwares opcionais disponíveis (como players e gerenciadores próprios) possibilitou que todo o controle fosse feito unicamente pelo gerenciador do sistema operacional. O que é muito mais simples.

Lembrando 1: Se você chegou até aqui, espero que já tenha lido o tutorial “Conhecendo sua placa de som (recursos necessários)”. Caso não tenha lido, clique aqui antes de tentar configurar sua placa, pois é fundamental para ter sucesso neste processo.

Lembrando 2: Este tutorial foi feito para usuários que não possuem gerenciador próprio de efeitos sonoros no painel de controle. Caso sua placa tenha, clique aqui para voltar ao tópico sobre pré-escuta, ou aqui para voltar ao tópico sobre mixer externo, e fazer a configuração diretamente pelo gerenciador de áudio da sua placa de som.


Utilizei como referência uma placa de som Realtek AC 97 audio sem gerenciador de efeitos próprio.

Configurando sua placa de som via gerenciador de áudio do sistema operacional

Primeiramente, você deverá conectar 2 pares de alto-falantes, sendo um par em cada saída traseira da sua placa de som. Identifique na sua placa de som os plugues que serão utilizados para as saídas frontal e traseira. Isso é importante pois algumas placas de som somente reconhecem a saída quando há algum componente ligado. Caso não tenham alto-falantes, para configurações iniciais você pode usar fones de ouvido simples para mp3, que logo após poderão ser substituídos por cabos p2 stereo + 2 RCA ou fones de ouvido profissionais sem precisar nenhuma modificação nas configurações.

Outro passo importante é certificar-se que todas as saídas de sua placa estejam habilitadas. Isso, pois alguns desktops possuem painéis frontais e traseiros para conexão de dispositivos de áudio. Caso algum deles esteja desativado, o procedimento abaixo pode não funcionar.

Utilizando o Windows XP, acesse Menu iniciar > painel de controle > Sons e dispositivos de áudio.


Painel de controle do Windows XP.

Uma maneira mais rápida de acessar esta mesma guia é através da barra de tarefa, localizando o ícone do gerenciador na área de notificação. Clique nele com o botão direito e escolha “Ajustar as propriedades de áudio”.



Dentro desta janela, escolha a guia “Áudio”. No quadro “Reprodução de som”, escolha como dispositivo padrão a placa de som com recurso 3D e clique “Aplicar”. Esta escolha definirá o dispositivo para o qual os ajustes feitos a partir deste momento serão feitos. Caso você não saiba identificar este dispositivo, clique aqui.


Definindo dspositivo padrão.

Após este prcesso, iremos definir a configuração doa alto-falantes. Na guia “Volume”, localize o quadro “Configurações de alto-falante” e clique no botão “Avançadas...”.


Acessando janela para definição do sistema de alto-falantes.

No menu drop-down exibido na parte inferior da janela, escolha o sistema “Alto-falantes quadrifônicos”, clique “Aplicar” e logo a seguir, “OK”. Infelizmente, o Windows XP não tem teste de alto-falantes, o que não permite uma confirmação de funcionamento durante a fase de configuração.


Configurando sistema quadrifônico.

Ainda assim, é possível definir os volumes de cada saída separadamente. Clique em “Avançado” na caixa “Volume do dispositivo” para abrir o mixer do Windows. Clique em “Opções” > Propriedades. No quadro “Ajustar volume para” marque “Reprodução”, e no menu “Mostrar os seguintes controles de volume” marque todas as caixas das opções exibidas. Observe que no controle de volume passarão a constar mais faders, certifique-se que todos os volumes estejam com a opção “sem áudio” desmarcadas e que os volumes estejam acima do ponto zero.


Verificando volumes do mixer de volume do windows.

Após definir estas configurações, retorne à janela de “propriedades de sons e dispositivos de áudio”, clique em “Aplicar” e logo após “OK”. Desta maneira, está pronta a configuração de alto-falantes.

Finalizando este procedimento com sucesso, siga em frente para o próximo tutorial “Configurando VirtualDJ” clicando aqui no caso de PRÉ-ESCUTA, ou [http://www.it.virtualdj.com/homepage/Speedy53/blogs/4005/Mixer_externo_-_uma_s__placa_de_som_3D_4_0_ou_superior_-_Conectando_o_equipamento_e_configurando_VirtualDJ.html]aqui[/url] no caso de MIXER EXTERNO.

Nota: algumas placas de som quando configuradas em modos 3D de alto-falantes - 4.0, 5.1, 7.0 - ativam imediatamente um sistema de atenuação dos canais traseiros, fazendo com que o áudio da saída traseira tenha um volume menor que o dos alto-falantes frontais. Isso faz com que o áudio dos fones seja mais baixo que o áudio da saída principal. Eis algumas sugestões para resolver o problema:
  1. Use um amplificador de áudio simples para a saída que apresentar reduçao no som.

  2. Utilize o amplificador de suas caixas de som do micro para este trabalho, ligando-as na saída traseira e ligando os fones no plugue da caixa principal (aquela com o botão do volume).

  3. Caso utilizando sistemas acima do 4.0, utilize outras saídas para plugar seu fone. Por exemplo, ao invés de plugar o fone na saída traseira, conecte-o na saída central. Com isso, você utilizará as saídas frontais e central para MASTER e HEADPHONES, ou DECK1 e DECK2. Estas duas saídas normalmente não possuem atenuação de volume. Atente para alterar a saída adequadamente no sound setup do VirtualDJ.