Speedy53
Sou Frank Speedy, membro do time de suporte VirtualDJ em língua portuguesa. Entre em contato, envie uma mensagem particular, ou faça uma postagem no mural público. Por favor use as ferramentas apropriadas para problemas e dúvidas com VirtualDJ. Veja os playlists dos meus sets, e fique ligado no meu blog, onde você pode ver vídeos meus discotecando - transmitindo ao vivo desde 2010.
I am Frank Speedy, member of VirtualDJ Support Team for portuguese speaking users. Contact me by private messages, or posting at the wall. Please use the appropriate tools if you have any issues regarding VirtualDJ. Check my sets, and stay tunned to my blog, where you can see my DJing videos - live streaming since 2010.
 Pré-escuta - uma só placa de som 3D 4.0 ou superior - Configurando VirtualDJ

Mon 21 Dec 09 @ 8:54 pm

Olá, bem vindo a mais um tutorial sobre VirtualDJ.

Neste aqui, aprenderemos a configurar o programa para uso de duas saídas separadas, sendo uma para MASTER e uma para HEADPHONES.

Lembrando: Se você chegou a este ponto, é obrigatório que tenha obtido sucesso na identificação e configuração de sua placa de som, ou seja são pré-requisitos para seguir adiante:
1 - Você tem certeza que sua placa de som tem capacidade para 3D analógico (multicanal)
2 - Você tem certeza que já conseguiu alterar o sistema de alto-falantes para quadrifônico ou superior.

Caso você não tenha a menor ideia do que isso significa, ou sabe mas não teve sucesso em um destes 2 pontos, clique aqui para voltar ao guia de identificação de placa de som e recomeçar o processo.

Utilizarei como referências: Sistema operacional Windows Vista; VirtualDJ Pro v.6.0.5; language em português para VirtualDJ v.6.0.x; skin para VirtualDJ 6 Pro

Configurando o VirtualDJ

Abra o programa e localize na skin principal o botão “Config” para acessar os menus de configuração do VirtualDJ.


Acessando o menu de Configurações.


Acesse a guia “Config. Áudio” e defina assim as 3 caixas localizadas nesta janela:
  • ENTRADAS = “NONE” (Nenhuma) – para pré-escuta, não é necessário nenhum sinal externo de referência para o programa.
  • SAÍDAS = HEADPHONES – deste modo, você dirá ao programa que quer duas saídas de áudio, sendo uma MASTER e outra para FONES DE OUVIDO. Em frente a esta caixa, temos um menu drop-down que será futuramente mencionado.
  • PLACA(S) DE SOM = 4.1 CARD – ao definir esta opção, estamos dizendo ao programa que a placa de som a ser usada tem recurso 3D 4.1 (na verdade, 4.0 seria a descrição mais apropriada, porém isso não interfere no resultado final).

    No menu drop-down em frente a esta caixa, escolhemos entre os drivers detectados pelo VirtualDJ, qual deles corresponde à placa de som 3D. Esta escolha é muito importante. Por isso, é fundamental que você tenha feito a identificação correta da sua placa de som. Clique aqui caso não tenha feito a identificação correta. Nunca defina neste menu a opção “driver de som primário”, isto pode acarretar mau funcionamento do seu sistema.

    Agora, no menu drop-down localizado em frente à caixa SAÍDAS, defina a seguinte opção: MASTER : SAÍDA FRONTAL / FONE DE OUVIDO: SAÍDA TRASEIRA. Isso não foi feito antes, pois os valores deste menu são alterados conforme a opção definida na caixa PLACA(S) DE SOM.

Configurando o áudio para o programa.


Desta maneira os dois alto-falantes frontais irão reproduzir a saída MASTER e os alto-falantes traseiros, a saída HEADPHONES. Clique em “Aplicar” e logo a seguir, “OK” para abandonar os menus de configuração.

Clique aqui para acessar o tutorial “Como usar fone de ouvido no VirtualDJ”.

Nota: caso sua placa de som tenha atenuação na saída de alto-falantes traseiros, utilize os seguintes procedimentos:[list=1]
  • Inverta os valores do menu drop-down localizado em frente à caixa SAÍDAS para o seguinte valor: MASTER : SAÍDA TRASEIRA / FONE DE OUVIDO: SAÍDA FRONTAL. Com isso, o sinal para os fones de ouvido terá volume maior que o da saída MASTER, resolvendo em parte o problema descrito nos tutoriais de configuração das placas. Em teoria, a perda de volume da saída MASTER será compensada pelo sistema de ganho durante a equalização e amplificação do sinal. A única perda seria sentida para pessoas que usam o fader CUE/MIX, apresentado em detalhes no tutorial “Usando fone com VirtualDJ”.

  • [*] Se utilizando sitemas de alto-falantes 5.1 ou maiores, você poderá definir outro valor para a caixa SAÍDAS: MASTER : SAÍDA FRONTAL / FONE DE OUVIDO : SAÍDA CENTRAL. Obviamente, será necessário inverter plugues na sua placa de som, para efetivar a alteração.
    Lembro também que no VirtualDJ 7.0 é possível utilizar qualquer saída de placa de som para MASTER ou HEADPHONES, através do Advanced Audio Config. Para mais detalhes, clique aqui para cessar o manual de configurações de áudio para a versão 7.