Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: BPM

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Entao muitos de nos já sabemos que as musicas mais antigas variam bastante os BPMs.
Ate ai blz, vou no beatgrid do VDJ e ajusto, porem e sabido que por muitas das vezes no decorrer da musica o BPM pode ir mudando, tem como eu saber quando vai mudar o bpm.
Exemplo; Suponho que faço o compasso para a virada, inicia a mixagem 126bpm e na ultima barra muda automático para 128, existe como sabe essa alteração antes de chegar a barra final e onde haveria tempo hatil para corrigir no Pitch.

 

Posted Wed 24 Feb 21 @ 9:41 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
A coisa mais simples é inserir um PDI (ponto de Interesse) na música. Você usa o Editor de PDI e insere um marcador com o valor do BPM a partir daquele ponto.

Mas a pergunta seguinte seria como saber o ponto exato de mudança do BPM.

Creio que a melhor maneira é pelo BPM variável, ao alterar o valor o deck do programa exibe o BPM em tempo real.
A auto análise do VirtualDJ não é muito precisa, então para músicas com BPM variável será necessário gastar um tempo a mais com ajuste de beatgrid.
O ajuste de BPM variável é como ter varias músicas em uma só, o beatgrid muda e tem que ajustar o valor de BPM entre cada âncora de BPM.

E depois a cada âncora, inserir um PDI (por exemplo um cue point) tendo o valor do BPM como nome. Desta forma você tem marcado no gráfico da música visualmente o ponto de mudança do BPM.

Abaixo uma imagem de uma música já editada sendo exibida nos dois editores pra você saber do que estou falando, e uma imagem de como fica a indicação no gráfico. Coloquei algumas observações em azul. Clique na imagem para ver em tamanho maior.


Off Topic
Normalmente músicas produzidas até 1990, megamixes e remixes antigos (que eram feitos usando método de corte e superposição em rolo de fita sem software) ou gêneros como disco, rock, funk & soul, reggae são as que mais demandam ajuste manual de BPM.
Uma vez que ajuste de BPM variável manualmente é um saco de fazer, busquei ajuda em um grupo de DJ's e obtive uma dica sobre programas que de alguma forma normalizam o BPM das faixas... tem vários: Paul's, WarpPro e Ableton e até produtores especializados que cobram por faixa como o serviço DjFile. Sobre os programas, não sei se requerem ajuste manual ou o nível de automatismo, não testei, se quiser testar algum e postar os resultados pra gente, seria legal.
 

Posted Wed 24 Feb 21 @ 11:03 pm
Boa sacada essa de colocar Cue com o BPM.. vou da uma pesquisada nesses programas que mencionou.. Ableton ja mexia mas nao vou instalar so pra fazer isso. Valeuuuuuuuuuuuu
 

Posted Fri 26 Feb 21 @ 6:22 pm


(Old topics and forums are automatically closed)