Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Numark Mixtrack Pro II + cabos RCA

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

ThelemaPRO InfinityMember since 2010
Pessoal, tenho um show em breve e tenho andado a testar a minha NMTP II com o sistema de som do meu desktop. Ao ligar o cabo RCA controladora -> subwoofer, reparo que apesar de haver som nos auscultadores, o som do subwoofer sai abafado e incompreensível. Os settings actuais são estes:http://imgur.com/a/YuV8f



O sistema de som está ligado ao desktop, e a controladora está ligada ao desktop por USB. Soluções?
 

Posted Tue 20 Jun 17 @ 12:36 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Soluções?
Acho que você não entendeu como deve conectar um sistema de som à sua controladora. O sistema de amplificação deve ser ligado diretamente às saídas RCA traseiras do controlador. Clique aqui para instruções.
Caso você queira realmente usar o sistema de som ligado ao seu desktop para testes, você deverá mudar a configuração de áudio do VirtualDJ, sendo a saída "master" da placa de áudio da configuração para sua placa de som onboard (em geral, Realtek) ou caso seu sistema de som tenha uma placa de som interna, esta deverá ser usada.
Considerando que você fez as conexões e configurações corretas, não existe nada de anormal no som "abafado" no subwoofer, isso é natural. Um subwoofer é responsável pelas frequências graves e subgraves do seu sinal de áudio (20 a 90 Hz do espectro audível), então será a única coisa que você ouvirá a partir dele. É difícil explicar com palavras como ele deve soar, mas pelo que você descreve é algo comum.
Em um sistema de subwoofer, é obrigatório um segundo jogo de caixas de som que fará o tratamento das frequências de médio grave, médio e agudo do mesmo sinal de áudio. Então você terá o espectro audível completo. Clique aqui e aqui para exemplos de ligação de sistemas com subwoofer, usando outras controladoras.
 

Posted Tue 20 Jun 17 @ 12:46 am
ThelemaPRO InfinityMember since 2010
Olá Speedy.

Não sei até que ponto esses diagramas se aplicam à minha situação, pois a minha controladora permite apenas cabos RCA. Isto significa que as duas colunas que pertencem ao sistema de som do subwoofer (e que estão ligadas ao subwoofer) devem estar ligadas directamente à controladora? Como?

Aproveito para perguntar, já que é um sistema de som que ao vivo não se aplica, quais os cabos que mais provavelmente irei precisar para passar música ao vivo? Já o fiz no passado, numa discoteca, e como nessa altura tinha uma Hercules e2, nem havia a questão dos cabos. Ligava a controladora ao portátil, e usava um cabo (não me lembro qual) para ligar à mesa de mistura.
 

Posted Tue 20 Jun 17 @ 1:25 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Podem se aplicar sim... caso os subwoofers tenham entradas RCA é só trocar os tipos de cabo. Como sua controladora tem somente saídas RCA (não balanceadas) a conexão se faz em sistemas de PA com caixas de som passivas. É muito raro subwoofers ativos que tenham conexão RCA, geralmente só subwoofers de sistema de home theater tem conexão RCA.
Releia minha primeira resposta pois editei faz 10 minutos, percebi outros aspectos na sua pergunta. Percebi que você está querendo usar o sistema de som conectado ao seu desktop. Minha resposta anterior baseava-se em um sistema de amplificação independente com caixas ativas.
 

Posted Tue 20 Jun 17 @ 1:30 am
ThelemaPRO InfinityMember since 2010
Será necessário, por exemplo, ligar as colunas (que estão ligadas ao subwoofer) directamente à controladora? Parece ser o único sítio de onde não vem qualquer som.
 

Posted Tue 20 Jun 17 @ 1:32 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Speedy53 wrote :
Releia minha primeira resposta pois editei faz 10 minutos, percebi outros aspectos na sua pergunta. Percebi que você está querendo usar o sistema de som conectado ao seu desktop. Minha resposta anterior baseava-se em um sistema de amplificação independente com caixas ativas.


 

Posted Tue 20 Jun 17 @ 1:35 am
ThelemaPRO InfinityMember since 2010
Penso que estou a perceber melhor o que se está a passar. Se eu tivesse apenas as colunas, bastava ter um cabo RCA-XLR e ligar directamente às colunas. Mas como as colunas que tenho estão directamente ligadas ao subwoofer, e como o RCA está a ligar directamente ao subwoofer, o som sai apenas do subwoofer? Será?
 

Posted Tue 20 Jun 17 @ 2:06 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Me passe o modelo do seu subwoofer e suas caixas que faço um esquema só pra você e acabamos com isso logo.
 

Posted Tue 20 Jun 17 @ 2:55 am
ThelemaPRO InfinityMember since 2010
Não percebo a agressividade, mas quando estiver em casa trato disso.
 

Posted Tue 20 Jun 17 @ 3:38 am
ThelemaPRO InfinityMember since 2010
Já percebi o que se estava a passar. Os cabos que desliguei no subwoofer eram os cabos das colunas, portanto é óbvio que não iriam funcionar. O que fiz depois foi pegar num splitter e ligar as entradas RCA da controladora à entrada jack do subwoofer. Assim ficou tudo a funcionar. Depois nos settings do VDJ fiz isto:

Com master e headphones configurados para Mixtrack Pro II (WASAPI), o Cue Mix baixa e sobe o volume mas não permite fazer pré-escuta, apenas consigo ouvir no deck que está actualmente a tocar. No entanto, não ouço nada nos phones se o volume do deck estiver no mínimo, embora seja suposto conseguir ouvir para fazer beatmatching. O Cue Gain sobe e baixa o volume nos phones, mas não faz nada no volume geral que vem do sistema de som.

Deve ser básico resolver isto, mas ainda estou a aprender.
 

Posted Tue 20 Jun 17 @ 7:01 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Não fui agressivo mas texto é uma coisa que não transmite emoção, fica a cargo de quem interpreta. Só quero poupar o seu e o meu tempo pois estamos trocando mensagens e chegando a pouco resultado. Se soou agressivo, releve e vamos em frente.

Thelema wrote :
Com master e headphones configurados para Mixtrack Pro II (WASAPI), o Cue Mix baixa e sobe o volume mas não permite fazer pré-escuta, apenas consigo ouvir no deck que está actualmente a tocar. No entanto, não ouço nada nos phones se o volume do deck estiver no mínimo, embora seja suposto conseguir ouvir para fazer beatmatching. O Cue Gain sobe e baixa o volume nos phones, mas não faz nada no volume geral que vem do sistema de som.
O que você relatou deve ser uma simples inversão de canais, você está ouvindo a saída principal "master" nos fones de ouvido e a saída de fones de ouvido "headphones" no sistema de amplificação.
O Cue Mix interfere somente na saída do fone de ouvido e o Cue Gain está fazendo corretamente o trabalho dele. Já os deslizantes de canal e o deslizante Master Gain interferem no volume da saída principal, onde está ligado seu sistema de amplificação.
Pra resolver, inverta no sound setup. Em geral em "master" usa-se os canais 1-2 e "headphones" usa-se os canais 3-4 como mostra afigura que você postou, se já estiver deste modo aplique o "master" nos canais 3-4 e "headphones" nos canais 1-2.
 

Posted Tue 20 Jun 17 @ 11:23 pm
ThelemaPRO InfinityMember since 2010
E para tocar ao vivo, são essas as configurações áudio que devo ter?
 

Posted Wed 21 Jun 17 @ 1:07 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Sim. Se funcionar durante o teste, do mesmo modo funcionará ao vivo. Desde eu você não mude o computador onde ligará o controlador... trocou o computador, então precisará refazer as configurações.
A única coisa que irá mudar é o sistema de amplificação onde ligar o controlador, pois em teoria necessitará de equipamento mais potente.
 

Posted Wed 21 Jun 17 @ 2:04 am
ThelemaPRO InfinityMember since 2010
Falei com o responsável pelo som no evento, e só vou precisar do cabo RCA com adaptador 1/4. As configurações áudio durante o evento (usando o meu portátil) no VDJ vão ter como master e headphones a placa de som do portátil, ou vou usar a da mixtrack em ambos?
 

Posted Sun 25 Jun 17 @ 4:20 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Use a placa de som Mixtrack em ambos, exatamente conforme nos testes. O cabo RCA será conectado na traseira da Mixtrack, e o lado com adaptadores possivelmente será conectado em uma mesa de áudio. Se possível, ajuste a Mixtrack para saída MONO ao invés de estéreo. Existem adaptadores que já fazer o "stereo-to-mono" então talvez você não precise se preocupar, mas caso seu adaptador não dê conta do recado isso pode ser feito no próprio VirtualDJ. Clique aqui e assista o vídeo.
O cabo RCA com adaptador de 1/4" (conhecido no Brasil como P10) é usado neste caso pois a Mixtrack é um controlador "de entrada", foi concebida para quem está "entrando" no mercado, ou seja Iniciantes / Home DJs por isso não tem saídas balanceadas (que usam XLR ou 1/4") normalmente usadas em sistemas de PA. O uso de adaptadores é uma improvisação, mas pode ser feita em casos onde a distância entre o gerador de sinal e o receptor de sinal de áudio não é muito grande (máximo 2m). O único inconveniente é que você precisará um ganho um pouco maior para sensibilizar o sistema de amplificação. Fique atento, recomendo um teste de som no local antes do evento para ajustes.
 

Posted Sun 25 Jun 17 @ 4:45 pm


(Old topics and forums are automatically closed)