Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Gravação de set usando outro software (Audacity)

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Olá a todos, novamente!

Tenho uma curiosidade a respeito de gravação de sets de mixagem, utilizando controladora Behringer BCD3000 + VDJ 6/Traktor L.E. + Audacity...

Li 3 tópicos que basicamente matam a pau quaisquer dúvidas de como fazer - Speedy, novamente, tu é o cara, bro!! :) .

Ei-los:

1) http://www.virtualdj.com/forums/189169/Portuguese_Forum/Grava__o____FECHADO_.html

2) http://www.virtualdj.com/forums/181454/Portuguese_Forum/Som_da_H_rcules_4Mx_para_webradio.html

3) http://www.virtualdj.com/homepage/Speedy53/blogs/4350/Gravando_no_VirtualDJ_usando_MIXER_EXTERNO.html

A curiosidade que tenho é bem simples: por que eu não posso realizar a gravação de um set via Audacity partindo diretamente da controladora, ou melhor dizendo, partindo diretamente do som processado da placa ASIO?

Explico: no Audacity, ao selecionar a fonte de gravação, se eu selecionasse a placa ASIO e a fonte de reprodução os auto-falantes da placa on-board eu obtenho mensagem de erro do programa, dizendo para eu checar a configuração do dispositivo de gravação.

Imagino que seria por causa da placa ASIO já estar sendo empregada pela controladora e pelo software de mixagem (VDJ ou Traktor LE, por exemplo) para a realização do set?

Seria mais lógico atribuir a fonte de gravação diretamente da placa onde o som processado/mixado se origina, correto? Isto eliminaria a necessidade de utilizar spliters de RCA, ligação extra para entrada de Mic do lap-top, etc....

Vou relatar um pouco sobre o que experimentei na minha ultima sessão de mixagens, onde tentei pela primeira vez gravar meu set através de um software externo (normalmente sempre utilizei o pp recurso de gravação do VDJ), pois desta vez eu queria utilizar o Traktor LE, que não tem gravador interno como o VDJ.

Não tinha lido estes tópicos, até então. Intuitivamente, selecionei no Audacity a fonte de gravação como sendo a minha BCD. Como informei, obtive mensagem de erro.

Quebrei a cabeça e mudei a seleção da fonte de gravação, passando então a utilizar a entrada de Mic do lap-top, mas algo engraçado aconteceu...selecionei na configuração do Windows (7) a fonte de gravação como sendo Mic , mas percebi que ao invés de seleciona-la na configuração do Audacity como fonte de gravação e sim o Driver de Captura de Som Primário, obtive um resultado na qualidade de som muito superior, sem distorções, e eu não precisei ajustar diretamente o nivel de entrada na configuração do Windows (e tb na configuração do Audacity) para a regulagem do volume da gravação, mas sim diretamente pelo volume Master da controladora (tanto o virtual quanto o knob físico).

Mais engraçado ainda foi que, dentro da configuração do Windows, tive que selecionar a BCD como dispositivo de comunicação (atribuindo o ícone do telefoninho verde) e selecionar em seguida o Driver de Captura de Som Primário como dispositivo de gravação padrão. Foi assim que consegui gravar.

Ainda intuitivamente, fiquei num dilema de como ouvir o som principal nas caixas de som, uma vez que agora, eu havia roteado a saída Master da controladora para dentro da entrada Mic do lap-top de modo a possibilitar a gravação. Então, pensei em plugar outro P2/RCA na saída de fones de ouvido do lap-top para entrar no meu amplificador. Deu certo, mas fiquei doido com o atraso/latencia absurda que experimentei entre o a pré-escuta e o som das caixas, e foi então que percebi que apesar do som sair simultaneamente da controladora, passar pelo computador e entrar no meu amplificador, estava ocorrendo um tremendo delay/falta de sincronia.

O Audacity possui na aba "preferencias>gravação" um modulador de latencia. Mesmo que eu recue a latencia substancialmente, nada acontece para resolver o atraso.

Consegui "desviar da bala" refazendo minhas ligações, usando um antigo mixer similar ao do Speedy, o qual possui 2 saídas, uma dedicada à gravação, e outra dedicada ao amplificador. Logo, liguei a saída master da BCD ao line in do mixer, e a saída dedicada à gravação do mixer à entrada Mic do lap-top, e a saída dedicada à amplificação do mixer ligada diretamente ao amplificador.

E voilá! sem atrasos!

Mas já adquiri um conector splitter para cabos RCA, tal qual proposto nos diagramas dos links que coloquei, para evitar complicar o set up.

De qq maneira, gostaria que alguém pudesse explicar o porquê de não conseguir realizar a gravação diretamente selecionando a placa da BCD no Audacity.

E se puderem lançar luz às outras curiosidades que destaquei durante a configuração para conseguir realizar minha gravação, ficarei bastante grato, pois imagino que será de grande ajuda para quem, no futuro, estiver iniciando (como eu) no mundo digital da discotecagem e se deparar com estes percalços.

Valeu por lerem o tópico!

Abração!!
 

Posted Tue 14 Jul 15 @ 4:44 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
O Audacity não é compatível com drivers ASIO. Se você utilizar a placa da BCD em WDM possivelmente poderá capturar diretamente.
Quanto às outras curiosidades, não saberia responder pois dizem muito propriamente a você, que utilizou outro método, e como eu não participei do processo e não concebi o modo de ligação, será um pouco difícil para mim interpretar as dificuldades encontradas.
Obrigado pelas palavras.

 

Posted Tue 14 Jul 15 @ 5:37 pm
Grato pelo retorno, Speedy!

Uma outra dúvida: se eu alterar a configuração da placa da BCD para operar em modo WDM, eu não incorreria em problemas de latencia, haja vista as suas explicações sobre essa questão WDM nos topicos que linkei? Outra coisa, se eu optasse por isto, certamente tb teria de alterar a configuração do sound set up para a controladora, tanto no VDJ qto no Traktor LE, correto (li vc falando sobre isso no tópico de streaming para web radios, qdo vc orientou o outro usuário sobre o uso do Orban Opticodec)?
 

Posted Tue 14 Jul 15 @ 7:43 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Sim, as latências dos driver WDM são maiores, mas talvez, dependendo da versão do driver, sejam baixas o suficiente para operar sem atrasos perceptíveis no áudio. Para aplicações de pré-escuta e transporting muitas vezes não se percebe, mas se você tem por hábito realizar scratches com jog, possivelmente sentirá mais a diferença.
Sim, você precisará alterar um pouco as configurações de áudio. Para Traktor não saberia informar, mas para VirtualDJ bastaria alterar o Soundcard para "4.1 card" e definir a opção relativa aos drivers WDM da BCD no menu drop-down. E claro, não usar a placa da BCD como dispositivo padrão do sistema.
 

Posted Wed 15 Jul 15 @ 8:11 pm


(Old topics and forums are automatically closed)