Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Sync - Usar ou Não Usar? (Debate)

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

ThelemaPRO InfinityMember since 2010
Quantos de vocês utilizam o botão de SYNC quando fazem os vossos sets? Quantos preferem fazer o beat-matching manualmente? Acham que o botão é uma ferramenta ou uma muleta?

Confesso que o utilizo. Sou novato e ainda estou naquela fase de transição entre fazer sets em casa e passar música em eventos públicos. Torna as transições entre músicas bem mais suaves e permite-me fazer sets com uma qualidade bem melhor e mais fluída, além de me deixar mais espaço para brincar com os efeitos e equalizadores.

No entanto, de futuro, pretendo aprender a fazer beat-matching sem o auxílio do botão SYNC, apesar de concordar que se a ferramenta está lá, porque não utilizá-la? Sei que existe um enorme debate entre os DJs old school e os DJs mais 'modernos', e não é um mero botão que fazer a diferença entre um bom e mau DJ. Se não houver ouvido para a música e gosto pela arte do DJing, o botão não vai fazer nada.
 

Posted Sun 24 Jul 11 @ 6:50 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Pessoalmente, não uso e não recomendo uso de Sync, Automix, Beatlock, etc. Prefiro eu mesmo errar uma transição do que deixar o programa acertar por mim.

Eu acho que o DJ deve dominar o beatmatching porque boa parte dos equipamentos profissionais mais usados não utilizam ferramentas de ajuste automático. Se o DJ tem alguma pretensão profissional, irá se deparar com clubes que tem os próprios equipamentos e enfrentará sérios problemas para fazer uma transição decente.

Além disso, a ferramenta de apuração de BPM do VirtualDJ não acerta 100% dos BPMs. É muito comum o programa errar o downbeat no beatgrid e existem muitos erros em músicas com batidas quebradas, como Hip-Hop, Drum & Bass, etc. e muitas pessoas não dominam a ferramenta o suficiente para corrigir estas imperfeições.
 

Posted Sun 24 Jul 11 @ 7:19 pm
ThelemaPRO InfinityMember since 2010
Não uso o Automix nem o Beatlock, só mesmo o Sync. Tenho-me dado bastante bem com ele, apesar de já começar a praticar transições com a ajuda dos Jog Wheels da própria mesa de mistura e iniciar a segunda música na altura certa.

Também não tenho problemas com a questão dos BPMs, visto os meus sets andarem à volta do tech-house/house/techno/progressive, e nunca músicas com batidas fora dos 4/4.

Speedy: alguma dica para melhorar e aperfeiçoar o beat-matching? Tenho visto alguns tutoriais no YouTube que também têm ajudado, mas nunca brinquei com CDJs e afins.
 

Posted Sun 24 Jul 11 @ 7:36 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
O fato é que sempre haverão argumentos para usar e não usar sync e outras ferramentas de ajuste automático. Por isso eu comecei meu post com a palavra pessoalmente e escrevi meus motivos. Não tô a fim de influenciar ninguém, defender ponto de vista, nem levantar bandeira. Usar e não usar é algo que diz respeito a quem usa, a ferramenta taí pra isso. Se vc usa sync porque só mixa beat 4x4, OK! É uma escolha sua, que eu respeito apesar de não compartilhar do mesmo ponto de vista, e pronto.

Eu aprendi sozinho, há mais de 20 anos quando DJ que fazia beatmatching era raridade. Por ser auto-didata e já ter aprendido há muito tempo, não sei as técnicas que outros usam hoje.

Para mim, o mais difícil no beatmatching manual é perceber apenas com o ouvido se o andamento da música está avançado ou atrasado em relação à música que está tocando.

Quando ensinava técnicas de mixagem, eu SEMPRE usava equipamentos reais, e procurava primeiro desenvolver esta percepção antes de passar ao ajuste. Eu colocava um beat em loop e pedia aos alunos para colocar outra música e acertar usando somente o tato com pitch bends, e perceber a frequencia de atuação - de quanto em quanto tempo ele precisava acertar manualmente. E se o cara se perder, voltar ao cue point e recomeçar o processo.

O método é tentativa e erro, sempre. E é isso que desenvolve a percepção. No caso dos DJs que ensinei, em poucas horas de treino a maioria deles já tinham um bom desenvolvimento deste senso.
 

Posted Sun 24 Jul 11 @ 7:56 pm
ThelemaPRO InfinityMember since 2010
É uma questão de prática, portanto. :)

Em relação ao pitch bend, será que deixa de ser necessário ajustar o pitch se utilizar o Sync para tornar as BPMs de duas músicas iguais? Digamos que abro uma música com BPM de 128 e outra de 126, e utilizo o Sync logo à partida para levar a de 128 para os 126 (ou fazer o mesmo com a outra); a partir daí, no que diz respeito ao beat matching, basta utilizar a jog wheel para me certificar que as beats estão a tocar ao mesmo tempo?
 

Posted Mon 25 Jul 11 @ 12:13 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Note que eu me referi a beatmatching manual.
Se você usa Sync o que escrevi não se aplica. Você não precisa aplicar bends para desenvolver uma percepção auditiva que nunca será usada, pois ao apertar Sync o programa "percebe" a diferença entre as tracks e ajusta automaticamente o andamento.
Uma vez que não recomendo Sync, acho que não seria coerente de minha parte avaliar ou sugerir técnicas de uso desta ferramenta para equiparar BPMs.
 

Posted Mon 25 Jul 11 @ 4:55 pm
Nunca usei e nem quero saber desse botão, DJ não usa sync, usa habilidade e conhecimento, sem criticar ou desmerecer ninguém, longe disso.
 

Posted Mon 25 Jul 11 @ 6:51 pm
Vou tentar resumir o posicionamento:

Speedy ensinar a arte de pescar...

Sync: você compra o peixe no mercado...

kkkkkkkkk

brincadeiras a parte...

Estou com o Speedy... prefiro treinar, sambar, errar a mão e desenvolver o ouvido e técnica para mixar (utilizando o pitch e contando as batidas)...

Acho que esta é a arte do verdadeiro DJ... conhecer as construções das músicas e ter a "habilidade" de fazer uma mixagem interessante...

Meu ponto de vista... além de conhecer estilos... história da música...etc...etc...etc
 

Posted Tue 02 Aug 11 @ 10:13 am
Aproveitar o gancho... o que seria a batida quebrada citado por você Speedy? No HIP HOP não é tempo de 8x8 ? NO Drum eu não sei pois ainda não estudei...

Se nós formos para a música anos 70 aí é sacanagem... a construção daquelas músicas...melodias... os compassos com marcação de algum instrumento tipo repique de bateria etc...etc... preciso estudar mais estes estilos...

Abraços
 

Posted Tue 02 Aug 11 @ 7:54 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
"batida quebrada"? Só ouvindo... compare um beat de hip-hop e drum&bass com electro ou progressive contando os beats, vc vai entender o q to falando. No hip-hop e D&B tem uma "quebrada" entre os beats 3 e 4, mas o andamento é regular mesmo com a quebrada.
Na verdade, todos os generos de musica eletronica tem tempo 4x4, o que muda de um para outro é o andamento (BPM).
Sobre tracks dos anos 70, o que elas não tem é um andamento regular, sabe como é, ser humano erra e máquina não.
 

Posted Tue 02 Aug 11 @ 9:09 pm
É isso ae disse tudo, a arte de tocar e mixar está na habilidade do ser humano e não vamos deixar a máquina fazer isso por nós, estou sempre com vcs, DEAD SYNC.
 

Posted Fri 05 Aug 11 @ 8:55 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Mas a grande realidade é que o Sync é preferido de 7 entre 10 DJs que usam VirtualDJ. Como este tópico tem muitas opiniões contra, é normal que poucos favoráveis registrem sua opinião aqui, por isso não percebemos isso pelas mensagens aqui compartilhadas.

Minha dedução vem de outra fonte, estou acompanhando uma enquete sobre este tema em outro fórum, e é fato que o Sync continuará sendo um dos recursos mais populares do programa pois realmente mais de 70% dos usuários é a favor do uso ou utiliza o recurso.

Mesmo DJs profissionais defendem o Sync por concordarem que a facilidade que este recurso proporciona ajuda-os a administrar melhor o tempo em seus eventos, dando mais tempo para atendimento de público e modificações nas tracks, como inserir efeitos durante a execução.

Eu mantenho minha posição de não estimular o uso, mas devo deixar claro que ninguém deve ser condenado por usar Sync, a ferramenta está aí pra ser usada mesmo.

Porém é de bom grado que as pessoas que buscam aprofundar-se no ramo procurem também desenvolver técnicas de mixagem sem auxílio do Sync, pelos motivos por mim já descritos.
 

Posted Fri 05 Aug 11 @ 3:17 pm
djdomuHome userMember since 2011
pessoal.. ainda n percebo uma cena... tenho duas musicas uma com 122.72 BPM e outra com 127.53 BPM ... eu n consigo por esta musica com o pitch igual a outra musica com o mesmo BPM... por exemplo por os 127.53 em 122.72 certinho.... a allgum truque?
 

Posted Sun 14 Aug 11 @ 9:44 am
Na verdade o uso do sync é bacana pois vc nem precisa ter conhecimentos ou usar fones pra mixar, mas e se derrepente o programa apaga no meio do baile, o teu computador te deixa na mão, vc tem ali um par de CDJs e um par de toca- discos, só sei tocar no meu PC, nunca regulei um pitch, só uso o sync, é, te deixa amarrado ao famoso DJ de computador, galera, conhecimento não ocupa espaço, quem sabe regular um pitch em um toca-discos mesmo tendo certos detalhes diferentes em comum, tb regulará em um CDJ e em um computador qqr, tenhamos em nossas mãos mais alternativas de mixagens para a noite e possíveis panes e uma troca de equipamentos sem prejudicar a festa, é difícil, pode ser mas o ser humano é capaz de aprender e ainda somos capazes de superar a máquina e não ela nos dominar e deixar roubar a cena pois só uso o sync, vamos treinar nossos ouvidos e arrastar o pitch na mão, td isso é para podermos ter muitas outras alternativas para o uso de vários equipamentos, pois o fim é o msm, e a regulagem sempre a msm, valewwwwwwww.
 

Posted Mon 15 Aug 11 @ 9:10 am
FJMSoftHome userMember since 2006
Pessoal, eu não sou DJ, mas acho que o Sync faz parte da evolução, assim como computadores, celulares, e tudo ao nosso redor vai evoluindo...
Então, EU acho que isso é extremamente pessoal, usar ou não.

Hoje em dia usar o Sync pode ser algo até meio abominável, mas talvez a próxima geração (nossos filhos) só vai saber fazer dessa forma...
Da mesma maneira que um dia só se tocava com vinil e se abominava CDs e CDJs, também da mesma maneira que se atualmente ainda há preconceito com Soft DJs... e assim por diante... sempre haverá uma briga para a entrada de uma nova tecnologia.
 

Posted Sat 20 Aug 11 @ 2:08 am
Olha amigo, se formos debater a tecnologia nunca iremos parar, cada um tem uma maneira de ver esse futuro tecnológico, e quem nasce hj daqui a 10 anos dirá existiu TV com tubo, evolução sempre, irei te dar uma idéia de futuro bem próximo onde não teremos mais DJs humanos, vamos desde o início de tudo.
O DJ se apresenta ao vivo com um set pronto ou criado no calor da pista?
O famoso Live P.A., gravo as viradas todas em casa e solto á noite, vamos lá, vamos chegar na tecnologia, e isso da msm o que falar.
Quando começamos lá atraz, eram fitas k7, tapes de rolo, toca discos, tudo era feito de modo mêcanico e manual, como tudo segue seu curso natural da evolução tecnológica, chegaram os Cdjs, era digital tecnológica, tais aparelhos que a todo custo dos seus fabricantes tendem a serem mais ousados e perfeitos, mas sempre buscar e simular os toca discos ou seja toca discos digitais, ok, era Informática, programas que são emuladores perfeitos controlados por discos e cds timecode, controladoras midi fantásticas cheias de recusos efeitos, luzes, mas ainda não felizes, vamos modernizar mais essa tecnologia galera, todos querem ser DJs, afinal de contas nem preciso aprender e nem gastar muito né, já tenho meu computador, vamos lá, programas que tocam, fazem viradas sozinhos apenas com o noot ligado a um mixer qqr, que legal, aperto o play e posso até ir pra pista dançar meu set pronto e melhor curtir com a galera, agora vem a parte bacana da tecnologia toda, ja tem projetos da própria evolução em que todos poderão ser DJs na própria pista, ao chegar até determinada casa, cada qual com seu iPod, celular ou algum outro aparelho da era da modernidade, (afinal de contas quero ouvir é a minha música que ouço o dia todo no carro, no computador, no iPod, e não um sucesso inédito criado por um DJ recente.), enfim, teremos uma rede sem fio conectada a todos que irão chegando e passando um playlist para a central da casa, enchendo o banco de dados, cujo software irá selecionar as músicas por ordem, gênero e bpm, quem será o DJ nesse dia, apenas um cara qqr que ficará durante o dia adicionando mais musicas ao banco de dados para que o software possa fazer o resto á noite, é, ao meu ver amigos tudo isso é um lixo msm, de certa maneira somos culpados por isso, sets prontos e feitos por máquinas não tem FEELING (sentimento) não aquece pista, uma máquina criada pelo homem nunca irá ter esse sentimento, em qqr estilo que o DJ humano toca, seja ele eletrônico ou não, chega aquela hr que o pessoal na pista mesmo que inconscientemente transmite ao DJ que a pista está ficando fraca e quer aquela música pra bombar e levantar novamente a pista toda, ou caso contrário como já estão cansados irão para casa, esse é o lance da pessoa humana DJ detentor do feeling, essa ligação DJ / PISTA faz a grande mágica, em vez de ir ao banheiro, o DJ segura a galera e acontece que todos cantam, pulam, gritam, dançam, essa ligação de fato nunca será substituído por máquina alguma, preservem nossa classe galera, preservem quem somos na verdade, e ae galera de boa, na humildade deixo aqui um lado dessa tecnologia sem desmerecer, criticar ou julgar ninguém daqui pessoal, cada qual sabe o caminho, só não use outros como degraus nunca, humildade é a palavra chave daqueles que estão crescendo sempre.
 

Posted Sun 11 Sep 11 @ 5:34 pm


(Old topics and forums are automatically closed)