Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Som estalando ao mexer os knobs do equalizador (Numark Mixtrack Pro)

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Olá pessoal.

Estou enfrentando um probleminha com minha controladora Numark Mixtrack Pro.

Depois de ter feito diversos testes, constatei que o som (tanto no speaker como nos fones) sai com estalos ao mexer os knobs do equalizador do deck que estiver tocando. Já troquei de computador pra testar e nada de resolver.

Meu note é um Acer Aspire novinho com processador i3, 3GB DDR3, 320GB HDD e Windows 7 Ultimate 32-bits (o original era Home com diversos programas inuteis instalado), uma máquina boa mas, mesmo com esta configuração, este problema aparece. Fiz um outro teste com meu desktop que é um Phenom II 3GHz, 6GB RAM DDR2, 1TB HD, Windows 7 Ultimate 64-bits usando a mesma configuração do notebook e com o VDJ 7 e o problema aparece do mesmo jeito. Instalei o ASIO4ALL pra ver se resolvia, mas não mudou nada. Já mexi e todas as configurações de desempenho do VDJ, mas não resolve. Aliás, uma até que resolveu este problema, mas causou outro: Mudar a opção Master Tempo > "Avançado" para "Rápido". Os estalos somem, mas a qualidade de som piora consideravelmente. Se eu deixar habilitada a opção latência AUTO e MODO SEGURO aí que piora tudo de vez... Ao mexer os knobs, o som parece que está debaixo d'agua... rsrs...
As demais configurações não influenciaram em nada.

Abaixo seguem os testes que fiz:

Problema: som estala ao mexer os knobs do equalizador do deck que está em execução.

Testes:

- Aumentado a latência gradualmente e tirado do modo AUTO = não resolveu.
- Habilitado modo SAFE MODE = piorou.
- Em MASTERTEMPO - Deixado a opção em "fast" = sem estalos, mas a qualidade de som piorou. Deixado em modo "advanced" = os estalos voltam.
- Instalado soft ASIO4ALL e configurado VDJ para usa-lo = não resolveu.
- Mexido nos recursos avançados de drivers do Windows (a placa de som da Mixtrack não oferece suporte ASIO, usa drivers WDM nativo do Windows) = não resolveu.
- Removido VDJ 7 e instalado VDJ 6 LE que vem com a controladora = sem estalos, qualidade de som razoável.
- Habilitado VDJ 6 LE para funcionar como Pro por 20 dias para testes. Mexido nas configurações de latencia = problema aparece parcialmente, mas a qualidade de som não é tão boa quanto à do VDJ 7.
- Instalado NI Traktor Pro e configurado a controladora com ele = som perfeito e límpido.

Bem, depois de tudo isso, constatei que o VDJ 7 é mais agressivo com o hardware em relação às versões anteriores e as configurações de desempenho foram todas reduzidas à um pequeno grupos de ajustes que as vezes não funcionam.

Fiquei chateado em saber que possivelmente não existirá solução imediata para meu caso e que o VDJ, que já está na versão 7, ainda não consegue se equiparar ao Traktor Pro ou outro software similar na questão de latência e qualidade de som.

Se alguém tiver alguma dica ou até uma solução, agradeceria muito.

Grande abraço a todos.
DJ Rodrigo Volta.
 

Posted Tue 01 Feb 11 @ 10:51 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Caraca, os testes realizados foram bem detalhados. Algns comentários, porém infelizmente não acrescidos de sugestões para solução do problema.

Não acredito em ajuste de latência para drivers WDM. Já li em alguns locais que as latências de placas WDM não podem ser modificadas, são características inerentes o próprio driver. Então, creio que VirtualDJ não força latência em placas WDM, e também o Asio4All não o faça (o que não o credencia como solução para placas WDM). Por isso sempre mantenho os ajustes de latência do VirtualDJ em "auto", e se usando dispositivos com drivers ASIO faço o ajuste de latência no próprio gerenciador do dispositivo. Acredito que os engines de áudio do VirtualDJ e Traktor devem ser diferentes, isso sim pode interferir na qualidade sonora, porém relacionar como causa latência quando falando em drivers WDM não creio ser uma boa conclusão.

O algritmo MASTER TEMPO é relacionado com a função "manter o tom dos vocais mesmo com variação de andamento"... o uso do mastertempo desativado não deveria piorar o som, e sim piorar esta relação tom/andamento. Por exemplo, ao usar pitches mais altos, apareceria o famoso "efeito Chipmunk" na voz do cantor. É recomendável desmarcar "safe mode" ao usar master tempo em modo avançado. Eu sempre uso em modo "fast", porém aqui minha placa de som tem ASIO portanto não pode ser usada com parâmetro comparativo. Dê uma olhada no manual, espero que ajude a entender um pouco sobre estes ajustes e talvez direcionar um pouco melhor.

Não existem comentários sobre atualização de drivers da sua Numark... estão ok?

Acredito que vc esteja usando a versão 7.0.2 do programa, pois também não houve uma especificidade em relação a isso. Caso negativo seria recomendável atualizar.

Também sem comentários sobre a parte de resampling. O que vc ajustou?

Será que outros usuários do mesmo equipamento também enfrentam o mesmo problema em seus sistemas? Será mesmo que o problema é comum, mesmo tendo feito testes em 2 computadores? Gostaria muito de ajudar com uma solução definitiva, mas sequer achei registro de problema similar ao seu nos outros fóruns, o que talvez seja uma evidência que o problema não é tão comum assim.

Recomendo que abra um pedido de ajuda ao suporte Atomix para tentar uma solução definitiva.
 

Posted Tue 01 Feb 11 @ 8:53 pm
Obrigado, Speedy53.

Infelizmente a placa de som da Mixtrack não possui ASIO. Ela é uma 4ch WDM comum e talvez por isso dê estes probleminhas. O Windows detecta e instala os drivers genéricos automaticamente. A Numark não possui drivers para este equipamento e nem atualização de firmware.

Sim, estou usando a versão 7.0.2 full licenciada.

Quanto ao resampling, acho que vc se refere á guia "desempenho"... Se for, lá eu já mexi de tudo quanto é jeito e nada de melhorar, porém, o que eu notei é que o problema desaparece por alguns instantes e depois volta do nada. É bem estranho.
Lá na aba eu deixei marcado "AUTO", MASTERTEMPO > AVANÇADO; RESAMPLING > "RÁPIDO"; SKIN RESIZE > "RÁPIDO". Deixei a latencia em 11ms e mesmo assim, não resolveu. Não deixei a opção "MODO SEGURO" ativada, pois se fizer isso, piora muito a qualidade de som.

Ontem testei em um terceiro computador, este mais antigo (Acer Aspire 3000) rodando Windows XP Pro SP3 e mesmo assim, o problema insiste em persistir. Hoje levarei um notebook aqui da minha empresa no qual está somente com o Windows 7 instalado sem nenhum outro software instalado e farei um novo teste, mas acredito que não irá resolver não.

Eu abri um ticket no suporte e eles me responderam. Recomendaram baixar 2 programas para otimizar o Windows. Um deles é o Memory Improve Master e o outro é o Game Booster... Vou instalar e testar, mas acho que não resolverá, pois o problema esta relacionado ao driver WDM do Windows que não suporta baixas latencias.

No pior dos casos eu terei que trocar de equipamento.
 

Posted Wed 02 Feb 11 @ 11:57 am
Depois de tanto fuçar e testar, acabei descobrindo a origem do problema e quando eu disse ao pessoal do Staff que não teria solução, eu realmente tinha razão.

Fiz vários comparativos entre todos os computadores que usei para teste, placas de som, etc e observei que todos eles possuem uma coisa em comum: o mesmo tipo de placa de som, todas sem suporte à ASIO, assim como a placa de som da Mixtrack Pro que também não possui suporte nativo à ASIO. Todas elas são apenas WDM (O Windows instala drivers genéricos para ela e a Numark não tem drivers específicos para a Mixtrack)!! Observei que ela não consegue suportar variações intensas de latência (por isso os estalos no som). Eu havia direcionado o master out para a a placa de som do computador e mesmo assim os estalos apareciam.

Como eu descobri isso? Bem, peguei minha antiga BCD3000, instalei seu driver no mesmo notebook que eu havia usado com a Mixtrack e configurei o VDJ para funcionar com ela! Voalaa... Absolutamente sem nenhum chiado ou estalo!! Testei por diversas horas mexendo todos os controles (knobs, sliders e botões), mixando diversas músicas e alterando a latência do VDJ. Em nenhum momento observei ruidos ou estalos no som.

Concluí que a placa de som da BCD3000 é muito melhor do que a da Mixtrack Pro, justamente pelo fato dela possuir drivers próprios e ter suporte nativo à ASIO, coisa que a Mixtrack não tem! E como não tem como trocar a placa interna dela por uma melhor, o unico jeito de solucionar o problema é trocando a controladora por outra melhor.

Agora não sei mais o que fazer. Acho que tentarei vender a Mixtrack Pro e adquirir outro equipamento semelhante mas que possua uma placa de som de melhor qualidade e com mais recursos e que se adeque ao que preciso.

Mas mesmo assim se alguém tiver alguma dica de como contornar este problema sem afetar a qualidade de som, eu agradeceria muitíssimo.


Grande abraço a todos.
 

Posted Wed 02 Feb 11 @ 3:27 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Rs.. vc não precisa me citar qdo responde imediatamente abaixo de um post meu...

Bom, não falo nada mais sobre ajustar latências para placas WDM...

É importante citar que quando vc utiliza MasterTempo em modo avançado em máquinas com capacidade de processamento inferior, pode gerar problemas. Mas acredito que em todas as máquinas testadas, vc tenha feito combinações diversas nos ajustes de desempenho, e consequentemente testado também os ajustes mais leves de desempenho do VirtualDJ: Master Tempo em modo purescratch (desligado), latência em auto, safe mode desmarcado, scratch em quality, fast resampling marcado, redimensionar skin em fast.

Quando você escreveu que a Numark não tem drivers próprios, pode ter citado a chave pra solução do problema. Uma vez que vc não citou como ajustou a guia SOUND SETUP, deve ter partido do pressuposto que ela está correta e focou seus esforços na parte de desempenho. Vamos checar esta guia, faça os seguintes ajustes e testes, caso ache necessário:
- verifique através do gerenciador do windows se existe algum efeito de ambiente ou equalização aplicado a este dispositivo (que deve ser citado como "USB audio driver", por ser genérico).
- verifique também, através deste mesmo gerenciador, se o dispositivo está configurado para ser usado com sistema de alto falantes quadrifonicos (normalmente este ajuste é imprescindível para placas WDM 4out)
- verifique no VirtualDJ, na guia sound setup, as definições: INPUTS - none; OUTPUTS - headphone; SOUNDCARD - 4.1 CARD e no menu drop down em frente a este box, escolha "USB audio driver" ou algo parecido... deve ser uma descrição genérica de driver haja visto que a Numark não tem drivers próprios (nunca escolha a opção "driver primário". É um erro básico e pode levar a problemas de áudio).


Caso a dica acima falhe, é possível comprar uma placa de som USB com suporte ASIO, daí vc elimina o fator WDM da equação. A Numark tem a DJ I/O que poderá atender bem sua demanda. É claro existem outras placas de som de outros fabricantes com suporte ASIO que podem se enquadrar à sua necessidade. Deste modo, caso esteja realmente pensando em trocar a Numark Mixtrack PRO, você poderá também utilizar controladores sem placa de som (como a Mixtrack "simples") cujos preços são bem melhores.
 

Posted Wed 02 Feb 11 @ 5:58 pm
rs... ok...

Pois é, vc citou exatamente o que eu já havia feito no SOUND SETUP do VDJ. Já fiz todas as combinações possíveis e impossíveis... O melhor resultado que consegui foi diminuir o tempo de permanência do problema... Os estalos paravam, mas logo que se mexesse em mais alguma outra coisa como efeitos, etc lá estava os estalos perturbando novamente.

Fiz também todos estes ajustes que vc me passou em azul. Não resolveu.

O único jeito que achei pra amenizar o problema foi deixar como abaixo:



Porém deixando deste modo, percebo que a qualidade de som cai um pouco, principalmente ao mexer no slider de pitch (a impressão que dá é que as batidas são \"atropeladas\" uma pelas outras), mas os estalos param.

Percebi que o que mais influencia nisso são as configurações de MASTERTEMPO e LATENCIA. O resto não influencia em nada.

Outra coisa que notei tb é que se eu mexo os controles do equalizador direto na tela, com o mouse, os estalos aparecem do mesmo jeito!!!! Inclusive usando a placa de som onboard do micro (que é uma 7.1 Realtek WDM PCI-E) o problema também aparece!!! Semelhança? Sim, ambas as placas são WDM e não suportam ASIO. Por isso que com a BCD3000 não ocorreu o problema porque ela possui drivers ASIO e suportam ASIO nativamente!!! A placa de som a Numark é uma simples 4.0, semelhante às vendidas por R$ 50,00 no ML que mais parecem um pendrive gordo!!!

Me decepcionei com a Numark. Nunca pensei que eles pudessem fazer um equipamento com uma bela roupagem, mas com um interior ruim. Acho que eles só testaram a controladora com o VDJ6 LE e pronto. Nem fizeram questão de testar mais profundamente com outro soft. Se ela tivesse a placa de som da Omni Control, com certeza seria perfeita!!

A sua idéia de colocar uma placa de som USB externa até que é boa, mas vou acabar ficando com um equipo \"pela metade\". Nesse caso prefiro vender e trocar por outro.

Obrigado.
Rodrigo.
 

Posted Wed 02 Feb 11 @ 7:45 pm
 

Posted Wed 02 Feb 11 @ 8:31 pm
blueeyesdf wrote :
Execute o software abaixo e veja como fica a resposta do seu sistema antes de abrir o Virtual DJ e depois do Virtual DJ aberto.

http://www.thesycon.de/dpclat/dpclat.exe

Informações a respeito da ferramenta.
http://www.thesycon.de/deu/latency_check.shtml


Obrigado.

Mas não mudou quase nada a diferença no gráfico.
O problema está na péssima qualidade da placa de som da Mixtrack. Ela não é ASIO.

Farei a troca do produto por outro melhor.

Obrigado a todos pela ajuda.
 

Posted Thu 03 Feb 11 @ 7:31 am
Rodrigo, não sei se isto o ajuda ou não, mas no meu computador eu apercebi-me de que também tinha esses estalidos. Discretos sim, mas com frequência, e que as coisas pioravam quando de facto mexia ( especialmente se devagar) nos knobs de equalização.

Após horas e horas de testes, descobri que se colocasse os 3 knobs em qualquer coisa que não fosse 50%, os estalidos paravam todos. Mapeei umas teclas para os colocar a 49.99% e passei a poder equalizar o som à vontade. Já agora, tinha curiosidade em saber se isto também o pode ajudar. Fica a informação de que na minha máquina, após desactivar wireless e bluetooth, o latency checker mostra-me tudo no verde, sem erros que comprometam a performance do sistema (Windows 7 64b sobre Intel i5 e 4GB RAM).

Se alguém precisar de informação mais detalhada é só perguntar, estou a deixar de lado muitos pormenores para evitar um post longo.
 

Posted Mon 07 Feb 11 @ 11:12 am
lpcarlos wrote :
Rodrigo, não sei se isto o ajuda ou não, mas no meu computador eu apercebi-me de que também tinha esses estalidos. Discretos sim, mas com frequência, e que as coisas pioravam quando de facto mexia ( especialmente se devagar) nos knobs de equalização.

Após horas e horas de testes, descobri que se colocasse os 3 knobs em qualquer coisa que não fosse 50%, os estalidos paravam todos. Mapeei umas teclas para os colocar a 49.99% e passei a poder equalizar o som à vontade. Já agora, tinha curiosidade em saber se isto também o pode ajudar. Fica a informação de que na minha máquina, após desactivar wireless e bluetooth, o latency checker mostra-me tudo no verde, sem erros que comprometam a performance do sistema (Windows 7 64b sobre Intel i5 e 4GB RAM).

Se alguém precisar de informação mais detalhada é só perguntar, estou a deixar de lado muitos pormenores para evitar um post longo.


Olá.

Realmente não havia notado isto. Mas eu já troquei a Mixtrack por outro equipamento já que ela não tendia ao que preciso.

Muito agradecido pela dica.

Grande abraço.
 

Posted Thu 10 Feb 11 @ 5:11 am
Olá Rodrigo blz cara?!?!

Acredito ser um pouco tarde para postar sobre o assunto mas eu recebi hj minha numark mixtrack pro. Quando eu usei o VDJ 7 pro full, realmente o som da uma estralada quando mexo nos botoes do Equalizador.... isso realmente é um problema da controladora para essa versão do vdj 7. Eu mandei um e-mail para a Numark na época que olhei esse post e ela alegou que realmente é um problema da placa de som no qual estará disponibilizando uma atualização do software que poderá ser baixado assim resolvendo tais problemas... não sei se isso irá acontecer.. mas vamos esperar neh....

abs
 

Posted Thu 10 Mar 11 @ 9:12 pm
klamper wrote :
Olá Rodrigo blz cara?!?!

Acredito ser um pouco tarde para postar sobre o assunto mas eu recebi hj minha numark mixtrack pro. Quando eu usei o VDJ 7 pro full, realmente o som da uma estralada quando mexo nos botoes do Equalizador.... isso realmente é um problema da controladora para essa versão do vdj 7. Eu mandei um e-mail para a Numark na época que olhei esse post e ela alegou que realmente é um problema da placa de som no qual estará disponibilizando uma atualização do software que poderá ser baixado assim resolvendo tais problemas... não sei se isso irá acontecer.. mas vamos esperar neh....

abs


Olá Klamper. Blz?

Pois é, mas agora é tarde... rsrss... Estou bem com minha VMS4!
Vc deu sorte deles te responderem, pois na época, eu mandei diversos emails e formulários pra eles e não obtive resposta. Daí da pra ver o descaso deles com os consumidores, bem diferente da American Audio, fabricantes da VMS4.
Provavelmente eles liberarão uma atualização de firmware ou até um driver ASIO específico pra ela, sei lá...
O problema do equalizador nem foi o forte motivo que tive pra trocar a Mixtrack, foi mais pela decepção de ser bem incompleta comparada com outras controladoras, não possuir placa ASIO, não possuir entradas analógicas, nem controle de volume analógico, não usar fonte de energia externa e ser toda de plástico.
O grande destaque fica pelos enormes jogs, herdados da Mixdeck, mas pra mim, não faz muita diferença, pois não faço skratch.
Quando sair a atualização, posta aqui pra gente pra ver se resolveu.

Valeu!!!

[]s

 

Posted Wed 16 Mar 11 @ 9:16 pm
Ae parceiro blz?

Tenho uma Mixtrack Pro e comigo não ocorreu isso, tanto utilizando a placa de som da controladora ou usando apenas a pre escuta dacontroladora e o som da placa de audio do pc.
Ela tava chiando de inicio ao utilizar apenas a pre escuta dela e a placa de som do pc pra saida de audio, mas era problema na mapiação das placas.
 

Posted Fri 25 Mar 11 @ 8:26 am


(Old topics and forums are automatically closed)