Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Como defino os gêneros das músicas? Trance, Psy, Chill, Goa, House, Electro?

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Prezado Djs e amantes da música,

Resolvi criar este tópico, pois acredito que a dúvida é pertinente, pois a maioria dos Djs não sabem como classificar as músicas, mas também não perguntam e sai atribuindo gêneros as suas playlist de ordem aleatória ou por critério próprio (não tenho nada contra isso, até eu faço isso, pois tem muita música que eu não sei onde se enquadra), mas não seria bom entendermos um básico? Vamos aproveitar a 1ª maravilha do mundo (a internet) para elucidar essas questãos, ou pelo menos, definir um critério.

Para começar, tenho um programa que defina os BPMs das musicas e já inserem nas tags. (quer souber outros programas, postem aqui)

http://www.baixaki.com.br/download/mixmeister-bpm-analyzer.htm

Excelente site que já começa a clarear essas dúvidas, dando um visão geral e histórica dos estilos (gêneros) das músicas:

http://techno.org/electronic-music-guide/

Para mim, o melhor programa para preencher as tags das músicas em lote (completo)

http://www.baixaki.com.br/download/tagscanner.htm

Para começarmos, qual o gênero do David Guetta, Tiesto, Hed Kandy etc.?

Att,
Eduardo
 

Posted Thu 23 Dec 10 @ 2:02 pm
Para quem está ouvindo uma rádio e quer descobrir o nome da música:

http://www.baixaki.com.br/download/tunatic.htm

Para quem tem IPHONE:

Shazam ou SoundHound.

Todos os programas acima são escelentes e acham 99% das músicas. Só não sei se acha música brasileira, pois nunca tentei.

Acredito que a pessoa que tem o Tagscanner, Tunatic (ou Shazam ou SoundHound), Virtual DJ, ITUNES e MixMeister BPM não precisa mais de nada (todos os aplicativos, com exceção do Shazam e do SoundHound são gratuitos).

Att,
Edu
 

Posted Thu 23 Dec 10 @ 2:12 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Eu também tenho esta dificuldade, acho complicado conhecer um gênero somente ouvindo a track... tenho também algumas regras próprias, que realmente não refletem a realidade da track.

Lembro que não há um padrão de classificação, sites como Beatport e iTunes tem árvores de gêneros diferentes, portanto a mesma música pode ser classificada de modos diferentes. Acho difícil estabalecer um padrão, mesmo porque a música eletrônica tem incorporado elementos de outros estilos, criando gêneros e sub-gêneros cada vez mais variados. Acredito que poderíamos tentar dar dicas aos DJs de como classificar, uma vez que ele será o usuário e das tracks...

Para conhecimento, segue a árvore de gêneros da Wikipédia

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_electronic_music_genres
 

Posted Thu 23 Dec 10 @ 4:23 pm
émais um dos problemas do mundo atual, acho que nao a como defini-la somente em um estilo, pois oque pe shuffle pra um é techno para outro e assim vai, por isso a mesma musica SEMPRE tem mais de uma definiçao, é bom vc criar suas proprias regras para definir o estilo(ouvbindo musica é uma boa xD)
 

Posted Fri 24 Dec 10 @ 10:29 pm


(Old topics and forums are automatically closed)