Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: HERCULES RMX - PA [TÓPICO FECHADO]

This topic is old and might contain outdated or incorrect information.

Bom dia a todos,

Estou com algumas dúvidas acerca da RMX em ambiente "externo" ou seja em boates ou bares.

Uso a RMX o laptop e estou pronto!

De qualquer forma uso um sistema de som ambiente (200 Watts total) para o exterior da minha casa onde tenho várias vezes pequenas festas privadas (60 pessoas máximo) e amplificador + caixas de som ambiente espalhadas pelo espaço e funciona muito bem.

Agora chegou a hora da verdade e fui convidado para tocar em um GRANDE boate e tenho as minhas dúvidas.

Sei quais as possibilidades de ligação a PA da RMX por 1/4 ou RCA (o que não este o caso) mas no entanto fico com algumas dúvidas em relação à qualidade do som da RMX comparada com o equipamento da casa que calculo que seja um mixer pioneer + cdj400.

Posso assumir que a rmx não vai fazer feio?

Eu toco música eletrônica, sem puxar muito no som mas a boate em questão tem "aquele som" que todos gostaríamos de ter além de forte e alto com uma definição e limpeza que nunca vi...todas as frequências limpas e sem interferência.

Algum dos usuários já usou a RMX com PA de 3000 ou 5000 Watts?

O que preciso ter em atenção no setup?

Abraços

DJ LUIS T
 

Posted Sat 18 Sep 10 @ 3:34 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Eu nunca liguei equipamentos em sistemas de alta, mas falo como "curioso" na área de eletrônica.

Acredito que a qualidade do som de um equipamento não varia em razão da potência do sistema de PA a ser usado. Portanto, não seriam necessárias modificações no sound setup do seu sistema.

O sinal de saída do RMX será o mesmo, independente do sistema de PA. Então, caso ocorram problemas de distorção, seria responsabilidade do PA ou dos elementos intermediários (equalizadores, divisores de frequencia, etc.) e não do RMX.

Para usar os jacks de 1/4, fique atento se o PA é compatível com o sinal. Pode ser que seu PA trabalhe com entradas desbalanceadas. Procure saber também qual o tipo de conector de entrada do sistema de PA, pode ser que você necessite um cabo especial.
 

Posted Sat 18 Sep 10 @ 9:07 am
rrrdjHome userMember since 2010
Não é exatamente o que você precisa, mas vou postar para ajudar!

Já usei a placa on boar de um notebook ligada a uma mesa de som, num PA de mais de 2500w com certeza, não notei diferença de qualidade para o som que eu uso normalmente. Por isso acredito que com uma controladora não haverá problema, alias deve ficar bem melhor que com a placa on board!
 

Posted Sat 18 Sep 10 @ 1:17 pm
Foi-me informado que tenho duas alternativas:

- O Amplificador tem duas entradas diretas livres.
- O Mixer tem 4 entradas livres.

Agora vem outra dúvida, pela lógica irei usar as saídas balanceadas (1/4 jack) no entanto não sei que tipo de cabo usar.
Para o Output 1 e 2 Uso 2 Cabos Mono ligados a dois canais no amp ou no mixer? ou essas saídas são stereo cada uma?

A Dúvida é que não sei como fazer para obter som stereo no PA. Os outputs dividem os decks? Ou dividem em Left e Right o Balanço?

 

Posted Sun 19 Sep 10 @ 3:36 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Não entendi porque vc quer usar um mixer, pois é redundante.... mas se vc decidir por conectar a Hercules RMX em um mixer normal para DJs, essa discussão sobre as saídas 1/4 é totalmente sem sentido, pois mixers normais para DJs tem entradas desbalanceadas e vc usará as saídas RCA do Hercules RMX com cabos RCA normais.
Isso só muda se estivermos falando de uma mesa profissional de PA, estas mesas tem entradas balanceadas e desbalanceadas, e qual saída usar irá depender que qual entrada da mesa você irá plugar a controladora.

As saídas 1/4 da Hercules RMX são mono. Isso está escrito no manual da Hercules RMX [=/]. Vc usará nestas saídas um plug macho mono 1/4 em cada saída. Na outra extremidade, depende de qual tipo de entrada do amplificador. Exemplo 1: Se ele tiver entradas femea 1/4, você usará um cabo com plug mono macho 1/4 em cada entrada. Exemplo 2: Se o amplificador tiver conectores femea XLR, você precisará de um cabo 1/4 mono x 1 macho XLR.

Fique atento sobre o amplificador realmente ter entradas balanceadas, pois o nível de sinal de entradas balanceadas é diferente do sinal das entradas RCA (desbalanceadas) e ligar uma saída balanceada em uma entrada desbalanceada pode levar a mau funcionamento e até dano no sistema. Existem PAs que trabalham com entradas desbalanceadas, certifique-se disso antes de conectar. Como? Observe o painel traseiro do amplificador, costuma estar escrito. Se não tiver, leia o manual do amplificador. Não tem manual? Acesse a página do fabricante na internet e procure.

O sinal que existe nas saídas de 1/4 é o mesmo que existe na saída RCA, exceto pelo nível. Eu quero dizer, o que você ouve na RCA você ouvirá nas saídas 1/4. Portanto, o que você ouvirá em cada canal irá depender do soud setup que será definido no VirtualDJ. Normalmente, você ouvirá a MASTER nas saídas 1&2 e HEADPHONES nas saídas 3&4. Se vc definir o sound setup do VirtualDJ como 2 lines external mixer, as coisas mudam para 1&2 deck 1 e 3&4 deck 2.

Qualquer PA tem, a exemplo do que ocorre em um sistema simples, no mínimo 2 canais. Você usará cada canal para um lado do stereo. Porém, em ambientes que necessitam alta potência o efeito stereo é "morto" pois a distribuição de caixas não obedece o L+R. Quero dizer, costuma-se colocar caixas de ambos canais em uma só torre, para que as pessoas próximas ouçam todo o espectro sonoro. Imagine-se em um local grande, você está perto de uma torre de som, porém neste caso os técnicos mantiveram o stereo e esta torre só reproduz o canal direito. A torre esquerda encontra-se a 50 metros de você. Então, você não irá perceber o efeito stereo, e sim uma "ausência" de som pela falta de elementos que somente estão sendo reprodzios na torre esquerda.

[Errata. O parágrafo achurado acima foi refeito, em post logo abaixo. Speedy53]
 

Posted Sun 19 Sep 10 @ 11:20 pm
Caro Speedy,

Falo no mixer porque me foi informado que dependendo da noite o amplificador deixa de ter entradas disponíveis, logo se o mixer está plugado no amplificador será a única hipótese de usar a RMX.

Existem 2 mixer's - 1 dj mixer e 1 mixer de pa para as bandas ao vivo. Ambos têm entradas disponíveis.

A questão é que dependendo do lineup, eu terei que seguir o set do último dj sem paragens (como fazemos na europa). A maioria dos dj que usam midi usam cabos de guitarra balanceados para ligar aos mixer pa, no caso dos mixer's dj da pioneer usam rca mesmo...

Tenho que tirar essas dúvidas realmente para não haver "acidentes" na hora h....


Já tinha lido o manual mas acredito que só a prática me vai dizer como me "fornecer" de cabos não estando NUNCA dependente das boates ou bares, porque aí sei que falha sempre alguma coisa pois todo mundo usa mas não Estima o material.

Tenho tido uma prova de fogo pelo preconceito que existe com o midi no nordeste...todo mundo acha que dj só é dj com 2 CDJ 400 + 1 DJM 400 (não como midi - ou seja sem softwear) ... na europa vejo já há alguns anos esse estigma desaparecer e cada vez mais profissionais recorrendo ao midi, não necessáriamente uma consola como a rmx mas algo como a XONE:DX e algumas semelhantes: estas controladoras compactas, independentemente de serem hercules, vestax, numark, etc...são usadas mais para vídeo.

De qualquer forma sabemos que a tendência é mesmo o midi quase "anular" o analógico que existe...

90% dos dj top's usam software e é inevitável a evolução das controladoras midi e a estagnação dos mixers e cdj sem midi...

Aliás se pesquisar no Amazon por exemplo vemos que os mixers analógicos desde o início do ano baixaram 75% no preço!!!

Não é por acaso...porque só este ano surgiram umas 20 controladoras midi novas! E isto será apenas o começo...

De qualquer forma o "medo" é apenas de fazer feio neste primeiro concerto de forma profissional...


Obrigado pelo seu feedback.
DJ LUIS T
 

Posted Mon 20 Sep 10 @ 3:39 am
rrrdjHome userMember since 2010
Minha opinião!

Ligar diretamente no amplificador não me parece uma boa ideia, ligue na mesa de som, que você vai ganhar mais um controle de volume, graves, medio, medio graves, agudos e mais um ganho. Use a saida RCA da sua controladora, e leve junto um cabo 2RCA para 2RCA e um 2RCA para 2P10 (1/4).

O cabo rca para rca vai dar certo no mixer, o cabo rca para p10 vai dar certo na mesa e no amplificador.

Agora... O pessoal do som lá tem que ter no minimo cabos sobrando e pra fornecer para você, isso é o miiinimo que se espera...


Também concordo contigo que a ''midi'' vai acabar com os aparelhos analogicos, apesar do pessoal ter a mente fechada ainda pra esse tipo de equipamento aqui no brasil!

Valeu!
 

Posted Mon 20 Sep 10 @ 9:28 am
rrrdj wrote :
Agora... O pessoal do som lá tem que ter no minimo cabos sobrando e pra fornecer para você, isso é o miiinimo que se espera...

O problema é que nem sempre as coisas funcionam assim, e normalmente o pessoal do som da boate não está nem aí para os Dj's mas sim para os músicos com instrumentos (As pessoas comem com os olhos)....

rrrdj wrote :
Também concordo contigo que a ''midi'' vai acabar com os aparelhos analogicos, apesar do pessoal ter a mente fechada ainda pra esse tipo de equipamento aqui no brasil!

Em relação a isto fico francamente com pena em relação ao VDJ e à ATOMIX porque não seguiram os passos do Traktor e da Serato que criaram de raíz controladoras profissionais apenas pensadas para o programa em si.
Quando vi ao vivo esse final de semana uma TRAKTOR CONTROL S4 simplesmente "surtei"...

Aquilo sim é um conjunto eficaz, Traktor versão S4 + Controladora e ainda tem a Hard Case que está pronta para palco, com plataforma para o note tudo demais.


Fica o desafio para a ATOMIX elevar o seu VIRTUAL DJ PRO para o nível pro de uma vez, concorrendo com os principais "pesos pesados" do mercado. Afinal...pode não ter 4 deck's mas tem características que nenhum outro tem.

Apenas considero que a ATOMIX deveria ter 3 soluções de Software:
- VIRTUAL DJ PRO: MUSICA
- VIRTUAL VJ PRO: VIDEO
- VIRTUAL DJ/VJ PRO: MUSICA+VIDEO

Tornando assim o software mais estável para quem só usa Música ou Vídeo, e conseguindo melhores preços de venda.

Isto é apenas uma opinião que fica como sugestão dum usuário que "ouve" e "observa" o mercado....


Abraços

 

Posted Mon 20 Sep 10 @ 9:54 am
rrrdjHome userMember since 2010
Achei interessante dividir o virtual dj mesmo!

Seria bacana ter um VDJ um VVJ e um VDJ/VJJ com suas controladoras proprias, especificas, atendendo todas funções do programa!


E concordo com você, virtual dj tem caracteristicas que nenhum outro tem, nunca trocaria pelo traktor!
 

Posted Mon 20 Sep 10 @ 1:21 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Amigo, uma errata no meu post anterior. Abaixo refaço o parágrafo.

As saídas 1/4 da Hercules RMX são balanceadas, e estas saídas usam 3 pinos comuns em sistemas STEREO. Vc usará nestas saídas um plug macho STEREO 1/4 em cada saída. Na outra extremidade, depende de qual tipo de entrada do amplificador. Exemplo 1: Se ele tiver entradas femea 1/4, você usará um cabo com plug STEREO macho 1/4 em cada entrada. Exemplo 2: Se o amplificador tiver conectores femea XLR, você precisará de um cabo 1/4 STEREO x 1 macho XLR.

Abaixo, fotos de cabos mais comumente usados para conexão de entradas/saídas balanceadas.





rrrdj wrote :
Use a saida RCA da sua controladora, e leve junto um cabo 2RCA para 2RCA e um 2RCA para 2P10 (1/4).

Ligar as saídas RCA da controladora em uma entrada BALANCEADA (jacks 1/4 são comuns em sistemas balanceados) pode levar a falha no sistema e dano no equipamento. Um cabo como o sublinhado acima somente poderia ser usado caso o mixer/PA em questão tiver entradas DESBALANCEADAS. Atenção!

Eu recomendaria precaução. Tenha os seguintes cabos à mão, daí eliminariam todas as possibilidades mais comumente encontradas em sistemas de áudio
  • 1 cabo extremidades 2 RCA macho x 2 RCA macho (caso a mesa/PA tenham entradas desbalanceadas padrão RCA)
  • 1 cabo extremidades 2 RCA macho x 2 jack 1/4 macho mono (caso a mesa/PA tenham entradas desbalanceadas padrão Jack 1/4)
  • 2 cabos extremidades 1 RCA macho stereo x 1 XLR macho, como mostrado na foto 1 (caso a mesa/PA tenham entradas balanceadas padrão XLR)
  • 2 cabos extremidades 1 RCA macho stereo x 1 RCA macho stereo, como mostrado na foto 2 (caso a mesa/PA tenham entradas balanceadas padrão Jack 1/4)
 

Posted Mon 20 Sep 10 @ 2:41 pm
Caro Speedy,

Agradeço pela informação detalhada....assim não terá erro.

Desde já o meu MUITO OBRIGADO!

Em relação à sugestão das versões do Softwear o que acha?
Acha que terá validade?

Eu referi isto porque veja bem: O VDJ oferece as versões Basic, Home e Pro (além das LE que são inclusas nas controladoras) estas versões BASIC e HOME em minha opinião que sou marketeer, acho que desvaloriza o programa... Veja a concorrência e vê que tem versões mas umas para Scrath, outras pro e a LE (com outros nomes menos óbvios) veja bem que LIMITED EDITION à partida diminui o impacto do softwear porque se vir as restantes empresas no mercado Vê que estão adotando nomes diferenciados para produtos limitados.

A Atomix deveria renomear os produtos especialmente deixar de ter as versões BASIC e HOME (isso mostra imaturidade para quem quer entrar no mercado profissional de DJ's) Separar as versões em Música e Vídeo, permitiria explorar mais funcionalidades em cada soft sem pesar no programa (tamanho do executável .exe) ou seja deixando-o mais estável em plataformas windows já que em mac ele é bem estável.

Acho que é só olhar o que o mercado pede.... por isso vimos a NATIVE INSTRUMENTS lançar o TRAKTOR CONTROL S4...com uma versão que de soft que "veste a pele" da controladora não se tratando duma skin mas sim de novos componentes ideais para qualquer dj!

Um exemplo a seguir pela ATOMIX, um VDJ TC1 - VIRTUAL DJ TOTAL CONTROL 1 em parceria com a HERCULES ou com a NUMARK (que fechou parceria com a Native Instruments).

O que a ATOMIX precisa é de uma parceria com um fabricante reconhecido no meio profissional e assim elevar o programa a outro nível.

Em breve resumo, existe a forte necessidade de "limpar" o nome de software de "bedroom dj's".

As críticas que ouço falando de top dj's usando o VDJ se referem ao vídeo e não ao áudio o que limita (em muito) a credibilidade do programa.

Fica a sugestão.
 

Posted Mon 20 Sep 10 @ 3:20 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
A Atomix Productions poderá receber sugestões para desenvolvimento do software, porém o ambiente do fórum não é o ideal para que isso aconteça.
Recomendo colocar isso num bom inglês e enviar via suporte ou e-mail.
Já de antemão, adianto que não há obrigatoriedade de que a empresa adote estas sugestões, por melhores que elas pareçam.
 

Posted Mon 20 Sep 10 @ 6:40 pm
Já procedi ao envio para o suporte.

Mesmo que não dê em nada...é sempre importante passar a opinião do consumidor final dos produtos da Atomix.

Espero contribuir para levar o VDJ para "bater de frente" com SERATO, TRAKTOR, DECKADANCE, etc...

Quero MUITOOOOOOOOOOOO ver o VDJ ser usado por top DJ's em audio, reconhecendo que é versátil e com qualidade!
 

Posted Mon 20 Sep 10 @ 10:14 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Na realidade, o VirtualDJ PRO já é líder de mercado se comparado aos concorrentes.

Muitos DJs profissionais já o utilizam, mesmo com tudo que se pensa sobre ele em comparação aos outros programas disponíveis no mercado.

A popularidade do VirtualDJ em relação a seus concorrentes é enorme.

A Atomix Productions é parceira comercial da Hercules (líder de vendas mundial em controladores) e da Numark (uma das marcas melhores conceituadas para DJs). O VirtualDJ é vendido com controladores destas duas marcas. Isso, além de desenvolver produtos com todos os big labels, como Pioneer (o mapper do VDJ para CDJ-2000/900 foi lançando junto com o produto).

Também recentemente recebeu uma premiação na última Winter Music Conference, o 24th. IDMA de melhor software. Este prêmio foi dado tendo como base participantes da WMC (profissionais, público, salers, etc.). Acredito que a última barreira a ser vencida é o reconhecimento definitivo na premiação anual da DJ MAG. Acredito que as novidades do VirtualDJ PRO 7 serão o fiel motivador desta quebra de paradigma.

Não estou aqui pra formar opiniões ou iniciar um debate - infindável - sobre MELHOR programa de DJs, apenas expressar meu ponto de vista em relação ao assunto, pois ao contrário do que este tópico tende a demonstrar, o VirtualDJ NÃO é o pior programa do mercado e NÃO precisa de alterações para superar seus concorrentes, pois isso já está acontecendo.

As sugestões são bem-vindas para que o programa continue no processo de melhoria contínua. Mas não significa que executá-las seja algo essencial para que o produto alcance um certo status de mercado. Status de mercado se alcança com vendas, se o produto é bom o suficiente para que a maior parte dos usuários opine por ele em relação aos concorrentes, levando-se em conta todo o aspecto abrangente da Qualidade, acredito que o VirtualDJ PRO está muito bem!

Sempre há quem pense o contrário, talvez porque tem conceitos baseados na opinião de vários DJs que acham que o programa não é sério. É normal que existam opiniões conflitantes que tendem a seguir um certo conceito global, respeito todas elas, mas nem por isso deixarei de pensar diferente.

O fato é que a pirataria de software atrapalha, pois como é o mais pirateado, está disponível para qualquer candidato a DJ do mundo. Essa facilidade de acesso ao programa, e seus pontos contra (inchasso de oferta de DJs, por exemplo) eu acredito ser o motivo do preconceito contra o VDJ e desta "imagem ruim" que existe, pois seus recursos e estabilidade já alcançaram um certo nível de excelência.
 

Posted Tue 21 Sep 10 @ 11:07 am
Speedy53 wrote :
Na realidade, o VirtualDJ PRO já é líder de mercado se comparado aos concorrentes.
Muitos DJs profissionais já o utilizam, em detrimento aos outros programas disponíveis no mercado.
A popularidade do VirtualDJ em relação a seus concorrentes é enorme.
Também recentemente recebeu uma premiação na última Winter Music Conference, o 24th. IDMA. Acredito que a última barreira a ser vencida é o reconhecimento definitivo na premiação anual da DJ MAG.
Apesar disso, a pirataria de software atrapalha, pois como é o mais pirateado, está disponível para qualquer candidato a DJ do mundo. Essa facilidade de acesso ao programa, e seus pontos contra (inchasso de oferta de DJs, por exemplo) eu acredito ser o motivo do preconceito contra o VDJ, pois seus recursos e estabilidade já alcançaram um certo nível de excelência.
Sempre há quem pense o contrário.
Não estou aqui pra formar opiniões ou iniciar um debate, apenas expressar meu ponto de vista em relação ao assunto.

Caro Speedy,

Tou na "ferida" a DJ MAG. Veja bem dos cerca de 800 Dj's que estão com "candidatura" para o Top 100, apenas 1 usa VDJ (para vídeo) em um note e em outro note o Traktor Pro (para música).
Por isso Speedy infelizmente lamento discordar de si no que respeita aos profissionais do ramo que como sabe são baseados na premiação da DJ MAG anual. Esses são os verdadeiros líderes de opinião no que respeita a Hardware, Software e Acessórios.

A questão da pirataria não é exclusiva ao VDJ mas sim a todos os outros concorrentes, a diferença é que a popularidade do VDJ pirata é superior à dos outros, pelo interface amigável para um iniciante. São esses iniciantes através das redes sociais incluindo o Youtube que deitam a credibilidade do VDJ ao chão porque o que vemos é maioria de adolescentes (14 ou 15 anos) "brincando" de DJ... Essa " Brincadeira" destabiliza o fator credibilidade profissional.

Um erro cometido pela ATOMIX foram as declarações sobre o VDJ7 em fase Beta perante a imprensa: até 99 deck's em simultâneo...isso provocou uma total gozação pela comunidade dj em fóruns gerais da especialidade.
Deveriam ter dito 6 Deck's e Várias pistas para loops, samples em simultâneo...

Aí sim a opinião iria ser credibilizada!

É apenas a opinião dum marketeer...

Mas sim...essa versão será semelhante à atual Pro, com a diferença de ser semelhante ao Traktror S4.
Sem querer estabelecer comparações, acho que a guerra pode sim começar a ser dura...o que é bom sinal.

Mas atenção a um detalhe importante: ESTABILIDADE! todo mundo fala nisso pois reconhece o potencial do VDJ, muitos já declararam que só não usam por questões de patrocínio e pela estabilidade reduzida.

 

Posted Tue 21 Sep 10 @ 11:37 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Bom, vc respondeu antes de eu terminar de editar meu post. Mas mesmo assim, debate encerrado. Fato: trocar linhas sobre melhor software não vai nos levar a lugar algum.

Não vou comentar suas informações sobre VirtualDJ 7. Como eu disse, existe uma certa tendência a ridicularizar o VDJ, um (pré)conceito geral. Só posso dizer que suas informações são parciais, especulações, como é de normal para quem não conhece um produto em testes. Bem como as conclusões e "piadas" baseadas em especulações, sejam suas ou de qualquer outra pesssoa.

Sou beta tester, tenho o 7 na máquina, mas não posso adiantar nada sobre o assunto.
 

Posted Tue 21 Sep 10 @ 11:44 am
Caro Speedy,

Não quero nem posso comentar algo que desconheço, o que referi foi em relação a comunicados oficiais da ATOMIX à imprensa, que na minha opinião não abriram o caminho da melhor forma para o VDJ7.

Não pretendo discutir qual o melhor software, cada DJ tem suas características e seus requisitos por isso existem várias ofertas.
Para mim VDJ é o que se identifica com meu estilo e técnica e isso é fato! Não faço uso do video e no audio só realmente os 4 decks faltando e uma controladora no futuro idealizada para este fim como a Denon DN-MC6000 já vi ao vivo e pude sentir a peça...

De fato um MUST.

Em relação ao tópico inicial agradeço suas informações como sempre.
 

Posted Tue 21 Sep 10 @ 11:59 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
É normal também que as declarações sobre a Atomix à imprensa fossem parciais. Não se divulga detalhadamente nenhum produto novo antes dele ser lançado, você como marketeiro sabe disso.

Como todo tópico criado nos fóruns para debate sobre este assunto, infelizmente esse aqui vai tomar a mesma tendência;

TÓPICO FECHADO
 

Posted Tue 21 Sep 10 @ 12:02 pm


(Old topics and forums are automatically closed)