Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Como ligar 2 cdj + um laptop em um único mixer??? [FECHADO] - Page: 1

This part of topic is old and might contain outdated or incorrect information

Caros boa noite,

Sabem me informar como faço para ligar meus 2 cdj e + meu laptop no mesmo mixer (behringer vmx-300)?

Preciso de algum cabo especial?

Obrigado!
 

Posted Sun 25 Jul 10 @ 7:43 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Observo que se seu CDJ não trabalha com protocolo MIDI, ele não irá controlar DIRETAMENTE o VirtualDJ. Segue uma dica que dei a outro usuário a respeito do mesmo assunto.

Speedy53 wrote :

Existem 2 modos:
  • Usando somente o mixer VMX-300 > o seu notebook fará a função de duas CDJs extras. Você poderá ligar as CDJs paralelamente em outra entrada do mixer, para tocar CDs comuns, e estas não controlarão o VirtualDJ. Ou seja, será como trabalhar com 4 CDJs usando um mixer.

  • Usando sistema com sinal TIMECODE > deste modo, as CDJs poderão controlar os decks do VirtualDJ através de um sinal especial que será gravado em um CD comum, e o mixer funcionará como um mixer comum, porém recebendo nas entradas áudio proveniente do computador, dos decks do VirtualDJ. O único problema é que você precisará de uma interface de áudio com ASIO para realizar esta tarefa. Clique aqui para um tutorial completo sobre timecode.


Defina o modo com que vai operar, e informe aqui mesmo para que possamos dar continuidade ao seu processo de solução de problema.
 

Posted Mon 26 Jul 10 @ 11:28 am
Realmente meu CDJ não trabalha com o protocolo MIDI. Eu quero apenas utilizar o VMX-300 para toca 2 CDJ's em conjunto com o laptop.
Minha intenção é me previnir caso o computador trave ou programa pare no meio de uma festa, sendo assim não preciso parar a festa para reiniciar o computador.

Por acaso irei precisar de alguma cabo RCA específico para este fim?

Obrigado!
 

Posted Wed 28 Jul 10 @ 7:14 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Como você não foi específico em relação às opções que te dei acima, entendi que estamos falando da primeira opção pois você quer conectar seu notebook no mixer, simplesmente, e usá-lo como um back-up caso a CDJ apresente falha. Você pode fazer de 2 modos, isso vai depender se você está usando ou não um sistema de pré-escuta no VirtualDJ.

MODO SIMPLES - Caso você trabalhe com somente uma saída (sem pré-escuta)
Utilize somente um cabo p2 stereo x 2 RCA para conectar a saída a placa de som na input 1 do mixer, e as CDJs serão conectadas uma na input 2 e outra na input 3.

MODO AVANÇADO - Caso você já tenha duas saídas configuradas no VirtualDJ (pré-escuta funcionando)
1) Abra o VirtualDJ em configurações, aba sound config, altere o output de HEADPHONES para EXTERNAL MIXER - 2 LINES.
2) Tenha em mãos 2 cabos p2 stereo x 2 RCA (figura abaixo) para conectar as duas saídas da(s) placa(s) de som, sendo uma em cada entrada do seu mixer.
3) Ligue as CDJs nas entradas LINE das inputs 3 e 2, chaveie a entrada PHONO para LINE (use o botão branco na traseira do mixer, tem um em cada input) nestas 2 entradas e ligue cada cabo proveniente do computador em uma entrada.
4) Tome o cuidado de manter um lay-out funcional, conectando o CDJ da esquerda na input 2/line, o CDJ da direita na input 3/line, e no computador a saída do deck 1 na input 2/phono-chaveada line e deck 2 na input 3/phono-chaveada line.
5) Assim você fará a seleção se irá usar CDJ ou deck do programa via botão de seleção na parte superior do canal do mixer. A pré-escuta será feita via mixer, normalmente.

 

Posted Wed 28 Jul 10 @ 11:58 pm
Valeu SPEEDY 53 muito obrigado!
 

Posted Sun 01 Aug 10 @ 4:27 pm
Obrigado Speedy, mas tenho uma outra dúvida.

Eu trabalho apenas com uma pré-escuta, pois não sei como configurar meu laptop para usar 2 saídas. Você poderia me ajudar?

Se eu usar o método 1 escrito acima, eu não terei como fazer pré-escuta, pois toda música que quiser escutar antes de tocar vai sair junto com a música principal.

Obrigado!
 

Posted Thu 12 Aug 10 @ 7:44 pm
Caro Speedy achei o tópico que eu estava procurando.

Bem vi um tópico que vc postou dia 22 de fevereiro de 2010 com o título "Esquema de ligação de timecodes com mixer externo (sugestão).

Lá tem um esquema de ligação, eu queria saber se posso usar os cabos em Y para ligar os 2 CDJ e laptop no mesmo mixer conforme figura que vc colocou?

Obrigado!
 

Posted Thu 12 Aug 10 @ 8:06 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Haydeejay, assim tá difícil... me perdoe, mas preciso ser direto e reto contigo!

Estou te passando instruções pra usar notebook e CDJs em conjunto com um mixer VMX-300, porém sem usar sinal timecode para controlar os decks do VirtualDJ. Desde o começo você está sendo orientado neste sentido, pois você disse que precisava usar o CDJ como um back-up no caso de falha do notebook. E pra isso, não precisa de timecodes.

Agora você cita um desenho que fiz com um esquema de ligação pra quem usa TIMECODES (!?!) e dizer "É isso que estava procurando!"... por favor, tenha dó. Se você não usa e nem vai usar timecodes, este desenho não se aplica a você. Esqueça-o! Seu mixer tem 6 entradas x 3 canais e você poderá ligar os CDJs e o notebok nestes canais sem usar cabos Y. E ainda sobrarão 2 entradas.

Releia o primeiro tópico que fiz pra ti. Foi a primeira coisa que pedi pra vc definir. E vou de novo perguntar COMO você quer trabalhar, vou começar do zero e espero que desta vez cheguemos a um resultado, ao invés de peder meu tempo com linhas e linhas de texto inútil.

Speedy53 wrote :
Existem 2 modos:
  • Usando somente o mixer VMX-300 > o seu notebook fará a função de duas CDJs extras. Você poderá ligar as CDJs paralelamente em outra entrada do mixer, para tocar CDs comuns, e estas não controlarão o VirtualDJ. Ou seja, será como trabalhar com 4 CDJs usando um mixer.

  • Usando sistema com sinal TIMECODE > deste modo, as CDJs poderão controlar os decks do VirtualDJ através de um sinal especial que será gravado em um CD comum, e o mixer funcionará como um mixer comum, porém recebendo nas entradas áudio proveniente do computador, dos decks do VirtualDJ. O único problema é que você precisará de uma interface de áudio com ASIO para realizar esta tarefa. Clique aqui para um tutorial completo sobre timecode.


Estou convencido o modo 1 é o modo correto, pois você tem limitações para usar o modo 2. O timecode engine do VirtualDJ só existe na versão PRO (você é usuário de uma versão BASIC). Outro fator: é necessário um interface ASIO para esta aplicação. Esta interface pode ser uma placa de controlador (como o Hercules MK2) ou uma placa de som dedicada (como a Native Audio4DJ).

Caso você faça opção pelo modo 2, somente peça instruções após consegiur os 2 recursos que citei (a versão PRO e a interface ASIO). Não estou disposto a dar instruções para alguém que não irá aplicá-las por falta de recursos de hardware e software.

Um exemplo simples pra começarmos, escreva assim: "Speedy, vou usar o modo 2 pois minha interface e a versão PRO serão providenciadas" ou "Speedy, vou usar o modo 1". Outro exemplo de boa resposta: "Speedy, não entendi o modo 1. Você poderia esclarecer como será isso de 4 CDJs?" ou então "Speedy, quero enteder melhor como funciona o modo 2. As palavras timecodes e ASIO são estranhas, não entendi o que isso faz".

Por favor ENTENDA o que escrevo pra você. Se você não entendeu nenhuma linha do que escrevi, PERGUNTE e ESCLAREÇA-SE. Após entender, RESPONDA exatamente o que perguntei, e DEFINA como você quer trabalhar.

Estou aqui na condição de usuário voluntário, e também aprendo com você. Mas se você não ajuda também passarei a não te ajudar.
 

Posted Thu 12 Aug 10 @ 9:32 pm
Caro Speedy,

Nao sei pq motivo vc se sente ofendido, estou convicto que quando há uma pergunta sempre há uma resposta e principalmente quando uma pergunta é feita de forma educada e cordial.

Simplesmente não entendo essa sua arrogância e falta de educação, você está em um site onde o intuito é um ajudar ao outro e não simplesmente achar que pode tudo só pelo fato de ser o moderador.

Realmente a palavra TIMECODE pra mim é estranha e preciso de sua ajuda para entender melhor todas estas questões, pois não vou investir uma grana ser conhecer bem o funcionamento do programa. Eu li todas as postagens que vc fez desde janeiro e estou sempre tentando aprender e evitando te ENXER de perguntas, pois há muitas pessoas com dúvidas e não quero tomar muito tempo.

Mas se vc ainda tem o intuito de ajudar eu gostaria sim de entender melhor como será isso de 4 CDJ?


Obrigado!
 

Posted Sat 14 Aug 10 @ 2:25 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Não me sentia ofendido até seu último post, e sim frustrado por não conseguir seguir uma linha simples de raciocínio contigo, pois você ainda está muito confuso e ao invés de se esclarecer, se confunde mais ainda e mistura estações.

E moderar também signifca ser duro quando preciso. Por isso, foi necessário uma sacudida. Você precisa aprender a FOCAR no objetivo. E de fato, surtiu efeito, pois você decidiu perguntar mais sobre os modos de operação para tomar sua decisão. ;)

Heydeejay wrote :
Simplesmente não entendo essa sua arrogância e falta de educação, você está em um site onde o intuito é um ajudar ao outro e não simplesmente achar que pode tudo só pelo fato de ser o moderador.

Lembre-se: não são permitidas ofensas pessoais no fórum. Mesmo sendo rude contigo, não te ofendi pessoalmente. Não escrevi nenhum adjetivo pejorativo classificando você ou seus comportamento negativos. Ao contrário de você, com seus "elogios". Guarde seus julgamentos para você mesmo. Externá-los no fórum é um erro. Antes de escrever qualquer outra ofensa pessoal a mim, saiba que você pode ser "suspenso por tempo indeterminado" deste fórum mesmo sendo um usuário BASIC. Isso só vai acontecer se você insistir em desobedecer as regras do fórum. Não estou te ameaçando, tenha isso como um alerta. Como no futebol, primeiro é cartão amarelo, mas o segundo cartão amarelo, tem um vermelho junto. Uma dica: se você tivesse trocado os termos "arrogância e falta de educação" por "comportamento" obteria o mesmo resultado e não precisaria ler nada do que escrevi neste parágrafo.

Então vamos lá ao que realmente importa. Saímos novamente do zero e entramos agora numa fase de esclarecimento sobre os modos 1 e 2 de operação de um conjunto CDJ + MIXER + NOTEBOOK. Espero que ao fim deste post, você já tenha informação suficiente para definir o modo de operação. Mas caso não tenha, estou à disposição para mais esclarecimentos

Heydeejay wrote :
Mas se vc ainda tem o intuito de ajudar eu gostaria sim de entender melhor como será isso de 4 CDJ?

O que vou escrever agora refere-se ao MODO DE OPERAÇÃO 1 (UM)

Configurando o VirtualDJ deste modo, os 2 decks do programa enviarão sinal se áudio ao seu mixer, SEPARADAMENTE. Um deck no canal 2 e outro deck no canal 3. Você poderá tocar músicas no notebook, normalmente, usando teclado. Porém, caso necessite usar as CDJs basta virar uma chave no canal do seu mixer, e pronto. Ao virar a chave você cortará o áudio do notebook e habilitará o áudio do CDJ.

Você ligará 1 CDJ e 1 deck do VirtualDJ em entradas diferentes no mesmo canal do mixer. No canal 2 você terá um CDJ e um deck, e no canal 3, o outro CDJ e o outro deck do programa. Virando a chave LINE/PHONO localizada no painel frontal do mixer, você habilita um ou outro. Usando o crossfader, você poderá mixar de um deck para outro deck, de um deck para um CDJ ou de um CDJ para um deck.

Por isso eu falei 4 CDJ. Duas CDJs são de verdade, e as outras 2 "CDJs" são os 2 decks do programa.

Se você me disser claramente como é sua pré-escuta (deve ser com sistema MONO SEPARATED), faço um desenho pra você entender como ligar. Ou se você está enrolado com os termos usados, pode perguntar especificamente que esclarecerei.

Heydeejay wrote :
Realmente a palavra TIMECODE pra mim é estranha e preciso de sua ajuda para entender melhor todas estas questões (...)

O que vou escrever agora refere-se ao MODO DE OPERAÇÃO 2 (DOIS)

TIMECODE literalmente significa código de tempo. É um sinal de áudio, que pode ser gravado em qualquer tipo de mídia (CD, vinil, etc.). Você pode tocar CD ou vinil com este sinal em aparelhos convencionais usados por DJs (toca-discos e CD players) e, quando enviado a uma interface especial, dotada de drivers ASIO, possibilitam que o deck do VirtualDJ "imite" o toca discos ou CD player. Isso quer dizer que todos os movimentos que você fizer com o CD player ou no toca-discos serão imitados pelo deck do programa. O arquivo que você carregar no deck, seja de áudio ou de vídeo, seguirá as ordens do seu CD player/toca discos, avançando e voltando conforme os comandos do mesmo.

Ou seja, TIMECODE é um jargão usado para qualquer sistema de "simulação de vinil ou CD" usando um software. Você toca um CD/vinil especial no seu aparelho, e deck do programa se comporta como se fosse o CD player/toca-discos, e você controla o deck do programa usando seu CD player/toca-discos. Não somente o VirtualDJ faz isso. O sistema timecode mais famoso em uso é o SERATO, da RANE. A vantagem do VirtualDJ é que ele é compativel com dezenas de interfaces ASIO, e o SERATO somente funciona com interface própria.

Veja o desenho. Ele mostra um esquema de ligação para timecodes usando uma interface Maya-44 usando CDJs e um mixer comuns. Qualquer CDJ e mixer podem ser usados.



Mas neste caso, não existem back-ups. Tanto o notebook quanto os CDJs são artistas principais no processo. No caso de falha no notebook, você também terá uma falha no som. Aí é que entra o desenho que você citou, o esquema alternativo para timecode. Ele permite usar o CDJ sozinho, tocando CD normal, no caso de um crash do notebook.

Eu utilizo um sistema timecode em meus toca-discos. Minhas duas Technics SL-1210MK2 tocam vinis timecode e trabalham controlando os decks do VirtualDJ, você pode ver como funciona na prática neste link. Na verdade, é um replay EM VÍDEO do programa que faço pela internet, mas é bem ilustrativo. Clique sobre o ícone para assistir. Repare que eu vou tocando as músicas mas não preciso mudar de vinil.
Pra isso que serve o timecode, você não precisa carregar dezenas de CDs ou vinis quando for tocar, basta somente as músicas que estão no HD.
 

Posted Sat 14 Aug 10 @ 10:56 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
@Heydeejaay
Mais uma coisa: até agora não sei o modelo do seu CDJ.
Isso é importante pois se você tiver um CDJ com recursos MIDI (por exemplo: Pioneer CDJ-400, CDJ-350, CDJ-900, CDJ-2000, Denon DN S-1200, DN S-3500, DN S-3700, Numark ICDx, etc.) tudo o que estamos vendo acima em termos de controle (timecodes) cai por água abaixo.
 

Posted Sun 15 Aug 10 @ 12:03 am
Caro Speedy, obrigado pelos esclarecimentos.

Eu uso mono-separated como pré-escuta. Mas é algo que eu realmente gostaria de mudar, pois o deck 1(esquerdo) só sai som do lado esquerdo do fone e o deck 2(direito) só sai som do lado direito do fone. Isso é algo que prejudica minha imagem em festas, pois tenho que ficar mudando o fone de lado toda hora...........rs

Você poderia por favor fazer um esquema de ligação mono-separated?

O caso 2 que vc fez acima é dedicado somente para quem tem o virtualdj pro ou eu poderia usá-lo?

Parabéns pelo programa, achei muito SHOW!!!!!

Principalmente as technics, sempre fui amante dessas máquinas e dos dance antigos também.............hooooooooooo época boa............rs..........principalmente no Nautico em VR e no Azteca em BM.

SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!!!!!
 

Posted Sun 15 Aug 10 @ 11:16 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Antes de mais nada, agradeço os elogios ao programa.

Uma vez que você não citou o modelo da CDJ, considerei uma CDJ simples sem MIDI, como a CDJ-100S, para fazer o esquema de ligação.

Heydeejay wrote :
Eu uso mono-separated como pré-escuta. Mas é algo que eu realmente gostaria de mudar, pois o deck 1(esquerdo) só sai som do lado esquerdo do fone e o deck 2(direito) só sai som do lado direito do fone. Isso é algo que prejudica minha imagem em festas, pois tenho que ficar mudando o fone de lado toda hora.rs
Você poderia por favor fazer um esquema de ligação mono-separated?

O que vou escrever abaixo refere-se ao MODO DE OPERAÇÃO 1 (UM)

Ao usar o mixer, você passará a realizar a pré-escuta via mixer. Você continuará configurando com MONO SEPARATED, porém muda no box 2 de HEADPHONES para EXTERNAL MIXER. Não haverá necessidade nenhuma de inverter plugues após feitas as conexões corretas. Caso você tenha dúvidas sobre operação de pré-escuta no VMX-300, leia este tópico, nele há um post sobre operar o VMX-300 para pré-escuta.

Primeiramente, como você usa uma versão BASIC, certifique-se que é possível executar as configurações abaixo pois esta versão é limitada e pode haver dificuldade nas configurações devido a isso.

Antes de conectar, faça as seguintes configurações no VirtualDJ:
- Em config, aba sound setup, defina:
INPUTS = NONE
OUTPUTS = EXTERNAL MIXER, e no menu em frente a este box defina "left deck: left channel / right deck: right channel"
SOUNDCARD = MONO SEPARATED, e no menu drop-down em frente a este box, defina o driver de som da sua placa do notebook. Não deixe "driver primário".
- No mixer do VirtualDJ, deixe o crossfader na posição central. Isso é necessário para que o áudio dos 2 decks saia ao mesmo tempo no plug do headphone, porém o deck1 no lado esquerdo e o deck2 no lado direito.

A seguir, conecte conforme o desenho abaixo. Leia com atenção as notas contidas no desenho, pois ele explica alguns detalhes. Uma atenção especial na inversão dos cabos que saem do notebook, executar este passo corretamente é fundamental para que você tenha o deck1 no canal 2 e o deck2 no canal 3.
Mas caso haja inversão, você notará os seguintes problemas:
- Você ouvirá o deck 2 e o 3 no mesmo canal do mixer, um de cada lado do fone > solução: inverta o lado esquerdo na extremidade RCA do cabo P2 x RCA nos canais 2 e 3
- Você ouvirá o deck2 no canal 2 e o deck1 no canal 3 do mixer > solução: inverta no config > sound setup do VirtalDJ no menu drop-down em frente ao box OUTPUTS, coloque "left deck: right channel / right deck: left channel"

Mais um detalhe: caso seu notebook possua 2 saídas para headphone, não será necessário usar o adaptador mostrado no desenho. Basta conectar direto um cabo P2 x RCA em cada saída.

Como o desenho está reduzido, clique aqui para fazer o download do desenho em tamanho normal.


O que vou escrever abaixo refere-se ao MODO DE OPERAÇÃO 2 (DOIS)

Heydeejay wrote :
O caso 2 que vc fez acima é dedicado somente para quem tem o virtualdj pro ou eu poderia usá-lo?

Eu já havia respondido isso logo acima. Reveja:

Speedy53 wrote :
Estou convencido o modo 1 é o modo correto, pois você tem limitações para usar o modo 2. O timecode engine do VirtualDJ só existe na versão PRO (você é usuário de uma versão BASIC). Outro fator: é necessário um interface ASIO para esta aplicação. Esta interface pode ser uma placa de controlador (como o Hercules MK2) ou uma placa de som dedicada (como a Native Audio4DJ).
 

Posted Sun 15 Aug 10 @ 5:46 pm
Desculpe, eu uso Denon 1000.

Obrigado!
 

Posted Mon 16 Aug 10 @ 8:26 pm
Caro Speedy,

Pintou uma outra dúvida, me parece óbvio mas prefiro perguntar.

No menu drop-down da placa de som do meu laptop tem duas opções:

- altofalantes/fones de ouvido (IDT high definition audio codec)
- fones de ouvido independentes (R.T.C) (IDT high definition audio codec)

Qual dessas opções eu escolho?

Obrigado!
 

Posted Mon 16 Aug 10 @ 9:06 pm
Meu laptop tem 1 saída para fone e um entrada para microfone.
 

Posted Mon 16 Aug 10 @ 9:08 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Ok, poderá usar o Denon DN S-1000 do mesmo jeito que a CDJ-100 que desenhei.
Você pode usar a opção altofalantes/fones de ouvido (IDT high definition audio codec), pois normalmente ao plugar o headphone o áudio sai normalmente. Faça um teste com headphone comum, caso não saia som ao plugar use a outra opção.
Seu laptop é exatamente igual ao do desenho (uma entrada para microfone e uma saída para headphone), será necessário usar o adaptador exatamente como desenhei.
 

Posted Tue 17 Aug 10 @ 9:10 am
Ok, obrigado o som está perfeito.

Valeu pela dica.
 

Posted Tue 17 Aug 10 @ 9:05 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Conseguiu executar o esquema? Está tudo funcionando de acordo?
 

Posted Wed 18 Aug 10 @ 9:38 am
Caro Speedy,

Muito obrigado, ficou excelente!

O som está perfeito!

Abração!
 

Posted Mon 23 Aug 10 @ 8:12 pm
27%