Quick Sign In:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Ligação de mixer externo (sem MIDI) para trabalho em conjunto com VirtualDJ – Guia detalhado - Page: 1

This part of topic is old and might contain outdated or incorrect information

Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
1) IDENTIFICANDO SEU MIXER

Olá, bem vindos a mais um tutorial.

Este tópico servirá para você que tem um mixer com dois canais ou mais, executar configurações e conexões para utilizar este aparelho com VirtualDJ. Ao fim das configurações, cada deck do VirtualDJ terá uma saída separada de áudio, e cada saída poderá ser ligada a um canal diferente do seu mixer. Ficará bem parecido com duas CDJs ligadas em um mixer.

Após configurar e conectar, você usará os fones diretamente no mixer, e do mesmo modo que utilizaria se estivessem conectados nele outros equipamentos físicos (como CD player ou Turntables) ao invés de um computador.

Se você é dono de CDJs ou toca-discos, este tutorial servirá para que você aprenda a deixar o VirtualDJ como back-up dos seus equipamentos reais, ou seja, caso haja uma falha na CDJ vc poderá usar o programa para tocar. Importante citar que o programa e as CDJs/Toca-discos neste caso são TOTALMENTE INDEPENDENTES, ou seja, não "conversam" um com o outro, nem há ação de controle envolvida entre os dois. Tanto que vc deverá deixar seus equipamentos ligados em canais do mixer que não deverão ser utilizados para receber sinal da(s) placa(s) de som do programa.

As configurações deste tutorial se aplicam a VirtualDJ Pro Full e VirtualDJ Pro Basic. Você conseguirá realizar as configurações com VirtualDJ Home Free e Broadcasting, mas somente funcionarão por 10 minutos. Se utilizando VirtualDJ LE somente poderão ser realizadas caso você estiver utilizando o período de testes (20-day trial).

Importante ressaltar que mixers comuns NÃO CONTROLAM o programa (os movimentos e crossfader, botões, etc. NÃO são reproduzidos pelo programa). As ações de controle são restritas a mixers que possuem uma saída para comunicação entre instrumentos musicais e aparelhos eletrônicos, ou entre aparelhos eletrônicos e um sistema computadorizado. Esta tecnologia é padronizada, e o VirtualDJ é compatível com o protocolos de comunicação FireWire, Serial, HID e o mais utilizado, o protocolo MIDI (clique na palavra MIDI para conhecer mais sobre). Para equipamentos com MIDI, este tutorial pode ser empregado porém NÃO é o melhor método para uso deste tipo de equipamento com o programa, uma vez que estes tem funções de controle.

Caso você esteja buscando informação sobre controle, pare por aqui sua leitura e descubra se seu equipamento tem MIDI ou não.
Se o mixer tiver MIDI, faça buscas no Google ou no fórum para aprender a configurá-lo para controlar os decks do programa.
Se o mixer não tiver MIDI, mas vc tem CDJs ou toca-discos e quer que os mesmos controlem os decks do programa, verifique este tutorial sobre sistema timecode. Clique aqui.


Você é dono de um mixer USB? Leia isso...

Conexão USB não obrigatoriamente transforma seu mixer em um controlador MIDI ou em uma interface para sistemas DVS (timecode)... bom, estou considerando que você saiba o que é um controlador ou um sistema DVS (timecode), certo? Mas se não souber, o Google está aí pra isso.

Muitos mixers atualmente no mercado possuem conexão USB, mas isso não significa que estes possam controlar o programa ou sequer interagir de qualquer forma com o VirtualDJ via conexão USB.

Para controlar DIRETAMENTE um software, seu mixer precisaria se comunicar com o computador e atualmente esta comunicação é feita utilizando protocolos chamado MIDI ou HID. Leia o manual do seu mixer para saber se ele tem este recurso.

E para controlar um software via timecode (sistema DVS), seu mixer precisa de uma placa de som interna poderosa o suficiente para isso. Clique aqui e veja um tutorial onde há uma lista de mixers que possibilitam este recurso, na seção 3.3 - Qual placa ou controladora posso usar?

A conexão USB da maioria dos mixers USB refere-se a uma placa de som interna ao mixer, é uma placa de som simples às vezes com somente 2out ou (com um pouco mais de sorte) 2in x 2out, que pode ser conectada a um computador via USB e assim, a placa de som poderá ser utilizada para gravação de sets. Leia o manual do seu mixer, certamente terá esta informação lá.

Os mixers Behringer USB se enquadram neste quesito. Tratam-se de mixers baratos e volta e meia aparece algum usuário mal informado perguntando "Como usar o mixer VMX bla-bla-bla USB com VirtualDJ". A placa de som interna deve ser usada para o fim a que se destina: pra gravação de sets. Claro, se você for um pouco mais "safo" conseguirá utiliza esta placa para outras coisas, talvez até configurar a saída master do programa para ser reproduzida pela saída da placa de som do mixer, mas NUNCA dentro de um sistema DVS ou de controle MIDI/HID.

Portanto, preferencialmente use seu mixer com o programa exatamente como mostra este tutorial: SEM considerar a conexão USB.


A seguir, você verifica exemplos de mixers comuns SEM saída MIDI, e também alguns com saída MIDI mostrando com esta pode se apresentar em seu equipamento.


Exemplos de mixers. Todos podem ser usados conforme citados neste tuto, porém os que não têm saídas MIDI NÃO controlam o programa diretamente


A ligação de mixer externo sem MIDI é muito parecida com a configuração de pré escuta. Tão parecida que, para configurar a placa de som, usaremos os mesmos tutoriais da pré-escuta. A diferença é que, ao invés de obter nas saídas 1 e 2 MASTER e HEADPHONES, você obterá nas saídas o áudio do DECK 1 e DECK 2 separadamente, e irá conectá-los às entradas do mixer, como veremos futuramente.

Portanto, observe que os tutoriais de configuração de placa de som abaixo também servem para uso de pré-escuta. Ao lê-los, tenha sempre em mente o tipo de uso que você irá fazer deles, neste caso a ligação de MIXER EXTERNO.

Se você já possui pré-escuta configurada na sua máquina, não precisa mudar as configurações de hardware (placa de som). Basta alterar as configurações de áudio no VirtualDJ.

Caso já esteja funcionando sua pré escuta com configuraçao mono separated, siga direto para o passo 2.1 MÉTODO 3 e leia o tutorial.

Caso já esteja funcionando sua pré escuta com 2 cards (duas placas de som), veja como configurar o programa no passo 2.2, acesse o link do tutorial e verifique o modo de configurar ao fim deste.

Caso já esteja funcionando sua pré escuta com configuraçao 4.1 card ou placa dedicada, siga direto para o passo 3 e leia o tutorial na íntegra.
 

Posted Mon 01 Feb 10 @ 6:59 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
2) CONFIGURANDO SEU HARDWARE
2.1) SEPARANDO SINAIS DO DECK UTILIZANDO UMA SÓ PLACA DE SOM


Sua placa de som tem os recursos necessários? Para saber ou confirmar, CLIQUE AQUI e leia o tutorial CONHECENDO SUA PLACA DE SOM. ESTE TUTORIAL É DE LEITURA OBRIGATÓRIA pois poderá direcioná-lo ao método correto de uso de sua placa de som.

MÉTODO 1) Através de duas saídas da placa de som, utilizando a configiração 4.1 CARD (placa de som 4.0 OU superior)
Para isto, precisamos configurar a PLACA DE SOM e depois O PROGRAMA VIRTUAL DJ

1.1) Minha placa TEM Gerenciador próprio de efeitos sonoros (clique no modelo da placa para ver tutorial)

1.2) Minha placa NÃO TEM Gerenciador próprio de efeitos sonoros (clique no sistema operacional para ver o tutorial)

  • WINDOWS VISTA
  • WINDOWS XP
  • WINDOWS 7 (Siga o tutorial para Windows Vista, os gerenciadores de áudio são muito parecidos)
  • MAC OS X (Tutorial em elaboração)


MÉTODO 2) Através de duas saídas de uma placa de som DEDICADA - de controladores ou placas especiais para DJ's (clique no seu equipamento/placa para ver o tutorial)

  • HERCULES DJ CONSOLE RMX - DJ CONSOLE MK2 - DJ CONSOLE MK4 - DJ CONSOLE 4-MX
  • BEHRINGER BCD-2000/BCD-3000 - Estes equipamentos somente possuem UMA saída de áudio. Uma vez que este guia explica como separar as saídas dos DOIS decks do programa e conectar uma em cada entrada line de um mixer, é IMPOSSÍVEL utilizar estes equipamentos em conjunto com um mixer externo.
  • ESI U46DJ (Tutorial em elaboração)
  • ESI MAYA-44 PCI/USB (Tutorial em elaboração)
  • NUMARK DJ I/O (Tutorial em elaboração)


MÉTODO 3) Através de somente uma saída da placa de som, utilizando a configuração MONO SEPARATED (separação monofônica)

Para isto, é necessário configurar o VirtualDJ. CLIQUE AQUI.
 

Posted Mon 01 Feb 10 @ 10:35 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
2.2) SEPARANDO SINAIS DO DECK UTILIZANDO DUAS PLACAS DE SOM

Para isso, caso suas placas estejam funcionando perfeitamente, basta somente configurar o VirtualDJ. Clique AQUI.
 

Posted Mon 01 Feb 10 @ 10:44 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
3) CONFIGURANDO O VIRTUALDJ (PLACA DEDICADA E PLACA 3D 4.1) E CONECTANDO SEU MIXER

Clique AQUI.
 

Posted Mon 01 Feb 10 @ 10:46 pm
Olá Speedy53,

Estou com uma dúvida e um problema a respeito da ligação de meu mixer Behinger VMX-100 ao VirtualDJ,
a dúvida é a seguinte, quando utilizo a opção de ligação via mono, cada Deck fica em 1 mono, assim quando coloco o crossfade no meio a musica fica com eco, e esse modo de ligação a musica sairá nas caixas MONO, nao stéreo correto ? (esse modo perde qualidade?)

o outro problema que estou dendo, quando ligo o virtual dj com o mixer ultilizando a placa de som 3d usb e a placa de som onboard, e onboard o som sai nítido nas caixas, já o 2ºdeck (placa de som usb) fica com uma altura de som BEM mais elevada. gostaria de saber se o problema é na placa no windows(como configura) ou se é nas minhas ligações.

obrigado
 

Posted Sat 03 Apr 10 @ 10:20 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Se você tem duas placas, é meio estranho usar a opção MONO SEPARATED. Mas enfim...
- Certifique-se que sua configuração para mixer externo em MONO está exatamente conforme este tutorial. Leia com paciência e atenção e considere todos os alertas nele contidos, inclusive a última linha (que responde sua dúvida sobre qualidade do MONO). E confirme se as conexões do mixer estão exatamente conforme este outro tutorial (vide as conexões específicas para MONO SEPARATED).
- Certifique-se de que não haja nenhum efeito aplicado em sua placa de som. Entre no gerenciador da mesma e desative todos os efeitos e simuladores de ambiente que possam estar ativados.
- Cerifique-se que não esteja usando no VirtualDJ a opção "driver primário" como soundcard.
- Certifique-se que esteja utilizando um separador ou adaptador com plug p2 STEREO. Se estiver usando um separador/adaptador com plug p2 MONO, somente um dos canais será enviado às duas entradas do mixer. Esta possibilidade é remota e é de detecção óbvia pois somente um dos decks é ouvido nas duas saídas do mixer.[/color]

Para ajustar o volume da segunda placa de som USB, você pode usar o gerenciador próprio da placa de som. O ícone do gerenciador da sua placa estará diretamente no painel de controle (Windows XP) ou em "opções adicionais" (Windows Vista / Windows 7)

Abaixo, dicas para ajustar o volume utilizando o gerenciador do Windows caso não haja opção do gerenciador próprio da placa de som.
Acesse
Windows XP
Painel de controle > sons e dispositivos de áudio
Na guia audio, clique no menu drop-down e escolha o dispositivo a ser usado.
Depois clique em "volume" (logo abaixo do menu drop-down) e ajuste o volume de saída (som wave) conforme desejado.

Windows Vista / Windows 7
Painel de controe > hardware e sons > gerenciar dispositivos de áudio
Na guia reprodução, escolha o dispositivo placa USB e escolha "definir como padrão" e clique "OK"
Depois em painel de controe > hardware e sons > ajustar o volume do sistema, diminua volume da saída da placa USB até o nível desejado.
 

Posted Sat 03 Apr 10 @ 6:42 pm
Já existe o tutorial pro Mac OX? Comprei agora o Virtual Dj, apesar de usar há um tempo, e quero usar tudo o que ele me possibilita.
 

Posted Sun 15 Aug 10 @ 9:17 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Esse eu vou ficar devendo. Espero que algum usuário de Mac OSX possa ajudá-lo.
O máximo que posso fazer é indicar-lhe um artigo onde se ensina a pré-escuta com Mac (clique aqui e veja o tópico de Fri 15 Jan 10 @ 9:46 am).
Acredito que para utilizar o sistema de mixer externo sem MIDI basta configurar a placa conforme este tutorial (na verdade é uma pequena introdução ao Core Audio do MAC), e depois fazer uma alteração simples nas configurações dentro do VirtualDJ, em config, aba sound setup, no box OUTPUTS.
 

Posted Mon 16 Aug 10 @ 9:18 am
Oi Pessoal do Forum,

Preciso da ajuda de vcs, pois sou novato nesse meio de ligações MIXER+PC.

Eu acabei de comprar um VMX100 USB e instalei a versão FREE do Virtual DJ.

Eu tenho um DELL Inpiron 1525 com Windows Vista.

Gostaria de saber se eu fiz a ligação certa:

1) Peguei o cabo usb do mixer e grudei no usb do PC

2) Peguei um cabo Y e grudei no PC: na saida de headphone; e liguei atras do MIXER no Channel 2.

3) Abri o Virtual DJ e não consigo de jeito nenhum por os dois para tocar em cada canal.

O que faço? Já fiz a mais loucas configurações no Virtual DJ e nada. Será por causa da versão que é FREE?

agradeço desde já.

Atenciosamento
Eduardo Norbert
 

Posted Sun 19 Dec 10 @ 4:33 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Na verdade, por 2 motivos:
1) Realmente, a versão free não dá suporte pra mixer externo
2) A placa de som do seu mixer VMX-100 USB não é indicada para trabalhar com VirtualDJ pois somente tem uma saída stereo. Ignore-a, não será de muita utilidade para este configuração.

Caso consiga uma versão Pro Basic ou Pro Full, leia este tópico desde o começo, seja paciente, não corra antes de andar, e vc certamente consegirá usar o programa com seu mixer. Uma dica: após ler os capítulos introdutórios, siga o tutorial para uso do sistema MONO SEPARATED.
 

Posted Sun 19 Dec 10 @ 8:03 pm
Obrigado,

Na verdade eu li mas não entendi certas coisas, vou fazer uma segunda leitura.

Desculpa, mas agora eu fiquei com uma dúvida:

Vc falou que a minha placa de som do MIXER não funciona com o Virtual?

Eu não poderei utiliza-lo para fazer festas com esse mixer? (eu adoro o Virtual DJ).

Att,
Eduardo
 

Posted Mon 20 Dec 10 @ 5:13 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Nada disso, preste atenção no que escrevi acima.
Speedy53 wrote :
A placa de som do seu mixer VMX-100 USB não é indicada para trabalhar com VirtualDJ pois somente tem uma saída stereo. Ignore-a, não será de muita utilidade para este configuração.

A placa de som funciona, mas não é indicada ou seja, não é recomendável para ser usada com VirtualDJ em modo mixer externo pois tem somente um canal de saída.
Basicamente, a saída USB do VMX-100 serve pra você conectar o mixer ao computador e gravar as mixagens, nada além disso. A placa de som deste mixer USB é extremamente limitada, portanto é um erro achar que o fato deste mixer possuir uma saída USB irá abrir mil portas e janelas para uso com softwares. Existem mixers com placas de som profissionais para uso com softwares, dotadas de múltiplos canais de entrada e de saída; estes mixers possuem custo alto face disponibilidade destes recursos. Mas infelizmente não é o caso da linha de mixers USB Behringer (nenhum deles possui placa de som integrada multi-canal).

O que te peço, é para ignorar a USB do VMX-100 para uso com VirtualDJ. Use seu mixer como um mixer comum. Meu tutorial acima auxilia você a configurar o programa para enviar SEPARADAMENTE o som de cada deck para o mixer. Exemplificando, seria como ligar 2 CDJs ao mixer, porém no lugar dos CDJs estarão os decks do programa.
Como disse, será possível usar normalmente seu mixer para isso... mas você precisa realmente ENTENDER o que está escrito, ao invés de tirar conclusões apressadas... até agora, infelizmente você não está conseguindo fazer isso e tirando conclusões equivocadas pela mais pura falta de atenção, não só ao tutorial, mas também às coisas que te escrevo... se continuar fazendo isso, realmente não vai conseguir usar seu mixer em conjunto com o programa, mas não será culpa nem do mixer, nem do programa...
 

Posted Mon 20 Dec 10 @ 9:22 am
Prezado Speedy,

Lendo o seu perfil, percebi que vc dever ter a mesma idade que eu (1972 - 38 anos), pois vivenciamos a melhor decada da musica, os anos 80. Eu também já fui DJ até 2000 e me lembro que adorava e fazia maior sucesso quando eu colocava os sucesso do Mansur, inclusive, aquele LP Festa Mix. Lembra? Velhos tempos em que tinhamos Walkie Man com fita BASF 60 ou TDK e ouviamos Iron Maiden, White Snake somado aos melhores house: Cubic 22, Two Unlimited etc.

Hoje vemos jovens com IPOD, IPAD e IPHONE ouvindo lixos musicais, tais como pagode, funk e adjacencias. Triste essa involução musical.

Em relação ao seu tutorial, gostaria de deixar consignado o excelente trabalho feiito por você.

Fantástico o seu tutorial, acabei de ler 4.30 da matina. Tirei várias dúvisas que eu sempre tive.

Porém, agora tenho outras dúvidas de ordem pratica:

1) Qual controladora vc me recomenda? O que vc acha do ION Discover DJ?

2) Vc havia me falado para descartar o USB do MIXER. Mas eu não poderia utilizá-lo como, por exemplo, Deck 1; e utlizar a placa de som do laptop como Deck 2. De qualquer forma, eu comprei uma placa de som externa (aquela de 15 reais) e tinha feito isso: Placa de som externa -> Deck 1; USB -> Decka 2. É errado fazer isto. Nas configurações, eu pus: saida -> External Mixer; E na caixa referente a placa de som -> eu coloquei para duas placas de som: placa de som externa e o USB. Está errado?

3) Por fim, Placa de som dedicada e Controladora é a mesma coisa? Vc advertiu no seu manual em várias ocasiões em letras vermelhas garrafais que a controladora Behringer não aceita EXTERNAL MIXER, pergunto: Qual é a necessidade de ter um external mixer para quem tem controladora? A controladora, por si so, já não é um mixer também?

Desculpe as vastas perguntas, eu comecei a ler seu tutorial com muitas dúvidas, a maioria foram sanadas pelo excelente trabalho realizado por voce na elaboração deste manual, porém ficaram estas remanescentes.

Atenciosamente,

Eduardo Norbert
 

Posted Tue 21 Dec 10 @ 1:03 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
eduardonorber wrote :
1) Qual controladora vc me recomenda? O que vc acha do ION Discover DJ?

Quanto a controladoras, tudo é uma questão de gosto e dinheiro disponível para compra. Particularmente, sempre tenho em mente controladoras com placa de som built-in 4inx4out pois trabalho com timecodes. Não é o caso da ION Discover DJ. Temos dicas para escolha de controladoras neste tópico.

eduardonorber wrote :
2) Vc havia me falado para descartar o USB do MIXER. Mas eu não poderia utilizá-lo como, por exemplo, Deck 1; e utlizar a placa de som do laptop como Deck 2.

Quanto ao uso da placa do mixer no lugar da placa de som "pen-drive", eu acredito que a placa de som do mixer tenha uma saída simples, saída esta que é influenciada pelo crossfader. Se assim for, a cada vez que você virar o crossfader você terá um canal diferente na saída USB do mixer, portanto acredito que esta característica influenciaria o uso desta placa do mixer para um dos decks. Bom, mas você pode muito bem fazer testes em casa e ver se isso é real... pode ser que eu esteja errado. Agradeço se vc fizer o teste e confirmar minha suspeita.

eduardonorber wrote :
De qualquer forma, eu comprei uma placa de som externa (aquela de 15 reais) e tinha feito isso: Placa de som externa -> Deck 1; USB -> Decka 2. É errado fazer isto. Nas configurações, eu pus: saida -> External Mixer; E na caixa referente a placa de som -> eu coloquei para duas placas de som: placa de som externa e o USB. Está errado?

Não, está correto usar a configuração 2 cards. Este tutorial prevê este modo de utilização e este outro mostra como conectar as duas placas ao mixer.

eduardonorber wrote :
3) Por fim, Placa de som dedicada e Controladora é a mesma coisa?

Nada disso. Placa de som dedicada é uma placa de som com drivers WDM/ASIO (Windows) ou CoreAudio (MAC), veja por exemplo a Hercules DJ Trim 4&6 ou a Native Audio4DJ.
Controladora é um equipamento dotado de drivers MIDI (na maioria dos casos) para controle de software, que pode ou não ter uma placa de som dedicada/built-in.

eduardonorber wrote :
Vc advertiu no seu manual em várias ocasiões em letras vermelhas garrafais que a controladora Behringer não aceita EXTERNAL MIXER, pergunto: Qual é a necessidade de ter um external mixer para quem tem controladora? A controladora, por si so, já não é um mixer também?

Sim, você está parcialmente certo, seu raciocínio se aplica a aplicações mais simples. Porém, existe uma infinidade de aplicações que podem ser cobertas pelo VirtualDJ. Eu por exemplo, utilizo minha contoladora ligada a um mixer externo. Veja minha aplicação: uso o VirtualDJ sendo controlado por vinis timecode, e a minha controladora Hercules MK2 como interface ASIO, ou seja, conectada a um mixer comum. Trabalho com 4 decks sendo 2 controlados por timecode e 2 controlados pela Hercules MK2. E utilizo a controladora caso necessite mixar vídeos. Se não entendeu, pode me assistir mixando com timecodes aqui. Se eu tivesse uma Behringer BCD-2000/3000, muito possivelmente não conseguiria fazer isso pois ela tem limitações de entradas e saídas.
 

Posted Tue 21 Dec 10 @ 4:34 pm
Valeu Speedy,

Muito obrigado pelas respostas. Vou estudar mais assuntos neste forum relacionados a nossa conversa, tipo sua configuração do Hercules com o Mixer, timecodes etc.

Att,
Edu

 

Posted Tue 21 Dec 10 @ 8:37 pm
Caramba Speedy,

Vi vc tocando na sua rádio.

Para que tudo aquilo??? Que covardia!!! Hehehe.

Reparei que vc utiliza dois notes e duas pick ups + controladora + Mixer.

Bom, não vou querer por a carroça na frente dos bois, pois isso tudo é a soma da sua experiencia durante anos.

Mas como sou curioso, vou tentar achar minhas duvidas neste forum para tentar entender ("uso o VirtualDJ sendo controlado por vinis timecode, e a minha controladora Hercules MK2 como interface ASIO") os equipamentos utilizados por vc.

Att,
eduardo
 

Posted Wed 22 Dec 10 @ 6:30 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Este post é OFF-TOPIC

Explicando porque tenho 2 notebooks:

Num deles fica o VirtualDJ, é a minha "máquina de tocar", onde está conectado o controlador. Esta primeira máquina é responsável por gerar todo o áudio, e fazer o processamento do sistema de timecodes. Este áudio é enviado ao mixer, onde está conectado o microfone que uso para locução. A saída MASTER do mixer é conectada ao amplificador (retorno) e a saída REC OUT é conectada à entrada da placa de som da segunda máquina.

Na outra máquina, que está conectada à internet, além da entrada REC OUT recebida do mixer, estão conectadas 4 webcams, e também estão instalados os programas que utilizo para gerenciar e transmitir os sinais áudio (gerado pelo mixer) e vídeo (gerado pelas webcams), e para interagir com os ouvintes através de chat, MSN, Skype. A configuração do stream parece complexa se olhada de uma só vez, mas se feita por partes é fácil de entender.
 

Posted Wed 22 Dec 10 @ 7:06 am
Prezado Speedy,

A instalação do Virtual DJ tá boa, eu liguei o placa do som externa como master e o placa do note como headphone, porém to com uma dúvida ridícula, como faço para somente alterar o volume do headphone sem influenciar no volume do master? Outra dúvida, não estou conseguindo ouvir as duas musicas no headphone? Pois eu o utilizo como retorno para mixagens.

att,
Eduardo



 

Posted Sun 26 Dec 10 @ 5:45 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Tanto esforço e dúvidas pra usar mixer externo e você acabou usando uma config simples de pré-escuta.... enfim...

Algumas skins tem deslizantes headphone/mix e volume do master e do headphone separados, como por exemplo a Numark CUE by Cioce.
Você pode também configurar atalhos de teclado com estas funções de controle de volume.

A unica coisa que o VirtualDJ não tem é o split headphones.
 

Posted Sun 26 Dec 10 @ 8:18 pm
Obrigado Speedy,



att,
Edu
 

Posted Tue 28 Dec 10 @ 3:48 pm
36%